Mirrorless ou DSLR para curioso

continuas a falar de sensores, e não sei porquê...

E eu não sei porque continuas a falar de preços... Acho que já tínhamos concluído que o sistema Fuji é caro. O próprio OP já deve ter percebido isso. O resto é estar a bater no ceguinho desnecessariamente.

O sensor é o reverso da medalha da comparação Fuji vs. m43: um é barato, ou outro tem o sensor maior. Não podes falar de uma coisa e esquecer a outra como se não existisse. Lá porque tu dás preferência ao preço, não significa que toda a gente tenha de fazer o mesmo.
 
E eu não sei porque continuas a falar de preços... Acho que já tínhamos concluído que o sistema Fuji é caro. O próprio OP já deve ter percebido isso. O resto é estar a bater no ceguinho desnecessariamente.
O preço é, infelizmente, um dos factores decisivos na compra do que quer que seja :D

O sensor é o reverso da medalha da comparação Fuji vs. m43: um é barato, ou outro tem o sensor maior.
Também não é assim.
Não é o sensor que é caro ou barato. A tecnologia em volta dos sensores MFT modernos até deve ser mais cara do que a dos sensores maiores (neste caso, os APS-C usados pela Fuji).
Mas mais uma vez, eu não gosto de falar em sensores. Prefiro falar no sistema pelo que oferece, como um todo.
Posso falar na tecnologia em torno do sensor como, por exemplo, a estabilização, mas as restantes qualidades não me interessam tanto porque sei que qualquer sensor moderno (seja pequeno ou do tamanho de uma folha A4) entrega qualidade mais do que suficiente.

Não podes falar de uma coisa e esquecer a outra como se não existisse. Lá porque tu dás preferência ao preço, não significa que toda a gente tenha de fazer o mesmo.
Eu não estou a esquecer de nada.
Estou a dar a minha opinião.

A questão dos preços veio da oferta de lentes de ambos os sistemas.
Veio do facto de haverem menos lentes para a Fuji, e de serem mais caras, o que dá menos "margem de manobra" a quem quer entrar no sistema.
Alguém que quisesse uma lente de retrato como a 56mm, mas que não quisesse necessariamente uma lente f/1.2 de 1000€, deveria ter outras opções (opções que existem noutros sistemas).

Mas sim, já é bater no ceguinho!
Mas toca a ler as coisas com olhos de ver, e não apenas nas entrelinhas.
Claro que eu estou a dar a minha opinião. Claro que o ecossistema de lentes MFT é, para mim, uma mais valia (já o disse muitas vezes).

O resto não me interessa. Cada um compra o que quer e o que pode :D

Cumps
 
O preço é, infelizmente, um dos factores decisivos na compra do que quer que seja :D

Vai dizer isso a toda a gente que tem um iPhone (ou, em geral, qualquer produto Apple) ou um Samsung topo de gama. O preço é um fator, mas nem sempre é o fator decisivo.


A tecnologia em volta dos sensores MFT modernos até deve ser mais cara do que a dos sensores maiores

Gostava de perceber de onde tiras essa conclusão. Absolutamente nada aponta para que m43 seja mais caro que Fuji.

Um sistema de sensor maior é mais caro de produzir, tanto por causa do sensor como nas objetivas. E os custos de desenvolvimento (= a "tecnologia" de que falas) são diluídos no volume de vendas. Fuji é um sistema que dificilmente atingirá o volume de m43, logo terá custos de desenvolvimento por unidade maiores.


É um erro afirmar que "Fuji é igual a m43, só que mais caro". Porque talvez o seja para ti, mas não o será para toda a gente. Ainda hoje vi alguém a assegurar que "Fuji é uma alternativa mais barata e melhor que Leica". Ou seja Fuji é mais caro que m43, mas ao mesmo tempo é mais barato que FF.
 
É um erro afirmar que "Fuji é igual a m43, só que mais caro"

Pois é.
Ainda bem que eu não disse isso :D

Achas que um sensor estabilizado em 5 eixos, como o sensor da E-M1 MK II, será mais barato de produzir? Não sei.
Mas mais uma vez, não vou afirmar nada :D

Mas já chega.

Cumps

EDIT: e podes ter a certeza que, se não fosse pelo contrato da operadora, eu não tinha um iPhone de 1000€.
Mas cada um é como cada qual...
 
Achas que um sensor estabilizado em 5 eixos, como o sensor da E-M1 MK II, será mais barato de produzir?

É óbvio que será mais barato que um sensor igualmente estabilizado APS-C ou FF, quanto mais não seja porque precisa de menos material no sensor e atuadores menos potentes.

E tem piada que vás buscar como exemplo a E-M1 mk II que é mais cara do que qualquer Fuji.
 
E tem piada que vás buscar como exemplo a E-M1 mk II que é mais cara do que qualquer Fuji.

Até isso é relativo. A X-T2 sem grip é uma camera de certa forma "capada".

Mas concordo. E a nova Panasonic vem provar isso. As m43 de topo estao a ficar muito caras. Mas a verdade é que sao portentos de tecnologia e processamento.

O custo de produzir uma E-M1 Mk 2 é com certeza muito maior que uma X-T2!
 
