MMORPGs imersivos?

Eu fartei-me depressa de WoW, ao contrario de UO que juguei durante anos.
Quem nao conhece Ultima Online (UO) este é um jogo medieval, que se pode fazer quase de tudo, como por exemplo

com uma faca/espada podermos tirar madeira de uma arvore e fazer uma fogueira
matar um porco, estripalo e fazer bifes, na tal fogueira
com os ingredientes certos poderes fazer varios tipos de bolos
poderes deixar um objecto no enquanto nao o consegues acartar (peso) e voltar quando tiveres mais leve
fazeres a tua propria roupa e pintares como queres quando queres
comprar uma casa e lá viveres, com os teus sacos, caixas e baús xeios de tralha
é um mundo!

é antigo e é 2D, eu considero-o como o pai dos MMORGPs.
No UO podes optar por nao seguir a componentes "matar" para seres bem sucedido, alias, normalmente é mais rico com um blacksmither/alchimist/tailor/etc que com um fighter/archer/mage/etc que passe o dia todo a matar bixos e que gasta ligaduras, potions, armadura.
Quando se mata alguem no UO, pode-se pilhar tudo o que ele tiver no corpo, e até arrancar-lhe a cabeça e fazer bifes do corpo dele, o que te faz respeitar mt mais o outro player, pq sabes se matares alguem influente e com guild, ao pilhares tudo armor/roupa/dinheiro/reagentes, podes mt bem nao voltar a sair da cidade enquanto ele se lembrar do que lhe fizeste.
Num dia podes perder 1 semana de trabalho (alguem te matar e pilhar tudo) ou ganhares 1 mês, ao matares alguem e seres tu a roubar.
O termo "à pernas pra que te quero" existe no UO e é usado diariamente lol.
Por sua vez, para matar os tempos mortos, podes mt bem minar e vender o metal mais raro a um bom blacksmither, ou matar bixos, juntar carne e pele e fazer roupa/carne/armaduras, o teu char precisa de comer pra ser mais eficaz, WC na idade média nao se usava, logo nao ah necessidade dessas coisas eskisitas :P nao há wispers à sim cristais de comunicaçao que teem charges, ou seja, é tudo muito RPG.

Tou praqui com este palavriado todo, pq tenho mta saudades deste joguito, e é por isso que se por um lado WoW é mais instant action, por outro é menos imersivo.

Com isto quero dizer, que se para uns o WoW é a 7º maravilha do mundo, para quem já segue os MMORPGs à algum tempo, fica um bocado desiludido. (nao quero ser rude com esta afirmação)

aqui vai umas pics
ultimao33.jpg

alguem foi condenado à morte, lol
rare.jpg

nada como matar tempo na taverna
ultimaonline_big.jpg

Onyxia ? :P
 
Última edição:
A meu ver o WOW permite essa tal imersão que têm falado, embora reconheça que há certas features que podiam ajudar, tal como guild housing e outras que já foram mencionadas previamente.

Não sei se já testaram as realms Roleplay, mas do que vi por lá parece-me que a maioria do pessoal está nessa "onda".
Já agora aproveito para divulgar aqui a lista de Community Events.
 
Por isso é que o WOW é considerado um RPG de acção, com uma faixa etária média dos jogadores bem mais baixa do que a de outros RPGs como o EQ ou o UO e que muitos jogadores estão a abandonar, porque embora tenha muita diversão para dar, esta esgota-se muito rapidamente - caso o jogasse, aposto como me fartava em menos de um mês. No Guild Wars o meu interesse durou umas 2 semanas. Duvido que daqui a 5 anos os jogadores de hoje ainda joguem WOW.
Deram o que o povo pedia? Talvez. Mas o tipo de MMORPG que procuro não é, como já disse, um jogo para o "povo". É para quem aprecia um verdadeiro RPG.

Bem não sei qual é a faixa etária que falas, mas é incrivel como o WOW é jogado por ppl de todas as idades!! Posso-te dizer que a média de idades na minha guild que são só Tugas, anda nos 21anos, e o mais novo que já lá vi tem 14 e o mais velho tem 39....
 
re:

HUmm o UO é um dos pais dos MMORPG, o primeiro foi o NWN, que mais tarde acabaram por ir noutra vertente.

