Mirrorless ou DSLR para curioso

Faz sentido.
A minha mulher, quando me comprou a G80, também foi aconselhada a comprar com a 14-140mm OIS, porque ficava apenas 140 e tal€ mais cara (e a lente vale uns 500€, nas lojas).
Portanto, se eu quiser vender a lente, acho que consigo, à vontade, uns 350€ por ela :D

Comprar em kit compensa sempre.

O mercado de usados, em Portugal, não é tão bom.
Aqui na Suíça vejo montes de E-M1 e E-M5 MK II, a preços muito bons.

Tou a ver aqui uma, por exemplo, com battery grip, 7500 disparos, duas baterias, caixa original, com um aspecto espectacular, por 620chf (576€).
Depois era meter uma 12-40mm 2.8 (aqui vejo à volta dos 450, 500, 550€) e estava feita a festa :D

Mas depois, para a vertente do desporto, vais sempre precisar de uma coisa mais tele...
Uma 12-40mm 2.8, apesar de ser uma lente espectacular, não te vai servir de muito para desporto.

Com 1000€, procurando bem, compras uma D5300 + 17-50mm 2.8 + 55-200mm VR, penso eu...
Seria consideravelmente melhor, a nível de AF, para desporto e também seria melhor para paisagem.

E com isto já te estou a confundir mais um bocado :P
Mas falo apenas com base no teu orçamento.
Com 2500€, ias para uma G80 + 12-35mm 2.8 + 35-100mm 2.8 e estava resolvido :P
Ou para uma E-M1 + 12-40mm 2.8 + 40-150mm 2.8 (com muita sorte, nos usados)

Fazias "grandes festas" com estes equipamentos...
Mas não sei, tu é que tens que descobrir :D

Cumps
 
Faz sentido.
A minha mulher, quando me comprou a G80, também foi aconselhada a comprar com a 14-140mm OIS, porque ficava apenas 140 e tal€ mais cara (e a lente vale uns 500€, nas lojas).
Portanto, se eu quiser vender a lente, acho que consigo, à vontade, uns 350€ por ela :D

Comprar em kit compensa sempre.

O mercado de usados, em Portugal, não é tão bom.
Aqui na Suíça vejo montes de E-M1 e E-M5 MK II, a preços muito bons.

Tou a ver aqui uma, por exemplo, com battery grip, 7500 disparos, duas baterias, caixa original, com um aspecto espectacular, por 620chf (576€).
Depois era meter uma 12-40mm 2.8 (aqui vejo à volta dos 450, 500, 550€) e estava feita a festa :D

Mas depois, para a vertente do desporto, vais sempre precisar de uma coisa mais tele...
Uma 12-40mm 2.8, apesar de ser uma lente espectacular, não te vai servir de muito para desporto.

Com 1000€, procurando bem, compras uma D5300 + 17-50mm 2.8 + 55-200mm VR, penso eu...
Seria consideravelmente melhor, a nível de AF, para desporto e também seria melhor para paisagem.

E com isto já te estou a confundir mais um bocado [emoji14]
Mas falo apenas com base no teu orçamento.
Com 2500€, ias para uma G80 + 12-35mm 2.8 + 35-100mm 2.8 e estava resolvido [emoji14]
Ou para uma E-M1 + 12-40mm 2.8 + 40-150mm 2.8 (com muita sorte, nos usados)

Fazias "grandes festas" com estes equipamentos...
Mas não sei, tu é que tens que descobrir :D

Cumps
Ehehehe sem problema. Gosto destas confusões.

A questão da lente para desporto para já não me preocupa muito. Podia arranjar a lente numa segunda fase. O que queria agora é uma lente boazinha que desse para várias coisas.

Vou espreitar as que sugeriste. :)

Algum local onde seja possível ter a visibilidade de toda a gama de de lentes disponível para MFT e que estejam organizadas mais ou menos pela sua qualidade?
Ou só lendo reviews uma a uma?
 
Última edição pelo moderador:
Isto é a minha opinião - sobre o que tenho (as que tenho estão sublinhadas), sobre o que tenho lido e visto em reviews.
EDIT: vou por a negrito as lentes que gostava de ter (algumas vão-se sobrepor - nesse caso é uma ou outra :D)

Lentes incríveis da Olympus (ordem aleatória):

- 75mm 1.8
- 25mm 1.2 (dizem)
- 40-150mm 2.8
- 12-40mm 2.8
- 60mm macro
- 300mm f/4
- 12-100mm IS f/4 (dizem)
- 7-14mm 2.8
- 8mm 2.8 fisheye
- 12mm f/2

Lentes boas da Olympus (ordem aleatória):

- 25mm 1.8
- 45mm 1.8
- 17mm 1.8 (esta muitos dizem que é incrível)
- 30mm macro? (não sei)

As restantes são lentes de kit e tal - são boas na mesma, mas não tão especiais.

