Gráfica Mining e o impacto na indústria de hardware/jogos

Ansatsu

Power Member
Estamos desgraçados, esta febre nunca mais vai acabar. Agora até os Internet Cafés, estão a virar Mining Cafés.

Se isto vira moda... quando as lojas começarem a perceber que rende mais dinheiro meterem todas as gráficas que têm em stock a minar, ao invés de as venderem... Vejam bem o exemplo em baixo.

Internet Cafes are transforming into Cryptocurrency Mining Cafes: 'profits are higher'

This particular Internet Cafe is owned by a computer store, which may explain how they got access to numerous GeForce RTX 3080 graphics cards in the first place.

Internet-Cafe-CryptoCurrency-Mining2.jpg


https://videocardz.com/newz/interne...ryptocurrency-mining-cafes-profits-are-higher
 
Estamos desgraçados, esta febre nunca mais vai acabar. Agora até os Internet Cafés, estão a virar Mining Cafés.

Se isto vira moda... quando as lojas começarem a perceber que rende mais dinheiro meterem todas as gráficas que têm em stock a minar, ao invés de as venderem... Vejam bem o exemplo em baixo.



Internet-Cafe-CryptoCurrency-Mining2.jpg


https://videocardz.com/newz/interne...ryptocurrency-mining-cafes-profits-are-higher

É um autêntico pesadelo... e parece que se vai arrastar durante pelo menos mais uns meses.

A única esperança é tentar apanhar algo nos dias iniciais após o lançamento.

Gostava sinceramente de puder ter a oportunidade de comprar uma 3080 TI, se ela se materializar, mas se elas forem vendidas diretamente aos miners pela Nvidia.. xau :(
 
Eu lembro-me de haver por aí um tópico aqui na Zwame com alguns anos sobre a morte do pc gaming vs consolas (na altura da PS3 e Xbox360 talvez?).

Começo a achar que a morte do pc gaming vai ser por falta de hardware por causa dos miners e não por causa das consolas...
 
Eu lembro-me de haver por aí um tópico aqui na Zwame com alguns anos sobre a morte do pc gaming vs consolas (na altura da PS3 e Xbox360 talvez?).

Começo a achar que a morte do pc gaming vai ser por falta de hardware por causa dos miners e não por causa das consolas...

Pensei exactamente o mesmo! Até estive para ir a esse tópico comentar "afinal foi o mining que matou o PC Gaming!".

A verdade é que por muito hardware que haja, haverá sempre miners a quererem, penso que isto vai ser algo demorado. Infelizmente o consumidor comum vai ficar penalizado. Neste momento fazer um PC de raiz é impossível, não terás gráfica para o PC. E se arranjares uma gráfica, vais pagar um valor demasiado alto, o que torna qualquer build, desequilibrada.

Esperemos que nunca se virem para as consolas para minar, se não até isso vai à vida.

Fikem bem!
 
O melhor seria as fabricantes começarem a lançar duas versões das gráficas, uma para mining e outra para gaming, senão estamos tramados...

O problema é que os Miners compravam as duas versões...
Eu em relação ao mining ando completamente a leste...
Mas isso é assim tão rentável para existir essa loucura!
Tinha a noção que aquilo era por picos.
Pelo menos da última vez que andei pelo PC gaming, foi na altura das 1080, houve um boom de mining em que durante dois ou três meses não se conseguiam comprar gráficas, mas depois a bolha estourou e havia gráficas ao pontapé.
Foi quando eu comprei a minha primeira 1080ti.
 
O melhor seria as fabricantes começarem a lançar duas versões das gráficas, uma para mining e outra para gaming, senão estamos tramados...
Mas acho que isso poderia ser contornado por software, bloquear tudo que fosse programas mining.
E o problema nem está só nas novas, pois a gente que quer ganhar a lotaria com hardware antigo. Onde vez gtx 1060 a chegar aos 300€
 
Mas acho que isso poderia ser contornado por software, bloquear tudo que fosse programas mining.
E o problema nem está só nas novas, pois a gente que quer ganhar a lotaria com hardware antigo. Onde vez gtx 1060 a chegar aos 300€
E que software seria esse, e quem é que devia ser responsável pelo mesmo? Os produtores das gráficas não seriam de certeza.
 
Ele deve estar a falar de Drivers ou vBios, mas os fabricantes nunca iriam fazer isso que o que eles querem é vender, querem lá saber se é para mining ou para jogar Minesweeper...
 
Já por isso, fariam as 2 versões. Com lock na vbios, em conjunção com as drivers/os usado. Para eles era indiferente. Desaparece tudo das parteleiras, seja por miners, seja por players, ou por workers, venderiam assim que as pusessem no mercado. Também queria montar um pc, pelo final do ano, passado....
 
A questão é que se a falta de placas gráficas for um problema crónico por causa dos miners, então isto não afeta só os gamers, mas também a indústria de jogos.

Não acredito que a nvidia e a AMD não possam fazer nada para segmentar os seus produtos.
 
Mas a falta de gráficas não é culpa exclusiva dos miners... Acho que já se falou algumas 500 vezes a situação toda responsável pelo pouco stock e subida de preços. Os miners são apenas mais um ingrediente a juntar ao problema limpando o pouco stock que há..

E mais, se mais uma vez for um pico de 2 ou 3 meses como habitual, a nvidia e amd perdem mais dinheiro em terem que segmentar do que propriamente esperarem que passe.
 
