Gráfica Mining e o impacto na indústria de hardware/jogos

A solução mais simples é boicotar as criptomoedas que elas deixam de ter valor.

Agora para isso é necessário que se unam centenas de milhares de pessoas nesse boicote....
 
foi o que disse atras, contas são contas, cuda é cuda, directx é directx, é impossivel bloquear.

Como assim? Há anos que a Nvidia limita artificialmente os cálculos FP64 e ninguém consegue dar a volta. Faz isso para depois vender as Titans e os Teslas com a performance máxima no FP64.

Aqui a logica não é muito diferente. Embora Cuda seja Cuda, a Nvidia tem todo o poder de controlar o que a sua grafica consegue fazer, basta para isso limitar na bios e nos drivers.

Epa ate certo ponto concordo com o @GTAsky....

O grosso dos miners, especialmente os k têm armazéns cheios de racks já tão na maioria abastecidos! A nvidia fartousse de vender placas a pala deles...

Os miners caseiros aqueles que compram as gráficas para jogar e nas horas vagas metem as mesmas a render uns trocos é que de agora em diante se comprarem uma nvidia vão ficar prejudicados....

A nvidia como se não bastasse o que já encaixou ainda vem armada em boa da fita a vender placas para mining que não passam de chips que de outra forma iriam para o lixo... E assim ainda faz mais uns milhões....

Agr vamos ver quando vierem as novas gerações de placas se também vão vir com hash rate capado...deixando porta aberta para no futuro a AMD ocupar despreocupada o nicho dos miners...o qual rende milhões em vendas [emoji102]

Não subestimes os miners. Os que têm 1 armazém cheio, passam ter 2 armazéns cheios. Para quê fazer 1000€ por dia, se podes fazer 2000€?

Isto nunca mais vai ter fim se a Amd e a Nvidia não fizerem nada para combater. Ou melhor, existe uma maneira de ter fim, que é as criptomedas voltarem a ter um crash. O problema é que ninguém sabe quando isso vai acontecer, e se irá acontecer.

De resto foi o que disse, o mining está efetivamente a matar o PC Gaming. No presente a Nvidia/AMD até podem fazer muito dinheiro com o mining, mas quando esta euforia acabar, quem lhes vai dar dinheiro é a comunidade gaming, e se esta já cá não estiver, bye bye.
 
Última edição:
O drama, a tragédia, o horror... O mining não está a matar nada assim como não matou noutras alturas, relaxem.

Enquanto o mercado de gráficas não corrige, aproveitem o bull market das crypto.
 
O drama, a tragédia, o horror... O mining não está a matar nada assim como não matou noutras alturas, relaxem.

Enquanto o mercado de gráficas não corrige, aproveitem o bull market das crypto.

Enquanto o mining não tiver um crash, mata o mercado de PC Gaming. Actualmente quase ninguém consegue comprar gráficas e os poucos que conseguem, é a preços absurdos, 2x ou 3x mais que o MSRP.

Isto não é teoria, é um facto.
 
O drama, a tragédia, o horror... O mining não está a matar nada assim como não matou noutras alturas, relaxem.

Enquanto o mercado de gráficas não corrige, aproveitem o bull market das crypto.
As outras waves foram curtas, agora se ficar nisso por anos, o pessoal desiste do gaming em forca e depois vai pro arrasto os game developers que cagam pro PC e so produzem para consolas e mobile.

Isso so acalma com crash da crypto, enquanto tiver bull run, a inflação seria infinita.
 
Eu lembro-me que quando tinha a 980ti houve uma altura de mining.
Até cheguei a experimentar por a 980 a minar. Não deu quase nada de jeito e desisti. Depois a coisa acalmou e consegui comprar uma 1080 a bom preço.
Depois veio outra onde de mining.
Aguentei a 1080 e passados uns meses a moda começou a desaparecer e consegui comprar uma 1080ti a bom preço em loja.
Isto é por modas.
Agora estamos outra vez na moda do mining. Mas isto não há-de ser long term. Nunca é...
É aguentar as gráficas que se tem e reduzir umas settings uns meses.
Depois isto passa e fazem-se upgrades a bons preços novamente.
Daí até matar o pc gaming acho que ainda vai uma distância.
 
e jogos que usem o cuda mesmo? ou ferramentas de processamento? e algoritmos que não os famosos? etc etc.

Jogos que usem Cuda? Todos os jogos usam os cuda cores.

Não podes alterar o algoritmo do Etherum. O algoritmo é aquele e só aquele.
A única coisa que faz é se detectar que o algoritmo do etherum está a ser usado, corta a performance em metade. Não existe risco para mais nada.

Se calhar vais conseguir minar moedas pouco conhecidas, mas existe uma razão para serem pouco conhecidas, é que ninguém tem interesse em minar essas moedas, pois não dão rendimento.

Aqueles que quando não jogam, minavam qq coisinha só para abater o custo da placa, agora não podem...

E? Para alguns poderem abater algum valor da gráfica, outros milhares ou mesmo milhões, vão sair prejudicados?
Preferes comprar uma 3060 por 350€ ou por 700€ (se tiveres sorte em encontrar à venda)?

Além disso continua a poder minar, foi cortado é em 50%, mas continuas a poder.

O mercado de usados como vai ser daqui para a frente? É que o mining é isto e aquilo, mas ao mesmo tempo, permitia usados ao preço de saldo, isso acabou.