Lentes incríveis da Panasonic (ordem aleatória):

- Panasonic Leica 42.5mm f/1.2
- Panasonic Leica 100-400mm
- 12-35mm 2.8
- 35-100mm 2.8
- 7-14mm f/4
- Panasonic Leica 45mm macro f/2.8
- 8mm fisheye f/3.5
- Panasonic Leica 25mm f/1.4 (não sei, se calhar não é incrível)

Lentes boas da Panasonic (ordem aleatória):

- 42.5mm f/1.7 (para mim é incrível - gosto mesmo da lente).
- 20mm f/1.7
- 25mm f/1.7? (é assim, muitos não gostam da lente - a 25mm 1.8 da Oly é melhor - mas eu até a acho bem interessante, e é muito barata).
- 100-300mm - interessante para o preço.
- Panasonic Leica 15mm f/1.7
- 14-140mm (lente de kit, mas falam bem dela - tenho aqui uma para testar).
- 12-60mm (outra lente de kit que os gajos do vídeo andam a gostar).

As restantes são lentes de kit e tal - são boas na mesma, mas não tão especiais.

Tens mais variedade na Olympus.
Mas a coisa linda do sistema MFT, é que podes usar estas lentes todas em Olympus e Panasonic :D

Cumps

EDIT 2: Lente/s que gostaria de ver em MFT:

- Sigma 12-25mm f/1.8
- Sigma 12-35mm f/1.8 (já era pedir muito)
- Sigma 12-25mm f/1.4 (sonho de menino)
- Sigma 12-35mm f/1.4 (sonhos eróticos e muito molhadinhos)...
 
Última edição:
Faltam aí todas as Sigma (boas mas abaixo do que fazem a Olympus e a Panasonic).

Depois há dezenas de lentes com foco manual.

Assim como as exóticas Voigtlander!
 
Sim, mas são poucas.
30mm f/1.4, 60mm f/2.8, 30mm f/2.8, 19mm f/2.8 e que mais?

Dessas todas, só me interessaria a 30mm f/1.4 e, talvez, a 60mm f/2.8.
São baratinhas.
Por acaso ainda ontem vi uma review bem favorável, em relação à 30mm f/1.4.

Cumps
 
Obrigado Myllez e também Fatalit1-4.....tenho aí literatura para mais um ou dois serões.

Entretanto estou a tentar encontrar um bom negócio para uma Olympus E-M1. Continuo-o a pensar que é a aposta mais interessante para as minhas limitações. :)
 
A EM-1 é uma excelente opção mas procura com alguma calma. Está atento aos sitios do costume(leilões e usados) e não hesites quando aparecer algo.
 
Descobri à instantes que é possível testar uma máquina durante alguns dias da Olympus pelo site da Olympus. Já alguém experimentou este serviço? Se soubesse disto mais cedo tinha testado a E-M1 durante este fim de semana para me ajudar a decidir.

Nas outras marcas também existe esta possibilidade?
 
Sim, eu já utilizei esse serviço e correu muito bem.

Foi com a zuiko 75mm 1.8. Levantei na 6f e entreguei na 2f. Tens liberdade total para utilizar.

No meu caso levantei na ***** de Alvalade e foram impecáveis.

Não tenhas medo de utilizar.
 
Sem pagar nada?
Eu já usei serviços de aluguer.

Cumps

Isso mesmo, sem pagar nada.

Deixas cópia do cartão de crédito como caução e caso entregues impecável não cobram nada.

Foi o meu caso. A 75mm que trouxe estava nova e entreguei como estava.

Acho que é muito bem jogado. Testei a 75mm(infelizmente não tive tempo para nada) e fiquei com vontade de a comprar ;)
 
Isso é excelente.

Eu, quando quero testar sem pagar, só faço isso dentro da loja (ocasionalmente deixam-se sair e andar nas imediações a testar a lente). Mas não me deixam ficar com os ficheiros (política da loja).

Quando quero testar mais a fundo, pago entre 40 ou 50€ para um fim de semana com a lente (às vezes mais barato, porque sou um "cliente especial" - devem dizer isso a todos :P).

Mas vou pesquisar se a Olympus tem esse sistema aqui.
Adorava testar a 60mm e a 40-150mm 2.8 :)

Cumps
 
A 40-150 não têm.

A 60 macro não me lembro. Já agora acho que a voltem sempre me vai deixar agarrado com a 60 macro e nem me vão dizer nada. Desculpem o offtopic.
 
Última edição:
Eu acho esta ideia excelente. Pelo que pesquisei ainda só vi este serviço na Olympus, mas é uma ideia para outras marcas considerarem. Nada com uma experiência em mão para decidir. :)

E este assunto levou-me a outro....firmware updates. Pelo que vi, a Olympus tem feito melhorias na E-M1 através do firmware que pelo que percebi o update é gratuito. Mas descobri depois outra coisa....a Fuji tem feito o mesmo e segundo o que li, melhorou bastante o sistema de AF da X-T1 com a versão 4.