Mas o UO é sem duvida um bom jogo mmorpg :)
 
O NWN era suposto ser um MMORPG?

Quanto ao Ultima Online é realmente um jogo bastante bom. Muita liberdade e podes fazer de tudo um pouco como o Favas já tinha dito.
 
Muitos como eu talvez jogam WoW neste momento á espera das propostas mais aliciantes sairem, no meu caso o Vanguard e para outros talvez o Warhammer(porque penso que proporcionam algo mais desafiante a nivel de PvE no caso do Vanguard e PvP no caso do Warhammer), o WoW como dizem proporciona muita coisa mas não se sobressai em nenhuma, embora tenha muitos jogadores ultimamente tem-me parecido vir a perder muitos jogadores, podem escarrapachar aí os gráficos que quiserem a verdade é que as guilds de high end têm vindo a ter dificuldades em ter gente suficiente online cada vez mais, a maioria dos jogadores que desiste são aqueles que já andam no High End á algum tempo (eu próprio ja fiz vários breaks), isto porque o High End do wow não é nada de especial, o pvp idem, chegar a rank 14 não é uma questão de skill é uma questão de ter tempo para aquilo, e mesmo o próprio pvp nem é complicado. Para muita gente o WoW é um jogo viciante não discordo, mas há outro tipo de jogadores que procuram outra coisa, eu sou um jogador que gosta deste tipo de jogos devido aos Raids e gosto de quando estou a subir de nível groupar com pessoal porreiro e ir aprendendo, no wow podes chegar sozinho a nível 60 e até é mais rápido que andar em grupo, tal como muita gente devido a isso chega a nível 60 sem saber jogar em grupo mas acha que sabe jogar, já para não falar da mentalidade do average joe do wow que bom isso nem vale apena comentar. No everquest era frequente encontrar mulheres a jogar e não tinham quaisquer problemas(elas de qualquer maneira se jogam muito jogam muito bem também na sua grande maioria), no wow as que conheço basicamente tentam esconder que o são.
Como o Gandalf referiu a guild dele na sua media são jogadores com 30 anos e vinham do EQ, no WoW a média seguramente deve estar situada nos 18 ou algo do género, no EQ a média eram precisamente os 30, era um ambiente de jogo muito melhor quanto a mim e proporcionava muito mais divertimento, um gajo no WoW até tem medo de ir para Pickup Groups porque vai calhar com o Leetxptokillyou que é um bronco do caraças. Mas também a idade não é desculpa para tudo claro, tanto os há maus como bons mas no wow infelizmente pelo menos no servidor por onde ando parecem mais maus que bons :), a nível geral devo dizer que a comunidade do wow deixa muito a desejar e isso também conta quando uma pessoa joga.
De qualquer maneira penso que o WoW será o MMoRPG mais rentável durante MUITO tempo, agora o melhor tenho a certeza que não o é mas isso é apenas a minha opinião como é claro, e já o outro o dizia opiniões qualquer idiota as tem e a minha vale o que vale :) .
 
Concordo com alguns pontos que consideraste na tua opinião, mas descordo d outros.
E um deles quero de facto dizer que descordo absolutamente. Sei que já jogaste mt o WOW, mas n sei como podes dizer que ha poucas mulheres a jogar, ou k jogam mal... Podes ter tido azar na realm, mas eu discordo absolutamente, no meu realm(Khadgar - PVE) há mts mulheres a jogar, n vou atirar nenhum numero para o ar, mas vejo mesmo mts mulheres, e sinceramente não jogam nem melhor nem pior que os homens, ha as que jogam bem e as k jogam mal... Até posso dizer mais... A guild master da melhor guild do realm é uma mulher!!!
 
