Gráfica Mining e o impacto na indústria de hardware/jogos

Dá sempre qualquer coisa, considerando que seja a de 8gb.
A eletricidade é relativa, há quem a tenha a preços baixos, há quem use paineis fotovoltaicos durante o dia,etc
 
:D eu, por exemplo.


Agora, assustador é ver malta que não só tem 0 conhecimentos, e quer investir em hardware.. Esses sim, são quem irá sofrer mais quando rebentar a bolha novamente.

Again, as 10 3080 trazerem 100$ dia é fantástico, mas apenas no cenário que indico, onde o investimento é irrisório pois já foi feito com lucro de outras mining rigs. Quem investiu na esperança de ganhar dinheiro, ainda tem uns 5 meses pela frente até atingir o breakeven e começar a lucrar.

Por acaso há um mês e troca o passo tive que ir a uma loja levantar um RMA de um tlm... e nas cerca de 2 horas que esperei até ser atendido.... cheguei a ver um gajo a sair de lá com algumas 20 gráficas, penso eu que RX580's.

Sim, isso é o que eu penso...
10 3080, mesmo a preço de lançamento são 8000 euros...
Se quilo faz 100 usd por dia, mais ou menos 80 euros, são 100 dias até ao break even.
Se a situação não se alterar. É um grande risco...
 
Essas contas ate sao boas, agora nao esta ai o facto do custo energético, nem o "desgaste/poluição" que o planeta tem a produzir essa energia, como em tudo as pessoas so olham ao lucro facil, especialmente aquele que instalaram farms em contadores de energia para agricultura e outras similares com isencao de IVA e a custos mais baixos. Assim como na INDIA onde empresas instalaram farms de minning pelos baixos custos de energia.

O melhor era fazermos um central nuclear na INDIA so para alimentar mineracao de GPU's =).(o problema e que nem chegava) Ja saiu um artigo que falava na quantidade energia "gasta" nisso.

https://www.bbc.com/news/technology-56012952
https://digiconomist.net/ethereum-energy-consumption/

Esse estatistica do ultimo site deve disparar para o dobro em 2021, gostava de ver na altura se me lembrar

Cps
 
Última edição:
O Roi é muito menor, porque depois voltas a vender as 3080 por 700€ cada.

Isso é que já não sei... Acho que a malta vai ficar com um pouco de receio de ser de mining. O meu primo tem um tuf 3080 e a gddr6x anda nos 100ºC em mining. E tens uns modelos que nem têm termal pads entre as memórias e o backplate que atingem isso em gaming, em mining fazem throttle nos 110ºc.
Ele diz que se colocar os dedos na backplate na zona dos chips queima :D

Não sei até que ponto isso não vai degradar os chips gddr6x, é esperar para ver. A minha 3070 tem estado sempre a minerar quando não estou a jogar, mas felizmente a gddr6 normal não aquece muito. Não tem sensor de temperatura, mas a backplate está apenas morna.
 
Isso é que já não sei... Acho que a malta vai ficar com um pouco de receio de ser de mining. O meu primo tem um tuf 3080 e a gddr6x anda nos 100ºC em mining. E tens uns modelos que nem têm termal pads entre as memórias e o backplate que atingem isso em gaming, em mining fazem throttle nos 110ºc.
só diz que estiveram a minar quem quiser... para além disso estando dentro da garantia não haverá grandes problemas, nesses modelos será mesmo abusar delas e enviá-las para RMA.

Escrevo também que em geral a indústria gaming no PC é bastante fraca, apenas salva por mmo´s e jogos free to play, porque de resto estamos cheios de títulos AAA com portes super mal feitos.
A sony e a microsoft agradecem.
 
Última edição:
Isso é que já não sei... Acho que a malta vai ficar com um pouco de receio de ser de mining. O meu primo tem um tuf 3080 e a gddr6x anda nos 100ºC em mining. E tens uns modelos que nem têm termal pads entre as memórias e o backplate que atingem isso em gaming, em mining fazem throttle nos 110ºc.
Ele diz que se colocar os dedos na backplate na zona dos chips queima :D

Mas como sabes que a gráfica vem de mining? Se o pessoal for fino, vende antes de fazer os dois anos, e ainda dizem que é um excelente preço pois está dentro da garantia.

E com a escassez que existe o pessoal come tudo. Anda ai negócios a serem feitos da minha e tua antiga 1070 Ti por 400€.

PS: Não esquecer que o pessoal do mining espreme ao máximo o undervolt na gráfica para poupar na eletricidade. Não sei se atinge essas temperaturas nesses casos.
 
Mas como sabes que a gráfica vem de mining? Se o pessoal for fino, vende antes de fazer os dois anos, e ainda dizem que é um excelente preço pois está dentro da garantia.

E com a escassez que existe o pessoal come tudo. Anda ai negócios a serem feitos da minha e tua antiga 1070 Ti por 400€.

PS: Não esquecer que o pessoal do mining espreme ao máximo o undervolt na gráfica para poupar na eletricidade. Não sei se atinge essas temperaturas nesses casos.

Isto é com undervolt ao máximo, acho que o core dele anda nos 50 e poucos. Não dá para fazer undervolt à gddr6x.
A minha 3070 também só gasta 120w em mining, e faz 62mh, core a 750mv, memória a 8100Mhz.

Eu vendi a minha 1070ti a 250€ na altura que comprei a 3070. 1070ti que já tinha comprado em segunda mão de mining, nunca deu problemas.
 
