[mistério resolvido]Placa gráfica queima e não queima...

muddymind

1st Folding then Sex
Boas!

Epa, este meu portátil asus g1s só me fecunda... não é que ele tinha queimado a placa gráfica na semana passada e agora deu em funcionar precisamente antes de o mandar para a garantia? :confused:

Tipo... voltei a por o disco de origem e fui por la o windows para eles lá na garantia não se queixarem... como volta e meia ficava com a imagem totalmente corrompida eu liguei um monitor externo ao tatil e assim qnd a coisa ficava demasiado intragável mudava de saida e lá dava para continuar (embora aparecessem mts artefactos a coisa dava para avançar na instalação).

Quando tou mesmo a chegar ao fim da instalação fico parvo a olhar que a gráfica começou a comportar-se de forma decente :eek: Epá, liguei o aero, corri apps 3d pesadas e sei lá mais o quê e ela papa tudo na boa sem mostrar um único artefacto :S fónix... que faço agora? Epa, ela levou uma semana sem funcionar decentemente e daqui a 3 meses acaba a garantia e não tou para arriscar porque ele já mostrou que não está a 100% :005:
 
Hmmm... isso parecia problema de software, drivers e tal. Faz uns testes à placa gráfica com SiSoft Sandra. Aquilo "stressa" os componentes. Se tiver alguma fragilidade aperceber-te-ás.
 
Hmmm... isso parecia problema de software, drivers e tal. Faz uns testes à placa gráfica com SiSoft Sandra. Aquilo "stressa" os componentes. Se tiver alguma fragilidade aperceber-te-ás.

Drivers? a aparecerem artefactos no POST e na BIOS passado uns segundos? :rolleyes: nessa altura nem disco rígido tinha no portátil quanto mais drivers :P

Mesmo durante a instalação do windows aquilo estava tudo marado... e só mesmo no final é que ficou bom :P
 
Drivers? a aparecerem artefactos no POST e na BIOS passado uns segundos? :rolleyes: nessa altura nem disco rígido tinha no portátil quanto mais drivers :P

Mesmo durante a instalação do windows aquilo estava tudo marado... e só mesmo no final é que ficou bom :P

No 1º post não referiste nada disso. Falaste em "instalação" mas não consegui perceber de quê. Continuo a achar que não perdes nada em fazer o teste.
 
No 1º post não referiste nada disso. Falaste em "instalação" mas não consegui perceber de quê. Continuo a achar que não perdes nada em fazer o teste.

Por isso eu disse q ela tinha queimado :P testes de stress já eu estou a fazer a ver se isto queima de uma vez por todas... agora tou a correr o cliente de folding por gpu que é o que mais me aquece a gráfica...

Epa... estou capaz de fazer sei lá o quê aquele portátil >(
 
Por isso eu disse q ela tinha queimado :P testes de stress já eu estou a fazer a ver se isto queima de uma vez por todas... agora tou a correr o cliente de folding por gpu que é o que mais me aquece a gráfica...

Epa... estou capaz de fazer sei lá o quê aquele portátil >(

Se utilizasses o BOINC manager aconselhava-te o projecto SETI@Home para aquecer o GPU.

Edit: esquece, não sei se a GeForce 8600M GT já usa o processamento CUDA.
 
Última edição:
A minha sugestão é, quando artefactar na BIOS, tirares uma foto e colocares algo na foto que identifique o portátil como sendo teu (um boneco, rato USB, um papel com certa palavra e levares-lhes o papel, <usar a imaginação>).

Fora isso, só mesmo correndo Furmark, ATITool, etc, para provocar mais desgaste.

Tive uma 8600GT (PCI-E, não era de portátil) que a certa altura era só quadrados na BIOS, às vezes já nem era detectada e a mboard apitava. Da loja disseram-me que não tinham detectado problema nenhum (:eek:). Estranho, porque eu via artefactos mínimos - triângulos - nos jogos; pode ser que te aconteça o mesmo e possas mostrar mal funcionamento assim.
 
Pois... a questão é que agora não consigo apanhar nenhum mal-funcionamento :(

Vê só o cúmulo da situação: há uns meses atrás deixei de foldar com aquela gráfica porq devido ao aquecimento (mesmo com uma base de arrefecimento boa da zalman) estava sempre a ter EUE's... Agora mesmo sem base de arrefecimento e já de tar quase 24h a foldar com temperaturas da ordem dos 96-97ºC ainda não tive nenhum EUE e ainda nem me apareceu artefactos em cenas 3d.... Sinceramente já não sei o que fazer mas pelos vistos por enquanto é para esquecer mandar isto para a garantia :(
 
Desisto... mesmo com um overclock potente (core:650MHz shaders:1250MHz e mem:800MHz) no crysis aumentou 4fps no benchmark GPU e mesmo após 2h a temp não passou dos 97ºC e nem um artefacto :( Epá, é que nem antes conseguia ter estes clocks estáveis com base de refrigeração e agora aguenta tudo sem base :eek: Alguma coisa de muito errado se passou aqui....

