MMO MMORPG, o base está no content PVE

Irxson

Power Member
O que mais procuro num mmo, é a história e o PvE obviamente fazendo isso na companhia de parceiros de jogo, é por isso que adorava Diablo 2, tinha uma boa história e fazíamos a mesma na companhia de parceiros enquanto procurando equipamento para fortalecer a equipa.

Para mim o mmo com o melhor PVE é sem duvida WoW, devido às muitas e variadas quests em que muitas delas são envolventes e necessitam do suporte dos aliados e os variados eventos dão outra vida ao jogo.
Não jogo wow, já joguei.
Actualmente jogo Guild Wars, mas é muito PvP oriented, e os events são fracos, o actual transmogrifier event é engraçado.

Mas não conheço mais nenhum jogo que seja tão envolvente como o WoW, pois é por isso que acho que o WoW é forte, o WoW consegue cativar os jogadores nos primeiros niveis dando uma sensação de poder durantes os mesmo, e dá objectivos ao longo dos niveis que quando atingidos nos despertam um sentimento de que conseguimos algo.
E depois de ter cativado muitos jogadores pelo PvE, foi gradualmente aumentando a fasquia do PVP atravez dos honor points, depois os battlegrounds e finalmente os arena battles.

O mais dificil actualmente em qualquer mmo é conseguir juntar uma party de jogadores fixa, odne estes jogam como uma equipa regularmente e conseguem a diversão que era suposto ser atingido quando se pensa em jogar on-line.
Os meus melhores momentos a jogar on-line foi quando conseguia juntar um grupo de amigos e jogarmos uns joguitos todos juntos, principalmente quando jogavamos os 4 na mesma equipa contra extranjeirada.

E na minha opinião o jogo que mais perto está disso é o WoW, não é À toa que consegue ter um numero tão grande de subscriptores activos.
Guild Wars é um excelente jogo mas peca pela falta da interactividade entre jogadores a nivel de PvE e de roleplaying, e as instanced areas são parte do problema, mas não na integra.

Liberdade de controlos, e formas de expressão são um grande turn-down, pois isso dá outra idea de estar dentro do jogo.

O PvP é importantissimo, pois apela aos competidores e hardcore players, mas o factor mais importante é sem duvida o PvE, que apela às massas, que eventualmente podem se tornar jogadores de PvP após a atração inicial realizada pelo PvE.

Este é o meu ponto de vista, perante a situação de muitos mmorpg que focam só na competição PVP.
Um exemplo é linage 2, que basicamente é só grind e PVP, mas os eventos que realizam no jogo deixam presas muitas pessoas, weddings, limited items, fishing contests, olimpiad, hierarquia in-game e eventos que só pdoem ser realizados por jogadores individuais.
Mas falha ao dificultar tanto a entrada de novos jogadores que não tenham conhecimentos no jogo.

Eu só falei destes mmropg porque são os que mais joguei.
 
O que mais procuro num mmo, é a história e o PvE obviamente fazendo isso na companhia de parceiros de jogo, é por isso que adorava Diablo 2, tinha uma boa história e fazíamos a mesma na companhia de parceiros enquanto procurando equipamento para fortalecer a equipa.

Para mim o mmo com o melhor PVE é sem duvida WoW, devido às muitas e variadas quests em que muitas delas são envolventes e necessitam do suporte dos aliados e os variados eventos dão outra vida ao jogo.
Não jogo wow, já joguei.
Actualmente jogo Guild Wars, mas é muito PvP oriented, e os events são fracos, o actual transmogrifier event é engraçado.

Mas não conheço mais nenhum jogo que seja tão envolvente como o WoW, pois é por isso que acho que o WoW é forte, o WoW consegue cativar os jogadores nos primeiros niveis dando uma sensação de poder durantes os mesmo, e dá objectivos ao longo dos niveis que quando atingidos nos despertam um sentimento de que conseguimos algo.
E depois de ter cativado muitos jogadores pelo PvE, foi gradualmente aumentando a fasquia do PVP atravez dos honor points, depois os battlegrounds e finalmente os arena battles.