Última edição:
As placas low end não parecem ser economicamente viáveis, pelo menos para a europa. Se fosse só o mining o culpado então teriamos os usados cheios de RX580 e 1060 de malta que tinha trocado pelos modelos mais recentes que estão desaparecidos...
 
As placas low end não parecem ser economicamente viáveis, pelo menos para a europa. Se fosse só o mining o culpado então teriamos os usados cheios de RX580 e 1060 de malta que tinha trocado pelos modelos mais recentes que estão desaparecidos...

Todas as gráficas acima da rx470 8GB continuam a ser usadas para minar. Por isso é que se vê poucas à venda e as que estão à venda, pedem 300 euros ou mais por elas. A Vega 56, andam a pedir 300 a 400 por uma, até mais por vezes.

A questão é séria porque a oferta de gráficas para jogar caiu para zero. Por agora, também há limitações no fornecimento das consolas, mas isto pode alavancar uma debandada das comunidades de PC gaming para as consolas. Eu tenho a minha gráfica a minar porque não gosto de deitar fora oportunidades de fazer algum dinheiro, mas não creio que fosse descabido a AMD e Nvidia bloquearem o mining via drivers nas gráficas das linhas gaming...
 
mas não creio que fosse descabido a AMD e Nvidia bloquearem o mining via drivers nas gráficas das linhas gaming...

Contas são contas, GPUs fazem contas, isso seria imposivel/impensavel

porque a alternativa era teres uma whitelist de software possível, tipo directx, vulkan, e depois coisas especificas tipo PS, Sony veas, etc
se fores por blacklist, saem miners a cada 2 dias se for preciso.
 
Mas e preciso repetir quantas vezes? se querem discutir as vossas experiencias de mining, nao e aqui!

Isso não resolvia, rapidamente aparecia mods aos drivers para voltar a desbloquear.

Tinha de ser mesmo na vbios, e mesmo assim...

so vai dar com hardware lock, e mesmo assim não sei se sera de todo possível, o mundo PC e aberto.

so mesmo nas consolas com controlo bem restrito do hardware e software que foi possivel impedir o mining (tal como se acabou com a pirataria).

Mas por um lado, tem as Quadro/Tesla com drivers especificos, dai que sao boas em programas graficos que numa "Geforce" tem performance muito menor. Antigamente ainda era possivel fazer unlock para rodar drivers "Quadro" numa Geforce, mas hoje não.
 
Última edição:
so vai dar com hardware lock, e mesmo assim não sei se sera de todo possível, o mundo PC e aberto.

so mesmo nas consolas com controlo bem restrito do hardware e software que foi possivel impedir o mining (tal como se acabou com a pirataria)

Exacto, as consolas apenas correm software com assinatura. Se um dia hackarem as consolas, como aconteceu na geração da PS3/X360, não duvido nada que não houvesse pessoal a criar software para minar com as consolas.
Masse um dia isso acontecer, provavelmente as consolas já não compensam para minar.
 
E ainda ha o detalhe que nao tens como optimizar o hardware como se faz agora, que e undervolt e underclock do GPU + overclock da RAM
 
A nVidia acabou de lançar GPUs ( Será que se podem chamar GPUs? :D ) só para mining.

NfZ4EVj.png


g476X08.png


q44VsOv.png


One of the critical points during this period of high demand for graphics cards is that a portion of them are being purchased by professional users looking to mine cryptocurrency. The recent launch of new cards coupled with record highs in the cryptocurrency market has led to a rebirth of the mining community, who as of recently could earn ~$10 per RTX 3090 graphics card. These professional miners buy graphics card by the pallet load, sometimes bypassing retailers and going direct to distributors, as they can guarantee a complete shipment sale in one go. The knock on effect is fewer cards available for gamers looking to build new systems, causing prices to increase. On top of all this, the newest generation of graphics cards are rare to find in the first place, despite AMD and NVIDIA stating that they are being produced and sold at record rates.

In order to at least offer a fig leaf to gamers, in the past certain graphics board partners started producing mining-only graphics cards. These had no graphical outputs, making them almost impossible for gaming use cases, but it filtered off some of the mining market into buying those rather than taking stock away from shelves for gamers. This was a poor band-aid, and now NVIDIA has gone one step further to separate mining from gaming.

NVIDIA’s announcement today is two-fold: firstly addressing the upcoming launch of the RTX 3060 graphics on February 25th, and secondly announcing a new range of dedicated mining hardware.

The new NVIDIA CMP HX dedicated mining cards will come in four variants up to 320 W, and from authorized partners including ASUS, Colorful, EVGA, Gigabyte, MSI, Palit, and PC Partner. These cards (along with drivers) are also set to be designed such that more of these cards can be enabled in a single system.

The only way these new CMP HX mining add-in cards make financial sense is if they are really cheap, around $600 for the 90HX, otherwise the retail gaming GPUs seem to be a lot more efficient.

NVIDIA isn’t giving any more details on when these mining add-in cards will be made available, aside from Q1 for the slower ones and Q2 for the faster ones. No word on pricing, nor on distribution methods – there’s a chance here that these cards will only be sold by distributors direct to professional mining outlets. By the pallet. Note that this doesn’t stop the high demand for power supplies. That market is also feeling the effects.

https://www.anandtech.com/show/16493/nvidia-launches-cmp-dedicated-mining-hardware
 
Back
Topo