MOBO, morta ou nem por isso?

Neojag

Power Member
Aqui há uns meses experimentei um conjunto de hardware que tinha guardado há uns tempos (eram componentes antigos do meu PC antes do último upgrade). Era uma board Epox com um já montado celeron 466 e 3 Dimms de SDram. Usei uma PSU Aopen de 235W que também tinha por aqui e montei tudo para ver se o hardware ainda estava funcional para construir um PCzito para me iniciar no linux. E foi aí que aconteceu o engraçado :P Liguei o sistema com a boa técnica da chave de fendas no sítio de power e deixei correr (todas as ventoinhas estavam a funcionar impecavelmente). 10 segundos depois a pasta térmica derreteu, escorreu para fora do core para cima do resto do processador, o dissipador estava impossível de tocar (não esquecer que isto foi num celeron 466 e uns 10 segundos depois de ligar o sistema) e uma maravilha qualquer na board deitou fumo :P Na altura não liguei muito e voltei a arrumar tudo (depois de fazer reset à bios e ver se o multiplicador e FSB estavam correctos para aquele processador).
Hoje não tinha nada que fazer e lembrei-me de dar uma vista de olhos à PSU. Liguei-a a seco com um clip e estive a ver a DDP nos conectores da mesma. Pelo que vi, não achei nada de muito estranho: os 5V do fio amarelo estavam a 5.5, os 3.3 estavam a 3.01 e os 12 estavam a 10.80 (PSU de altíssima qualidade eh? :P).

Agora, para quem teve a paciência de ler a porra deste drama inteiro, aqui vão umas perguntas :D
Estas diferenças no que a PSU deveria fornecer e no que realmente fornece podem ter fritado a board? (especialmente o +0.5V do fio amarelo)? Ou terá sido outra coisa qualquer? A board/processador ainda terão qualquer recuperação? O raio da coisa agora nem sequer apita, e é a mesma coisa de cada vez que a ligo: entre 5 e 10 segundos depois, a pasta térmica começa a derreter, o dissipador assa, e solta-se um cheiro a componente queimado :P

Confesso a minha total ignorância neste caso, e agradeço qualque resposta :D
 
Última edição:
Bom, não tenho resposta para o problema, mas tenho uma teoria: A mobo não gostou de ser substituída... Teve ciúmes, amuou e para se vingar finou-se! :P
 
A partir da BIOS não consigo, a placa gráfica não dá qualquer output, nem o monitor reage... Há alguma outra forma de o fazer com multímetro?

Sidewalker, suspeito que tenhas razão. Ou isso ou foram os gajos da inforlamego que fizeram ***** quando a desmontaram :P
 
Back
Topo