Pelo contrário, pode ser uma oportunidade para a AMD e Nvidia:

https://www.nasdaq.com/articles/nvi...o-mining-gpus-if-demand-sufficient-2021-01-18
Nvidia May Restart Production of Crypto Mining GPUs if Demand Sufficient

É claro que não sabemos se o problema do mining é algo passageiro ou um factor que vai continuar a dar-nos dores de cabeça nos próximos meses. Se for o caso, estou confiante que a nvidia/AMD vão arranjar uma forma de contornar este problema porque a medio e longo prazo, o gaming é uma indústria mais "reliable" no que diz respeito ao GPU, do que o mining.
 
Depois do escaldão que tanto a Nvidia como a AMD apanharam na última quebra do mining, não devem estar muito interessadas em amontoar stock. De repente isto quebra e depois é um problema para escoar stocks.

Fazer gráficas propositadamente para mining não resolve nada, assim como não resolveu há uns anos! Só ajudaria se conseguissem alocar produção adicional, mas com as fábricas no limite, é tirar produção às ditas de gaming, para dar lugar a modelos de mining sem entradas de vídeo e companhia.

Ou seja, em vez de saírem de fábrica 1000 modelos gaming como agora, sairiam 500 de gaming e 500 de mining (valores hipotéticos só a titulo de exemplo). De pouco serviria se não houver produção adicional, provavelmente ainda piorava para os gamers, já que iam cortar produção de GPUs gaming com entradas de vídeo, para dar lugar aos modelos de mining.
 
O Moore's Law is Dead fez upload de um vídeo sobre este tópico ontem, que sumariza bem porque é muito difícil para ambas a Nvidia e a AMD fazerem algo para remediar esta situação...

 
Criado tópico para falar exclusivamente do mining / impacto na indústria de hardware / problemas de produção.

Reforço que as threads das gráficas é apenas para discutir as placas em si, tendo outras threads para stocks e "diário de bordo".

Existe outros tópicos mais genéricos para falar das cripto moedas e do mining propriamente dito.

=================================================

Criar gráficas só para mining não vai resolver a situação. O mining é muito rentável de momento, portanto é uma situação de positive feedback. Se a nvidia e a AMD "magicamente" duplicarem a produção, os miners irão duplicar as compras...

Fora que cada gráfica "mining" que for produzida, é menos uma gráfica para o mercado consumidor. Claro que há vantagens, uma gráfica de mining não vai ter saídas (ou apenas uma, para eventualmente servir para dar imagem e jogar caso haja um crash de mining ou surgir HW mais eficiente), o cooler não precisa ser "bonito", até pode ser um blower e com isso a placa fica mais barata, pode vir com undervolt e tal e serem vendidas com uma margem maior.

E falam que a AMD e nVidia estão contentes, mas se o mining destruir o mercado PC, para quer então criar gráficas para jogar? isso criará um efeito em cascata que vai arrastar toda a indústria para baixo e no fim prejudicar a indústria de jogos, que vai virar-s para as consolas de vez.

anda a nvidia e AMD a gastar bilhões a criar tecnologias como DLSS, RTX, tesselations e depois as grafica vão fazer algo que não precisa de nada disso.

Eu acho que ou eles dedicam-se logo ao mining e acabem com as placas gráficas ou então deem um basta e façam hardware lock ao mining. Eu não vejo PS5 e xbox a minerar, porque será?

Para a nVidia era muito fácil: empurravam a esmagadora maioria da produção para as FE, vendiam directamente no site deles e só vendiam uma por NIF.

Mas percebo muito bem que não tenham interesse nisso. Basicamente só vai haver vontade quando o gaming for de facto afectado e ainda falta muito tempo para isso, ainda para mais com as novas consolas a preço fixo de 499, mesmo com uma procura exponencial (oh, the irony).
Eu gostaria que fosse mais comum a compra de HW directo do fabricante, como é com a DELL e APPLE...
 
Última edição:
Eu não acho que o mining faça o stock desaparecer como muitos pintam , senão vejam …
1. ponto - a China um país em rápido crescimento com a maior população do mundo . Essa mesma China que ainda á bem pouco tempo não tinha poder de compra agora tem e muito e como são ás carradas só eles consomem mais do que a Europa toda.

2. ponto - O maior erro da Europa e do mundo ocidental capitalista foram sempre atrás de mão de obra barata , China e afins agora é lá que se fabricam os produtos quase todos e dependemos da mão de obra deles .

3. ponto - miners então porque a Sony "PS5" não consegue abastecer seus clientes não é por o mining certeza absoluta.

4.ponto - Epidemia " covid 19" não preciso me alongar sobre esse tema , pois já todos sabemos a desgraça que isso nos trouxe .

5. ponto - Falta de matéria prima .

Mining 50% de falta de stocks o restante atribuo ao que mencionei em cima .
 
pesta disse:
Para a nVidia era muito fácil: empurravam a esmagadora maioria da produção para as FE, vendiam directamente no site deles e só vendiam uma por NIF.

Mas percebo muito bem que não tenham interesse nisso. Basicamente só vai haver vontade quando o gaming for de facto afectado e ainda falta muito tempo para isso, ainda para mais com as novas consolas a preço fixo de 499, mesmo com uma procura exponencial (oh, the irony).
Basta as consolas terem a maior cota do mercado e as GPUS entrarem em desuso para os Gamers. Devia ser uma GPU por NIP, no caso dos minings 10 por nip e estes com uma bios modificada em que só funciona com programas mining. Existe enumeras soluções, agora Falta Haver Vontade. Enquanto a Nvidia e AMD estiverem a encher os bolsos, podemos esperar sentados.
 
Back
Topo