Análise [MiniReview] Asus X52JU

APLinhares

OpenSource
Autor: Linhares (APLinhares)
Produto: Asus X52JU(SX288V)
Data : 01-04-2011

Adquiri recentemente um portátil ASUS X52JU-SX288V, e partilho aqui uma pequena análise. Um portátil pensado essencialmente para trabalho (AutoCAD LT), office e web.

P_500.jpg


Especificações:


  • Monitor: 15.6" LED backlit HD (1366x768)
  • CPU: Intel® Core™ i5 Processor 480M 2.66 GHz
  • Memoria: 4GB DDR3 1066 MHz SDRAM instalados (4+0) e expansível até 8GB (4+4)
  • Gráfica: AMD Mobility™ Radeon® HD 6370, 512MB VRAM
  • Chipset: Intel® HM55 Express Chipset
  • Disco: 320GB 5400rpm
  • Drive Optica: Super-Multi DVD
  • Comunicações Sem Fios: Wi-Fi B/G/N
  • Comunicações Com Fios: RJ45 GLAN
  • Webcam: 0.3MP
  • Card Reader: 3-in-1 card reader (SD/MMC/MS)
  • Conexões Áudio: 1 Mic + 1 3.5mm jacks
  • Conexões Video: VGA e HDMI
  • Portas USB: 3 USB 2.0
  • Firewire: Não
  • e-Sata: Não
  • Segurança: Kensington Lock, BIOS password
  • Bateria: 4400mAh 48Whrs, 6 cell
  • Dimensões: 38.0 x 25.5 x 3.40~3.56 cm (W x D x H)
  • Peso: 2.62 kg (com bateria)
  • Preço: 599 a 649€
  • Sistema Operativo: Windows 7 Home Premium x64
 
Última edição:

Software:

Ao ligar o computador, completamos alguns passos para concluir a instalação.
Este é o aspecto após primeira utilização.
01.jpg
O computador tem a seguinte classificação:
02.jpg
Mais em pormenor:
03.jpg
O hardware presente é o seguinte:

06.jpg
E um pequeno bench:

09.jpg
Como é infelizmente usual, este portátil vem carregado com mil e um programas, a maioria de utilidade zero, ainda por cima para trabalho :D
ProgramasAsus.jpg
Mas pelo menos já inclui Office 2010 Starter:
05.jpg

O disco rigido presente é um WD blue de 320gb 5400rpm, segue um pequeno bench:
08.jpg
Alterado para SSD Kinsgton V 64Gb :p
SSD.jpg
A informação do sistema é a seguinte (cpu-Z, com turboboost):
cpu-z.jpg
http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1771131
 
Última edição:
Hardware:
Este é o aspecto fechado, no seu tom acastanho. Bastante bonito mas, como visível, as dedadas são evidentes :007:
001.jpg
Aberto fica assim
002.jpg
Parte esquerda do teclado, tipo chiclete
003.jpg
Parte direita do teclado, tipo chiclete
004.jpg
Vista da parte inferior, com tampa removida. É visível apenas 1 módulo de memória de 4Gb :D
005.jpg
 
Última edição:
Comentários Finais

O Bom


  • Qualidade de som boa;
  • Duas partições por defeito, com software de recuperação que permite recuperar todo o disco ou apenas 1 das partições;
  • Performance;
  • Capacidade Expansiva de memória Ram (1 dimm com 4Gb);
  • Gigabit Lan;
  • Silencioso e fresco;
  • Bem protegido e acomodado (fartei-me de remover plásticos/protecções :p)

O menos bom :)


  • Resolução do ecrã pequena para o tamanho;
  • Cabo Power cord muito pequeno (infelizmente agora é usual), que substituí por antigo;
  • Montes de programas sem interesse (resolvido com fresh install);
  • O teclado afunda mais do que esperava, em especial do lado esquerdo;
  • O som é bom mas se estiver a escrever no teclado é facilmente abafado uma vez que as colunas estão na parte inferior do portátil;
  • A imagem/tonalidades por vezes aparecem tipo tremida (nos fundos brancos) parece ser problemas de drivers;
  • Memória 1066Mhz, 1333Mhz daria um boost interessante para um i5;
  • Bateria 4400mAH (conforme anunciado).

Conclusões:

Este portátil foi selecionado em especial pois, para o plafond disponível, apresentava uma gráfica não-intel, o maior i5 disponível em 15,6", com teclado tipo chicete (e como será portátil de obra dá jeito), com o bónus do Office Starter (poupo uma licença €€€). A alternativa era um Samsung r540-jt02pt , mas os vários relatos de temperaturas algo altas e não ter teclado tipo chiclete condicionaram a decisão.
Está a ser um best seller, apesar de no site oficial da Asus aparecer pouca informação, ao contrário do irmão K52J.

Apesar dos pontos fracos que indiquei, estou satisfeito com a compra tendo em conta o plafond disponível.
É um portátil com ecrã de 15.6 com teclado completo, que ainda me custa a habituar ao teclado alfanumérico: a tecla zero poderia ser maior;
O chassi é robusto, com bom aspecto e de fácil acessibilidade aos componentes.
Fiquei supreendido pela positiva pelo hardware presente, quer pela placa wifi atheros (pelo que tenho tido ligações wireless com bom sinal de captação), pelo Disco Western Digital.
O processador com turbo-boost é sem dúvida rápido, e a produtividade aumenta :cool: É de facto muito rápido para trabalhar, como no meu caso Autocad.
É também um portátil fresco (outro receio que tinha para um i5), especialmente se usar o modo "QuietOffice", onde o turboboost é desligado mas a temperatura me ronda os 45-55ºC. A temperatura máxima atingida foi um pico de 70ºC, numa temperatura ambiente acima de 25ºC.
A questão da temperatura e autonomia será explorada futuramente, mais em detalhe ;)

Copyright © APLinhares 2011. Reprodução proibida sem autorização prévia.
 
