Para todas as pessoas que como eu têm problemas de taxação nas apps supostamente gratuitas, penso que encontrei uma solução provisória que embora possa dar algum trabalho, no meu caso resolveu temporariamente o problema (até que a Meo resolva estas situações).
Contexto: suponho que a não taxação de algumas apps é baseada em regras registadas pelo operador que ao testar o comportamento das ligações estabelecidas pelas mesmas apps, regista em tabelas que o tráfego de dados que obedece a essas determinadas regras, passa a ser taxado de plafonds de dados secundários.
Problema: Ao haver atualização das apps, o comportamento das ligações estabelecidas pelas mesmas apps pode mudar (e deixar de estar contemplado nas regras que operador definiu anteriormente). Pode assim verificar-se que o operador não detete atempadamente essas alterações (como penso ser o caso) e assim não atualize as regras, gerando taxação do plafond de dados primário.
Solução provisória (exemplo em Android):
Leiam atentamente todos os passos e considerem que esta solução não é a ideal, não resolve o problema de fundo, pode trazer problemas de segurança e como tal só a devem realizar se compreenderem perfeitamente as possibilidades daqui resultantes e mesmo assim quiserem arriscar, por vossa conta e risco.
1- Desligar as atualizações automáticas das aplicações nas definições da Playstore;
2.1 Se a aplicação em questão (ex. Youtube) já vinha instalada no smartphone, aceder ao gestor de aplicações e desinstalar as atualizações revertendo para uma versão anterior (que provavelmente usa regras que operador conhecia) e está feito;
2.2 Se a aplicação em questão (ex. Youtube) não vinha instalada no smartphone, aceder ao gestor de aplicações e desinstalar a aplicação, de seguida aceder a um repositório online de apks, obter e instalar uma versão anterior (por exemplo para o Youtube instalei a versão "YouTube 11.13.55 (111355130)"), neste caso e em Android pode ser necessário ativar a instalação de fontes desconhecidas para habilitar a instalação de apks externas como esta.
3- Consultar o plafond de tráfego via *#123*99# ou preferencialmente via área de cliente, antes e após testar a aplicação e caso se verifique que a taxação já está ok, usufruir
NOTA 1: Esta situação não é a ideal pois estamos a usar uma versão anterior que pode conter problemas de segurança;
NOTA 2: É necessário ir atualizando as restantes aplicações de forma manual e recomendável desativar a instalação de fontes desconhecidas depois de terminar.
Ao ritmo que os fornecedores de aplicações desenvolvem novas versões constantemente torna-se dificil aos operadores estarem sempre em "cima do acontecimento" e detetarem todos os novos padrões de tráfego em tempo útil.