Artigo/Análise MoCA v. 2.5 Review

O TP-Link deve estar em modo AP e não router. Ou então coloca o da NOS em bridge e metes o TP-Link a gerir a rede como router (se der, não conheço os equipamentos atuais da NOS).

Na Vodafone eu não tenho possibilidade de bridge, portanto o router/ONT deles fica como a entrada da rede, o mesh funciona como AP e no fundo é só uma extensão da rede. Desliguei o WiFi do router da VDF e o mesh distribui o WiFi pela casa, mas neste momento só com wireless backhaul.

Não precisas de mesh para estender uma rede, mas se quiseres seamless roaming convém. Os Decos da TP-Link são excelentes nesse aspeto.

Eu quando disse duas redes não estava a ser correcto (falham-me os termos técnicos).

O router da NOS, ao qual tenho ligado o "emissor" moca, cobre-me uma parte da casa. No outo lado da casa tenho o "receptor" moca ao qual está ligado um TP Link Archer C6 que está em modo AP.

Portanto, na verdade tenho sempre o mesmo SSID da NOS pela casa toda e os dispositivos ligam-se ao sinal mais forte desse SSID.
Quando digo duas redes é nesse sentido. Os dispositivos ou estão ligados ao router NOS ou ao router TP Link e há quebras quando se desligam de um e se ligam ao outro. Não consigo ter só um router, não tenho alcance suficiente.

E, sim, o mesh se vier a comprar é mesmo para isso que referiste e que nem sabia o termo (Seamless roaming). Daí que para mim é mais um capricho do que outro coisa porque, na verdade, não é grande incómodo se uma videochamada ficar em hold uns segundos quando o telemóvel ou portátil se ligam ao outro router com sinal mais forte.

Quando digo duas redes é nesse sentido. Os dispositivos ou estão ligados ao router NOS ou ao router TP Link e há quebras quando se desligam de um e se ligam ao outro. Não consigo ter só um router, não tenho alcance suficiente.

Pois, o mesh resolve isto. Não tenho quebras no WiFi.

Instalação concluída com 2 goCoax, um na sala e um num dos quartos. Fiz a ligação direta entre estes dois cabos onde eles se cruzam com um conetor tipo F.

Depois foi só ligar os cabos coax de cada adaptador na parede. Na sala já tinha rosca da antiga instalação da NOS, mas no quarto tive de comprar um conetor destes.

Velocidades excelentes, com 1 Gbps contratado consigo 950 na sala e 900 no quarto. Antes tinha sorte ter 300 Mbps com backhaul de mesh Wi-Fi. O MoCA como serve de wired backhaul, as velocidades por wireless também aumentaram de 300 para 550-600 com dispositivos Wi-Fi 6 e 850 com WiFi 6E.

É estranho como esta tecnologia não é conhecida em Portugal quando os americanos andam a usar isto há décadas e inclusive há operadoras como a Verizon que usam MoCA e suportam isso nos routers. Quase todas as casas portuguesas tem coaxial nas paredes e isto resolveria muito dos problemas de cobertura, em vez de andaram com as tretas das powerlines (que nem 200 Mbps conseguem obter com uma boa instalação elétrica). As novas casas devem ter CAT6 pelas divisões principais todas mas para quem não pode ou não quer passar cabos novos, MoCA é a solução ideal.

Instalação concluída com 2 goCoax, um na sala e um num dos quartos. Fiz a ligação direta entre estes dois cabos onde eles se cruzam com um conetor tipo F.

Depois foi só ligar os cabos coax de cada adaptador na parede. Na sala já tinha rosca da antiga instalação da NOS, mas no quarto tive de comprar um conetor destes.

Velocidades excelentes, com 1 Gbps contratado consigo 950 na sala e 900 no quarto. Antes tinha sorte ter 300 Mbps com backhaul de mesh Wi-Fi. O MoCA como serve de wired backhaul, as velocidades por wireless também aumentaram de 300 para 550-600 com dispositivos Wi-Fi 6 e 850 com WiFi 6E.

É estranho como esta tecnologia não é conhecida em Portugal quando os americanos andam a usar isto há décadas e inclusive há operadoras como a Verizon que usam MoCA e suportam isso nos routers. Quase todas as casas portuguesas tem coaxial nas paredes e isto resolveria muito dos problemas de cobertura, em vez de andaram com as tretas das powerlines (que nem 200 Mbps conseguem obter com uma boa instalação elétrica). As novas casas devem ter CAT6 pelas divisões principais todas mas para quem não pode ou não quer passar cabos novos, MoCA é a solução ideal.

