Misturar sinal de antena com fibra

dave123A

Membro
Boa tarde,

Seria possível misturar fibra do router (ONT) com o sinal da antena de telhado?
Já li vários threads sobre o assunto mas mesmo se melhorei a situação, não consegui resolve-la totalmente.
Pois como podem ver no esquema abaixo comprei um misturador de sinais com 2 entradas de 40-860 MHz que conectei a um repartidor que distribui o sinal por todos os sítios onde existe uma TV na casa.

Problema - só uma das TV e que consegui obter ambos os canais (RTP, SIC, TVI etc. da antena aparecem a partir do canal 800). Nas outras não consigo obter o mesmo resultado. Isto e, as TV são todas da LG e compradas entre 2018 e 2021.

Pretendo fazer isto porque instalei fibra da MEO em casa desde 10/21 e desde essa data já tive uma vez 4 dias sem fibra e outra 2.5 dias. Portanto para não ficar sem nada e visto que tenho a antena no telhado queria dar proveito para não ficar sem nenhum serviço. Tudo esta instalado num sótão, numa parte de difícil acesso e portanto inverter os cabos não e a melhor opção.

Penso que deve faltar alguma coisa neste esquema que possa distribuir melhor o sinal da antena.

Esquema
 
Misturar podes sempre, mas vais sempre precisar de imensos filtros, para nao teres frequencias sobrepostas.

É mais facil fazer uma extensao nos cabos e colocar o repartidor principal num sitio mais acessivel para fazer a troca quando necessário
 
misturas não é recomendado. separado sempre que possível. E que muitas vezes é esquecido é que, misturar o sinal que vem da fibra a uma antena, esta a criar fuga de sinal via a antena. fugas criam interferências e torna o sinal mais fraco, juntando o problema de frequencias sobrepostas. É mais problemas que benefícios

um esquema desnecessário porque falhas na fibra é muito raro. a melhor solução é manter o cabo da antena próximo da televisão, desligado e so o ligar a tv quando acontecer falha de fibra
 
Última edição:
No seguimento de algumas dicas já sugeridas.

Escolher um sitio acessível em que possas chegar com os 3 cabos coaxiais possivelmente acrescentados, antena, router, entrada instalação e podes por um switch manual para as urgências...
Tipo: TV cabo da antena Selector/SAT e CORD REF: TF071
 
Obrigado a todos pelas vossas respostas.

Contudo como disse isso não é a solução ideal. E aqui o caso não é bem de saber se da ou não para combinar, consegue-se porque funciona bem numa TV (tenho os 2 sinais) e com boa qualidade. Portanto a questão é mais porque não funciona nas outras também?

Verdade que o sinal de TDT também falha mas raras vezes. Aqui, moro numa aldeia, tenho sorte de já ter fibra porque se trata de um lugar muito turístico contudo ela vem encaminhada pelo meio do monte maioritariamente em postes de madeira portanto posso vos dizer que em caso de tempestade de vento ou de incendio e muito fácil ficar sem serviço nenhum durante vários dias.
 
Back
Topo