Mirrorless abaixo de 900€

kripton2007

Power Member
Bom dia,

Estou a ponderar migrar para um sistema Mirrorless, maioritariamente devido ao formato compacto dos corpos, e aos avanços tecnológicos destes sistemas face às DSLR's.

Tenho cerca de 900€ para investir nisto, sendo que pretendia apostar em primeiro lugar num kit, para ter alguma lente e assim começar a tirar partido deste formato.

Tenho andado a ver as ofertas, mas não estou muito dentro do que o mercado tem para oferecer no que toca a Mirrorless.

Estava inclinado para a Fuji X-T20, gosto do look-and-feel. Não pretendo nada de M4/3, pois neste momento quero manter o APS-C.

O que me recomendam?
Obrigado.
 
Nesse plafond indicava-te a Olympus OM-D E-M10 Mark II ou a Fuji XT-20, mas depois li que não queres 4/3 portanto está escolhida :)
 
Se não queres MFT tens outras opções.
Sony, Fuji e Canon.

Fuji tem as melhores mirrorless APS-C, na minha opinião.
No entanto, e pela tua assinatura, tens aí uma lente fabulosa na Canon - a 18-35mm 1.8.
No caso de a quereres manter, descarta a Fuji.

Foca-te, portanto, na Canon ou na Sony.
Na Canon tens a EOS M5. Penso que é uma "mini 80D", com o mesmo sensor e dual pixel (não estou certo quanto a isto).
Na Sony tens as Alpha a6XXX (qualquer coisa como a A6300, por exemplo).

Na Canon tens um adaptador nativo, que te permite usar lentes Canon e com mount Canon (acho).
Na Sony tens outros tipos de adaptadores, como o Sigma, que te permite usar lentes de outros mounts também.

Manter o APS-C, para mim, seria manter, e aproveitar, as lentes que já tens (vale mesmo pela 18-35mm 1.8).
A mudar tudo, venderia tudo o que tens e investia mais a sério numa Fuji X-T2 ou X-T20 com umas lentes jeitosas.
Se fosse eu, ainda continuava a comprar a PEN-F :D (mas é MFT).

Cumps

EDIT: o que me confunde aqui é isto.
Estava inclinado para a Fuji X-T20, gosto do look-and-feel. Não pretendo nada de M4/3, pois neste momento quero manter o APS-C.
Queres manter o APS-C em sistemas diferentes (canon e fuji) onde não podes usar as lentes que tens num e noutro, nem por via de adaptadores?

Não entendo o que é o "querer manter o APS-C" :D
 
Se não queres MFT tens outras opções.
Sony, Fuji e Canon.

Fuji tem as melhores mirrorless APS-C, na minha opinião.
No entanto, e pela tua assinatura, tens aí uma lente fabulosa na Canon - a 18-35mm 1.8.
No caso de a quereres manter, descarta a Fuji.

Foca-te, portanto, na Canon ou na Sony.
Na Canon tens a EOS M5. Penso que é uma "mini 80D", com o mesmo sensor e dual pixel (não estou certo quanto a isto).
Na Sony tens as Alpha a6XXX (qualquer coisa como a A6300, por exemplo).

Na Canon tens um adaptador nativo, que te permite usar lentes Canon e com mount Canon (acho).
Na Sony tens outros tipos de adaptadores, como o Sigma, que te permite usar lentes de outros mounts também.

Manter o APS-C, para mim, seria manter, e aproveitar, as lentes que já tens (vale mesmo pela 18-35mm 1.8).
A mudar tudo, venderia tudo o que tens e investia mais a sério numa Fuji X-T2 ou X-T20 com umas lentes jeitosas.
Se fosse eu, ainda continuava a comprar a PEN-F :D (mas é MFT).

Cumps

EDIT: o que me confunde aqui é isto.

Queres manter o APS-C em sistemas diferentes (canon e fuji) onde não podes usar as lentes que tens num e noutro, nem por via de adaptadores?

Não entendo o que é o "querer manter o APS-C" :D
Quer manter o sensor maior.

Querer trocar para um sistema mais compacto, e manter o bajolo 18-35/1.8 é que, para mim, não faz sentido.
 
Pois, não faz, mas o "manter o APS-C" levou-me a considerar isso...
Mas, também, mirrorless não é apenas significado de compacto (sim, ele refere que o compacto é o que lhe chama mais à atenção) :P

É um post algo confuso.
A Canon e a 18-35mm são para manter? Isso é que ainda não entendi.
Por isso é que - ou usa uma mirrorless que lhe permita intercâmbio de lentes, ou vende tudo o que é Canon e segue para Fuji...
 
Se for pela diminuição de qualidade que não queres MFT...acho que estás a pensar mal. Já temos visto aqui que a qualidade está lá, e que a diferença de APS-C para MFT é entre pouca e nula.

