Mobo com PCI-EX 2.0

Avoid

Power Member
Boas pessoal!

Tal como tenho no "my system" possuo uma mobo P5B-Deluxe WIFI-AP, e queria comprar uma geforce 9800GTX, mas como a gráfica tem interface PCI-Express 2.0, será compatível com a mobo? Vale a pena trocar por uma mobo que tenha o PCI-Express 2.0? DDR2 ou DDR3?

Obrigado!
 
e que cpu me aconselham para valores até 60€? para fazer overclock
estava na ideia de um e2180, pelo que li é um excelente overclocker
 
obrigado pela vossa ajuda :Winkani:

e que me dizem de um Core 2 duo E5200 é um 2.5 e de construção de 45nm?

sabem de sites/foruns de venda de material usado?

Cumps
 
Tal como tenho no "my system" possuo uma mobo P5B-Deluxe WIFI-AP, e queria comprar uma geforce 9800GTX, mas como a gráfica tem interface PCI-Express 2.0, será compatível com a mobo? Vale a pena trocar por uma mobo que tenha o PCI-Express 2.0? DDR2 ou DDR3?
O PCIe 2.0 é retro-compatível com PCIe 1.0a. Pode haver uma ligeira perda de desempenho, mas geralmente é irrisória.

Se puderes, passa pelo Tom's Hardware, e vê esta e esta reviews, para veres a diferença de performance.

Sim; devias era mudar de CPU primeiro, pois esse Pentium D não te vai permitir usufruir do potencial gráfico da placa.
:x2::x2::x2:

e que me dizem de um Core 2 duo E5200 é um 2.5 e de construção de 45nm?
Acho que o E5200 ainda não está à venda. Mas é uma boa escolha, se o quiseres.

Pessoalmente, contudo, ainda continuo a preferir modelos pelo menos da série E6xxx, E7xxx e E8xxx, com clara preferência para as duas últimas, por causa de serem 45nm.

Agora, convém chamar a atenção para o facto de a P5B Deluxe não ter suporte nativo para 45nm. Precisas de ver primeiro se o CPU que queres é suportado, e actualizar a BIOS antes de o instalares.

sabem de sites/foruns de venda de material usado?
Hmmm, a Techzone... lol

Depois tens o eBay.com e o Miau.pt. Estes são mais de leilões, mas por vezes também têm vendas directas.

Cumps.

Miguel
 
Obrigado pelas respostas todas! :Winkani:

ainda assim apareceu-me um e2180 por 35€, se fizer oc penso que dará cerca de 3GHz ou até mais pelo que li, é melhor do que o meu pentium D a 4GHz, certo?

isto porque prefiro então aguardar que baixe o preço da série E8XXX.

tenho a mobo actualizada com a última actualização de bios.

que me dizem?

Obrigado pela paciência! :007:
 
Obrigado pelas respostas todas! :Winkani:

ainda assim apareceu-me um e2180 por 35€, se fizer oc penso que dará cerca de 3GHz ou até mais pelo que li, é melhor do que o meu pentium D a 4GHz, certo?

isto porque prefiro então aguardar que baixe o preço da série E8XXX.

tenho a mobo actualizada com a última actualização de bios.

que me dizem?

Obrigado pela paciência! :007:
arruma o teu pentium D no canto mesmo.

cumps.
 
ainda assim apareceu-me um e2180 por 35€, se fizer oc penso que dará cerca de 3GHz ou até mais pelo que li, é melhor do que o meu pentium D a 4GHz, certo?
Genericamente falando, e com excepção de alguns benchmarks (e um que outro programa) que tiram grande partido do pipeline gigante da arquitectura Netburst, qualquer CPU core-based a partir dos 2GHz deve ser melhor do que, se não todos, a grande maioria dos P4 e Pentium D. Se levarmos em conta o OC, então melhor ainda...

