Depois de vários anos a jogar a maior parte dos mmorpgs que eram lançados no mercado acabei mesmo por largar o género, e a razão é precisamente aquela que apontas danielpt94: os mmorpgs acabam por consumir muito tempo aos jogadores.
Já experimentei todos aqueles que aqui foram referidos, e a verdade é que todos eles acabam por consumir bastante tempo ao jogador.
O problema deste tipo de jogos é precisamente aquilo que os caracteriza que é o constante progresso do teu avatar/character.
Sem bom progresso do personagem um mmorpg torna-se num jogo banal e desinteressante, mas é esse mesmo progresso que nos leva a dedicar mais horas ao jogo do que as desejáveis.
O que acontece é que a vontade de evoluir o personagem, seja por ganho de experiência seja através de "endgame", acaba sempre por viciar o jogador e desta forma acabas por dedicar ao jogo todo o tempo que poderes, e não o que tinhas inicialmente planeado.
Por exemplo, é muito complicado jogares um mmorpg ao mesmo tempo que outro jogo qualquer, pois o mais provável é que o mmorpg te vá monopolizar todo esse tempo.
Claro que isso não é necessáriamente mau, pois acabas por poupar muitos euros noutros jogos ou hobbies
Mas voltando ao tema em questão, por experiencia propria, de todos os mmorpgs aqui referidos o que mais se adequa aos requisitos que apresentas é o Ryzom.
É um jogo totalmente casual em que tens sempre qualquer coisa para fazer e evoluir sem necessitar nenhum compromisso, e como é f2p torna-o ainda mais apelativo.
Como ponto negativo apenas a incerteza de por quanto tempo ficará online, e se se manterá f2p ou não.