Excelente relato e muito animador, para mim, que estou a pensar mudar a NOS 200M HFC por 1Gb de fibra (ainda a decidir WOO ou DIGI). Conseguir 200M no outro lado da casa já tinha comprovado, mas estava na dúvida se quando passar para 1Gb irei conseguir. O teu relato dá-me boas indicações, ainda que cada instalação seja única.

E, sim, estou perplexo como é que isto é tão pouco divulgado. Eu não iria descobrir isto, nem este tópico, se o @MinisterOfSound não me tivesse alertado para esta tecnologia. Até há um mês e pouco não fazia ideia de que isto existia. Além de simples e eficiente, o preço não anda longe dos powerlines, com os quais sofri anos e anos de velocidades miseráveis (e estive quase a embarcar num sistema mesh triband a custar uns 250€ ou mais).

Uma pergunta: quando falas da parte de wifi tens algum mesh ou apenas routers para difundir noutras zonas da casa, sem o seamless roaming ?

Excelente relato e muito animador, para mim, que estou a pensar mudar a NOS 200M HFC por 1Gb de fibra (ainda a decidir WOO ou DIGI). Conseguir 200M no outro lado da casa já tinha comprovado, mas estava na dúvida se quando passar para 1Gb irei conseguir. O teu relato dá-me boas indicações, ainda que cada instalação seja única.

Na Digi tens a vantagem de usar um router teu mas tens CGNAT, na Woo não tenho a certeza relativamente a esses pontos.

Uma pergunta: quando falas da parte de wifi tens algum mesh ou apenas routers para difundir noutras zonas da casa, sem o seamless roaming ?

É mesmo mesh. Tenho dois Decos da TP-Link.

Boas,

Ainda bem que também te melhorou a internet e com um custo relativamente acessível.

O problema Português é de Formação, transversalmente, mas o pior a níveis mais altos e em especial no Estado.
Esbanjam-se dezenas ou centenas de milhões de euros anualmente para dar uma formação da treta, maioritariamente dada por privados, que depois resulta numa cadeia de gente mal formada e ignorante.

O @NVRSystem fez uma critica certeira , em linha daquilo que também já critiquei desde que o ITED apareceu.

Tudo aquilo que vês atualmente numa instalação doméstica é derivado das Redes Informáticas, até o MoCa é uma evolução das redes por BNC / 10Base que eram predominantes há 25 anos atrás, portanto quem estiver acostumado com Redes a nível empresarial conhece isto tudo de diversas aplicações, quando olha a forma como isto foi implementado e fala com alguém... dá-me vontade de dar um tiro na cabeça. Eu ainda não consigo perceber o porquê desses armários ATI da Quitérios e outros, quando os bastidores de rede estão mais que testados e melhorados há décadas, havendo opções pequenas e de baixo perfil apropriadas para habitações.

"Fazem o que sabem e o que sabem é pouco."

Cumps.

Viva.

@MinisterOfSound

BNC 10B... A minha 1 rede que montei.
Aquilo era um luxo, muitas resistências de 50oh para poupar nos adpt eu gamei ao pessoal da produção.
Ainda tenho algum cabo rg58 ( e não do chinoca ), já me deu muito jeito para as antenas externas GSM/LTE.

Boas,

Viva.

@MinisterOfSound

BNC 10B... A minha 1 rede que montei.
Aquilo era um luxo, muitas resistências de 50oh para poupar nos adpt eu gamei ao pessoal da produção.
Ainda tenho algum cabo rg58 ( e não do chinoca ), já me deu muito jeito para as antenas externas GSM/LTE.
Essas eram para quem tinha "unhas" pois as Novell/Netware implicavam conhecimento, saber configurar as ROM's das placas, ter diversos terminadores porque os PC's da altura causavam muito retorno, felizmente maioria dos switchs e transcievers em termos tinham indicadores de erros e colisão, configurar os Protocolos... Quando o RJ45 e o TCP/IP se uniformizaram foi uma melhoria significativa.

Cumps.

Entretanto mandei vir esses (Starlink). Vou devolver os GoCoax. Não permitem ver TV. Os starlink tem entrada/saida para TV. Os gocoax só dão mesmo para ethernet. Não quero ficar sem sinal RF TV.
Boas,

Também estava a pensar mandar vir 2 da GoCoax, mas também tenho sinal coaxial de TV na cozinha.

Mesmo com o splitter não deu para ter sinal para a TV? Estava a pensar conectar um splitter para ligar ambos ao modem router e ao adaptador MoCA. E ligar o splitter à tomada coaxial. Se calhar vou ter de optar pelos Starlink também...

Boas,

Também estava a pensar mandar vir 2 da GoCoax, mas também tenho sinal coaxial de TV na cozinha.

