Mitico dilema, 5.1 vs 2.1

Am.Pyka

Power Member
Boas,

há algum tempo para cá tenho ideia de substituir as minhas colunas de 25W com 14 anos por umas novas. Desde então tenho procurado opiniões sobre qual sistema de som a adquirir e que me sirva durante tanto tempo quanto este xD.
As opiniões variam entre:

  1. comprar um bom sistema 5.1
  2. pegar em todo o dinheiro do 5.1 e comprar um sistema 2.1 muito melhor pelo mesmo dinheiro.
e são de facto opiniões que dão que pensar, acho que a questão aqui é.
Valerá a pena abdicar de alguma qualidade para ter mais 3 direcções de som?

Até agora experimentei durante toda a minha vida 2.1 o que me parece extremamente normal e experimentei algumas vezes 5.1, nomeadamente em hipermercados e em casas de colegas, realmente a sensação de "estar no meio do som" é incrível,
- até que ponto será incrível?
- e até que ponto vamos tirar proveito dessas capacidades? Já que os dvds originais são raros xD (embora haja pirataria com ac3...)

O que falei até agora está dentro do campo geral e acho que é uma duvida muito frequente.

No meu caso em particular tem mais condições, actualmente tenho um portátil com 2.1, investir numa placa usb 2.1 não é hipótese pois pretendo mudar de computador, comprar uma placa implicava reduzir o orçamento para as colunas e ai deixaria de ser vantagem comprar 5.1.
Ora, o computador que pretendo adquirir é um macbook, estes computadores têm saída óptica, já experimentei ligar a um sistema 5.1(com entrada óptica) e funciona na perfeição.
Experimentei nestas colunas:
http://www.*****.pt/img_upload/produtos_informatica/19269_3.jpg215€

Agradaram-me bastante, alem do modulo, comando, múltiplas entradas e a qualidade era muito boa. É tudo o que procuro num sistema de som, várias entradas, pelo menos uma óptica e outra de jack, e possibilidade de as comutar facilmente.

Se as adquirir vou ter de usar um sistema de som 2.1 nas colunas 5.1 até adquirir um mac o que não está assim para tão breve.

Volto à questão inicial, 5.1 ou 2.1?
 
5.1, por exemplo vês um filme no PC com uma 5.1 parece que estás no cinema, ouves musica de uma maneira diferente, etc...

Mas se tiveres interessado nessas Z5400, compra um boa placa de som ;)

Cumps
 
Eu tinha umas 6.1 mas fartei-me de andar com satelites e fios por todo o lado.

Agora tenho umas 2.1 que tocam muito bem.
 
eu estive varios anos com umas creative 5.1 e sem duvida o som envolvente que é criado é algo de espectacular principalmente em filmes, mas após varios tropeçoes nos fios e os satelites estarem sempre aos trambolhões (quarto pequeno) decidi comprar umas boas colunas 2.1
Depende do sitio onde as vais por e da utilização
 
eu vou instalar as colunas no meu escritório, que é grande e problemas com fios também não é problema, a questão era mesmo se valia a pena comprar 5.1...
 
eu vou instalar as colunas no meu escritório, que é grande e problemas com fios também não é problema, a questão era mesmo se valia a pena comprar 5.1...

Nesse caso acho que sim. Li na diagonal. Só tens neste momento saídas 2.1, e vais comprar um mac mas ainda não é para já... então no teu lugar (só a minha opinião claro) comprava 2.0 ou 2.1. (bom preço/qualidade). Quando comprares o mac, terás de certeza novos modelos, se quiseres investir num sistema melhor.

Consegues 2.1 ou até sem subwoofer interessantes:

Colunas Logitech Z-4e 2.1

2.0

Colunas Creative GigaWorks T20 2.0
 
Última edição:
Acho que nesso caso então vou optar por um sistema de som 2.1, acho que mesmo que comprasse umas colunas 5.1 depois não ia tomar total controlo sobre o seu potêncial, como disse o Blitzer_# se tivesse interessado nas Z5400 deveria comprar uma boa placa de som, e comprar uma placa de som não é opção... com uma boa placa de som as colunas têm uma melhor performance?
 
boas...

tenho umas logitech z-5400(5.1) e umas logitech x.230(2.1).
E uma placa de som hda x-plosion.

