MMO MMORPG Sem AUTO-ATAQUE!

Ze-dos-Trukes, há montes de tipos de combate nos jogos, sejam eles rpg, shooters ou qualquer vertente de mmos.
Auto-attack é a vertente usada na maioria dos mmorpgs, onde se inclui o WoW.

Quando referes que carregas em montes de botões no WoW estamos a falar de abilities (onde se incluem os spells), basicamente estamos a falar de tudo o que frequentemente aparece na hotbar dos mmos. Isso não tem nada a ver com o "auto-attack".

O auto-attack refere-se ao controlo que tens sobre o combate normal do teu char.
Basicamente na maioria dos mmorpgs apenas controlas as abilities (hotbar) e o movimento do char (WASD ou mouse), enquanto que os swings das armas (ou tiros num mmofps) sao controlados automaticamente e "presos" a um alvo pre-selecionado (soft-lock). Da mesma forma não tens qualquer controlo sobre os dodges e blocks, muito menos tens features mais avançadas tipo roll e outras. Algumas destas features existem no WoW e na maioria dos mmorpgs, mas são passivas, i.e. o único controlo que tens é no momento em que escolhes as stats que equipas, mas no combate propriamente dito tudo se processa de forma automática.

Um pouco já a sair do auto-attack mas ainda relacionado com o combate temos pelo menos mais 2 conceitos importantes de conhecer. Para tornar isso claro vou dar como exemplo um FPS clássico tipo Unreal Tournament. Neste jogo por exemplo tens um tipo de combate que é o exacto oposto do WoW, i.e. tens total controlo manual sobre o combate, mas não tens quaisquer abilities adicionais (a tal hotbar clássica dos mmorpgs).
Este jogo tem diversas diferenças tecnicas em termos de combate.
A primeira e mais obvia é ser um shooter, mas isso é facilmente substituível por spells ou espadas. No entanto há diferenças mais subtis muito importantes:
- A primeira e mais importante é o chamado "twitching", que basicamente é o oposto do "soft-lock". Quer isto dizer que não tens nenhum mecanismo de jogo que te "prenda" a um alvo pre-selecionado e por isso só há impacto quer de ataques quer "hotbar abilities" caso a tua "pontaria" seja certeira. Imagina a diferença como se em vez de usares rockets tele-guiados usasses rockets banais ;)
O "soft-lock" é uma tecnica muito frequente em mmog (mesmo mmofps) porque dininui consideravelmente a quantidade de informação a ser trocada server<->client e por isso reduz os requisitos do sistema e ligação, e por consequencia o lag e custos com servidores.
No entanto há vários níveis de tolerancia no "soft lock". Se reparares no WoW tambem tens o chamado line-of-sight (LOS) mas a margem de erro permitida ainda é bastante grande, à semelhança dos restantes mmorpgs fantasy. Nos mmofps e mmorpgs sci-fi (tipo TR) essa tolerancia do "soft-lock" é reduzida ao mínimo para manter algum realismo no combate tipo shooter.
- A segunda grande diferença é o sistema de "hitboxes" que a maioria deve conhecer.
Basicamente este sistema quer dizer que cada char/mob é dividido em várias zonas de impacto tornando possível uma diferenciação nos resultados dos impactos nas diferentes zonas. É por exemplo possível causar um "headshot", ou um "leg shot" e por aí fora.
Isto é interessante pois pode dar muito mais realismo e conferir muito mais interesse e dificuldade aos combates, mas à semelhança do "twitching" tem um pesado impacto nos pacotes de dados server<->client e por isso é complicado e custoso de implementar num ambiente mmo.

Penso que esclarecido isto já começa a ficar mais obvio porque é que tanta gente fica céptica quando vê mmos a anunciarem features como "hitbox" ou "twitching" sem recurso a "heavy instancing", i.e aplicadem em mundos totalmente abertos (seamless) como o do WoW.

No entanto e voltando ao tópico, o que o OP prentende é um mmorpg sem auto-attack. Ele não pede "hitboxes" nem "twitching", pede apenas que lhe deêm o controlo manual sobre as diversas funções do combate, como os swings das armas, o dodge, o block, etc.
Isso não é um pedido estranho e em nada invalida que ele tambem queira ter em simultaneo uma hotbar cheia de abilities/spells.
Há jogos que oferecem isso total ou parcialmente, como o Metin2, o Dungeons & Dragons Online, o AoC, o Darkfall, entre diversos híbridos de mmo(rpg/fps).