O mais dificil actualmente em qualquer mmo é conseguir juntar uma party de jogadores fixa, odne estes jogam como uma equipa regularmente e conseguem a diversão que era suposto ser atingido quando se pensa em jogar on-line.
Os meus melhores momentos a jogar on-line foi quando conseguia juntar um grupo de amigos e jogarmos uns joguitos todos juntos, principalmente quando jogavamos os 4 na mesma equipa contra extranjeirada.

E na minha opinião o jogo que mais perto está disso é o WoW, não é À toa que consegue ter um numero tão grande de subscriptores activos.
Guild Wars é um excelente jogo mas peca pela falta da interactividade entre jogadores a nivel de PvE e de roleplaying, e as instanced areas são parte do problema, mas não na integra.

Liberdade de controlos, e formas de expressão são um grande turn-down, pois isso dá outra idea de estar dentro do jogo.

O PvP é importantissimo, pois apela aos competidores e hardcore players, mas o factor mais importante é sem duvida o PvE, que apela às massas, que eventualmente podem se tornar jogadores de PvP após a atração inicial realizada pelo PvE.

Este é o meu ponto de vista, perante a situação de muitos mmorpg que focam só na competição PVP.
Um exemplo é linage 2, que basicamente é só grind e PVP, mas os eventos que realizam no jogo deixam presas muitas pessoas, weddings, limited items, fishing contests, olimpiad, hierarquia in-game e eventos que só pdoem ser realizados por jogadores individuais.
Mas falha ao dificultar tanto a entrada de novos jogadores que não tenham conhecimentos no jogo.

Eu só falei destes mmropg porque são os que mais joguei.


Bom post. Mas apesar de pra muitas pessoas o WOW ser o jogo actual com melhor pve tenho de discordar contigo quando falas de comunidade.

A comunidade do WOW resume-se a guilds. Nada mais. Falo do WOW como falo de todos os novos mmo's. Jogos como ultima online, daoc ou ate mesmo o everquest tinham excelentes comunidades. E por excelente falo de interacção entre os jogadores, da mesma guild ou não.

Hoje em dia, salvo alguns nichos de jogadores, cada um anda na sua vida. Cada um ignora o outro. Como jogaste WOW dou-te um exemplo. Quantas vezes vês pessoas a fazer grupos, ir a um dungeon e no fim é um obrigado e vai cada um pra seu lado. Isto não é comunidade.

Falta qualquer coisa aos novos mmo's que os tornam especiais, que nos fazem sentir que conseguimos algo, que ofereçam mais aos jogadores do que uma simples corrida a ver quem chega mais rápido ao nível mais alto, que não nos faça jogar à volta de ganância. Enfim falta qualquer coisa...

Tenho saudades dos tempos de ultima online e daoc. No daoc havia sentimento de orgulho na nossa facção. As pessoas trabalhavam pra um objectivo comum. Agora se fazemos algo é pra proveito próprio.

Em parte a culpa disto é mesmo do WOW que abriu o mercado às massas e tornou os mmo's um negócio milionário. Agora os devs precoupam-se mais com gráficos, armaduras, tiros, bombas e murros nas trombas e não prestam muita atenção à comunidade e ao que hão de fazer para aproximar os jogadores e fazê-los trabalhar em conjunto para um objectivo comum. E essa é uma das razões pela qual estou ansioso pela saída do Warhammer online. Porque os objectivos do jogo não são comuns a uma guild mas a uma facção inteira onde todos ganham com as vitórias e todos pagam pelas derrotas. As minhas esperanças residem nesse jogo. Se ele falhar...tenho a sensação que os meus 10 anos de mmo's chegam ao fim :)
 
...Tenho saudades dos tempos de ultima online e daoc...:)

Concordo plenamente, desses dois só joguei ultima online, e é com cada nostalgia :D, até a interação de ***** e players era diferente, havia mais friendship e os playeres "conheçiam-se" apesar do abuso de ganking e pvp....

