A primeira parte do processo é completamente tratada com a Vodafone:
- Ligas para esse número e pedes a portabilidade (tens de fornecer alguns dados, nomeadamente morada, mail e o CVP associado ao teu número MEO).
- Passados poucos dias, recebes um cartão em casa que será aquele que vais utilizar caso a portabilidade seja efetivamente efetuada (explico mais à frente).
- Por volta da altura em que recebes o cartão, recebes também um mail para dares continuidade ao processo de portabilidade. Respondes ao mail, enviando em anexo uma cópia do teu CC e o formulário de portabilidade preenchido e assinado (o formulário é-te enviado no mail e podes usar a assinatura digital associada ao teu CC). Nesse formulário, podes também escolher uma data para a portabilidade ocorrer, caso não queiras que ocorra o mais brevemente possível. És informado por SMS da data/hora a que a portabilidade vai ocorrer poucos dias antes.
A segunda parte, já acontece através da MEO:
- Poucos dias antes de a portabilidade ocorrer, a MEO liga-te a perguntar porque decidiste pedir portabilidade. Podes argumentar que a Yorn te oferece melhores condições (o que de facto, acontece: 3 meses do tarifário de 10GB a um preço reduzido + HBO PT grátis + Tidal grátis; em vez disto, também podes dizer que a Yorn te oferece x mensalidades grátis).
- No meu caso, fizeram-me a contraproposta que consistia na oferta de 6 meses do MOCHE de 10GB, sem qualquer fidelização no final desse período.
Caso aceites a proposta, eles explicam-te todo o processo que terá de acontecer para que a portabilidade seja anulada:
- Enviam um estafeta a tua casa para que possas assinar o documento de renúncia da portabilidade. O estafeta vai tirar foto ao teu CC e preencher alguns dos teus dados no tal documento. Para além disso, dá-te um cartão da MEO com o teu número.
Agora, das duas uma:
- Caso consigam anular a portabilidade a tempo, manténs o teu cartão atual e ativam-te a oferta da MOCHE. A partir daí, podes mandar fora o cartão da Vodafone e o cartão da MEO que o estafeta te entregou.
- Caso não consigam anular a portabilidade a tempo, acontece o que vou descrever a seguir. A portabilidade vai ocorrer na data/hora que a Vodafone te comunicou. Vais começar a perder rede no teu cartão atual até desaparecer completamente. Nessa altura, trocas para o cartão da Vodafone que te enviaram para casa. Entretanto, vais receber um SMS da Vodafone com um novo CVP. Vais ter de ligar para a MEO (800 208 128 - é grátis) e fornecer o novo CVP. Passadas umas horas, vais receber um SMS da MEO a dizer quando ocorre o novo processo de portabilidade (desta vez, da Vodafone para a MEO). Este processo demora entre 24 e 48 horas. Na data/hora anunciada, vais começar novamente a perder rede no cartão da Vodafone, trocas para o cartão da MEO que o estafeta te entregou e, nesse momento, a oferta da MOCHE fica ativa. A partir daí, podes mandar fora o cartão da Vodafone e o cartão antigo da MEO.
Já é a segunda vez que faço isto. Da primeira, conseguiram cancelar a portabilidade a tempo, o que é mais cómodo. Desta vez, não conseguiram. Acaba por ser mais aborrecido porque ficas com o cartão da Vodafone durante 24/48 horas sem conseguires fazer chamadas, enviar SMS ou usar os dados móveis. Para além disso, acabas por perder o saldo que pudesses ter no teu cartão da MEO antigo, já que este não é transferido para o novo cartão da MEO.