Modelação 3D - Nvidia vs ATI/Radeon

se acham que o problema é da gráfica, basta usar o google.

nvidia viewport problem - 166k resultados.
ati viewport problem - 122k resultados.

ate a própria autodesk já disse que não era problema das gráficas, dai a performance de dois PC´s com os mesmos spec´s os resultados eram diferentes. a data de hoje já se encontra resolvido, se o vosso problema se mantém é apenas ma configuração ou se usam gráficas antigas (nvidia ou ati) o ultimo drive nem sempre é o melhor.

Resumindo ATI ou NVIDIA a merd** é a mesma só muda é o cheiro. para o OP o meu conselho é não comprar um PC com specs inferiores só porque tem uma gráfica nvidia, pois o CPU e RAM.
 
Obrigado pela ajuda.

Em principio vai ser mesmo a AMD 7970m. Custa-me tambem um bocado em estar a pagar mais por uma grafica com potencia inferior nvidia. O preço que iriei poupar nisso arranjo um SSD e mais 8gb de ram ficando com 16gb.

O cpu continua a ser i7 3630qm. Para estar a gastar mais 200€ em mais 300mhz de diferença acho que não compensa.
 
Só uma nota, o Vray RT não suporta render por GPU com ATIs por isso se o render que usas é o Vray e pretendes fazer render pela gráfica então tens mesmo de ir para as nvidias. Também convém saberes muito bem que tipo de renders pretendes fazer. O Vray RT é de facto bombástico em termos de performance pelo GPU mas atenção que além de ter muito poucos shaders comparado com o Vray normal, se quiseres usar a gráfica ficas muito limitado pela Ram da mesma logo cenas complexas com muitos polígonos e texturas pesadas é para esquecer. Por exemplo se pretendes fazer cenas com plantas ou árvores que normalmente têm muitos polígonos ou usar shaders como o displacement, esquece o Vray RT que nem sequer o suporta.
Quando o Vray RT apareceu com o render por GPU fiquei super entusiasmado e fui a correr comprar uma nvidia com 2 GB de Ram para me dar um pouco mais de liberdade, mas na prática por causa das suas limitações e do meu tipo de renders que são arquitectura e envolventes, quase nunca uso o Vray RT.

A vantagem das gráficas profissionais é precisamente no manuseamento dos viewports, onde as gráficas mainstream para jogos se mostram muito lentas podendo mesmo atrasar imenso o workflow diário. Já no cálculo do render, pelo menos na geração anterior (GTX5xx), as gráficas profissionais levavam uma valente tareia das gráficas para jogos. Nos foruns internacionais de 3D era só ver pessoal a comprar gráficas de 300 euros para substituir gráficas profissionais de milhares de euros por serem mais lentas no Cuda render. Uma situação que penso ser possivel é ter duas gráficas diferentes sem ser em SLI. Uma profissional de entrada de gama que já tem uma boa performance nos viewport e outra de jogos apenas para cálculo.

Quanto à quantidade de Ram não ligues aos que te dizem que 6GB servem. Na realidade não sabem do que falam. No 3D não há RAM ou CPU que chegue. Eu tenho 12GB e passo a vida a arranjar "esquemas" para optimizar as minhas cenas por causa da pouca Ram que tenho. Renders com 8 a 10 GB de ram ocupados é o meu dia a dia e só não é mais porque como disse limito as cenas para não me dar problemas. Se em vez de 12 tivesse 24 garanto-te que os usava todos os dias e se em vez de 24 fossem 48 idem. Não te esqueças de guardares uns trocos para o SSD. Mesmo um baratinho de 64Gb já deve dar para uma excelente biblioteca de texturas qe irás usar no 3D e a diferença no manuseamento dos vieports e renders longos como animações é do dia para a noite.

Nota: isto que escrevi acima foi baseado nos meus conhecimentos do Vray Rt e gráficas de há cerca de 8 meses atrás que foi quando andei à procura duma gráfica. Não sei se entretanto o Vray Rt já tem mais suporte ATI ou se a nova geração de gráficas mudou alguma coisa mas penso que no geral deve estar na mesma.
 
Última edição:
Acredita que vai ser bastante. Faço muitas simulaçoes e renders. n gosto de deixar o pc muito tempo sem nada pa fazer.
Eu comprava mas era um SSD decente e memoria de baixa latência. Como digo para mim não faz sentido andar com preocupações de 16gb ou 32 e depois não ter sequer uma gráfica de entrada profissional que ofereça garantias minimas de precisão. Se e para ter coisas a sério então pensa-se em render farms e plataformas de computação distribuída.
 
