Gráfica Mining e o impacto na indústria de hardware/jogos

A minha antiga 1070ti veio de mining, com garantia. Ainda a usei uns bons 2 anos sem qualquer problema, e a memória fazia bom OC tendo em conta que era micron.

Quando a memória começa começa a degradar perde capacidade de OC.

A minha 3070 já tem uns bons 3 meses de mining em cima e não apresenta qualquer sinal de degradação na memória. Só uso ventoinhas a 38%, core nos 46-48ºC agora.

Tenho um familiar com uma rtx 3080 tuf que anda nos 100-105ºC nas memórias também á uns 4 meses e não tem sinais de desgaste ainda.
Tanto eu como eles testamos bem o limite da memória antes de começar a dar artefactos e está exatamente igual após meses de mining.
A sorte/boa noticia é que estas novas RTX 3060 Ti , 3070 e 3080 GDDR6X ,na sua generalidade, vem co coolers origem "overbuilt" em termos de aluminium e tb tem boa dissipação/thermal pads nas memorias com bom contacto para o dissipador principal o que realmente deverá prolongar a vida util das mems, adicionar a isto como disseram e bem as memorias/chips Samsung são das melhores =)
Não me admirava de ver RTX 3070's a minar 5+ anos sem parar 24/7.
 
Última edição:
A nível de pads nas memórias são poucas as que vem boas de origem, as gigabyte então são do pior que há. Até em gaming podem andar na casa dos 100c quando o tjmax é de 95c.
 
A sorte/boa noticia é que estas novas RTX 3060 Ti , 3070 e 3080 GDDR6X ,na sua generalidade, vem co coolers origem "overbuilt" em termos de aluminium e tb tem boa dissipação/thermal pads nas memorias com bom contacto para o dissipador principal o que realmente deverá prolongar a vida util das mems, adicionar a isto como disseram e bem as memorias/chips Samsung são das melhores =)
Não me admirava de ver RTX 3070's a minar 5+ anos sem parar 24/7.
Na gigabyte os thermal pads que vem sao de 1-3W/mK e sao de 2mm (rtx 3080). O que é muito mau, como o @cerjiuh disse até em gaming chegam aos 100ºC. E tambem ja me aconteceu apos 4h de jogo ter atingido os 106C.

O throttle de gddr6x é feito assim que toca nos 112ºC. O ideal é estar entre os 0 e 95ºC.
Dizem (datasheet) que o Tstg é de -55 a +125ºC (que segundo a norma deles é o Tc-case). O que quer dizer que TJ é ainda supeior aos 125ºC.
Fora isto nao dizem nada a nao ser que expostos aos limites maximos por longos periodos de tempo que comeca a degradar.
 
Pelo que tenho visto na net gigabyte e as FE são as que têm piores temps de origem nas Rams... Alguns modelos da gigabyte chegam ao cúmulo de nem sequer terem pads nos backplates....por isso é que digo... Ou a nvidia cometeu aqui um grande erro de engenharia (coisa que duvido, até porque ainda não ouvi ninguém dizer que deu cabo da RAM de uma ampere) ou estas GDDR6X são de facto feitas para suportar temperaturas bem mais altas daquilo que estamos habituados a ver
 
Pelo que tenho visto na net gigabyte e as FE são as que têm piores temps de origem nas Rams... Alguns modelos da gigabyte chegam ao cúmulo de nem sequer terem pads nos backplates....por isso é que digo... Ou a nvidia cometeu aqui um grande erro de engenharia (coisa que duvido, até porque ainda não ouvi ninguém dizer que deu cabo da RAM de uma ampere) ou estas GDDR6X são de facto feitas para suportar temperaturas bem mais altas daquilo que estamos habituados a ver
É a escassez de componentes que os impede de colocar os thermal pads nas traseira das Vram xD.
Mas agora aserio, é um erro enorme o que a gigabyte esta a fazer, pois os dissipadores deles estao muito bons. Requer é troca dos thermal pads. Depois disso ficam muito bons. Eles até colocam dummy pads xD.
Quando foram produzidas nao foram pensadas para mining. Pelo menos é o que acho (posso estar completamente errado).
 
pelos vistos o proprio tema das temps das memorias é dubio..

original https://www.igorslab.de/en/gddr6x-a...i-der-geforce-rtx-3080-fe-im-chip-gemessen-2/

Referencia do tema no Toms hardware :"For reference, Micron rates its GDDR5, GDDR5X and GDDR6 memory chips with a Maximum Junction Temperature (TJ Max or Tjunction Max) of 100C (degrees Celsius). The typical recommended operating temperatures ranges between 0C to 95C. The reading materials on Micron's GDDR6X don't reveal the TJ Max for the new memory chips so there's still a bit of mystery to the topic. According to Igor, the general consent is around 120C before the GDDR6X chips suffer damage. This would mean that the Tjunction value should be set at 105C or up to 110C."

NO site da micron, as ot temps vai dos 0 aos 95.. por isso.. já nem se sabe bem no que seguir..

No geral, e facilmente mesmo em jogos (nem mining sequer aponto) as memorias andam facilmente entre os 80 - 100º conforme os jogos e peso que metam nas memorias.. no death stranding em UW1440 meto as memorias facilmente nos 90.. e no Ciberpunk ja cheguei a 100... claro que isto não é sempre.. mas que lá chega, não há duvida).
 
Isto vai muito além do mining diria. é apenas mais um factor a estragar algo que já está mau.
Aliás, isto vai muito além dos componentes eletrónicos.

