Gráfica Mining e o impacto na indústria de hardware/jogos

A AMD é a NVidia esfregam as mãos, infelizmente o problema é que nenhuma das duas tem capacidade para satisfazer a procura dos gamers, e quando aparecem os miners comem o pouco que existe disponível.

Da mesma forma que os fabricantes de barcos não estão preocupados que os mesmo sejam usados para transportar droga, os fabricantes de GPUs estão interessados em vender...

O ideal seria que os fabricantes de GPUs conseguissem produzir o suficiente para alimentar o mercado gamer e mining.

No passado o que nos salvou (gamers) foi as Máquinas ASIC que passaram a ter mais rentabilidade que os GPUs, vamos ter que esperar por um milagre parecido.

Entretanto é rezar que as gráficas actuais (quem tem) não tenham problemas...
 
A questão é que enqt for rentável isto é uma bola de neve vai sempre haver "mineiros" a querer comprar mais e mais GPU's para rentabilizar a unica opcao e mesmo aguardar que o valor desca. Ha velocidade estonteante que eles andam ai a minar não me admirava que esta "febre" passa-se rapido e saie-se o tiro pela colatra a mts que investiram milhares nisto... (era bem feito)


Segundo esse site ainda esta em subida
https://www.coindesk.com/price/ethereum
Etherum 24h + 2.81% , metam a 1 ano no grafico.


Cps
 
Última edição:
Duas coisas

1. Não é a a primeira vez que isto acontece.
Logo não vai destruir nada, a queda do mining gpu vai voltar a repetir-se

2. A coisa parece mais grave do que era, mas não vem do mining.

Ora as RTX 3000 já era difíceis de arranjar antes do aumento dos preços das cripto, juntamente com cpus ryzen 5000, webcams, joysticks.

Não fosse a pandemia a coisa estava bem mais calma.
 
Eu acho que deve ser imposto um limite de compras, por parte de cada pessoa. Todas as lojas estariam ligadas a uma base dados para saber se determinada pessoa já comprou ou não X gráficas num espaço temporal X.
 
Basta as consolas terem a maior cota do mercado e as GPUS entrarem em desuso para os Gamers. Devia ser uma GPU por NIP, no caso dos minings 10 por nip e estes com uma bios modificada em que só funciona com programas mining. Existe enumeras soluções, agora Falta Haver Vontade. Enquanto a Nvidia e AMD estiverem a encher os bolsos, podemos esperar sentados.
Eu acho que não é preciso entrar em tanto. Estar a fazer duas versões (mesmo que seja só o firmware da placa) vai um pouco contra as economias de escala. O problema disto está em os retalhistas não limitarem as compras a uma por pessoa e/ou os bots que compram todo o stock mal haja placas disponíveis.

Se as compras fossem feitas "à moda antiga", por telefone ou presencialmente com uma por pessoa acho que a situação melhorava um pouco.

Não adianta um retalhista receber 100 placas gráficas ou consolas se em segundos um bot já as comprou todas. O uso das placas é irrelevante, "quem" as compra é que é o problema.
 
Duas coisas

1. Não é a a primeira vez que isto acontece.
Logo não vai destruir nada, a queda do mining gpu vai voltar a repetir-se

2. A coisa parece mais grave do que era, mas não vem do mining.

Ora as RTX 3000 já era difíceis de arranjar antes do aumento dos preços das cripto, juntamente com cpus ryzen 5000, webcams, joysticks.

Não fosse a pandemia a coisa estava bem mais calma.
É a 1º vez que acontece. Quando tens empresas multimilionárias a investir na bitcoin, em 2meses subiu 150% as cotas. Por exemplo a Tesla comprou 1.5Mil Milhoes Euros. Basta as grandes empresas começarem a fazer compras que as pequenas vão logo atrás.
 
Não há planos para a TSMC e a Samsung aumentarem a capacidade das suas fábricas? Se houver, é algo que leva tempo, não se faz de um dia para o outro.

Até o sector automóvel está a ter problemas com certos componentes electrónicos devido às fábricas de semicondutores estarem pelas costuras.
 
Sim, a TSMC e a Samsung já estão a construir novas fabricas.
Mas isso demora algum tempo.

A realidade é que o mercado de semicondutores está sobrecarregado. E o mining veio apenas piorar ainda mais as coisas.
 
@hefguerra tu se tivesses muito dinheiro para investir e tivesses a influência que o EM tem não fazias igual?!?!?!? Quanto valem agora esses 1.5k milhões?!?!?!? Não vamos ser hipócritas agora... A única coisa que vejo contra é o estado ter dado grandes incentivos fiscais à Tesla por ser iniciativa eco-friendly e agora se o começam a estourar no mining que é tudo menos eco-friendly devia ser escrutinado bem esses incentivos...
 
É a 1º vez que acontece. Quando tens empresas multimilionárias a investir na bitcoin, em 2meses subiu 150% as cotas. Por exemplo a Tesla comprou 1.5Mil Milhoes Euros. Basta as grandes empresas começarem a fazer compras que as pequenas vão logo atrás.


Não, vamos lá ver uma coisa, a margem de lucro é menor do que era a uns anos, logo não é a primeira vez nem é algo por aí além.
 
Mas é a 1ºvez que vemos um investimento deste tamanho e feito por uma empresa que tem revolucionado muitas frentes. E nós (Homosapiens) estamos sempre a evoluir, ainda a pouco tempo a 'Moeda' era a troca de bens. Num futuro deixamos de ter € vivo e passa a digital, estamos sujeitos. Mas tudo engloba para o facto do mercado estar como está, mining, covid, falta de mão de obra, etc.... E de Portugal ter um salario mínimo de 600€ enquanto o pais vizinho é o dobro, mas isso já são outras guerras :beerchug:
 
ZOTAC promotes mining farm, tags it #Gaming
If you were hoping to get a ZOTAC graphics card to play games, you may need to wait a bit longer. The company is now publically endorsing GPU mining farms featuring their own graphics cards.