E, pelos vistos, o AF continuo da G80/85 também não é nada de deitar fora.
Eu ainda não fiz uso dele, mas fico contente que seja um passo em frente.

Segundo a review dos gajos da CSTV, o AF continuo da G80/85 é quase a mesma coisa que o da E-M1 MK II (se calhar em condições de luminosidade mais "difíceis" a E-M1 MK II pode levar alguma vantagem).


Mas porque não considerar uma câmara como a G80/85?! Custa bem menos do que a E-M1 e do que a X-T2...
No entanto oferece praticamente as mesmas coisas.

(Vejam a review que está interessante - o que eu digo, sobre o AF continuo da E-M1 vs G85 é ao min 15:42)

Cumps
 
não oferece as características de um sistema APS-C, principalmente as características do sistema Fuji.

Agora se for para ser considerada vs. a E-M1 MK II, isso já é outra história.
 
Estivemos até agora a falar de Fuji vs E-M1 :p

Não tem as características da Fuji e vice versa :)

Foi só para meter mais uma carta no baralho.
 
Eu acho que deviam começar por recordar algumas informações importantes que o OP já deu:

POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? Até 1000€ sendo o ideal algo na casa dos 700€-800€

estou a olhar para os seguintes modelos:

Mirrorless
Olympus EM5 MKII 14-42mm + cash back = 940€
Olympus EM5 MKII 14-150mm + cash back = 1100€
Olympus EM5 MKII + cash back = 780€ (falta lente aqui)
Olympus EM10 MKII 14-42mm + cash back = 550€
Olympus EM10 MKII 14-42 + 40+150mm + cash back = 636€
Fujifilm XT-1 + cash back = 660€ (falta lente aqui)

DSLR
Canon 700D/750D/760D com uma lente
Nikon D3300/D5300

Se calhar estou mesmo "condenado" e ir para dSLR.

É divertido falar em flagships como a E-M1 mk II, mas isso nunca foi uma opção para o OP.

Até a mim já me arrastam para este tipo de discussões off-topic...

Se calhar a melhor opção para OP será mesmo uma DSLR Canikon e estamos aqui a perder tempo com pormenores entre Fujis e m43s...
 
Pois, mas isso já foi tudo falado.
Para desporto, uma Nikon D5300 faz melhor do que a E-M1 e X-T1.

O OP é que começou a revelar muito interesse por uma destas mirrorless e a pensar no futuro.

A ideia mais fincada dele está numa Fuji X-T1 para mais tarde substituir por uma X-T2.

Eu sou mais de pensar no momento, porque o futuro nem sempre é como se espera.

Neste momento, com 1000€, e para fazer desporto, eu ia para uma Nikon D5300, sem pensar muito.

Ou, se conseguisse, uma D7200 (eu, na altura que tive a minha, com os descontos e cashbacks, no final gastei 650€ com ela e ainda podia recuperar dinheiro na venda da 18-105mm VR que vinha com o kit).

Juntava-lhe uma "todo terreno" sigma 17-50mm 2.8 e começava com uma 55-200mm VR usada.

Mas isso eu já disse acima :)

Depois começamos a falar das mirrorless e a coisa descambou :p

Cumps
 
Pois. É que cinco páginas depois já nem eu consigo perceber muito bem o que é que se está a querer "recomendar" ao OP.

Mesmo comprando uma DSLR agora, há sempre a possibilidade de trocar de sistema mais tarde (e o @MylleZ e o @APedro bem podem opinar sobre a viabilidade desse processo).

Olhar para as "flagships" de cada sistema é divertido e até pode ser interessante a longo prazo. Mas para quem orçamentos apertados são para esquecer.
 
Muito obrigado a todos pelas diversas sugestões e discussões. Acho que ao longo destas 5 páginas diversos cenários foram considerados e deu para aprender muita coisa. :)
Não precisam é de se chatear em relação a Fuji vs m43, pois como tudo na vida, existem prós e contras. Nada é perfeito e o que anda lá perto por norma custa muito €€€. :)
Entretanto na 3ª feira decidi-me pelo que vou avançar......alias, já avancei para a minha decisão. Acho que esta semana não haverão novidades, mas possivelmente na próxima terei novidades para contar.

Não sei se tomei a decisão certa....tomei a que acho melhor neste momento pesando todos os prós e contras. O futuro dirá se foi a certa ou não. O que posso dizer é que estou entusiasmado com o futuro. :)

Obrigado a todos mais uma vez. Se quiserem continuar a postar coisas, estão à vontade. :)
 
Fechado o tema da máquina, iniciam-se outros. :)
Objectivas: ando de olho na de 35mm para fotografia em casa ou na rua. A f2 era boa para andar na rua com o foco rápido mas a f1.4 é mais interessante para indoor. Não sei qual escolher.
Para paisagem, e como tenho uma viagem nos próximos meses, estou a pensar na 10-24mm apesar da 16mm f1.4 me parecer a melhor nesta área.

Outra coisa que talvez tenha interesse é num flash (não percebo nada de flashes). Queria algo simples para algumas experiências em fotos de produto/retratos e sem gastar muito dinheiro. Alguma sugestão?
 
Back
Topo