EDIT: A única coisa que me passa pela cabeça é que por algum motivo o contacto com o dissipador não estava a 100% e por alguma razão foi ao lugar mas mesmo assim é muito estranho porque as temps agora não são assim tão diferentes das que tinha antes...
 
Última edição:
Mete o portátil a torrar... mas mete-o de lado, em cima da lateral... se a solda estiver lixada e com o aquecimento, pode ser que o die do gpu descole. É uma ideia doida, mas pode funcionar :D
 
Mete o portátil a torrar... mas mete-o de lado, em cima da lateral... se a solda estiver lixada e com o aquecimento, pode ser que o die do gpu descole. É uma ideia doida, mas pode funcionar :D

Epá! és um génio :-D Ao colocar o portátil de lado a temperatura passou de 97ºC para os 110ºc e aqui estabilizou pois essa é a temperatura treshold de segurança do GPU onde começa a diminuir a velocidade :-D Epá... que faço agora? mando-o para a garantia e digo para o porem de lado? :D

Curiosamente agora anda mais fresca... onde antes andava nos 97ºC agora não passa dos 89ºC... fónix, é mesmo o dissipador que não está bem fixo...

EDIT: afinal não anda mais fresca... ficou foi com lock em clocks mais baixos que não é detectado pelo driver...
 
Última edição:
se fosse a ti deixava-o durante uma noite assim LOL (com folding) e depois é que o mandava para a garantia. assim de certeza que descola de certeza!
 
Envia para garantia sem medo, descreve que a placa deixou de funcionar várias vezes, exagera... se por acaso não detectarem nada devem trocar a gráfica na mesma e deves ficar com o portátil OK. Se no pior dos casos não trocarem a gráfica e não detectarem nada fica no histórico do teu portátil e torna-se mais fácil reclamar, caso volte a acontecer.
Mas o mais certo é trocarem-te a placa, tens é de exagerar um pco na descrição e sintomas do problema.
 
Hoje vou então telefonar para a asus para tratar do RMA...

Só não vou seguir o processo do Vaskz porque nisso podia resultar mais do que simplesmente queimar a gráfica e depois não sei se não me invalidavam a garantia :lol:
 
Eu tambem tenho um Asus G1S e volta e meia tambem me dá uns bluescreens quando tou a jogar (fora disto só me deu uma vez BSOD por causa de um update do Windows mal instalado). Essa forma de testar o die resulta mesmo? E é seguro em termos de garantia? É que realmente antes de começarem a sair as drivers maravilhosas que ligam a ventoinha mais cedo e mais rápido isto chegava aos cento e poucos graus quase 110ºC. Actualmente com uma Gemini da Akasa e os drivers mais recentes não passa dos 100ºC mas muito raramente está abaixo dos 70ºC o que não é propriamente bom para a bateria. Mas o problema maior é que estou na mesma situação do muddymind, a garantia já so tem 3 meses :S

Cumps
 
Problemas semelhantes

Bem pessoal, eu tenho o mesmo tipo de problema...tambem num asus (Z53S, uma maravilha tao maravilhosa que nem no próprio site da ASUS aparece pa sacar drivers de gráfica), também com uma 8600M mas neste caso a versão GS de 256MB.

Já instalei os drivers mais recentes, uns mais antigos que tinha num cd cá em casa, já fui sacar os drivers da gráfica do F3S (que supostamente é a mesma bodega), e nada. Continua a aparecer artefactos do nada em utilização normal (tipo navegar na net, ouvir musica, ver um filme no youtubiu...etc).
Depois dos artefactos normalmente crasha e reinicia, e dependendo da disposição do bicho aparecem mais artefactos lg no ecra de inicio (aquele que diz asus e tal), ou o ecra td riscado como se tivesse o ecra lixado.

Pah ja tou maluco com isto (também devo tar a uns 2 ou 3 meses do final da garantia...começo a achar que é crónico nos asus), já fiz de tudo, já usei registry cleaners e tudo...e continua na mesma...

Uma cena que também notei e uma mensagem a dizer que o controlador de visualização "nvlddmkm" deixou de funcionar e recuperou.

PS: também já eliminei a hipótese de ser a fita que liga ao ecra porque tentei a abrir e fechar o ecra ao máximo, abaná-lo, etc etc etc, e nada se altera, ou seja, se ta com o amoque das riscas e artefactos fica na mesma, e se ta a trabalhar bem, na mesma fica (a trabalhar bem claro).
 
Isso é a gráfica em sobre-aquecimento... Saca o GPU-Z e vê qual a temperatura que tá quando faz isso.

O mais certo é teres de o enviar para a garantia pois a gráfica tá a dar os últimos suspiros :o
 
Back
Topo