Mirrorless 800€-900€

NagazaKi*

Power Member
A ideia desta compra é que seja um misto que de tanto para fotografia como para fazer umas filmagens (slowmotion etc) pois quero conjugar com alguma edição de video. Percebo que talvez seja um bocado dificil mas estou aqui para ouvir a vossa opiniao. Idealmente será para comprar na blackfriday :)

  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar? - Máquina Mirrorless
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? - 800€-900€
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar? - Maioritariamente retratos e algumas longas exposições.
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar? - Exteriores de dia, exteriores de noite, estúdio
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo? - Casual, entusiasta
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? - Tenho trabalhado com uma sony A6100 emprestada e gosto da maquina. No entanto quero a vossa opinião para ver se ha alguma alternativa melhor.
  7. COMO É A TUA "REDE": Sony e alguns Canon
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar? - É igual, desde que seja bom deal.
Obrigado
 
Certo. Tal como Fuji e Canon. Mas também depende se este budget é só para o corpo, é para comprar logo uma série de coisas, se é para investir mais outros tantos a médio prazo, etc.

Para te dar um exemplo, comprei a mirrorless mais barata que encontrei, a Canon M200, porque é a apenas para uso casual. Na verdade, entre 450€ pelo kit, mais três SDs, mais um tripé em carbono e uma lente prime, já bateu nos 800€. E facilmente vou meter mais 500€ em cima disto com mais duas primes. Mais tarde talvez compre dois flashes usados por 200€. Do que vi, se tivesse escolhido Sony, teria gasto muito mais.
Para vídeo não acho que a máquina seja grande coisa (poucas opções, o slowmotion não é assim tão slow e não o faz em 4K). Também não tem entrada para micro, embora saiba que excepto em stream, muita gente grava o som à parte e sincroniza depois em pós-produção.
O meu perfil parece-me semelhante ao teu, muitos retratos e paisagens/longa exposição (no meu caso mais em viagens), a minha mulher está super satisfeita (ela usa as fotos para fins profissionais), mas não ligamos nenhuma a vídeo.

Isto para te dizer que deves fazer tipo um "plano", do que queres realmente ter como conjunto final e quando o queres ter. Porque para tudo o que referiste, 800/900€ é mais que suficiente para começar, mas no global é pouco. :)
 
Tambem equaciono comprar em segunda mao para depois utilizar um bocado o budget para comprar uma lente. Lá esta, percebo a tua opinião mas para mim faz sentido ter video e pelo menos 4K 100fps para sempre que quiser sacar uns shots para incluir no video conseguir sem problema nenhum.
 
Yah, eu dei o meu exemplo só para perceberes o quanto fácil é estoirar o budget e no meu caso nem havia tema com o vídeo. No teu diria que é mesmo ir para algo mais acima usado. 100/120FPS a 4K não me ocorre nenhuma. Mas é procurares o mais barato que cumpra o serviço, no que toca a corpo. O resto é veres desde já quanto custam as coisas que vais querer no futuro, não avalies a "marca" (sistema) só pelo que vais comprar agora.
A verdade é que ao fim do dia, praticamente qualquer máquina vai ter resultados mais que satisfatórios para uso amador (Canon, Sony, Fuji, etc..). Pode é ter as funções que queres ou não.
 
Eu irei usar tambem para video e a 6500 tem estabilizador de imagem que a 6400 ou 6100 não tem. Irei maioritariamente usar para retratos e nas filmagens são mas do genero cinematics para complementar com drone.
 
Depende das lentes... se as mesmas já tiverem estabilização, preferia ter a 6400 (com um AF muito melhor, e outras vantagens) do que a 6500. Ou eventualmente usar um gimbal se quiser ter estabilização a sério.
 
Back
Topo