[Mod/Pequeno tutorial] Insys Gameforce

Shallow_man

Power Member
Consegui através de metodos pouco ortodoxos (reballing) , por a funcionar um Insys que estava a ganhar pó na garagem. Como é sabido por todos voces, estes portáteis são famosos pelo seu sistema de refrigeração que pouco ou nada faz.
Assim que decidi pegar nele e fazer-lhe uns respiradouros em cima da ventoinha de forma a que esta respire melhor e consiga ter melhor refrigeração.

Este tópico em modos de tutorial serve para qualquer portátil ou pc que tenham ai por casa, façam as coisas com cuidado, não me responsabilizo se voces "pifarem" algo :-D

Com todo material necessário à mão bastam um par de horas e uma mão firme para realizar este simples mod aumentando assim a longevidade do material.

Começamos então com o material necessário:

- Dremel com várias pontas (brocas e pontas de perfuração)
- Fita cola de papel
- Tinta Spray
- Lateral de pc velho
- Tampo do portátil (ou de outra coisa qualquer que queiras furar)
- Ventoinha
- Chave Philips
- Lápis ou qualquer coisa que escreva
- Alfinete ou algo com ponta (Prego ou até mesmo um arame recto)

r3xv.jpg


Começo então por delinear o contorno da ventoinha com o lápis

24wn.jpg


Esta ventoinha tem uma chapa com um buraco grande, assim que retirei os 4 parafusos que seguram a chapa e deliniei o tal buraco. Será ai nesse circulo que irão os buracos de refrigeração

p25o.jpg


Aqui podem ver o circulo bem delineado

a9l1.jpg


Achem o centro desse circulo (Vaiam às aulas de geometria, largem o facebook :-D) e marquem-no com o lápis.

Devem de estar a perguntar-se a voces próprios o porque de estar ali uma lateral de um pc e uma lata de spray. Pois bem, como podem ver a lateral tem 3 padrões de refrigeração, irei copiar um desses padrões e usa-lo no tampo do portátil. Irei usar o circular para se enquadrar melhor no buraco grande existente na ventoinha.

Coloco a fita cola de papel na parte exterior da lateral sobrepondo sempre um pouco as tiras de fita cola, para depois as descolar como se fossem uma peça só

1zh7.jpg


Com a lata spray damos um pouco de tinta pelos buracos pela parte interior da lateral (Podem usar também um lápis ou uma caneta para marcar os buracos, o spray é só uma forma mais rápida de o fazer e como é tinta, podemos depois passar o padrão directamente para o plástico do tampo)

ng34.jpg


Esperamos um pouco de forma a que a tinta seque mas a que não fique totalmente seca e retiramos a fita-cola com muito cuidado sem que os vários bocados de fita se separem.
Espetamos o alfinete no centro de dos circulos pintados, e com o alfinete guiamos a fita ao centro do círculo rabiscado na lateral

xz8s.jpg


Usamos novamente a tampinha de metal da ventoinha para fazermos o circulo na fita cola
Agora vamos à parte divertida. Com a dremel e a broca mais fina que tinha no meu arsenal faço um buraco pequeno nos circulos do padrão, estes buraquinhos servirão como guia para fazer os outros grandes. Uso a dremel na velocidade mínima, 5000rpm e não aplico força, apenas deixo o próprio peso da ferramenta fazer o seu trabalho.

16e3.jpg


Como podem ver apenas fiz buracos no padrão que ficou dentro do círculo da ventoinha

rj7u.jpg


Agora vou alargando os buracos usando várias brocas da mais fina à mais grossa

6d9v.jpg


Não necessitam de se preocupar se os buracos estão perfeitamente alineados ainda, desde que não passei os limites dos circulos de pintura está tudo OK.
A minha dremel tem esta ponta que irei usar para alargar ainda mais os buracos, é com esta ponta que irei centrar melhor os buracos. Com esta ponta já uso a velocidade máxima, 20000rpm, mas ainda assim não aplico muita pressão na dremel apenas o suficiente para ir abrindo o buraco pouco a pouco.

sf6w.jpg


Agora podemos tirar a fita cola. Como podem ver, e porque não deixei secar na totalidade a tinta, o padrão foi transferido para o tampo de plástico

yv3v.jpg


Alguns dos buracos ainda não estão 100% centrados, troco mais uma vez a ponta da dremel para uma ponta de diamante, esta ponta vai derreter o plástico. Temos de usa-lo com cuidado e é nesta fase que vamos acertar os buracos com o padrão pintado no plástico. Como a ponta derrete o plástico é tudo uma questão de aplicar um pouco de força no lado que queremos "derreter".

l3t6.jpg


Aqui já estão os buracos centrados (Kinda off) o plástico derretido fica agarrado em forma de gruminhos nos bordos dos buracos, com a chave Philips ou outra coisa qualquer, empurramos esses bocados de plástico para dentro dos buracos, alguns dos pedacinhos vão partir-se logo e aos que ficam para dentro basta enfiar a ponta do dremel e com cuidado e ir "limpando" assim esses bocadinhos indesejados. Não se esqueçam de limpar os dois lados da tampa, e tenham atenções redobradas na parte de fora, pois é esta que se vai ver, e qualquer imperfeição saltará aos olhos de qualquer um.

g8mu.jpg


Aqui já podem ver o projecto acabado

uwho.jpg


Conclusão: As temperaturas desceram cerca de 5º em IDLE. Que era mais ou menos o pretendido.

vh4h.jpg


Estou a considerar ainda retirar a chapita e aumentar a quantidade de buracos para ver se a temperatura baixa ainda mais.
 
