tL0z Aqui vai,
não se pode dizer que o texto que segue seja um bom exemplo do meu poder de sintese
de qq modo...conforme referi neste thread
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=134076
Que eu tenha experimentado
* Kalonline :
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=77305 (free)
* Archlord :
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=127305 (Jogo pago sem mensalidade)
* GuildWars : (Jogo pago sem mensalidade)
Com vontade de experimentar
* 2moons: (a culpa é do Black neste thread) (closed beta free)
* Voyage Century :
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=129225 (free)
* Rappelz :
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=127388 (free)
* Silkroad :
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=79609 (free)
Apesar de excelente ao nível da história,graficos e jogabilidade o Guildwars nunca me prendeu devido ao facto de fora das cidades funcionar como foi dito como um RPG corporativo (apenas tu + a tua party).
Recomendo quer o Kalonline, quer o Archlord que estou a jogar agora e é bastante variado apesar das criticas mto baixas que recebeu em alguns sites. O facto de o jogo ser pago mesmo sem mensalidade sempre serve como algum filtro para o pessoal mais chato que existe sempre em todos os MMO....
Falando do que conheço ... ( Kalonline personagem lvl 60, Archlord personagem lvl 48, GW personagem lvl 14)
1) Numero de raças e classes
- Archrlord : 3 raças e 2 - 3 classes por raça
- Guild Wars (sem expansões): 6 profissões com possibilidade de seleccionar 1 profissão secundária
- Kalonline : 3 profissões com cada uma com duas profissões secundárias
Apesar de ser menos variado que o Guild Wars, o número de raças e profissões parece-me perfeitamente aceitável uma vez que apenas é possível criar um número limitado de personagens (Arch 3, GW 4? e Kal 3) e para se subir a um nível aceitável não é aconselhável andar sempre a mudar de personagem.
2) Quests limitadas apenas a um nível
- Archlord : Quests limitadas por níveis
- Guild Wars : Quests limitadas por regiões, algumas regiões apenas podem ser alcançadas após concluía a quests primaria
- Kalonline : Quests limitadas por níveis
A limitação por nível parece-me aceitável uma vez que evita que jogadores de lvl mais elevado façam todas as quests com 1 personagem low lvl de modo a subi-lo rapidamente. Dos 3 o GW é o que tem maior variedade de quests.
3) Boss’ss não fazem respwan
- Archlord : Bug que ainda continua por resolver, existem 2 ou 3 boss’s que gostam de desaparecer, e para os quais é necessário aguardar intervenção do GM. Apesar de ser chato não é obrigatório fazer logo as quests para evoluir, e em solo apenas é viável matar os boss (lvl 20+) se depois de teres a quest subires 5 a 10 lvls .
4) Armas desequilibradas
- Archlord : Não percebi o comentário da análise, normalmente as mobs dropam armas normais de lvl superior ao que podemos usar, todavia a probabilidade de termos um drop de uma boa arma de lvl superior (Unique ou Elite) é mais reduzida.
Os drops em gold a lvl elevado são mais de adequados.
- Guild Wars:
- Kalonline: Depois de lvl 50 a probabilidade de se ter um drop de 1 arma adequada para o teu lvl é mínima, estou a lvl 60 e estou a usar a mesma arma que comprei a lvl 53 e passar de 53 para 60 = 4 – 5 meses.
5) Penoso subir até lvl 35 (montadas)
- Archlord: Subir até lvl 35 é alcançável provavelmente em 1 ou 2 meses máximo ( um jogador high lvl começa provavelmente entre os 55 e os 60). Neste momento o máximo alcançável é 75 devido à inexistência de monstros de lvl superior, o limite máximo é de 99. Há quem faça lvl 30 em 2 ou 3 dias, tem é de conhecer bem o jogo.
- Guild Wars: Limite máximo de 20, provavelmente alcançável em 1 – 2 meses (só cheguei a 14 não tenho a certeza).