Mesmo com o splitter não deu para ter sinal para a TV? Estava a pensar conectar um splitter para ligar ambos ao modem router e ao adaptador MoCA. E ligar o splitter à tomada coaxial. Se calhar vou ter de optar pelos Starlink também...
Não gostei da ideia ter de usar 2 splitters uma para cada caixa. Mas em teoria funciona sim. Além disso tenho de usar outro spitter da ligação. Não queria ter 3 splitters ligados. Sempre se perde sinal em cada spiltter.

Montei no sábado os Moca 2.5 e funciona tudo bem. Ping top e ligação 1gbps sem qualquer problema.

Uma coisa que percebi é que apesar de a tecnlogia permitir 2.5gbps, estes moca que tenho a LAN o máximo é 1gbps. Se quiser mais tarde uns de 2.5gbps, tenho de comprar novos. Se é que existem no mercado. Mas por agora 1gbps, chega-me perfeitamente.

Se bem que era mais para rede interna poder ter 2.5gbps para transferencias de rede interna. Mas por agora 5 estrelas.

Mas a tecnologia Moca 3.0 há de chegar e vai permitir 10gbps.

Boas pessoal. Estou interessado em usar os Moca para permitir que o meu filho tenha net sem ser por wifi. Neste momento tenho Meo e interessa-me manter o RF. A minha actual instalação tem este splitter que terei de mudar. Existe ainda um cabo desligado que presumo ser ou da antena do prédio ou de uma segunda tomada na sala que nunca usei.

Esta instalação estava assim já dos tempos da tvcabo e posteriormente tive vodafone, tb já com fibra e RF (manteve-se inalterado com a passagem para a Meo.

O Router está num escritório e dele sai um cabo que injecta o sinal RF para a casa toda.

Se desligar o IN no splitter deixo de ter TV por RF. Se desligar só o cabo que vem do Router, obviamente acontece o mesmo. Em caso algum tenho acesso aos canais TDT que sei que o prédio tem (talvez seja o cabo desligado que se vê na imagem).

Nunca pensei que o sinal RF da Meo (e antes da vodafone) tivesse que estar ligado ao splitter.

Questão: se comprar os Moca com saída RF TV, só terei de fazer o upgrade ao Splitter? Só tenho uma tomada RF na divisão onde está o Router, o Moca injecta ambos os sinais nessa tomada? Terei igualmente de instalar um filtro no IN do splitter?

Tks!

Boas pessoal. Estou interessado em usar os Moca para permitir que o meu filho tenha net sem ser por wifi. Neste momento tenho Meo e interessa-me manter o RF. A minha actual instalação tem este splitter que terei de mudar. Existe ainda um cabo desligado que presumo ser ou da antena do prédio ou de uma segunda tomada na sala que nunca usei.

Esta instalação estava assim já dos tempos da tvcabo e posteriormente tive vodafone, tb já com fibra e RF (manteve-se inalterado com a passagem para a Meo.

O Router está num escritório e dele sai um cabo que injecta o sinal RF para a casa toda.

Se desligar o IN no splitter deixo de ter TV por RF. Se desligar só o cabo que vem do Router, obviamente acontece o mesmo. Em caso algum tenho acesso aos canais TDT que sei que o prédio tem (talvez seja o cabo desligado que se vê na imagem).

Nunca pensei que o sinal RF da Meo (e antes da vodafone) tivesse que estar ligado ao splitter.

Questão: se comprar os Moca com saída RF TV, só terei de fazer o upgrade ao Splitter? Só tenho uma tomada RF na divisão onde está o Router, o Moca injecta ambos os sinais nessa tomada? Terei igualmente de instalar um filtro no IN do splitter?

Tks!

Se o cabo RF que está ligado ao IN vem directamente do router, não precisas de filtro. O filtro é útil para saida RF fora do apartamento. Para a net não sair fora de casa.

Também pode ser útil nos casos em que a saida RF que liguem apenas à TV, e não tenham ligação a internet. Para as frequencias de internet que voltam para trás por não serem usadas. Mas o eventual ruido que possa criar na rede pode não ser significativo. Só testanto mesmo.

E sim precisas de trocar esse splitter. Tipo um 5-2500Mhz. Só encontrei com 1 entrada e 2 saidas. Mas presumo que haja com mais saidas. Em último caso, compras 1 com 2 saidas. Ligas uma saida ao quarto que queres ter net e a outra saida à entrada desse splitter. E ai ate podes comprar um filtro apenas para a entrada (IN) desse filtro que apenas vai para as tv's.

Última edição:
Se o cabo RF que está ligado ao IN vem directamente do router, não precisas de filtro. O filtro é útil para saida RF fora do apartamento. Para a net não sair fora de casa.

