Gráfica Mining e o impacto na indústria de hardware/jogos

Limpeza ao cooler e repaste, parece que fica nova.

Geralmente as unicas coisas que podem levar mais desgaste são as ventoinhas por razões mecánicas e as memórias que costumam levar overclock para aumentar a hashrate. Mas de forma geral todos os mineiros costumam ter atenção ao limites térmicos do equipamento até porque hoje em dia os semicondutores tem protecção via throttle.
Tirando isso é geralmente tranquilo comprar uma gráfica usada de mining.

Quando acabar este ciclo de minanço que isso não vos impeça de tentar apanhar bons negócios nos usados que de certeza hão de aparecer.
 
lel. não faço ideia da longevidade que resta a uma gráfica usada em mining, mas psicologicamente é como comprar um 190D a um taxista. boa sorte.
 
lel. não faço ideia da longevidade que resta a uma gráfica usada em mining, mas psicologicamente é como comprar um 190D a um taxista. boa sorte.

Olha que não, já foram feitos vários testes, em vários sites, a uma gráfica de mining e uma não de mining e a perfomance era igual.
Até porque, tirando as memórias, costuma estar undervolted e mais frescas.

Fikem bem!
 
lel. não faço ideia da longevidade que resta a uma gráfica usada em mining, mas psicologicamente é como comprar um 190D a um taxista. boa sorte.

Não há comparação possivel. A unica parte mecânica numa gráfica são as ventoinhas, um carro é bem diferente devido às forças envolvidas.

Geralmente um componente eletrónico tem uma maior taxa de probabilidade de falhar no inicio de vida do que a meio, sendo que volta só a ter a mesma taxa lá para o final da longevidade dos condensadores, estamos a falar de décadas. Isto supondo que tudo funciona dentro dos limites técnicos, ou seja sem grandes voltagens, sem grandes temperaturas ou oscilações de temperatura.

Aliás o uso de "gaming" é pior para a gráfica, já que está sempre a aquecer e arrefecer e isso provoca um maior desgaste do que o uso ininterrupto
 
Olha que não, já foram feitos vários testes, em vários sites, a uma gráfica de mining e uma não de mining e a perfomance era igual.
Até porque, tirando as memórias, costuma estar undervolted e mais frescas.

Fikem bem!

Mas esse é o problema. Em que estado é que ficam as memorias? Quanto tempo de vida as mesmas terão até começarem a dar erros de corrupção originando artefactos na imagem?

Por exemplo, as memorias da 3080 e 3090 estão sempre acima de 100º no mining (110º para ser mais preciso)... Não acredito que uma grafica que esteve 24/7 durante 365 dias, sempre com as memorias acima de 100º, que as mesmas terão grande duração...

PS: Também não esquecer que muitos miners metem as fans a 100%.
 
Última edição:
Mas esse é o problema. Em que estado é que ficam as memorias? Quanto tempo de vida as mesmas terão até começarem a dar erros de corrupção originando artefactos na imagem?

Por exemplo, as memorias da 3080 e 3090 estão sempre acima de 100º no mining (110º para ser mais preciso)... Não acredito que uma grafica que esteve 24/7 durante 365 dias, sempre com as memorias acima de 100º, que as mesmas terão grande duração..

Não estão sempre a essa temperatura, até porque mesmo com overclock na mão dos mineiros aposto que grande parte delas estão com temperaturas mais baixas que sem overclock num gamer comum. Essas GDDR6X rodam bem quentinhas se não fizeres nada, a maior parte dos mineiros troca as thermal pads da FE que são fraquinhas as que vem de origem. E como as FE tem muitas AIBs 3080 e 3090 que dão throtlle com certos loads.

Mas é sempre um risco. Algo que podem e devem tentar fazer é tentar perceber que em condições rodou o hardware e o conhecimento técnico do vendedor.
 
Quanto as memorias, sim ha uns modelos em que elas andam 100% do tempo a 110ºC.
Mas quando vierem para o mercado de usados o pessoal ja sabe, opta por 3070's.

Ja agora quanto as memorias mesmo eu a jogar apex elas chegam a 104ºC a diferenca é que eu jogo apenas 2 a 3 horas seguidas e nao 24h. Ja levem com throtle em apex. Vai ser bonito no verao.
 
Não estão sempre a essa temperatura, até porque mesmo com overclock na mão dos mineiros aposto que grande parte delas estão com temperaturas mais baixas que sem overclock num gamer comum.
Isso não tem muito a ver. Quando estava a escrever o meu post, fui fazer uma pesquisa, e tem pessoal com a 3080 a fazer mining, em que a temperatura do core do Gpu está inferior a 50º (menor que os gamers), mas a temperatura da vram está nos 104/105º, com picos de 110º.