OldSchool :P
 
Estive a ler sobre LoTRO, e achei as features deliciosas!
Só não queria pagar ;(
Mas a promoção que estão a faezr está mesmo apetitosa... quem sabe se não saco trial e adiro à life-time membership xD
Tenho pena que o PvP seja fraco pelo que ouço, mas o PvE parece brutal, e parece-me um jogo bom para quem gosta de roleplaying.
 
Última edição:
Ultima online bons tempos ,apesar de eu ter jogado ragnarok durante muito mais tempo ai e qe era o pessoal entravamos aos molhes em masmorras matavamos bosses e depois ainda ia mos fazer uma festa á cidade,tiravamos screens.
Agora no que toca a un bom mmo concordo contigo quando disses qe un bom mmo tem qe ter um bom pve ,neste momento deixei o wow porqe os senhores da blizz tao a tentar converter o jogo para aqilo qe a maior parte do pessoal dos tempos de 60 detestava num jogo de PVP ,por exemplo a ultima vez qe jogei fui 14 vezes a mechanar e botanica e apenas chegei ao fim uma vez .(desculpem o portugues o meu teclado anda marado)
 
Exactamente, foi o que eu quis dizer com a blizzard vendeu-se... a História de Warcraft é brutal em muitos aspectos, amei os jogos até ao 3. Mas em WoW eles acabaram por mudar a historia de forma a adaptar-se ao estilo de jogo.
Um exemplo... o Death knight, ainda pouco se sabe sobre como vai realmente funcionar o death knight, mas primeiro desde sempre na lore de warcraft death knights são paladinos corrompidos pelo mal, deixam de usar o poder da luz e passam a utilizar a sombra e poderes necromanticos, sendo que tinham que possuir o poder da luz para existir a transação.
Agora, qualquer classe pode ser death knight, onde é que isso se encaixa na lore? Alem disso, fica-se com uma copia do character? que piada é que isso tem? ou se é death knight ou não se é... sinceramente isto desiludiu-me muito.

Pontos chave da lore modificados tambem me desiludiram... Tal como os eredar eram demonios mais poderosos que os nathrezin, e que quando os eredar se juntaram a sargeras escravizaram os nathrezin, os eredar nada tinham a haver com os draenei que tinham o aspecto dos lost ones como definitivo, e eram uma raça shamanica, honrada e primitiva como os orcs nada têm a haver com os draenei actuais.
Como é que se explica que os 2 Eredar mais podersoso ao serviço de sargeras sejam tão infinitamente poderosos já que eram meros mortais(na nova lore)?
Como é que se explica uma raid de kê 40? nem sei ao certo quantos são... derrotem um Eredar Warlock, muito menos um segundo no comando da legião... É virtualmente impossivel, nem que fossem 5000 mortais de Azeroth a lutar contra ele o venciam, do ponto de vista da lore claro... Os night elves sacrificaram a sua imortalidade para destruirem um dos Eredar Warlock numa armadilha que quase custou todo o universo.
 
È o que eu penso o wow está fugir ao mmo qe era no passado em que o pessoal sai da escola a correr a gritar VAMOS JOGARR WOW .Ate poko tempo cuando ainda jogava começei a pensar "ATAO MAS EU TOU AQI A PAGAR PARA ANDAR A FAZER Bgs e para aturar putos qe tem un 70 com galadiator e pensao qe sao os herois?" á e uma vez qeria ir a karazhan com uns gajos e eles disseram qe nao podia entrar porke nao tinha full epic ? e eu disselhes qe se eu tivesse full para é qe eu ia para kara?
 