These days it is not easy to be a gamer. Not only new graphics cards and high-end CPUs are out of stock, but even the consoles are hard to get in some regions. In the end, gamers are either expected to wait for things to normalize or pay extra for the hardware that they desperately need.

ZOTAC appears to be switching its business to a mining supplier. On Twitter, the company has published a photo showing a mining rig featuring GeForce RTX 3070 Twin Edge graphics cards. The company even had the audacity to tag the photo #PcGaming, as if this setup had anything to do with gaming. This all happens at the same time as ZOTAC graphics cards are nowhere to be found at MSRP.

Games should definitely take notice that ZOTAC has no intention to fight mining, the company is now engaged in endorsing mining with their own products.
OxPWWdw.jpg


Acho que as próprias empresas que é suposto venderem gpu's já estão a usar os gpu's para minerar coins. :o
Algures no futuro vão aparecer nos ebays como gpus em excelente estado e aprovados pelo fabricante.

Os próximos tempos vão continuar complicados para os gpu's.
 
Mais 30s e tinha feito double post :D

Quando os próprios AIBs promovem o Mining e ainda metem "#PCgaming" é a prova que são tempos terriveis.
 
O problema é os Miners terem os bolsos cheios!
Eles limpam tudo independente do preço.
Mesmo usados...
Placas 2080 de 2018 andam a ser vendidas a mais de 600 euros nos usados.
Nenhum gamer de perfeito juízo pagaria isso.
Mas enquanto os Miners comprarem tudo o que aparece, não há stocks de placas novas e os usados vão andar inflacionados até à lua!
 
Lá está, um miner que faz isto há anos (e a sério, com 20 ou 30 gráficas) , as gráficas sejam qual for o preço é como se fossem grátis, pois o que ele quer é subir a produção.

Quanto mais mining farms..

Ainda há dias vi um vídeo qualquer dum gajo todo orgulhoso, no final de Janeiro, com algumas 10 3080 novas na caixa para montar uma nova mining rig.. geeezz
 
Lá está, um miner que faz isto há anos (e a sério, com 20 ou 30 gráficas) , as gráficas sejam qual for o preço é como se fossem grátis, pois o que ele quer é subir a produção.

Quanto mais mining farms..

Ainda há dias vi um vídeo qualquer dum gajo todo orgulhoso, no final de Janeiro, com algumas 10 3080 novas na caixa para montar uma nova mining rig.. geeezz

Para isso não vás mais longe...
Tens coisas destas:


É triste.
Mas foi como eu disse atrás.
Actualmente ando nas consolas porque encaixam muito bem na minha vida e paciência actual.
Mas já passei uma craze de mining na altura das 1000 e tirando dois ou três meses de pouco stock e muita inflação de preços, depois a bolha rebentou e voltou ao normal.
Até melhor, porque os usados foram inundados de gráficas com os Miners a tentarem recuperar alguma coisa dos seus investimentos.
 
Mas é a 1ºvez que vemos um investimento deste tamanho e feito por uma empresa que tem revolucionado muitas frentes.

irrelevante, o que se quer é lucro, ninguém quer saber quem patrocina.
aposto que metade da malta a entrar no mining nem esta a par do musk.

É so ver a malta a aparecer de paraquedas no topico do mining.
 
irrelevante, o que se quer é lucro, ninguém quer saber quem patrocina.
aposto que metade da malta a entrar no mining nem esta a par do musk.

É so ver a malta a aparecer de paraquedas no topico do mining.

:D eu, por exemplo.


Agora, assustador é ver malta que não só tem 0 conhecimentos, e quer investir em hardware.. Esses sim, são quem irá sofrer mais quando rebentar a bolha novamente.

Again, as 10 3080 trazerem 100$ dia é fantástico, mas apenas no cenário que indico, onde o investimento é irrisório pois já foi feito com lucro de outras mining rigs. Quem investiu na esperança de ganhar dinheiro, ainda tem uns 5 meses pela frente até atingir o breakeven e começar a lucrar.

Por acaso há um mês e troca o passo tive que ir a uma loja levantar um RMA de um tlm... e nas cerca de 2 horas que esperei até ser atendido.... cheguei a ver um gajo a sair de lá com algumas 20 gráficas, penso eu que RX580's.
 
:D eu, por exemplo.


Agora, assustador é ver malta que não só tem 0 conhecimentos, e quer investir em hardware.. Esses sim, são quem irá sofrer mais quando rebentar a bolha novamente.

Again, as 10 3080 trazerem 100$ dia é fantástico, mas apenas no cenário que indico, onde o investimento é irrisório pois já foi feito com lucro de outras mining rigs. Quem investiu na esperança de ganhar dinheiro, ainda tem uns 5 meses pela frente até atingir o breakeven e começar a lucrar.

Por acaso há um mês e troca o passo tive que ir a uma loja levantar um RMA de um tlm... e nas cerca de 2 horas que esperei até ser atendido.... cheguei a ver um gajo a sair de lá com algumas 20 gráficas, penso eu que RX580's.

Uma loucura... não sei até que ponto essas RX 580 serão rentáveis, sobretudo com os preços da eletricidade em Portugal.

Mas tens razão, para quem não tem conhecimentos e se põe a comprar tudo e a preços inflacionados, potencialmente vão ficar com um belo prejuízo.

Pessoalmente, não vejo mal quem tenho um PC pessoal e o use para fazer mining. É uma forma de ganhar uns trocos a mais, ou mesmo de pagar o investimento no hardware.
 
Back
Topo