As x-230 comprei esta semana, e desde a um ano para ca, tenho as z-5400.
Diferencas...Lol, algumas, mais 3 canais(2 deles atras, o que te deixa no meio), + 268w rms, dd, dts, comando a distancia, ajuste de som do surround etc etc etc...

Comprei esta semana as x-230 nao por tar descontente com as z-5400(antes pelo contrario), mas porque para montar num pc, as colunas sao boas demais, dai ir colocar as z-5400 na sala, ligadas a tv, dvd, e brevemente ps3...

Para o escritorio, onde tenho o pc, nao estar com mais 3 colunas e mts fios, optei por as x-230, ainda pensei nas x-530, mas vi que para o pc, nao necessitava, ate porque quando estou no pc a jogar, uso mais é os phones...a minha maria é que usa as colunas.


Como alguem disse, se fores para as z.5400 aconselho a comprares uma boa placa de som.Para aproveita-las ao maximo.
Dps tens de ver quanto dinheiro estas disposto a gastar.
Dps tens de ver, aonde vais colocar as colunas.
E dps tens de ver, o espaço em que as vais colocar, se for num espaço pequeno, umas 5.1 acho que nao te vai valer a pena...como é o meu caso, que irei colocar o pc numa marquise a fazer de escritorio, para um espaço tao pequeno umas x-230 chegam e sobram....

fica bem
se tiveres mais duvidas xuta.
 
Pois, lá está, por enquanto só posso ligar colunas 2.1, com as z5400 teria de as usar como 2.1, mas mesmo quando tiver um mac este irá ter mais 3 canais via saída óptica (o que já requer umas colunas com entrada óptica), mas acho que nunca será nada parecido como ter uma placa de som.
Quais são as vantagens de ligar as colunas a uma boa placa de som?


nepice disse:
Dps tens de ver, aonde vais colocar as colunas.
Eu quero as colunas essencialmente para ouvir musica com boa qualidade, e puder também exagerar no volume sem ouvir distorção nem perder qualidade, ao mesmo tempo sou grande aficcionado por cinema e vejo montes de filmes e como é obvio podia tirar partido do 5.1. Raramente vejo televisão ou passo tempo na sala logo para mim o único sitio para umas z5400 era aqui neste escritório onde iriam ser bem usadas xD​


nepice disse:
Dps tens de ver quanto dinheiro estas disposto a gastar.
O dinheiro que eu estou disposto a gastar... se me dissessem que vale a pena as z5400 estaria disposto a juntar 215€ para as comprar alegremente... :D


nepice disse:
E dps tens de ver, o espaço em que as vais colocar, se for num espaço pequeno, umas 5.1 acho que nao te vai valer a pena...
Quanto ao espaço, o meu escritório tem +/- 3m*2m, eu estou orientado para a parte mais estreita, quanto a fios, furos na parede e instalação não era problema já que o meu pai e mesmo eu temos alguns dotes de electricista xD.​
 
1º, com uma placa de som dedicada, ganhas ainda mais qualidade, seja em que colunas forem. Recomendo hda x-plosion, tem ligacoes analogicas e digitais ate 7.1, logo tas logo salvaguardado para qualquer que seja as colunas que compres.

2º por um lado estas num sitio "pequeno"(recomendaria 2.1), por outro lado gostas de ver mts filmes (recomendaria 5.1), escolha dificil.

3º eu dei 233euros em dezembro pelas minhas z-5400 e cada vez gosto mais delas :p


Eu tambem optei por 2.1, devido ao espaço pequeno onde tenho o pc, e tambem pk nao vejo filmes no pc, so vejo na sala ou no quarto. No teu caso como ves mts filmes, secalhar recomendava-te umas 5.1, apenas devido a veres muitos filmes, so que secalhar vais ficar com uma grande potencia para um espaco pequeno, logo secalhar ate as x-540 ja te chegam e sobram...e têm qualidade e sem distorcao, ate as minhas pikenas x-230 se portam bem :)

Sendo assim, recomendo logitech X-540(+- 80euros) ou G51(+- 150euros) ou z5400(+- 225euros).
 
olha a minha opiniao é colunas 5.1, parece me uma melhor aposta, podes sempre comprar uma razer barracuda ac-1 e uns phones razer barracuda (sistema 5.1) muitissimo bom. especialmente para jogos
 
pois, a questão toda reside no facto de eu usar um laptop, segundo me dizem placas usb não são grande espingarda :S e não existem placas pci express para eu puder ligar :S...

não há mais nenhuma solução para eu ligar uma placa de som a este portátil pois não?
 