Última edição:
È o que eu penso o wow está fugir ao mmo qe era no passado em que o pessoal sai da escola a correr a gritar VAMOS JOGARR WOW .Ate poko tempo cuando ainda jogava começei a pensar "ATAO MAS EU TOU AQI A PAGAR PARA ANDAR A FAZER Bgs e para aturar putos qe tem un 70 com galadiator e pensao qe sao os herois?" á e uma vez qeria ir a karazhan com uns gajos e eles disseram qe nao podia entrar porke nao tinha full epic ? e eu disselhes qe se eu tivesse full para é qe eu ia para kara?

O wow acabou com a TBC. Excelente jogo sem dúvida pre-tbc. Quanto ao Wotlk desculpem-me mas não me convence. Quando o trailer da blizzard nos fala em mais 10 niveis, 1 hero class, 1 profissão, 1 novo continente, e depois continua a lista com novos penteados, novas mounts...enfim é muito pouco conteúdo e muito parecido com a TBC.

Mais 10 niveis lol. Já não basta termos de evoluir 70, agora há mais 10. Até dá vontade de evoluir uma nova personagem do 1 (not). Tanta coisa que se pode fazer pra evoluir personagens sem ser implementando niveis e eles pimba + 10.

Uma hero class boa! Pralem do que já foi dito sobre o lore dos Death Knights, agora também vamos ver DK em todo o lado. Espectáculo, 1 hero class acessivel a todos fácilmente.

Ahhh esqueci-me, acho que agora dá pra destruir edificios em pvp. Boa! Será isto a blizzard a tentar tirar ideias ao Warhammer? Já só falta porem as public quests e chamarem-lhe rvr.

Depois é aquela gente que esta com tier 6 que vai ter de os por na gaveta porque os crits de 5000 que fazem já só servem pra matar galinhas. E lá vamos andar nós todos iguais outra vez mas com cores diferentes, porque é assim que a Blizzard introduz novas armaduras.

Novas facções? Yeah!!! Grinda fest outra vez. Bora fazer o novo dungeon 70 vezes pra podermos la ir em modo heroic mais 50 vezes até ter a armadura que preciso? Bora!

Enfim, a melhor coisa que a blizzard fazia era anular a TBC e ao invés de lhe dar continuação com WOTLK, deveria seguir outro caminho. Uma nova expansão mas como se fosse logo a seguir ao WOW normal e desta vez fazer as coisas bem.

A blizzard está a dormir à sombra do seu sucesso. Lembro-me que toda a gente dizia que nunca iria aparecer um mmo que destronasse o Everquest, e olhem no que deu. A blizzard se não se cuida perde o mercado do WOW, ai perde perde.

Mas se calhar eles até nem estão muito preocupados porque ainda têm o universo Starcraft. Mas se aquelas carolas só conseguem pensar em expansões destas pro WOW nem quero imaginar como será um starcraft mmo.
 
Estás a ir ao encontro do que já foi dito, e obviamente que concordo.

Estou a fazer o download de LoTRO, para tentar a trial... tudo que leio do jogo parece agradar, jogo guild wars mas detesto o facto de estar a fazer quests e ter a certeza que mais ninguem vai aparecer pelo caminho, isso corta um bocado a ficção do jogo, era muito melhor como no diablo 2, punha-se jogo publico e entra quem quiser.
Sei que são jogos diferentes, mas instanced avdenturing é má onda, já que guild wars até tem um PvE interessante, pelo que dizem vão fazer um persistent world em GW2, espero ansiosamente.
 
O wow acabou com a TBC. Excelente jogo sem dúvida pre-tbc. Quanto ao Wotlk desculpem-me mas não me convence. Quando o trailer da blizzard nos fala em mais 10 niveis, 1 hero class, 1 profissão, 1 novo continente, e depois continua a lista com novos penteados, novas mounts...enfim é muito pouco conteúdo e muito parecido com a TBC.

Mais 10 niveis lol. Já não basta termos de evoluir 70, agora há mais 10. Até dá vontade de evoluir uma nova personagem do 1 (not). Tanta coisa que se pode fazer pra evoluir personagens sem ser implementando niveis e eles pimba + 10.