Que eu saiba, com excepção dos E5200 (que ainda não aparece no site de suporte) e do QX9770 (por causa do FSB a 1600MHz, embora com OC em princípio se chegue lá), a tua board aguenta com basicamente qualquer CPU socket 775 que lhe queiras meter, desde o Celeron D mais ranhoso da série 3xx até ao quad-core mais pujante baseado em Penryn. O que não é nada mau, as boards baseadas em chipsets das séries 3x e 4x deixaram de suportar Netburst de 533MHz (e algumas já nem sequer aceitam Netburst...).

arruma o teu pentium D no canto mesmo.
Eu fico com ele e até pago os portes de correio (ou o gasóleo, se morares em Braga ou em Chaves... lol). :P Tenho ali uma board a precisar de CPU, e como vai ser para substituir um P3-1000, qualquer coisa é melhor... .

Cumps.

Miguel
 
Última edição pelo moderador:
Acabei por não conseguir comprar o 2180, mas estive a brincar com o meu e consegui subir de 4GHz para 4.4GHz! :009:

notei muita diferença a nível de desempenho! as memórias é que não percebo porque não consigo pôr o rácio 1:1, está a 3:5...
 
Acabei por não conseguir comprar o 2180, mas estive a brincar com o meu e consegui subir de 4GHz para 4.4GHz! :009:

notei muita diferença a nível de desempenho! as memórias é que não percebo porque não consigo pôr o rácio 1:1, está a 3:5...
275MHz no FSB de um 940 não é nada mau! Sobretudo com o que esses bichos aquecem... (Btw, acho bem que estejas a usar um cooler decente, isso deve estar a produzir calor como o caraças...)

Entretanto, esse rácio é um bocado brutal para as memórias... estão a mais de 450MHz DDR, o que significa que estão a mais de 900MHz efectivos, o que pode ser um bocado puxado...

Tenta ir para algo tipo 4:5, se estiver diponível e não conseguires mesmo o 1:1. As memórias ficam mais lentas, mas podes conseguir usar timings mais apertados, o que geralmente é melhor em termos de performance (geralmente o software precisa de latências baixas, e não de largura de banda).

Cumps.

Miguel
 
Sim tenho um Tuniq Tower! :001:

já pus o racio a 4:5, mas estão a CL5, vou por a CL4 para ver a diferença
Quando comprei as mems pensei que aguentassem mais, se trocar por umas Team Elite ficarei melhor servido em termos de OC? Ou compensar-me-á mais trocar por umas PC8000 ou PC8500 ou PC 9200? visto que a board aguenta

Thank you pela paciência!
 
Sim tenho um Tuniq Tower! :001:
Óptimo. Assim o calor do processador fica um bocado mais controlado.

já pus o racio a 4:5, mas estão a CL5, vou por a CL4 para ver a diferença
És capaz de notar mais alguns FPS nos jogos, e/ou em cálculos intensivos que precisem de ir à memória muitas vezes.

Quando comprei as mems pensei que aguentassem mais, se trocar por umas Team Elite ficarei melhor servido em termos de OC? Ou compensar-me-á mais trocar por umas PC8000 ou PC8500 ou PC 9200? visto que a board aguenta

Thank you pela paciência!
Essas mems até se estão a portar bem... Se estavam a 900MHz em CL5, podes dar-te por muito satisfeito. Se alargasses para CL6 eras capaz de ir um bocadito mais longe.

Entretanto, não te esqueças que, uma vez que as memórias agora estão um bocado mais "folgadas", provavelmente és capaz de conseguir mais OC delas. Para voltarem a estar nos 900MHz vai demorar um pedaço. Se deixares os timings como estavam a 900MHz, tens (quase) a certeza que se continuam a aguentar até o FSB voltar a estar num nível onde o rácio as volte a pôr a 900MHz...

Quanto às memórias mais rápidas, não sei até que ponto poderão ajudar... Quase de certeza que vais chegar ao limite do 940 (muito provavelmente por causa do calor...) antes de precisares de memórias mais rápidas. Mas não tenho a certeza, tu é que tens de ver se o custo extra compensa...

Cumps.

Miguel
 
Back
Topo