No site da fstoppers dizem algo tipo :"Usable continuous auto focus was not something I thought I'd see until the next generation of Fujifilm cameras. But, the wizards seem to have sprinkled some fairy dust into the new firmware, because this works, and it works quite well."
Sim, não é perfeito, mas melhorou muito e para fazer tracking de carros e afins, dizem que está bastante razoável.
https://fstoppers.com/gear/fujifilm-x-t1-firmware-40-first-look-and-review-74895
Na dpreview existe feedback misto, com a tónica principal a indicar que as melhorias dependem da lente usada.
https://www.dpreview.com/forums/thread/3866817

Será que com esta melhoria, a X-T1 tornou-se uma hipótese válida?
Estou a colocar esta questão porque, quando comprar a máquina e lentes, a ideia é manter-me nesse sistema. E entre a E-M1 e a X-T1, temos dois sistemas que não trocam de lentes entre si.
Pelo que leio, a X-T2 era uma hipótese muito boa para mim, mas o preço não dá, por isso tá fora. Talvez daqui a 1-2 anos, mas apenas se não for para a Olympus, pois nesse caso a ideia será sempre reaproveitar as lentes que comprar e como tal a principal candidata é a E-M1 MKII ou uma Panasonic. :)
 
Obrigado pelo feedback. Também não tenho grandes duvidas disso. Resta saber se com o update a X-T1 já ficou razoável nesse aspecto e assim ser uma hipótese a considerar, mesmo que mais fraca na questão do AF-C. :)

Em ambos os casos, E-M1 MKI e X-T1, terá que ser no mercado de usados.
Continuo mais tentado para a E-M1, e sou capaz de tentar pedir para testar pessoalmente.
 
Bem, foram mais umas horas de leituras e recolha de informação. Estou a chegar a um ponto que vou ter de passar para a acção. :)
Ainda estou com algumas dúvidas, principalmente agora a nível de "sistema", ou vou para MFT ou vou para a Fuji.
Vamos aos planos de ataque. :)

Hipótese 1:
Curto prazo
Nos usados - Olympus E-M1 MKI + 12-40mm 2.8 PRO (lente desejada)
Médio prazo
Para o desporto ir buscar algo tipo 40-150mm 2.8 nos usados ou algo mais acessível tipo da panasonic a 14-140mm
Longo prazo
Evoluir para a E-M1 MKII; arranjar uma macro; apostar numa prime tipo de 25mm ou 45mm; escolher uma wide

Hipótese 2:

Curto prazo
Nos usados - Fujifilm X-T1 + 18-135mm 3.5-5.6 OIS; não sei se consigo esta lente com o meu orçamento, seria algo com menos zoom mas boa qualidade. (18-55mm 2.8?) Se conseguisse novo com o cashback, também seria boa hipótese, mas para isso tinha que haver alguma promo até 31/01, o que não me parece que vá acontecer.
Médio prazo
Tentar melhorar o zoom para o desporto, principalmente se não tiver a 18-135mm (55-200mm?). Se a zoom não for prioridade, apostar em algo wide-angle ou prime.
Longo prazo
Evoluir o corpo para a X-T2; lente para macro e o que não consegui obter dos passos anteriores.

Agora só falta decidir. A hipótese 1 é a que me dá mais garantias no agora, acho eu (devido aos desporto). Mas se calhar para paisagem a X-T1 dava boas cartas. A nível de lentes, acho que as da MFT são mais acessíveis, a qualidade deve ser ela por ela. Na hipótese 2, com a compra da 18-135mm adiaria a compra de uma outra zoom para mais tarde.
Se não tivesse limites de orçamento, o que mudaria essencialmente era a escolha dos corpos mais actuais, mas teria dúvidas na mesma sobre qual o "sistema". :) Talvez fosse para a hipótese 2, mas sem certezas.
 
Outra nota que me esqueci de indicar. Com a hipótese 2 fico com um sistema mais limitado para desporto devido ao corpo escolhido. Tenho consciência disso. Máquinas mais completas e perfeitas são os modelos recentes e para já não há dinheiro. :)
 
Não queiras comparar uma E-M1 + 12-40mm 2.8 pro, com uma X-T1 + 18-135mm.

A Fuji, mesmo com a 16-55mm 2.8 (lente que custa um bocado mais do que a 12-40mm 2.8) não teria a mesma qualidade - as lentes MFT, principalmente as zooms, são melhores do que as zooms da Fuji (pelo menos no geral).

A Fuji tem grandes lentes prime, mas não tem grandes zooms.
A Olympus e Panasonic têm grandes primes e grandes zooms, muito mais trabalhadas e uma variedade muito maior.

Na hipótese 1, tens um corpo competente com uma lente maravilhosa, e a médio prazo ainda lhe podias juntar outra lente incrível (a 40-150mm 2.8). Ficavas com um conjunto mais completo do que muitos fotógrafos.

Na Fuji ias ter que largar bem mais dinheiro, porque terias que investir era numa 16-55mm 2.8 e mais tarde numa 50-140mm 2.8 (cara que dói, e com menos range).

Cumps
 
Última edição:
Back
Topo