Por outro lado, se for por outra razão como o aspect ratio (no meu caso seria sempre, porque dispenso 4:3) ou outra coisa qualquer, então de facto manter Canon pode ser uma boa ideia, e a EOS M5 seria provavelmente a melhor opção. Como o Emanuel diz, é uma câmara muito parecida com a 80D, e continuarias a ter acesso a toda a oferta de objectivas Canon.

Mas olhando para as coisas ainda doutra forma...querendo mirrorless, APS-C, compacto, e vindo tu duma 100D...acho que só a Fuji mesmo. O sistema EF-M da Canon não tem objectivas a sério dedicadas além da 22mm f/2, e para usar com o adaptador lá vai o conceito de "sistema compacto".
 
Eu estou como o @MylleZ. Tendo aquela lente, e querendo manter APS-C, ou era Sony ou era Canon. Pode ser um monstro, mas o que é que existe de alternativa, igual ou minimamente equivalente, com tamanho reduzido? Quando mete vidro não há muito por onde fugir.
 
Eu estou como o @MylleZ. Tendo aquela lente, e querendo manter APS-C, ou era Sony ou era Canon. Pode ser um monstro, mas o que é que existe de alternativa, igual ou minimamente equivalente, com tamanho reduzido? Quando mete vidro não há muito por onde fugir.
Estamos todos de acordo em relação a isso. Mas eu baseio-me no que o op pretende: equipamento mais compacto.

E eu sou dos que acha que de m43 para APSC, ainda vai uma diferença que se nota, sobretudo no DOF. Se isso não é importante para os outros, é outra conversa.
 
(...)
E eu sou dos que acha que de m43 para APSC, ainda vai uma diferença que se nota, sobretudo no DOF. Se isso não é importante para os outros, é outra conversa.

Talvez seja por causa do vidro que tenho, mas tendo os dois sistemas, concordo com isto. Adoro o MFT pelo tamanho do equipamento e das lentes, mas APS-C tem vantagens...
 
Se falarmos só de tamanho do sensor vs tamanho do sistema não há outro sistema tão compacto como a Fuji.

Até no médio formato a Fuji consegue um sistema tão compacto como as FF das outras marcas.
 
Convém também, antes de optares por um sistema, que vejas o preço das lentes que pretendes. Ir por determinado caminho é mais do que comprar um corpo com a lente de kit.
 
Boas,
Não vou manter a 18-35mm para Canon, uma vez que vendi todo o sistema Canon que tinha, precisamente pelo peso. Neste momento preciso de um sistema mais portátil, daí querer migrar para Mirrorless, mas mantendo o tamanho de sensor.
 
Creio que esteja já praticamente decidido a investir na Fuji X-T20 Black.
Decidi extender um pouco mais o orçamento e aproveitar o pack existente com a 18-55mm f/2.8-4, fica nos 1199€. Até dia 15 ainda reembolsam algum €, o que é sempre uma ajuda.

Alguém tem uma X-T20 que possa dar algum feedback?
 
Ok, não tinha entendido isso.
Não queres MFT pelo sensor pequeno demais, nem FF pelo sensor grande demais, é isso?

Cheguei a estar num dilema parecido - não sabia qual das máquinas haveria de comprar - se a Fuji X-T20, se a Olympus PEN-F.
Depois de testar as duas, trouxe a PEN-F.

Mas se queres manter o tamanho de sensor (seja qual for o motivo), acho que é fácil - Fuji X-T20.
Ou então a Fujifilm X-E3.
É o mais compacto em Mirrorless APS-C.

Vais gostar da máquina.

Cumps
 
Não queres MFT pelo sensor pequeno demais, nem FF pelo sensor grande demais, é isso?

Querer full-frame até queria, mas o budget neste momento não é o mais alargado para essa oferta. Pretendo um corpo atual, que me dure bastante tempo essencialmente, daí querer comprar nova.
As Pen-f também me parecem porreiras, mas é um facto que neste momento pretendo manter o sensor aps-c, futuramente, ponderarei uma mudança para full-frame.

As X-E3, também são interessantes, mas há algo no look das x-T que me encanta mais. A x-T20 ainda terá de levar um grip, por isso, acho que sendo demasiado compacta não seja muito ergonómica para quem tem umas mãos maiores (é o caso).
 
Compreendo. Eu também tive que meter grip na PEN-F.

Falando em sensores, se é para mais tarde mudar para FF, tanto faz ir para uma MFT ou APS-C Fuji - terás que vender tudo quando for para trocar.
Se gostas da X-T20, força. A máquina é muito boa mesmo, e seria a Fuji que eu compraria também :)

Cumps
 
Falando em sensores, se é para mais tarde mudar para FF, tanto faz ir para uma MFT ou APS-C Fuji - terás que vender tudo quando for para trocar.
Cumps

Tenho essa noção, mas é algo que não ambiciono nos próximos anos. Isto é um vício caro, e como tal tem de ser bem ponderado e explorado :D
 
Back
Topo