A única forma que têm de baixar a temperatura da vram, é baixar os clocks da mesma, mas ao fazerem isso, perdem hashrate, logo não o fazem.

Mas é sempre um risco. Algo que podem e devem tentar fazer é tentar perceber que em condições rodou o hardware e o conhecimento técnico do vendedor.

Isso é muito complicado. Não temos maneira de saber se o vendedor fala a verdade ou não. A unica forma seria comprar a alguém conhecido. Mas sabendo que andou a fazer mining 24/7, é praticamente certo que as vram andaram a derreter.
 
Isso não tem muito a ver. Quando estava a escrever o meu post, fui fazer uma pesquisa, e tem pessoal com a 3080 a fazer mining, em que a temperatura do core do Gpu está inferior a 50º (menor que os gamers), mas a temperatura da vram está nos 104/105º, com picos de 110º.

A única forma que têm de baixar a temperatura da vram, é baixar os clocks da mesma, mas ao fazerem isso, perdem hashrate, logo não o fazem.



Isso é muito complicado. Não temos maneira de saber se o vendedor fala a verdade ou não. A unica forma seria comprar a alguém conhecido. Mas sabendo que andou a fazer mining 24/7, é praticamente certo que as vram andaram a derreter.

Sim mas essa é a temperatura a que algumas rodam também em gaming devido ao que falei antes. As GDDR6x geralmente dão throttle a 110ºC mas técnicamente correm risco de degradação apartir dos 120ºC.

Os mineiros rodam as memórias muito perto do throttle mas evitam atingir essa marca, porque isso também significa menor hashrate.
 
Sim mas essa é a temperatura a que algumas rodam também em gaming devido ao que falei antes. As GDDR6x geralmente dão throttle a 110ºC mas técnicamente correm risco de degradação apartir dos 120ºC.

Em gaming a 3080 costuma andar na casa dos 95º, e depende do jogo. Gaming não está constantemente a puxar a largura de banda total da vram, como o mining faz.

Além disso, ninguém joga 24/7.

Estes Gpu's foram feitos para aguentarem picos de 110º, mas será que foram igualmente feitos para aguentar os 110º de forma ininterrupta durante 1 ou mais anos?

As 3080/3090 penso que sejam maus exemplos. Não sei de nenhuma gráfica com GDDR6 que faça temperaturas tão altas como as GDDR6X, mesmo em gaming.

A 3070 não tem sensor na vram, mas do que se fala, em mining deve andar entre os 90 e os 95º.
 
É uma questão de verem quais os modelos que têm maiores problemas de aquecimento da Vram quando forem comprar nos usados... Pelos que tenho visto as FE e a alguns modelos da gigabyte são as que aquecem mais nas RAMs... A minha zotac por exemplo a minar andava nos 94/96C com OC de +650 nas Rams... Depois de levar pads melhores passou a fazer 88C com +1000 de OC... O GPU a minar n passa dos 50....

A jogar a RAM o mais alto k vi foi 84C... Mas regra geral anda a volta dos 74C...

De qualquer forma as FE mesmo a jogar andam perto dos 100C... Sinceramente apesar de eu ter todo o cuidado com as Rams da placa daí até ter investido uns 30 ou 40€ em pads melhores, acho k o facto de as FE andarem com temperaturas tão altas nas Rams mesmo em gaming é sinal que essa temperatura não deve ser nada fora do normal para a RAM em questão..... Ou então seria um grande erro de engenheira da própria nvidia...
 
Basicamente quem tava disposto a pagar os valor absurdos pelas gráficas já tem quase todos placa... Não havendo mais ninguém disposto a pagar esse valores começam a acumular...
 
Eu andei uns tempos a seguir os preços da placas e ainda tenho aqui uma tab em que vou dando uma olhadela mais por curiosidade e não vejo grande melhoria, vejo é ainda mais aproveitamento de alguns stocks que apareceram.
Não ando a ver as lojas todas mas neste último lote até se observam novas subidas de preço. Agora uma 1050 parece que vale 250€.
 
Quanto mais os miners comprarem, mais vão parar aos usados daqui a uns meses e mais baratas vão ser vendidas, mesmo que tenham sido usadas 24/7, penso que vão-se encontrar bons negócios daqui a uns tempos. Por enquanto, agarrem-se ao que têm.

Desde que estejam bem refrigeradas, tanto faz virem de mining ou não.
 
Back
Topo