Fui para ir comprar uma bicicleta nova e qual foi a minha surpresa que simplesmente ninguem tem stock. Nada. Em lado nenhum!
 
pelos vistos o proprio tema das temps das memorias é dubio..

original https://www.igorslab.de/en/gddr6x-a...i-der-geforce-rtx-3080-fe-im-chip-gemessen-2/

Referencia do tema no Toms hardware :"For reference, Micron rates its GDDR5, GDDR5X and GDDR6 memory chips with a Maximum Junction Temperature (TJ Max or Tjunction Max) of 100C (degrees Celsius). The typical recommended operating temperatures ranges between 0C to 95C. The reading materials on Micron's GDDR6X don't reveal the TJ Max for the new memory chips so there's still a bit of mystery to the topic. According to Igor, the general consent is around 120C before the GDDR6X chips suffer damage. This would mean that the Tjunction value should be set at 105C or up to 110C."

NO site da micron, as ot temps vai dos 0 aos 95.. por isso.. já nem se sabe bem no que seguir..

No geral, e facilmente mesmo em jogos (nem mining sequer aponto) as memorias andam facilmente entre os 80 - 100º conforme os jogos e peso que metam nas memorias.. no death stranding em UW1440 meto as memorias facilmente nos 90.. e no Ciberpunk ja cheguei a 100... claro que isto não é sempre.. mas que lá chega, não há duvida).
Exatamente, nem a propria micron é coerente nisto. Num lado diz 100ºC no outra ja diz 125ºC.
A verdade é que eu troquei os pads e n passa dos 78ºC, o que é abaixo de ambos.
 
Isto vai muito além do mining diria. é apenas mais um factor a estragar algo que já está mau.
Aliás, isto vai muito além dos componentes eletrónicos.

Fui para ir comprar uma bicicleta nova e qual foi a minha surpresa que simplesmente ninguem tem stock. Nada. Em lado nenhum!
Por acaso este fim de semana fui à que é provavelmente a maior loja de desporto do distrito...e não tinham stock de quase nada relacionado com ciclismo. Tive de comprar um capacete que era literalmente “o que havia“ porque já só existiam tamanhos de crianças, isto quando numa situação normal teria uns 10 modelos diferentes para escolher e cada um deles com várias cores.

Mas é uma situação estranha, nos outros países duvido que estejam mais parados que nós...nós neste momento só temos o quê parado, cafés? Não tem nada a ver com produção e distribuição de componentes. E na electrónica deve ser parecido também, o problema é mais do lado da procura do que com a produção. Não me acredito nem por um segundo que a produção e distribuição não esteja aos níveis anteriores à pandemia.
 
Será que ainda não perceberam que além dos problemas de produção e falta de materiais, os comerciantes abdicaram em parte de fazer stocks elevados, eles imaginam que pode vir uma 4/5/6ª vaga, fecham-lhes a atividade e depois ficam com stock parado. Os primeiros que compraram o stock que ia existindo safaram-se agora quem está na fila vai ter de esperar porque os comerciantes estão a atuar caso a caso no momento. Aliás esse foi um dos problemas dos chips para o sector automóvel, quando se verificou a gravidade da pandemia e expansão global eles abdicaram das suas quotas de produção porque imaginaram que se o pessoal está confinado não vão poder andar carros a circular, mas depois esqueceram-se que aqueles que têm mesmo de ir trabalhar e até ao momento usavam transportes públicos, agora tentam ao máximo evitar os transportes públicos por medo de contágio... O mesmo talvez tenha acontecido com as bicicletas, ginásios fechados + capacidade limitada na reabertura + medo de contágio, há que comprar algo para fazer desporto ao ar livre...
 
Por acaso este fim de semana fui à que é provavelmente a maior loja de desporto do distrito...e não tinham stock de quase nada relacionado com ciclismo. Tive de comprar um capacete que era literalmente “o que havia“ porque já só existiam tamanhos de crianças, isto quando numa situação normal teria uns 10 modelos diferentes para escolher e cada um deles com várias cores.

Mas é uma situação estranha, nos outros países duvido que estejam mais parados que nós...nós neste momento só temos o quê parado, cafés? Não tem nada a ver com produção e distribuição de componentes. E na electrónica deve ser parecido também, o problema é mais do lado da procura do que com a produção. Não me acredito nem por um segundo que a produção e distribuição não esteja aos níveis anteriores à pandemia.
Pois, mas em Portugal ou nos outros países?

É que a aviação está praticamente parada, portanto é quase carta fora do baralho.
Sobra na sua maioria o transporte marítimo. Adivinha?

An ‘aggressive’ fight over containers is causing shipping costs to rocket by 300%​

In December, spot freight rates were 264% higher for the Asia to North Europe route, compared with a year ago, according to Mirko Woitzik, risk intelligence solutions manager at supply chain risk firm Resilience360. For the route from Asia to the West Coast of the U.S., rates are up 145% year over year.

Compared with last March’s low prices, freight rates from China to the U.S. and Europe have surged 300%, Mark Yeager, chief executive officer of Redwood Logistics, told CNBC. He said spot rates are up to about $6,000 per container compared with the usual price of $1,200.
https://www.cnbc.com/2021/01/22/shipping-container-shortage-is-causing-shipping-costs-to-rise.html

Portanto dependendo de quem fornece a maioria dos componentes, a solução passará por esperar ou pagar.
 
Back
Topo