Missão Impossivel: Compaq Board :d

yosei

Power Member
bem pessoal ando farto de googlar e nao tenho grandes esperanças de encontrar uma resposta positiva aqui....depois do google vim a saber que a compaq tinha por habito bloquaar as funcionalidades do chipset com o objectivo de evitar avarias por parte do utilizador....
refiro essencialmente as capacidades de overclock que a compaq bloqueou...ou seja, eu tenho aqui um p4 2.5Ghz e ta undercloked a 1.9Ghz.... e eu quero po-lo nos clocks normais....
pelo que sei este chipset ( 845i intel brookdale) em boards da intel tinha na altura um desempenho razoavel em overclock....como devem calcular nao ha actualizações de bios pelo menos por parte da compaq com que permitam fazer overclocks.....enfim ja procurei todo o tipo de software que faz overclock apartir do windows....mas como devem calcular a pesquiza foi em vão..
alguma solução??
 
Não tens o manual da board? Essa board certamente tem pelo menos 2 fsb´s, 400 e 533, possivelmente será alterado através de jumpers, essa informação está no manual da board que eu não consigo encontrar...
Cumps
 
http://tugasgods.planetaclix.pt/print.JPG

isto e a info do fsb que tenho atraves do clockgen....
podia-te dar mais....mas nao tenho o everest instalado...so o instaldo kuando extritamente necessario...
nao nao tenho manual dela....a compaq nao fornece esse tipo de manuais...
eles so fornecem um manual no qual explica como ligar o pc LOOL
mas deixa ver se o encontro...
 
tambem me disseram que nae possivel alterar o fsb sem mudar as opções do jumper...algo que nao e possivel por software.....voltando as bios....sera que ha alguma bios compativel? com este pedaço de sucata? estas sem serem da compaq pois ja tenho a versao mais actualizada....
 
refiro essencialmente as capacidades de overclock que a compaq bloqueou...

Oi? Acho que não sabes o que estás a dizer:

100 * 19 = 1900
133 * 19 = 2527

Lá porque o CPU está a funcionar com um bus de 100MHz, isso não implica que a Compaq tenha "bloqueado" alguma coisa. A mboard pode não suportar/ter sido construida para suportar CPUs de FSB533.

E mesmo que tivesse suporte, não era overclock. Overclock é só quando passares os 133MHz de FSB.


Já exploraste a BIOS?
 
Eu digo isso dos jumpers porque tenho cá uma que só por jumpers é que muda o fsb, assim como só por jumpers podes mudar de S-dram para ddr-sdram.Mas sem manual....
Talvez se postares umas pics da board bem definidas....
Cumps
 
claro quando digo que bloqueou e porque tirou as opções de overclock da BIOS...para evitar eventuais danos provocados por users....enfim...apos a minha pesquisa no google vim a saber que esse chipset a que me refiro (845i )suporta esse fsb, assim como algumas ferramentas de overclok no min interessantes para a data do *****
 
mas vasco para o ***** em questao kual e o ICS que devo escolher no clockgen?
ja agora tas interessado em que do manual...??? info?? fotos???
 
Última edição:
Já instalaste o clockgen? ele não detectou o pll sozinho?
Se tiveres tempo para isso tira uma foto à board sff.(tenho a sensação que essa board seja da msi....)
Sem manual(não encontro em lado nenhum mesmo) a coisa complica-se, mas nada que não se resolva...tens é de ter paciência, hás de reparar se a board na zona em redor do socket não tem um conjunto de 2x3 pins com jumpers, se tiver manda um foto disso também junto com a foto da board em si.
Cump
 
Última edição:
aqui estao as fotos.... nao sou la grande fotógrafo mas enfim tirei fotos ao ***** nothbridge e south e em volta da fan do cpu so nao tirei foi a fan fora....
http://tugasgods.planetaclix.pt/Desktop.zip
e a board axo k nao e msi mas sim compaq...
mas diz-me que quer saber ao certo com as imagens pode ser que eu saiba e possa ajudar...

PS:nao o clock gen nao escolheu automatimente
 
Última edição:
Boas, realmente nas fotos não dá para ver grande coisa...eu procurava algo assim:


em vez disso na tua só vejo isto:



que segundo o google é o jumper de chassis intrusion, que nada tem a ver com o problema actual.

reparei também(ainda não me tinha apercebido) que essa board leva sd-ram, é pc133 ou pc100?
É que se for pc 100 não deve aguentar os 133 de fsb que pretendes dar-lhe.
Estou a ver uns artigos para ver se arranjo uma forma de descobrir o sensor disso para usares no clockgen, assim que eu vir alguma coisa apito.(caso demore mais de 1 dia escreve aqui no tópico que tenho-o subscrito por email).
Até lá pode ser que alguém tenha alguma ideia.
Cumps
 
Faz assim, abre o clockgen depois faz isto:

1-11.jpg


em seguida escolhe um destes 3 pll´s que penso serem do teu chipset e escolhe read clocks:

2-14.jpg


de seguida carregas em clocks, e de seguida em pll control(5)

3-4.jpg


se os valores não forem iguais como podes ver ai no meu caso, repete o processo nos 2 outros sensores(fechas o clockgen e tornas a abir) até que os valores nos clocks e no pll control sejam iguais.

depois diz qualquer coisa.
Abraço
 
nao tive sorte com o clockgen...os clocks mais proximos que consegui foram 2Ghz mas ao modifica-los o pc crashava...:s
bem kuanto a board ja sei o k hei-de procurar vou ja tirar umas fotos...
 
Back
Topo