Mod 3,3v and 5v on Enermax PSU's

VoRtAn_MaDgE

A.S.Team performed
Após mt peskisar, axar diversos mod's para várias fontes, o nosso colega erbium postou noutro forum este método para as enermaxk ao k parece funciona nos modelos todos...

5v mod

3,3v mod

Kd tiver oporunidade irei testar e colocarei aki os resultados.
Cumps
Vortan
 
Para quem não tiver o R82, pode ir ao R73 (está na mesma zona do pcb) e trocar a resistência de lá (2.44k) por um pot klker e regulam a 2.44k e ligam a fonte!

Depois regulamos muito lentamente com olho no multímetro para verifikar os volts!

O sysfailur do XS forum baixou um bocado o pot sem medir e kuando mediu assustou-se, 8v no rail dos 5v!!! :D

Portanto liguem o multímetro 1º para medir enkuanto ajustam o pot! ;)

Já me eskeçia! Este mod não é só para os 5v, ele aumenta os 5v e 12v ao mesmo tempo! :D

cumps
 
Eu vou usar 1a resistencia d 2k2 é a única k tenho cá do tipo.
Não vao ser os 0.2 d diferenxa k m irão fazer mt diferença penso
Cumps
Vortan:)
 
assim vendo as coisas de lado.... esses 2 metodos são restritos
a alguma fonte em particular? ou posso fazer na minha ThermalTake 420watts ?! gostava de ter a possibilidade de ter 3.60v nos +3.3v....
 
A minha Zaapa 400w não dá para esse mod, mas terça feira vai chegar a minha nova Enermax 465W com 33A nos 12v :D

Como sou "lambareiro" vou fazer o mod aos rails 3.3v/5v/12v na mesma, pk esta dá de certeza! (mtos users do XS têm feito o mod com sucesso numa fonte igual, mas no R73!) :D

Dar ou não dar eis a kestao! Uma coisa é certa se não experimentarem não fikam a saber se dá ou não :P
 
enquanto o ppl aqui nao me respondia, voltei aos old times e descobri por mim né :D

no cabo de leitura que a fonte tem, das duas uma, ou cortas o cabo e metes um potenciometro de 20kohms regulado para o efeito que quizermos, ou metes uma resistencia fixa de 10ohms com um potenciometro de 1kohm ligado á primeira perna do 10ohms e a outra ponta ligada á massa (terra)....


tá no xtremesystems a lenga lenga toda....
 
Originally posted by [_Silence_]
O mod dos 5v/12v é bastante fácil, agora o dos 3.3v n tou a ver como se faz. Alg me pode explicar +- como se faz o dos 3.3v?

Cumps,
[_Silence_]

Pelo k entendi (segundo a pic do pc ice), tens de ligar uma resistência 2k no vsense e na massa, mas não tenho a certeza absoluta... pelo menos foi o k percebi dakeles 'rabiscos todos' :rolleyes:

Ng tem outra pic klker? pode ser k eu consiga 'desvendar' o bicho! :P
 
a minha tsp 420W dava para fazer o mod apenas com um pot no v-sense esta cheftech ja é mais manhosa e tem de levar uma resistência de +-100ohm no vsense com uma da patas ligada ah terra com um pot de 5kohm multi voltas ou talvez um de 1kohm

penso que um destes 2 mods funciona com qualker fonte com sensor nos 3.3v

é precizo é afinar e testar, como fiz o |Oc|CRASH_OVer as x é precizo inventar, a ideia ja sabemos é enganar o sensor o resto é desbobrir
 
Acabei agora de modar o vio de uma Enermax de uma forma muito fácil:

Material preciso: 1 pot de 5 Kohm, manga retráctil, ferro de soldar e multímetro

1- Seleccionar os cabos sensores (são os 2 mais finos, um castanho e um preto) que saem da ficha ATX e cortá-los.

2- As pontas que ficam ligadas à ficha ATX, isolem-nas com um pouco de fita isoladora (ficam desactivadas)

3- As duas pontas que vêm da fonte são soldadas a 2 pernos do pot: o sensor castanho é soldado ao pino mais próximo do parafuso e o sensor preto ao pino do meio. O 3º pino como sabem é para eliminar.

4- Não esquecer de regular o pot para os 5K antes de soldar. Para aumentar a voltagem da linha de 3,3 basta ir regulando o parafuso de modo a baixar os Ohms.
 
Última edição:
Com o mod consegui o máximo de 3,88 V na linha dos 3,3.

A partir dos 3,88 a fonte desliga-se (deve ser algum dispositivo de protecção)

Foto:
 

Anexos

  • img_1761.jpg
    img_1761.jpg
    57,4 KB · Visualizações: 68
Thx Gandalf. Isto dos mods é só apanhar-lhe o jeito. Relativamente às fotos esta máquina tinha uma opção macro que eu desconhecia que existia:D :D :D

Foi graças ao meu amigo Metro que a descobri e já tira fotos ao perto:D :D

Não se pode saber tudo....:009:
 
Back
Topo