Uma hero class boa! Pralem do que já foi dito sobre o lore dos Death Knights, agora também vamos ver DK em todo o lado. Espectáculo, 1 hero class acessivel a todos fácilmente.

Depois é aquela gente que esta com tier 6 que vai ter de os por na gaveta porque os crits de 5000 que fazem já só servem pra matar galinhas. E lá vamos andar nós todos iguais outra vez mas com cores diferentes, porque é assim que a Blizzard introduz novas armaduras.

Novas facções? Yeah!!! Grinda fest outra vez. Bora fazer o novo dungeon 70 vezes pra podermos la ir em modo heroic mais 50 vezes até ter a armadura que preciso? Bora!


Pre-TBC ou tinhas sortem em ter uma boa guild, ou então eras 1 zé ninguem.
Agora tens badges, etc, etc, etc dá pa teres melhor equipamento e tal.

Ter que evoluir mais 10 niveis é bom imo, assim vais explorando novas zonas, quests, vendo novos mobs. Eu gosto de levelar por isso é que tenho já uns poucos 70's, recordar Azeroth é sempre bom.

Quanto ao DK concordo um bocado contigo, fiquei desiludido. Para mim Heroic Class: class poderosa. Claro que assim não tava balanced em relação às outras mas fazia mais sentido ser "heroic". Agora todas as raças o podem ter e ainda por cima pode-se desbloquear tendo 1 nivel 55. Devia ser uma questline a lvl80, isso sim era lindo. Agora vai haver DK's a pontapés, como houve BE e Draeneis.

Em relação à gear ser substituida por greens em Northrend, eu penso que é bom, pois assim vai ser um começar de novo para todos, assim os que não tiveram oportunidade de limpar o conteudo todo de TBC, também têm oportunidade de evoluir. De qualquer forma quem tem t6 ou SWP gear, so deve substituir lá pa nivel 78 ou 80, por isso vai ter um leveling mais facilitado.

Grindar...qual é a piada de teres items de graça? Tipo arena. Items que obtens através de algum esforço tem muito mais gozo. Se X item dropasse sempre na 1º run que fizesses a uma instance, assim nunca mais ninguem la ia. Depois querias grupo para essa instance com uma alt tua, ficavas a ver navios.
 
Pre-TBC ou tinhas sortem em ter uma boa guild, ou então eras 1 zé ninguem.
Agora tens badges, etc, etc, etc dá pa teres melhor equipamento e tal.

Ter que evoluir mais 10 niveis é bom imo, assim vais explorando novas zonas, quests, vendo novos mobs. Eu gosto de levelar por isso é que tenho já uns poucos 70's, recordar Azeroth é sempre bom.

Quanto ao DK concordo um bocado contigo, fiquei desiludido. Para mim Heroic Class: class poderosa. Claro que assim não tava balanced em relação às outras mas fazia mais sentido ser "heroic". Agora todas as raças o podem ter e ainda por cima pode-se desbloquear tendo 1 nivel 55. Devia ser uma questline a lvl80, isso sim era lindo. Agora vai haver DK's a pontapés, como houve BE e Draeneis.

Em relação à gear ser substituida por greens em Northrend, eu penso que é bom, pois assim vai ser um começar de novo para todos, assim os que não tiveram oportunidade de limpar o conteudo todo de TBC, também têm oportunidade de evoluir. De qualquer forma quem tem t6 ou SWP gear, so deve substituir lá pa nivel 78 ou 80, por isso vai ter um leveling mais facilitado.

Grindar...qual é a piada de teres items de graça? Tipo arena. Items que obtens através de algum esforço tem muito mais gozo. Se X item dropasse sempre na 1º run que fizesses a uma instance, assim nunca mais ninguem la ia. Depois querias grupo para essa instance com uma alt tua, ficavas a ver navios.

Quando era lvl 60. Tinha um lock com full tier 2. Ao nivel 64/65 esse gear estava obsuleto. Dizes que é um começar de novo pra todos? Vai dar ao mesmo. Torna-se frustrante pra quem andou a trabalhar pra ter gear bom e os outros que na TBC não conseguiram limpar o seu conteúdo também não o vão fazer no WOTLK.