Última edição:
Pondero adquirir um para a minha esposa brevemente, e como o orçamento andará pelos 600 euros, este é um dos candidatos. Aguardo com expectativa a tua review.
 
Acabei de comprar esse Portátil , fiz um fresh install e ele não me instalou a driver de ethernet alguém sabe o site para sacar, não consigo encontrar no site da asus :x
 
A da ethernet já encontrei..mas agora ele não me detecta a gráfica da ATI , já fui ao site de ati buscar as drives instalei e nada...Alguma ajuda?

Problema Resolvido :D
 
Última edição:
O Win 7 instala tudo, senão existe mais opções no suporte oficial >link< Senão, procurem pelo K52JU.

Acerca das temperaturas, já com algum pó (portátil de obra), rondam uns 46-54ºC em uso em modo QuietOffice, já em modo HighPerformance (TurboON) anda pelos 70ºC.
Assim, para uso intensivo, aconselho uma base :)
 
Boas pessoal,

Comprei hoje o meu 1º portatil e foi este Assus que escolhi. Pelo preço e caracteristicas fiquei contente. Apenas comprei mesmo por ser portatil, pois tenho sempre o fixo dispobivel. Qualquer das maneiras será apenas para lazer... Apenas faço consultas na net, jornais, facebook e diversos. A nivel de jogos, apenas sou viciado em Football Manager e volta e meia jogo Fifa...

Ate agora a unica coisa que desgostei foi o espaçamento entre teclas, mas é uma questão de habito. Realmente uma cena atrufiante é a tecla zero demasiado pequena (como já foi citado) e as tecas do cursor (setas).

Abraços
 
Reviewer mesmo a calhar.
APLinhares recomendas que se corra linux em laptops? E em notebooks?
O problema que a maioria das edições de linux tem na gestão de energia é assim tão grande ou são meras divagações de gente azarada?
Costumam haver problemas de drivers com as versões mobile dos componentes? Costuma haver problemas com as entradas como leitores de cartões etc... ?
Cumprimentos
 
Interessante o facto de ter um só modulo de 4 GB. portanto metes ai mais 4 GB a brincar. E melhoras a performance também (dual channel).

Foi como o meu anterior toshiba, só tinha 1x 1 GB e isso condicionou a sua escolha. quando precisei de 1 GB a mais, foi só comprar e montar (não o fiz logo quando o comprei, porque era caríssimo).

o acesso fácil ao cooler é outra mais valia :P

quando ao "crapware", é o habitual...
 
Reviewer mesmo a calhar.
APLinhares recomendas que se corra linux em laptops? E em notebooks?
O problema que a maioria das edições de linux tem na gestão de energia é assim tão grande ou são meras divagações de gente azarada?
Costumam haver problemas de drivers com as versões mobile dos componentes? Costuma haver problemas com as entradas como leitores de cartões etc... ?
Cumprimentos
Não vejo nenhum motivo porque não se corre linux :)

O meu (antigo mas combatente de guerra) Asus M2N está com debian à bastante tempo e consigo autonomia de bateria entre 3,5 a 4h :)
Fora uma ou outra distro (leia-se ubuntu 11.04) com kernel recente (e com problemas de gestão) a autonomia em linux é sensivelmente a mesma que em windows.
Com undervolt (existem guias aqui no forum) facilmente se aumenta a autonomia.

Normalmente drivers usuais nem precisam instalação.
Mas este com wireless atheros (mto bom!) precisa de instalação manual pela certa, mas parece que será o único componente.

Este é que é exclusivamente para trabalho (autocad, windows need :()

Trazer um módulo de 4GB é realmente de aplaudir.
Por acaso fiquei logo tentado em colocar +2 ou 4Gb, já que isto a 64bits "desaparece" memória rapidamente, ainda por cima com uma catrafada de programas abertos :D

Relativamente à autonomia, em modo "Battery Saving" tem-me rondado as 2:30min em média, mas assim que possa irei correr alguns testes.
 
Última edição:
Meus amigos eu tenho este portatil !

Estou muito contente com ele, uso para trabalho e o meu filho usa tambem para jogos (Balck Ops, Home front, Cs, e mais alguns fps´s)

Recentemente deixei de poder vêr tudo o que é filmes online, tudo o que usa Flash player, tipo YouTube.

Formatei e instalei a copia de segurança que fiz quando ele veio novo.

Nada......continua igual !

Explorei o software da ATI que ele traz e vi que tinha um problema de graficos, pois os graficos 3D estavam desfocados e com falhas.

Resultado; fui á loja e verifiquei por outro novo que lá estava que realmente o problema era a grafica.

Mandei para a garantia.

Ainda estou á espera.....

Agora gostava de saber se tem alguma coisa a vêr o facto de eu ter instalado os drivers da Nvidea Physx para poder correr o Black ops nesta ATI ?

Pelo que li por aí acho que não existe nenhum problema nisso, mas o que é certo é que a minha ATI 6370 foi á vida....

Obrigado
 
Instalar drivers da NVidia quando temos uma placa ATI ??? Porque razão ??
De qualquer modo não deve ser por causa disso, visto que quando se instala os drivers ele não detecta o hardware, e o efeito real deve ser apenas a instalação de "lixo" no PC.
 
Back
Topo