• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Mobo pifou. Hora de ir às compras.

Z3D

Power Member
...quando de repente fazes um reboot, a máquina nunca mais arranca e começam os "bip bip bippp" na motherboard....

Foi o que aconteceu hoje à minha querida Asus p8Z68-v gen3. Os sinais sonoros eram ela a queixar-se de falta de ram, mas a verdade é que tenho 4 dimms lá metidos (4x4=16gb) e testei um a um, de cada vez, e o resultado é o o mesmo: bip bip biiiip. Nem clear cmos resolve.

Portanto julgo que tenho de comprar uma motherboard nova. Mas, claro, sendo difícil de arranjar boards LGA1155, julgo ser melhor tratar já dum upgrade.
Assim cá vai:

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Queria não ultrapassar os 250€. 300€ se realmente for justificável. Compra, era para ontem!

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Componentes/Upgrade (acho curioso, pois como pode haver upgrade sem componentes?)

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming: 1080p, CS:GO e outros que conseguirem "rolar". Mas CSGO é 90% do tempo.
b) Edição video / imagem: encoding no handbreak, para reduzir tamanho de videos gravados na máquina.
c) Office / Navegação web / Filmes: sim


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Este PC (ou melhor, a motherboard), durou-me uns bons anos. Logo diria pelo menos 4 anos.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
CPU: i5 2500k
Mobo: Asus p8z68 "pifada"
GPU: GTX960 - quero aproveitar. Para já não há dinheiro para tudo.
Ram: 16 (4x4) Gb DDR3 (nao me lembro dos timimngs mas são umas gskill sniper "qq coisa")

Queria também aproveitar o cooler corsair H50, mas julgo que isso já seria pedir muito.... sinceramente não sei se há possibilidade ou nao.

6) Vais fazer Overclock?
Poderei fazer, mas não sou fanático por isso (já lá vai o tempo....)

7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)
Tanto faz

8) Vais pedir para montar o PC na loja?
Monto eu. Espero....

9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

Sinceramente, a minha maior dúvida neste momento (pelo que tenho lido) é.: intel vs amd.
Queria tb manter 16gb de ram. Já que tenho agora 16 ddr3, ir para menos que isso era um step-back (digo eu na minha ignorancia...)

10) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
Tenho tudo.

11) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Uso um card reader/usb 3.0/2.0 que está inserido numa slot para DVD e ligado internamente à motherboard. Queria aproveitar.

12) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Nope.

Muito obrigado!! Bem hajam!
 
Pode não ser a board, se tivesse entregado a alma ao criador nem piu o que não é o caso.

Às vezes cruza-mo-nos com alguém que nos ilumina o nosso caminho.
Neste caso foste tu Hugo. Obrigado!

É que depois de ler o teu post pensei "hmmm... sim, é possível que afinal...será?", e tirei todos os componentes (excepto o cpu) e fui colocando um a um.
COnclusão: os apitos (que relembro, eram código de ram nao detectada), foram provocados - note-se - pelo raio da placa wi-fi pci-e!!!
Desencaixei, soprei, voltei a encaixar e...voilá! acabaram-se os apitos!

Afinal era a porcaria da placa wifi mal encaixada :facepalm:
So much for diagonostic beeping heh??

De qualquer forma, já que estou numa de upgrade a questão mantém-se (embora com menos urgência, claro).

Que componentes (mobo, cpu, ram) seriam uma mais valia ao sistema que tenho?


Mais uma vez, muito obrigado Hugo! You are a saviour!
 
De nada e ainda bem que já resolves-te, é um stress quando acontece mas é tão bom quando descobrimos o que é e afinal era só uma placa mal encaixada.
 
Para manteres os 16gb de ram neste momento gastas uns 180€. Atendendo ao orçamento que deste penso que o melhor é tentares manter o que tens até já não dar mais
 
Para manteres os 16gb de ram neste momento gastas uns 180€. Atendendo ao orçamento que deste penso que o melhor é tentares manter o que tens até já não dar mais
 
Back
Topo