1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Missing Operative System

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por tds, 30 de Julho de 2009. (Respostas: 7; Visualizações: 735)

1. tds

tds Power Member

Não sei se é bem aqui que deva postar, mas se vir o tópico fechado pelo APLinhares não me admiro xD

Então é assim: Estava eu ontem à noite a resolver o problema do meu pc, que ele não reconhecia uma partição ntfs do meu disco, e depois o que eu fiz foi ir ao gestor de armazenamento lá do Win7 e atribuí uma letra à partição (que por acaso foi a F)

Então, o modelo de partições estava tipo:

15G ext3 -> Ubuntu 9.04
    2G swap
    20G ntfs -> Win7
    83GB -> A tal partição que o Win n estava a reconhecer.

O que se sucedeu depois de ter feto a atribuição da letra À partição foi que (Hoje de manhã, quando ia a ligar o pc) apareceu m a mensagem a dizer "Missing Operative System" e a minha cara de contente :-D.

O que fiz logo a seguir foi pegar no cd do Gparted e tentar ver se ele reconhecia as partições, pensei que fosse problema de flags ou algo do género. O Gparted apenas reconhece um disco de 120G não particionado D:

O que fiz a seguir foi pôr o primeiro LInux Live CD que estava à mão na drive -> Linux CM 11 (tadinho do bixo D: )

O CM reconheceu todas as 4 as partições. E eu pensei "Estranho Oo o Gparted n reconhece e o CM reconhece?" Oo

Isto é MBR? Alguma coisa que o Grub possa fazer para ajudar isto? Que raio é isto que aconteceu da noite para o dia? D:

Cumpz,
    TdS

Última edição: 30 de Julho de 2009
  2. DarkVenger

DarkVenger Power Member

Se o outros aplicativos detectam o disco será de assumir que ele funciona bem, ou então está mesmo com problemas mas estes são aleatórios....

Contudo, isto leva a concluir q o problema está no grub...procura rever o menu.lst ou simplesmente voltar a instalar o grub no MBR.

3. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Cheira a erro na partição de ficheiros... podes mostrar a disposição das partições do GParted?

4. tds

tds Power Member

Epa não consegui passar o prntscreen do Gparted Live para qualquer sitio de onde o conseguisse passar depois para aqui.

O Gparted detecta uma partição "unallicated", File System "unallocated", tamanho -> 111,79GB, sem uso nem flags.

Hoje, aqui a mexer mais nas ferramentas do Gparted Live, vi que o TestDisk (versão 6.9 [que número giro :-D]) Ele detecta uma Primária bootable (que é a de 15G Linux, start "0 2 1" / end "2039 183 62"), e 3 primárias (uma é a swap, outra era onde tinha o win7 e a outra é a partição onde tenho a tralha toda).

Lixei o disco, não lixei? d:

Ele antes estava a arrancar mas n era com o grub, pq ele iniciava automaticamente com o Win7. :wvsore:

5. DarkVenger

DarkVenger Power Member

Isto reforça-me a ideia de teres um grub a apontar para sítio errados...pena não me lembrar se foi esse o erro que tive quando algo de semelhante me aconteceu...

6. tds

tds Power Member

Bem, isto agora esta assim... (teclado em ingles tambem ahahah xD)

Sera mesmo do Grub? E como e' que eu sei que e' o grub que esta' a gerir o boot?

7. blackburn69

blackburn69 Power Member

Boas.
    O problema não é do menu.lst do GRUB, mas sim da MBR (não é a mesma coisa :)). E já agora, no screenshot que puseste, mostras um exemplo que está comentado no menu.lst e não as entradas reais. Essas entradas são só a título de exemplo, estando as verdadeiras mais abaixo.
    Adiante... esse problema deve-se ao facto da MBR do disco ter sido (provavelmente) modificada pelo Windows 7 quando mudaste a letra da partição. O Windows 7 mexeu onde não devia, tendo em conta que era o GRUB que estava a controlar a MBR e não o bootloader do Windows.

Tens várias soluções para o teu problema:
    - reinstalas o Linux normalmente, re-instalando o GRUB na MBR novamente;
    - simplesmente re-instalas o GRUB na MBR. Vê isto para te guiares se fores por esta via.
    - arrancas com um CD do Windows, fazes Reparar, entras na consola de reparação e escreves fixmbr. Esta solução mete-te o Windows a arrancar outra vez, mas ficas sem poder arrancar o linux.

Boa sorte. ;)

8. DarkVenger

DarkVenger Power Member

Parece ser a mais simples e simpática ;)

Partilhar esta Página