Isto agora é moda p2p...
"Ah os p2p e k sao fixes", "eu jogo p2p e tu f2p, es ganda noob"....
e dps vem a versão:
"Putz, pagar para jogar, ui meu deus nunca na vida deves tar parvo", "axo mas e k vou comprar mas e o modern warfare 2 para xbox, sem xbox live"
La por ser f2p/b2p n ker dizer sinonimo de mau, basta olhar para GW e DDO, e a decisao da SOE de fazer do DCUO B2P... É relativo, existem bons f2p como ate maus p2p que nem mereciam sequer ser jogados de graça e etcs...
A decisão entre f2p ou p2p não tem rigorosamente nada a ver com ser um bom produto ou não, muito menos com as palermices que acabaste de escrever...
Acontece é que os mmorpgs obrigam a servidores dedicados a cargo dos developers, obrigam a constantes updates de conteudos, obrigam a *****, etc... Todos esses custos têm de ser pagos pelo consumidor. Já pensaram uns segundos porque será que o MW2 não tem servers dedicados? Já pensaram porque o Bad Company 2 obriga a pagar à parte por servidores dedicados? E não estamos sequer a falar de mmorpgs...
Resumindo, num mmorpg o modelo B2P não se aplica porque não é viável!
Foi viável no GW porque não é um verdadeiro mmorpg, porque os content updates vinham sobre a forma de expansão "full price", e porque a assistencia ingame é da NCsoft (espero que percebam o que quero dizer com isso
). Não se enganem porque o GW2 não vai certamente ter esse modelo de pagamentos, quer queiram quer não...
Assim sendo resta a decisão entre F2P e P2P.
Num mmorpg de modelo "themepark" as cash shops/item malls adaptam-se bem porque neste tipo de mmorpgs o jogador é "conduzido" na sua forma de jogar, e isso facilita a criação das chamadas "trap features", caracteristicas do jogo que levam muitos jogadores a recorrer à cash shop para facilitar tarefas que seriam extremamente chatas e/ou ganhar vantagem sobre os restantes jogadores.
Já nos mmorpgs de modelo sandbox não é possível implementar as ditas cash shops porque o proprio conceito de sandbox implica que os developers têm pouca ou nenhuma interferencia no rumo que os jogadores escolhem para o seu char.
Desta forma, implementar uma cash shop ou acabava por influenciar as decisões dos jogadores destruindo toda a arquitectura sandbox, ou então seria uma loja tão superficial que não traria rendimento à empresa dona do jogo.
demonyakkiller, espero que leias isto com atenção e percebas de uma vez por todas as grandes diferenças entre um mmorpg themepark e um sandbox e a razão pela qual é impossível criar mmorpgs sandbox sem subscrição mensal.