O mercado de usados? Tens a velha RX 480 a ser vendida a 400€ nos usados. É isso que queres para o futuro?

Como já referi, por mim limitavam mesmo a 0%.
 
Última edição:
Não podes alterar o algoritmo do Etherum. O algoritmo é aquele e só aquele.
A única coisa que faz é se detectar que o algoritmo do etherum está a ser usado, corta a performance em metade. Não existe risco para mais nada.

E tão estás a dizer que aquilo só bloqueia uma fórmula?
Vou ser sincero não sei calcular eth, mas sei btc, fiz miners de raiz e não vejo maneira de bloqueares isso, dá mesma forma que eu mudo meia dúzia de coisas num vírus e o torno indetetavel mas igualmente e ficas.

Mas pronto, ficamos por aqui, mas dou meia dúzia de dias até isso ser contornado quando sair.
 
E tão estás a dizer que aquilo só bloqueia uma fórmula?
Vou ser sincero não sei calcular eth, mas sei btc, fiz miners de raiz e não vejo maneira de bloqueares isso, dá mesma forma que eu mudo meia dúzia de coisas num vírus e o torno indetetavel mas igualmente e ficas.

Para criares ethereum e o mesmo funciona para bitcoin, tens de correr um algoritmo. Esse algoritmo é exatamente o mesmo para toda a gente, independentemente do software ou sistema operativo que uses.

Segundo o blog Post da Nvidia, o Gpu consegue detectar quando está a correr partes desse algoritmo, e quando deteta isso, corta a performance para metade.

Existe varios softwares para minar ethereum, feitos até em diferentes linguagens de programação e para vários SO's, mas todos eles correm o mesmo algoritmo. O Gpu não detecta o software, detecta o algoritmo que está a correr. E não estou a ver maneira de esconder isso do Gpu, pois o Gpu é que está a fazer esses cálculos, logo basta à Bios detectar certos comportamentos que só esse algoritmo tem para saber logo que só pode ser mining de Ethereum (ou outras moedas que a Nvidia tenha colocado limite, que não tenhamos conhecimento).
 
Até podem conseguir, mas para já pelo menos, não estou a ver como. A não ser que metam as próprias graficas a tentar hackar a chave de segurança do handshake (se cada grafica tiver a sua propria chave de segurança, chapeu).

É mais ou menos idêntico às consolas, que também têm o handshake e ninguém conseguiu hackar a PS4 e a Xbox One. A segurança aumentou de tal forma, que é quase impossível hackarem a não ser que encontrem algo que dê para exploitar.

Já um bypass, não sei até que ponto seria possível. Por exemplo a gráfica pensar que está a fazer algo diferente e como tal não faz nerf, quando na realidade está a minar.

Em consolas isso é muito mais simples de ser feito, porque, apesar de a nível de hardware, serem muito parecidos com PCs actualmente, o fabricante tem total controlo da plataforma e só dá a conhecer o que lhe bem interessa. No mundo PC é mais complicado, porque há standards e há software que se conhece o código.
Dito isto, talvez um exploit ou tentar enganar a detecção, sejam as formas mais simples e rápidas de tentar dar à volta a esta limitação.
Estou a partir do principio que a 3060 será interessante para mining, mas não faço ideia se será mesmo assim. Se não for, haverá menos incentivo para tentar dar a volta.

Por exemplo, a AMD se quiser fazer a mesma coisa, poderá ser mais complicado, porque em Linux, os drivers deles são Open Source, o que daria sempre uma janela para a forma como é feita a detecção.
Não sei se os drivers da AMD, para Linux, não têm uma pequena parte com binários em que o código não é conhecido. A Intel começou a fazer isso nas ultimas gráficas integradas que tem.
 
A solução mais simples é boicotar as criptomoedas que elas deixam de ter valor.

Agora para isso é necessário que se unam centenas de milhares de pessoas nesse boicote....

O problema não são as criptomoedas, é um investimento como outro qualquer. Em vez de se ter o dinheiro parado no banco a render zero ou migalhas, as cripto dão para tirar boa rentabilidade, desde que se assuma o risco inerente.

Tem é que se criar gráficas que efetivamente sejam para gaming (com o hash rate capado ao máximo) e outras próprias para minar. Desde que as coisas estejam bem separadas, o mercado funciona para ambos os lados.
 
Existe varios softwares para minar ethereum, feitos até em diferentes linguagens de programação e para vários SO's, mas todos eles correm o mesmo algoritmo. O Gpu não detecta o software, detecta o algoritmo que está a correr. E não estou a ver maneira de esconder isso do Gpu, pois o Gpu é que está a fazer esses cálculos, logo basta à Bios detectar certos comportamentos que só esse algoritmo tem para saber logo que só pode ser mining de Ethereum (ou outras moedas que a Nvidia tenha colocado limite, que não tenhamos conhecimento).

Mas o algoritmo são uma sequência de contas, e se quer é impedir isso, tens de perder performance ao comparar uma sequencia, se for uma verificação especifica, pouco afecta quem não a faz, quanto mais abrangente, mais vai afectar.

Como disse a trás, é fácil mudar umas vírgulas num vírus para ele deixar de ser reconhecido.

Das duas uma ou apanhas a sequência inteira para o eth, e com isso outro algoritmo qualquer funciona ou mesmo o eth com ligeiramente mais steps funciona na mesma sem uma queda de 50% de performance.

Ou é super abrangente e não é só o mining que sofre.


Vamos esperar para ver.
 
Back
Topo