Mobility X1800, incompatibilidade com driver oficial

sl4ck

Power Member
Ao tentar "sacar" o driver oficial mais actualizado para a minha Mobility X1800 na pagina da AMD/ATI foi me pedido que "sacasse" e executasse um Utilitário que iria verificar a compatibilidade dos drivers com a placa grafica(Mobility x1800) do meu portatil(Fujitsu Siemens Amilo Xi 1546), ao executar esse utilitário, este da-me a seguinte mensagem:
atikw4.jpg


Agora pergunto-me eu a mim e gostaria que alguem que soubesse me repondesse:

Porque raio existe este aplicativo de verificação de compatibilidade, se a placa é ATI, porque não é compativel com os drivers oficiais?
Assim o utilizador fica limitado ao driver lançado pelo fabricante do portail, neste caso a fujitsu siemens.

Qual a forma de instalar o ultimo driver/catalyst oficial não ficando a depender do fabricante do portatil?
 
No meu Asus F3JA com Mobility Radeon X1600 isso também me aconteceu, e nao conseguia arranjar os drivers! Até que alguém aqui no forum postou o ficheiro de instalaçao dos drivers e eu saquei, instalei e até agora nao tive problemas nenhuns!

Tenta ver se consegues arranjar o ficheiro de instalaçao para a tua gráfica, pq bastante provavelmente nao terás problema! ;)
 
Mas que ficheiro tas a falar? Do fabricante do portatil?

Mas tambem gostava que me explicassem o porquê de os drivers oficiais ATI nao serem compativeis com a minha grafica/portatil
 
Pq a ATI só faz drivers para as placas portáteis de fabricantes que pedem para que o façam... ou seja os outros fabricantes para o qual a ATI permite o download são os que devem pagar algum lol :P

Deves te perguntar mas pq raio??? Pois... a ATI só deve fornecer uma versão inicial e depois conforme cada fabricante o pedir vai fazendo updates... atenção que isto tudo são suposições... mas que me parece logico... ;)

Mas sendo que o hardware é o mesmo sempre... se encontrares o ficheiro ele sempre vai funcionar :002:

Cumps,

PCC

EDIT:
Tens aqui: http://drivers.softpedia.com/get/GRAPHICS-BOARD/ATI/ATI-Mobility-Catalyst-611.shtml
 
Última edição:
No meu caso, o ficheiro de instalaçao que vinha no CD de drivers do fabricante é da versão 6.8 do Catalyst, e a versão que está no site da ATI é a versão 6.11, mais recente, portanto, do que a que tinha instalada quando comprei o portátil... Quando fui ao site da ATI/AMD para sacar a actualização para a versão 6.11 tive, tal como tu, que sacar um ficheiro que verifica a compatibilidade da versão (neste caso 6.11) com a minha placa gráfica, e caso seja compatível, consigo aceder ao ficheiro de instalaçao da 6.11 para o portatil.. Mas tal como a ti, deu-me que eram incompatíveis, até que alguém aqui no forum disponibilizou esse ficheiro ao qual eu nao tive acesso, e corri-o no portátil.. Instalou tudo direitinho e até agora ainda nao tive problemas e estou com a versão 6.11 do Catalyst! ;)

Espero que tenhas percebido... :P Cumps
 
Os drivers para gpus de desktop raramente são oficialmente suportados nos seus equivalentes de notebook. Já é assim desde os tempos da Geforce 2 Go portanto não percebo qual é o espanto.

Se queres actualizar os drivers, saca os que estão disponíveis no fabricante do portátil ou aplica um hack 3rd party, que podes encontrar em http://www.driverheaven.net/modtool/
 
há uns anos atrás tinha um problema semelhante com um portatil que tinha uma mobility radeon 9000. a solução era editar um ficheiro dos drivers para incluir a designação real da placa grafica na lista de placas suportadas, et voilá, já instalava e corria tudo direitinho :002:
 
há uns anos atrás tinha um problema semelhante com um portatil que tinha uma mobility radeon 9000. a solução era editar um ficheiro dos drivers para incluir a designação real da placa grafica na lista de placas suportadas, et voilá, já instalava e corria tudo direitinho :002:

Boas,

Tenho um Fujitsu Siemens Amilo D7830 e pretendo instalar os drivers actualizados para a Ati Radeon Mobility 9000 mas não consigo.

Alguém me sabe indicar qual é o ficheiro que é necessário editar para instalar os drivers actualizados para a Radeon 9000 ?

Obrigado,

Sat
 
Back
Topo