Última edição:
acho que o que ele quis dizer era que as mulheres que jogavam nao revelavam que eram mulheres para nao as chatearem ... e não me custa a acreditar.

quanto ao ambiente do jogo acho que tem mais a ver com a quantidade massiva de pessoas que o jogo tem que outra coisa, mas realmente é um ambiente extremamente infantil fora das guilds ... alias basta e ver os forums do jogo para uma pessoa se arrepiar nesse aspecto.

quanto ao high-end do jogo, concordo inteiramente com o Moonstone é simplesmente horrivel eu que ja diz desde a onyxia ao atum sei perfeitamente que é um farming puro e simples desde as instances ditas high-end ao pvp (eu acho ridiculo uma pessoa ter de tirar duas semanas so a jogar para chegar ao rank 14) e depois o pior na minha openiao logas a meio da manha ou tarde antes ou depois dos raids e que tens para fazer ? farmar guita ? farmar gold ? que bom -.-'

para não falar das pessoas que por motivos pessoais ou profissionais nao tem disponiblidade de tar em casa as 6 ou 7 da tarde e por consequencia dificilmente consegue raidar ...

mas o wow ta para durar pelo simples facto não haver concorrencia a altura, e os grandes concorrentes ainda tarem a bastante tempo de distancia, portanto a blizzard tem grande margem de manobra.
 
Ora bem, RPGs grandes e (por vezes) complexos temos obviamente os MMORPGs. Ora, eu gostava mesmo de me meter a sério no mundo dos MMORPGs mas simplesmente não encontro um que seja suficientemente imersivo/realista, com um estilo de jogo mais lento e que permita "viver" no mundo em vez de andar simplesmente a fazer quests umas atrás das outras e que não obrigue a recorrer ao combate a toda a hora.

EVE Online?

Em comparação ao WoW (classificando este como teletubies) é:
---Realista (mercado por exemplo)
---Fdd (perde a tua nave e o teu coração saltate do peito quando pensares no dinheiro e tempo que perdeste!)
---É lento é (para completares todas as skills do jogo acho que demorarias 3 anos... ou eram 30? Portanto tens que te especializar)
---Não precisas de andar sempre à pancada pois os jogadores mais ricos do jogo (MESMO MUITO RICOS) não lutam, yup, em vez disso sentam-se no banco e vêm o dinheiro jurrar devido ao seu monopólio lol!
---Viver? Pois não sei... há events, há história sim, mas nada de grande. O maior evento (k m marcou msm mt) foi um feito por jogadores. Agora que falas nisso, todos os jogadores que "fizeram" o evento foram banidos :lol: (Destruíram centenas de naves e respectivas capsulas de fuga num sistema considerado "máxima segurança"). Foi a chacina de Yulai.:x2:
 
Última edição:
Bem não me está a apetecer fazer quotes, mas vou dar a minha opinião sobre as replys que têm sido dadas.

Quem disse que era demais tantas opções de customização das casas e barcos, porque ias passar mais tempo a fazê-lo do que realmente a jogar: só fazes quiseres, é essa liberdade que acho positiva, podes lixar completamente na decoração da casa e mandar tudo para baús. Mas o facto de te dar essa opção é sem dúvida positivo.

Em relação ao WOW, a faixa etária é de facto inferior à do Everquest e Ultima Online. Falo apenas pelo que tenho lido e pelo que me dizem (aliás como foi confirmado por mais do que um utilizadores deste fórum): a comunidade do WOW é, no geral, das piores e mais imaturas de todos os RPGs. Isto porque o estilo de jogo apela mais facilmente aos mais novos.

O EVE parece realmente interessante, mas eu perfiro largamente ambientes de fantasia a ambientes futuristas (apenas uma questão de gosto).

Para concluir reforço que é a liberdade e imersão que foi falada tanto em relação ao Everquest como ao Ultima Online que procuro e espero encontrar no Vanguard.
 
Xknight só uma correcção, eu não disse que as mulhes que jogam jogam mal, antes pelo contrário, as que dedicam mais tempo na sua grande maioria jogam bastante bem. Era só isto para depois não me interpretarem mal. Até acredito que haja muitas que joguem mas é como Sparrow disse, muitas delas tentam não o revelar talvez, conheço uma que deixou inclusive de jogar na alliance num servidor e foi jogar para a horde nesse mesmo servidor porque ao saberem que era mulher ela passou a receber tells que pronto no mínimo eram extremamente incomodativos e eram inclusive tells de pessoal de pessoal da guild dela....
E sim Xknight tens razão também pelo que sei os realms PvE são muito melhores a nível de ambiente pelo que soube, também fui parar a um dos piores na minha opinião (o burning blade e agora tou no grim batol), se soubesse o que sei hoje nunca tinha ido para um realm PvP isso é certo mas agora é tarde para mudar :(
 
A minha guild no Quel'thelas é substancialmente grande, tem mais que 150 Membros. O GM é uma mulher! :P E há mais mulheres na guild. As médias de idade estão acima dos 22 anos.
 