Isso é que me intriga. O cabo do router sai directamente para uma tomada. Não faço ideia se essa tomada está ligada ao IN. Mas isto não faz sentido, certo? Só sei que fico sem RF da operadora se desligar o IN do splitter (que está no hall). O mesmo acontece, mas isso é o que eu esperava se desligar o cabo do router da tomada do escritório. Será que é mesmo isto: os gajos ligaram o cabo da tomada que está no escritório ao IN do splitter do hall????? Para quê? Vou testar e desligar o IN e ligar o cabo que está desligado, se passar a ter os TDT presumo que seja esse o cabo que dá para fora do apartamento.

Isso é que me intriga. O cabo do router sai directamente para uma tomada. Não faço ideia se essa tomada está ligada ao IN. Mas isto não faz sentido, certo? Só sei que fico sem RF da operadora se desligar o IN do splitter (que está no hall). O mesmo acontece, mas isso é o que eu esperava se desligar o cabo do router da tomada do escritório. Será que é mesmo isto: os gajos ligaram o cabo da tomada que está no escritório ao IN do splitter do hall????? Para quê? Vou testar e desligar o IN e ligar o cabo que está desligado, se passar a ter os TDT presumo que seja esse o cabo que dá para fora do apartamento.
Tens de testar e ver as ligações. À distancia não consigo saber.

Mas o IN do splitter deve estar ligado a essa tomada. Se não vem de onde? do prédio? Se tens fibra quase de certeza que vem dessa tomada que está ligada ao router.

Tens de testar e ver as ligações. À distancia não consigo saber.

Mas o IN do splitter deve estar ligado a essa tomada. Se não vem de onde? do prédio? Se tens fibra quase de certeza que vem dessa tomada que está ligada ao router.

O que eu acho é que eles para injectarem o sinal em toda a casa, devem ter ligado a tomada do escritório ao IN do Splitter. Não percebo nada de instalações de coaxial ou redes, mas talvez a ligação original seja um conjunto de cabos separados ligados ao splitter e só a este. Contando as divisões que têm coaxial: são mesmo 5. E na caixa tenho exactamente 6 cabos (contando com o que está desligado e que deve ser o que vem do exterior). Na sala existem duas tomadas, mas essas devem ter um splitter algures.

O que eu acho é que eles para injectarem o sinal em toda a casa, devem ter ligado a tomada do escritório ao IN do Splitter. Não percebo nada de instalações de coaxial ou redes, mas talvez a ligação original seja um conjunto de cabos separados ligados ao splitter e só a este. Contando as divisões que têm coaxial: são mesmo 5. E na caixa tenho exactamente 6 cabos (contando com o que está desligado e que deve ser o que vem do exterior). Na sala existem duas tomadas, mas essas devem ter um splitter algures.
Router saida RF->tomada->In Spiltter.

Os GoCoax tem as portas a 2.5Gbps, mas não tem entrada/saida RF/TV.
  • 1 x 2.5GbE RJ45 LAN
Os starlink por sua vez tem só a 1Gbps. Mas tem entrada/saida RF/TV.

Eu diria que se tens RF pela casa, esse IN deve ser o que vem do router da MEO, tanto mais que perdes o RF se o desligares.

Se não for muito longe, até podes experimentar abanar/puxar o cabo desse IN e pedir a alguém que veja na tomada coaxial onde está o router se aquilo abana (claro que a tomada tem de estar aberta para ver). No meu é fácil ver o coaxial a abanar.

Se for assim, então em principio nem precisas de mais nada, a não ser os dois cabos coaxiais que os Starlinks até já trazem e mudar o splitter (até há na net quem tenha conseguido usar com 1000, mas isso só experimentando).

Eu diria que se tens RF pela casa, esse IN deve ser o que vem do router da MEO, tanto mais que perdes o RF se o desligares.

Se não for muito longe, até podes experimentar abanar/puxar o cabo desse IN e pedir a alguém que veja na tomada coaxial onde está o router se aquilo abana (claro que a tomada tem de estar aberta para ver). No meu é fácil ver o coaxial a abanar.

Se for assim, então em principio nem precisas de mais nada, a não ser os dois cabos coaxiais que os Starlinks até já trazem e mudar o splitter (até há na net quem tenha conseguido usar com 1000, mas isso só experimentando).

Só pode ser mesmo isso. Liguei o cabo que sobra ao IN e pura e simplesmente não faz nada. O prédio tem 20 e poucos anos e acho que os canais que possuía na altura livres eram por acordo TV cabo e Construtor (4 canais). Obviamente não havia TDT e acho que o prédio não tem antena TDT. Por isso acho que basta-me mesmo o splitter novo e os Starlinks!

Obrigado @Nakamuura e @tfouto .

Back