Existem outras maneiras de ter as coisas sem ser preciso um grind fest. Os badges são uma maneira. Mas é parvo ter de fazer um dungeon n sei quantas vezes só pra poder desbloquear o modo heroic pra ir lá não sei mais quantas vezes. Depois há outra coisa ainda. Num dungeon onde nem sequer está uma determinada classe, quantas não são as vezes que cai gear pra uma das classes que não está presente. É parvo. Já não basta o ter de la ir vezes sem conta quando ainda dropam items que não servem pra ninguém da party.

Quanto aos +10 niveis. Eu também gosto de quests e de pve. Mas o que é de mais é demais. Epá ponham quests que façam evoluir a personagem de outra maneira. Como os atributos por exemplo. Eles é que são os que fazem o jogo. Deviam ter mais imaginação pra fazer as coisas. Os niveis resultaram até aqui mas já existe muita gente farta de andar sempre a ter de evoluir a personagem. E eles deviam olhar um bocado pra isso e mudar o esquema. Se se esforçassem um bocadinho arranjavam alternativas.

Eu não sei à quanto tempo jogas WOW, mas uma coisa é certo, 3 anos depois o WOW tornou-se MUITO aborrecido e muito por culpa da TBC.
 
Quando era lvl 60. Tinha um lock com full tier 2. Ao nivel 64/65 esse gear estava obsuleto. Dizes que é um começar de novo pra todos? Vai dar ao mesmo. Torna-se frustrante pra quem andou a trabalhar pra ter gear bom e os outros que na TBC não conseguiram limpar o seu conteúdo também não o vão fazer no WOTLK.

Também tinha mage com t2, e mal atravessei o dark portal, mentalizei-me logo que ia trocar a gear por greens caso fosse melhor. pre-TBC já era.

Quando chegas-te a 70 não foi um começar de novo para todos? Todos com greens e 1 ou 2 azuis.


Existem outras maneiras de ter as coisas sem ser preciso um grind fest. Os badges são uma maneira. Mas é parvo ter de fazer um dungeon n sei quantas vezes só pra poder desbloquear o modo heroic pra ir lá não sei mais quantas vezes. Depois há outra coisa ainda. Num dungeon onde nem sequer está uma determinada classe, quantas não são as vezes que cai gear pra uma das classes que não está presente. É parvo. Já não basta o ter de la ir vezes sem conta quando ainda dropam items que não servem pra ninguém da party.

Obter badges também é grind, tens de fazer instances vezes sem conta.
Agora desblquear Heroic mode tá tão facil, basta teres feito quests a levelar, e voilá.
Mgt já foi diferente, completar uma vez normal, e ficas apto a ir heroic.
Isso do loot tb concordo, deviam ser random mas contando ccom as classes presentes na party, não com toda a loot table.


Quanto aos +10 niveis. Eu também gosto de quests e de pve. Mas o que é de mais é demais. Epá ponham quests que façam evoluir a personagem de outra maneira. Como os atributos por exemplo.

Hmm, ao levelar ganhas mais atributos.

Eu não sei à quanto tempo jogas WOW, mas uma coisa é certo, 3 anos depois o WOW tornou-se MUITO aborrecido e muito por culpa da TBC.

Também jogo à 3 anos. Há dias que estou mais bored, há dias que me divirto muito....depende. Mas por enquanto vale a pena jogar.
 
É normal que um mmorpg ao fim de 3 anos canse não?

Não é :) O ultima online não me cansou ao fim de 5/6 anos nem o Daoc ao fim de 4 :) São jogos que infelizmente pus para trás por causa do WOW. Adorei os primeiros 2 anos de WOW mas infelizmente a burning crusade desiludiu-me imenso o que fez com que lentamente me começasse a fartar.
 