Pois, Moonstone, o ambiente pelo Khadgar é bacano, inclusivé a minha namorada joga neste mm server com a minda conta, ja tem uma Druida-horde nivel 30 e felizmente nunca teve problemas desse genero, nem nunca se recusaram a integrá-la num grupo nem nda...
De facto é pena que essas maravilhas aconteçam... :(
Mas bem em 6milhões decerteza que ha alguma gente parva... lol
 
Mas esperem, estão a falar de mulheres (char no jogo) ou mulheres (na vida real) é que muita gente joga como mulher... mesmo sendo homem ou sou só eu que curto ?
 
Moralez disse:
epah... perdoem-me a expressão mas... Get a Life!

bem isso poderá ser a tua opinião... ter um jogo que a unica coisa que tenho apra fazer e andar a bater em mobs ou players.. bem.. já lá vai o tempo.

já nem falo em tree quests, sequencias de quests que a medida que as vais fazendo vao desbloqueando novas quests. Mas simplesmente quests... ir procurar/buscar qq coisa, etc... algo para alem do basico seek and destroy, alias... nem seek há nesta altura...

Estamos numa altura em que as pessoas so olham para os gráficos e nada mais, ou seja se um jogo exigir que um jogador tenha de tomar atenção e perder algum tempo a pensar já é muito complicado.
 
sike disse:
Mas esperem, estão a falar de mulheres (char no jogo) ou mulheres (na vida real) é que muita gente joga como mulher... mesmo sendo homem ou sou só eu que curto ?

:-D :-D Estava-mos mm a falar de mulheres na vida real... lol
Ainda n experimentei essa vertente do jogo... até é capaz de ter as suas vantagens, axo k es mm tu k curtes! ;)
 
PHaRGoTH disse:
bem isso poderá ser a tua opinião... ter um jogo que a unica coisa que tenho apra fazer e andar a bater em mobs ou players.. bem.. já lá vai o tempo.

já nem falo em tree quests, sequencias de quests que a medida que as vais fazendo vao desbloqueando novas quests. Mas simplesmente quests... ir procurar/buscar qq coisa, etc... algo para alem do basico seek and destroy, alias... nem seek há nesta altura...

Estamos numa altura em que as pessoas so olham para os gráficos e nada mais, ou seja se um jogo exigir que um jogador tenha de tomar atenção e perder algum tempo a pensar já é muito complicado.


Chain Quests? Seek and Destroy? For god sake, já jogaste WOW? Desde quando o WOW não tem esse tipo de quests/objectivos?


E Sike, não és só tu que joga com Female Chars. :P

Mas sim, o(a) leader da minha guild é uma rapariga (na vida real).
 
Bem, tenho que concordar, que termos a opção de podermos fazer outras coisas que apenas matar e matar era bastante bom.

E eu joguei wow e achei excelente, muito bom mesmo. Mas tem esse pequeno detalhe que é não sobrar muito para se fazer para alem de matanças e as quests parecerem ser todas quests secundárias (não há um objectivo principal como no nwn ou outros do género). Conseguiram algo com as profissões, mas a repetição dessas profissões também ficava um pouco seca.

Claro que compreendo que deve ser algo dificil de se conseguir no mmorpg, por isso acho que no wow conseguiram ir bastante longe.

Atenção que não estou a dizer mal do wow, e que para quem gosta só de milho parece ideal, mas realmente a possibilidade de, quem quiser, poder fazer algo mais, parece-me uma falha.

A possibilidade de podermos ter casa e de a configurar parece-me muito bom. :)

Já agora, eu também prefiro jogar com personagens femininas, afinal, se vou passar umas oras a olhar para o rabo de uma personagem, pelo menos que seja mulher. ;)
 
Back
Topo