É perfeitamente aceitável que vário pessoal partilhe as tuas necessidades e gostos Ze-dos-Trukes, e que se sintam por isso totalmente satisfeitos apenas com as abilities que têm na hotbar e com a movimentação do char, dispensando controlos de combate manuais adicionais.
Mas há que compreender que há tambem bastante pessoal a quem essa limitação conduz a uma sensação de repetitividade levando a monotonia e aborrecimento (onde eu me incluo).
...E afinal de contas passamos mais de metade do tempo em combates, por isso não é assim tão estranho que haja tanto pessoal com um maior nível de exigências no que toca ao controlo do combate ;)

É preciso mais variedade nos mmos, e por isso mesmo é que cada vez se vêm mais mmorpgs a irem buscar elementos de combate a jogos de acção e shooters (Tabula Rasa, EVE, Darkfall, Mortal Online, Earthrise, Fallen Earth, entre outros), bem como mmofps a integrarem cada vez mais elementos RPG como classes e/ou skills, quests, crafting, factions, entre outros como é o caso do Planetside, Neocron, Face of Mankind, CrimeCraft, Global Agenda, APB, Stargate Worlds, The Agency, Jumpgate, Perpetuum, etc... ;)

PS: peço desculpa pelo wall-of-text mas penso que era necessário para tornar mais claro as grandes diferenças que existem nos modelos de combate dos mmos.
 
Apenas os melees e range melee no wow têm auto-attack!
:rolleyes:
E por mim até podia nem lá estar.. não interessa para a mecânica do jogo!
A mecânica é feita com abbilities que vais executando.

Cada um escolhe o que gosta mais de jogar como é obvio...
Já o ter ou não auto-attack, para mim já não é tão obvio a que nível isso se torna repetitivo pelo que referi acima.
 
Última edição:
Apenas os melees e range melee no wow têm auto-attack!
:rolleyes:
E por mim até podia nem lá estar.. não interessa para a mecânica do jogo!
A mecânica é feita com abbilities que vais executando.

Cada um escolhe o que gosta mais de jogar como é obvio...
Já o ter ou não auto-attack, para mim já não é tão obvio a que nível isso se torna repetitivo pelo que referi acima.

Eu conheço bem o WoW, joguei-o bastante tempo e a todos os níveis ;)

Embora os casters no WoW não usem melee tambem podiam se quisessem (white dmg). Todas as classes permitem isso, mas claro que a jogabilidade do WoW gira apenas à volta do uso de abilities, e por isso é que não te está a ser tão simples perceber o conceito de auto-attack...
No entanto, sejam ranged abilities/spells sejam close combat abilities todas elas são automáticas, i.e defines um target selecionando-o com o rato na UI, clicando directamente no proprio alvo, ou usando o TAB e depois aplicas a ability da hotbar que quiseres e tudo se processa de forma automática.
No entanto não tens controlo sobre o swing da arma em closed range, nem do aim no caso de ser uma ranged ability ou heal, limitas-te a selecionar o target, activar a ability e a movimentar o char ou saltar. Não tens controlo sobre o block nem sobre o dodge nem nada mais que interfira no combate, e isso seja melee ou caster (sim, os ranged/casters/healers tambem têm essas features, sao é calculadas em combate de forma automática resultado em evades/misses).

A "mecânica é feita com abbilities que vais executando" como referes, em nada invalida que alguns jogadores desejem ter mais controlo sobre o combate dos chars em vez de ser totalmente auto, e isso aplica-se sejam ranged ou close attacks.
Para referir um jogo que muitos conhecem, no AoC tens um pouco mais de controlo no combate.
Os weapon-swings sao semi-auto, mas tens total controlo manual sobre blocks, dodges e sprints, e isso mesmo nos casters e healers, a unica diferença é que os casters não usam melee combos.

Como disseste chega-te bem o controlo do movimento e "hotbar abilities", mas isso a mim e outros é insuficiente para nos manter motivados por muito tempo porque se torna muito repetitivo, como se comprova facilmente pela facilidade de usar macros e programar bots.
São gostos e níveis de exigência diferentes, mas isso não invalida que a técnica usada no WoW e tantos outros mmorpgs se apelide de "auto attack", e não, não está limitada às melee classes.
Recomendo-te que experimentes outro tipo de mmos, pois nada melhor que a experiencia pessoal para se perceber bem as diferenças.
E atenção que em lado nenhum digo que um sistema é melhor ou pior que o outro, apenas que há sistemas bem diferentes destinados a jogadores com requisitos diferentes.
 
Back
Topo