Quanto aos items desta vez não vão ser trocados tão rapidamente como foram na TBC... Na TBC houve uma stat muito importante alterada que foi a Stamina, daí os items da TBC terem bastantes mais stats com um itemlvl quase identico, coisa que na Wotlk não vai ser alterado nem nenhuma outra stat importante.

Evolva lembro-me perfeitamente da noxya (na altura já era o Absolutnox que jogava com a char) entrar em Karazhan com as bracers de T3 por exemplo, e serem realmente equivalentes ao que havia a 70...

Pah se bem que o jogo pre-tbc tinha realmente um "feel" mais épico, estavas bem mais dependente de uma boa guild ou então não fazias nada sem ser 5man para mais uns azulitos...

Apesar de achar que muita coisa pode ser melhorada no WoW é um jogo que ainda agora me divirto e é precisamente por isso que o jogo. No dia que deixar de achar divertido paro de jogar, há praí mais vida nas esplanadas com imperial e sol :P
 
Quanto aos items desta vez não vão ser trocados tão rapidamente como foram na TBC... Na TBC houve uma stat muito importante alterada que foi a Stamina, daí os items da TBC terem bastantes mais stats com um itemlvl quase identico, coisa que na Wotlk não vai ser alterado nem nenhuma outra stat importante.

Evolva lembro-me perfeitamente da noxya (na altura já era o Absolutnox que jogava com a char) entrar em Karazhan com as bracers de T3 por exemplo, e serem realmente equivalentes ao que havia a 70...

Pah se bem que o jogo pre-tbc tinha realmente um "feel" mais épico, estavas bem mais dependente de uma boa guild ou então não fazias nada sem ser 5man para mais uns azulitos...

Apesar de achar que muita coisa pode ser melhorada no WoW é um jogo que ainda agora me divirto e é precisamente por isso que o jogo. No dia que deixar de achar divertido paro de jogar, há praí mais vida nas esplanadas com imperial e sol :P

Então mas na TBC continuas a estar dependente de uma boa guild. É tão fácil ir a karazan como o era ir a Zul'gurub. Não vejo diferenças. Mas se te quiseres aventurar em algo maior já precisas de uma guild "a sério". Na altura era BWL e AQ, hoje é Mount Hyjal e BT, continua tudo na mesma.

O facto de se continuar a jogar penso que seja mais por nostálgia que outra coisa. Muitos jogadores que conhecem o jogo de trás pra frente não deixam de jogar porque, pralem de na minha opinião ainda não haver uma verdadeira alternativa ao WOW (falo de mmo's modernos não de mmo's com 6 ou 7 anos), não há nenhum com a acessibilidade do WOW. Não nos podemos esquecer que os 10 milhões de jogadores (ou contas) que jogam, são na sua maioria pessoas que tocaram pela primeira vez num mmo quando este jogo saiu.
Muitos continuam lá porque têm lá os amigos, porque estabeleceram laços de amizade, etc.

Outra coisa que me aborrece no WOW mas que já me habituei é o facto de este jogo se basear em 90% gear e 10% skill (não são percentagens estudadas :P). Acho que vocês me entendem. Pralem do pvp do WOW deixar muito a desejar ainda está condicionado pelo facto de great gear = great pawn. Gostava de ver aquele guerreiro que ainda agora chegou a lvl70, cheio de verdes dar cabo daquele guerreiro que que tem s3, simplesmente porque controla melhor a sua personagem, mas isso é impossivel no wow. Por muito bem que se jogue a gear conta mais.

Enfim, existem muitas outras coisas que não estão bem. E apesar dos 10 milhões de jogadores, e de muita gente adorar este jogo, eu vejo a blizzard a fazer tudo menos resolver problemas que realmente importam. Eu trocava os novos penteados da WOTLK pela resolução do drop aleatório de items em raids. Já não peço que dropem sempre, mas quando droparem ao menos que sejam uteis pra alguém. E isto é apenas um exemplo. Trocava muitas mais coisas també,.
 
Back
Topo