Vai existir a Creative X-Fi USB (já está disponível noutros países). Também tens a Creative X-Fi Xtreme Audio Notebook, mas tens que ter slot ExpressCard. Ou então podes optar por uma placa de som USB da Asus (julgo que não dá 5.1).
 
já disse isto noutro tópico mas aqui vai:

eu estou em duvida entre umas z2300 e umas z5400, tenho um vale de 130€ para gastar, para as z5400 tinha de acrescentar 100€ (já encontram-se a 200€ nalgumas lojas) mas não sei se compensa para mim visto que não tenho nenhuma placa de som especial (ainda por cima tenho portátil).
Também já vi dizer que mesmo para aproveitar as z2300 era preciso uma boa placa de som...
Tenho casa própria, vizinhos não se queixam :004:

Que acham que deva fazer?
 
já disse isto noutro tópico mas aqui vai:

eu estou em duvida entre umas z2300 e umas z5400, tenho um vale de 130€ para gastar, para as z5400 tinha de acrescentar 100€ (já encontram-se a 200€ nalgumas lojas) mas não sei se compensa para mim visto que não tenho nenhuma placa de som especial (ainda por cima tenho portátil).
Também já vi dizer que mesmo para aproveitar as z2300 era preciso uma boa placa de som...
Tenho casa própria, vizinhos não se queixam :004:

Que acham que deva fazer?

Eu ia para umas 2.1..cá em casa já passaram X-530 5.1, DTT2200 5.1 e agora há umas creative T7900 7.1,mas como só há portáteis o som não é nada de especial.
Param quem sabe o que são placas de som de jeito,sabe que essas creative usb e mesmo express card não passam dos chips mais baixos da gama..até a xfi express card não tem chip xfi...tem o chip da audigy SE ou lá que é....
Pra quem tem espaço em casa e uma placa de som (pci,ou pci express) jeitosinha acho até porreiro umas 5.1
 
Eu se fosse a ti comprava as 5.1 pk depois kd comprares o pc se for preciso ja n compras nenhumas (e sempre assim)

Tipo tu agora so tens saida 2.1 se meteres um Y de som ou ***** coisa do genero pra meteres as colunas tds a dar n faz mto mal enkanto n tens o mac, k assim ao menos sempre ouves pelas colunas tds agora tar so com 2.1 n vale a pena...

kd tiveres o mac como ja tens saida optica ja tens o surround como deve ser e com kalidade

E ao pessoal k tropeca nos fios e pk n se deu ao trabalho de meter os fios pelas paredes ou assim pra n estrovar :004:
 
Tipo tu agora so tens saida 2.1 se meteres um Y de som ou ***** coisa do genero pra meteres as colunas tds a dar n faz mto mal enkanto n tens o mac, k assim ao menos sempre ouves pelas colunas tds agora tar so com 2.1 n vale a pena...

kd tiveres o mac como ja tens saida optica ja tens o surround como deve ser e com kalidade

E ao pessoal k tropeca nos fios e pk n se deu ao trabalho de meter os fios pelas paredes ou assim pra n estrovar :004:

Pois,mas eu já estive a experimentar e as colunas têm a opção de distribuir o som 2.1 por todas as colunas....

A minha duvida era se mesmo assim com um mac eu iria tirar proveito das colunas como deve ser, ou seja, se o som ia ser razoavel ou se ia ser bom mesmo... pelo que vi tambem ainda não há placas de som externas para macs...
 
so se comprares placas externas USB, tens e k ver se tem drivers pra mac senao depois n te serve de nd
Pois, quando falo de 5.1 em mac estou a falar de ligar pela saída óptica e não por uma placa externa porque estive à procura e não encontrei nenhuma compatível com mac :S
 
Back
Topo