Esta aqui uma boa ideia para quem tiver estas maquinas :D, congrats ;) =D, por acaso a primeira vez que abri um destes fiquei "WTF, xD e o ar vem de onde" xD
 
uma questão. essa ventoinha estava inicialmente a bufar ar de onde para onde?

Não tem entrada directa de ar para a ventoinha. A unica existente na base são aquelas esterias que ficam um pouco ao lado do processador gráfico.

Ficam aqui duas imagem retiradas da net:

7vir.jpg


Como podes ver não há nenhuma entrada de ar directa para a ventoinha, apenas as referidas esterias. A Ventoinha fica ali a meio caminho entre essas esterias, e a saida de àr lateral que podes ver no lado direito dessa foto.

O próximo passo será aumentar as esterias da base de forma a que cubram directamente o processador gráfico, e adicionar-lhe uma ventoinha de 4 ou 6mm ligando-a directamente à motherboard através das portas usb.

Só uma nota, o portátil, trabalha bem, mas sempre que lhe dou um toque, basta muda-lo de posição na secretária ou um simples mudar de angulo do monitor, surge-me um BSOF (Blue Screen of Death). Desconfio que sejam as memórias ou até mesmo o processador gráfico...
 
ou seja, actualmente, o ar entra pelos buracos que fizeste, passa pela fan, e volta logo a sair, sem passar por componentes quentes ?

Passa pelas lamelas do dissipador como o Tec_Fil bem afirmou, podem visualiza-lo nesta foto:

mf19.jpg


Esta foto foi tirada sem a tampa mas com a ventoinha colocada no local de funcionamento.
O ar entra pelos buracos, e é empurrada pela ventoinha pelas lamelas do dissipador.
Nesta foto também é possível apreciar a tal chapinha de ferro que referi no tutorial, quando chegar a casa irei remove-la para verificar se existe alguma melhora no arrefecimento/fluxo de ar.
 
Última edição:
Nesta foto também é possível apreciar a tal chapinha de ferro que referi no tutorial, quando chegar a casa irei remove-la para verificar se existe alguma melhora no arrefecimento/fluxo de ar.

Resta dizer-me que a placa agora com os furos tem um desempenho crucial no fluxo do ar, sem ela as temperaturas mantinham-se 10º acima da temperatura de funcionamento. Voltando a coloca-la consegui obter temperaturas constantes na ordem dos 55ºC

Entretanto e enquanto vasculhava a caixa da sucata, encontrei um dissipador de um magalhães com a respectiva ventoinha, que já têm destino, GPU!
 
tens razão. estava me a esquecer que isso é mais refrigeração que extractor.

uma "mod" que queria fazer no meu era substituir a drive de dvd por uma fan para enviar ar para o interior. digamos, para ter um fluxo de ar da direita para a esquerda.

o pior é que para eu aceder á fan do cpu, tenho de desmanchar o portatil quase todo :/
 
Resta dizer-me que a placa agora com os furos tem um desempenho crucial no fluxo do ar, sem ela as temperaturas mantinham-se 10º acima da temperatura de funcionamento. Voltando a coloca-la consegui obter temperaturas constantes na ordem dos 55ºC

Entretanto e enquanto vasculhava a caixa da sucata, encontrei um dissipador de um magalhães com a respectiva ventoinha, que já têm destino, GPU!
eu tambem tenho cá uma Fan dessas, tencionas ligar aonde?
 
eu tambem tenho cá uma Fan dessas, tencionas ligar aonde?

Acabei por não montar a referida ventoinha do Magalhães. A altura da mesma não me permitia depois fechar de forma correcta a tampa de acesso à board.

Mas liguei o entanto uma outra de uma placa AGP que já tinha dado o fanico e que também estava no monte da sucata. Fiz a ligação um pouco ao despacha, mas liguei-a à board audio existente no lado direito do portátil. Fiz uma ligação interna à porta USB existente na mesma. 2 pingos de solda mais colocados (nunca tive muito jeito para soldar estanho) et voilá!!

Como experiencia apenas "colei" com pasta térmica a ventoinha em cima do GPU o que não foi grande ideia, pois as temperaturas apresentavam valores na ordem dos 70ºC.
O ideal, e ainda em estudo, será usar o dissipador do magalhães com a já "montada" ventoinha AGP.

Depois coloco fotos.

Vou também tentar expandir os rasgos que estão na tampa para "alimentar" de ar fresco o GPU
 
Back
Topo