- Kalonline: 30 alcançável em 1 ou 2 meses (mas à quem faça lvl 1 a lvl 30 num dia, ver posts do gendo neste forum quando abrir o novo servidor).
6) Skills que não aparecem no professor
- Archlord : Nunca me aconteceu mas já tem acontecido a alguns noobs irem para o NPC adquirir as skills e simplesmente não terem gold suficiente.
7) Mapa de Jogo
- Archlord : Grande e variado, cada raça começa num mundo completamente diferente e à medida de vai evoluindo tem quests nos restantes mundos. Existe uma área central onde se encontram as mobs mais elevadas lvl 43+ que é onde os jogadores de high lvl acabam por se encontrar. Todo o mapa é contínuo, sendo possível encontrar outros jogadores em qualquer ponto do jogo (cidades, dungeons, etc)
- Guild Wars : Enorme e variado, todavia fora das cidades não é possível encontrar jogadores fora da tua party uma vez cada party fica com a sua instância do jogo. Esta limitação (ou vantagem dependendo das perspectivas) é a principal razão pela qual acabei por não jogar mais GW.
- Kalonline: Grande e mais ou menos variado. Mapa contínuo.
8) Gráficos
- Archlord : Bons e variados, próximos do GW nos níveis de detalhe mais elevados.
- GW : Os melhores dos 3, algumas das paisagens estão excelentes
- Kalonline: Gráficos médios
9) Som
Não consigo comentar, posso dizer que normalmente desligo rapidamente a musica e som de dos jogos, que são todas normalmente chatas e repetitivas.
Em conclusão (na minha opinião):
Apesar de ter chegado a lvl 48 no Kalonline sem sequer ter grande participação em nenhuma guild, parece-me que o ponto principal para nos divertimos é ter um grupo porreiro, preferencialmente ligados via Teanspeak ou outro sistema de voz de modo a ir evoluindo no jogo em conjunto.
- Guildwars : Foi o primeiro MMORPG que comprei, na primeira vez que joguei apenas cheguei a lvl 8 (terminei o Searing que é quando o jogo realmente começa), mas ai experimentei o Kalonline e fiquei por lá +- 1 ano ( com visitas pouco frequentes ao GW quando o Kal estava em manutenção). Voltei depois para evoluir um personagem diferente de lvl 1 a 14 enquanto tive companhia de alguns amigos, mas acabou por não me prender outra vez.
- Kalonline: Apesar de não ter os melhores gráficos, é um jogo que acaba por prender mto, o maior problema é mesmo os ataques dos hackers ( duplicadores de items, 1 hits hacks, hacks a contas de administração, etc) que baralham a economia com alguma regularidade, e a completa ausência de GM’s online.
- Archlord: Depois de chegar a lvl 60 no kalonline (de lvl 60 para 61 demora aproximadamente 3-4 meses ) com probabilidade de drops mínimas ( acho que agora depois do utlimo update estão melhores). Foi a procura de um novo MMORPG com os seguintes pressupostos
1) Sem mensalidades
2) Sem ser em servidores privados
Como na altura o Archlord tinha acabado de mudar para free to play e existia um free trial de 7 dias experimentei e gostei, como alguns dos membros da minha guild no Kalonline também andavam a experimentar o Archlord acabámos por aderir.
Na minha opinião, e ao contrário da analise referida, parece-me que a razão pela qual o Archlord passou a free to play foi o facto de a Codemasters ter
o Lord of the Rings Online em fase de final de testes, tendo à partida um factor de atracção mto superior (mas com mensalidades). Pessoalmente acho que os 49€ (que podiam ser menos se tivesse comprado online) foram bem empregues considerando que comprei as versão originais (collectors edition) do NeverwinterNights 2 e do Oblivion e acabei por não jogar mais de 1 semana com nenhum deles (mas estão bem guardados para uma altura em que não tenha net
)
Na dúvida inscreveres-te no forum do Archlord e pede uma key de trial que pode ser que os GM's ou algum jogador te arranje (
http://www.codemasters.com/forum/forumdisplay.php?f=538)