1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

MIT recomenda uso de software livre ao governo brasileiro

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por RavenMaster, 21 de Março de 2005. (Respostas: 3; Visualizações: 526)

  1. RavenMaster

    RavenMaster Power Member

    "O Instituto Tecnológico do Massachusetts aconselha o governo brasileiro a optar pela utilização de software livre, em vez de aceitar a oferta da Microsoft para equipar o milhão de computadores que serão vendidas este ano a preços especiais ao abrigo de um programa governamental.

    Numa carta citada pela Reuters, Walter Bender, director do Media Lab do MIT, escreve que o laboratório "aconselha o uso de software livre de alta qualidade, por oposição a versões menos fáceis de utilizar". "O software livre é mais atractivo em termos de custos e qualidade", acrescenta o mesmo responsável.

    A opinião do MIT foi solicitada no âmbito do programa PC Ligado, através do qual deverão este ano ser vendidos um milhão de PCs, parcialmente subsidiados pelo Estado. O programa visa aumentar a penetração dos PCs junto de famílias com rendimentos baixos ou médios.

    De acordo com a Reuters, para a iniciativa avançar falta apenas decidir que software irá equipar as máquinas a comercializar, uma opção que já foi adiada por várias vezes, por falta de consenso. Parte dos membros do governo consideram que o utilizador deveria ter hipótese de escolher o software, podendo optar entre software livre e gratuito ou software da Microsoft, que eventualmente conhecem melhor.

    De sublinhar que o programa da Microsoft que disponibiliza versões simplificadas do Windows para países com menos recursos é uma das hipóteses em cima da mesa. O governo liderado por Lula da Silva acompanha de forma atenta as alternativas à oferta de Microsoft e adoptou já a utilização de software livre em algumas áreas públicas. Em marcha no país está também o desenvolvimento de um novo sistema operativo, open source, apoiado pelo Governo. "

    link
     
  2. NoMercy

    NoMercy Power Member

    Pois, o Brasil está a apostar forte no OSS.
    O nosso PR tambem fez um "discurso" a favor do OSS, mas tenho a impressão que não vai dar em nada.
     
  3. blastarr

    blastarr Power Member

    Conhecem melhor o windows pq é pirata...lol
    Bora lá, deviam era dar pc's livres e dar uma distribuição de linux, depois ficava ao critério da pessoa instalar o linux ou o windows "XP", que no brasil tb é gratuito, na práctica...

    O nosso PR não distingue um windows do dashboard da xbox, para ele é tudo o mesmo... no, wait, é o mesmo. lolol
     
  4. NoMercy

    NoMercy Power Member

    @blastarr, tambem não tem que saber destinguir, desde que perceba que há alternativas e quais são as suas vantagens e desvantagens.
    Para saber destinguir essas coisas há os técnicos, consultores e os conselheiros/acessores
     

Partilhar esta Página