Fel, nem 8 nem 80. Ou se tem 6 gigas de ram ou se tem uma render farm?...

Basta um shader com uma defuse de 4 k e um displacement de 4 k também e o mais certo é aparecer-te um aviso de falta de memoria. Quando trabalhava em 3d para arquitetura com cenas nada de mais andávamos nos 8 -10 gigas utilizados.

O meu portatil tem 8 gigas e ando sempre a fazer truques tambem. O zbrush só me falta cuspir na cara.
 
Só uma nota, o Vray RT não suporta render por GPU com ATIs por isso se o render que usas é o Vray e pretendes fazer render pela gráfica então tens mesmo de ir para as nvidias. Também convém saberes muito bem que tipo de renders pretendes fazer. O Vray RT é de facto bombástico em termos de performance pelo GPU mas atenção que além de ter muito poucos shaders comparado com o Vray normal, se quiseres usar a gráfica ficas muito limitado pela Ram da mesma logo cenas complexas com muitos polígonos e texturas pesadas é para esquecer. Por exemplo se pretendes fazer cenas com plantas ou árvores que normalmente têm muitos polígonos ou usar shaders como o displacement, esquece o Vray RT que nem sequer o suporta.
Quando o Vray RT apareceu com o render por GPU fiquei super entusiasmado e fui a correr comprar uma nvidia com 2 GB de Ram para me dar um pouco mais de liberdade, mas na prática por causa das suas limitações e do meu tipo de renders que são arquitectura e envolventes, quase nunca uso o Vray RT.

A vantagem das gráficas profissionais é precisamente no manuseamento dos viewports, onde as gráficas mainstream para jogos se mostram muito lentas podendo mesmo atrasar imenso o workflow diário. Já no cálculo do render, pelo menos na geração anterior (GTX5xx), as gráficas profissionais levavam uma valente tareia das gráficas para jogos. Nos foruns internacionais de 3D era só ver pessoal a comprar gráficas de 300 euros para substituir gráficas profissionais de milhares de euros por serem mais lentas no Cuda render. Uma situação que penso ser possivel é ter duas gráficas diferentes sem ser em SLI. Uma profissional de entrada de gama que já tem uma boa performance nos viewport e outra de jogos apenas para cálculo.

Quanto à quantidade de Ram não ligues aos que te dizem que 6GB servem. Na realidade não sabem do que falam. No 3D não há RAM ou CPU que chegue. Eu tenho 12GB e passo a vida a arranjar "esquemas" para optimizar as minhas cenas por causa da pouca Ram que tenho. Renders com 8 a 10 GB de ram ocupados é o meu dia a dia e só não é mais porque como disse limito as cenas para não me dar problemas. Se em vez de 12 tivesse 24 garanto-te que os usava todos os dias e se em vez de 24 fossem 48 idem. Não te esqueças de guardares uns trocos para o SSD. Mesmo um baratinho de 64Gb já deve dar para uma excelente biblioteca de texturas qe irás usar no 3D e a diferença no manuseamento dos vieports e renders longos como animações é do dia para a noite.

Nota: isto que escrevi acima foi baseado nos meus conhecimentos do Vray Rt e gráficas de há cerca de 8 meses atrás que foi quando andei à procura duma gráfica. Não sei se entretanto o Vray Rt já tem mais suporte ATI ou se a nova geração de gráficas mudou alguma coisa mas penso que no geral deve estar na mesma.

Pensava que O vrayrt usava OpenCL tambem :(. Pelo menos aparece no meu.
94kLjmh.jpg


Eu comprava mas era um SSD decente e memoria de baixa latência. Como digo para mim não faz sentido andar com preocupações de 16gb ou 32 e depois não ter sequer uma gráfica de entrada profissional que ofereça garantias minimas de precisão. Se e para ter coisas a sério então pensa-se em render farms e plataformas de computação distribuída.
Tambem não sou tão profissional que precise de uma grafica de entrada profissional. MAs avisaram me no curso que ia mamar a ram toda com renders quando disse que ia arranjar com 8gb.

Fel, nem 8 nem 80. Ou se tem 6 gigas de ram ou se tem uma render farm?...

Basta um shader com uma defuse de 4 k e um displacement de 4 k também e o mais certo é aparecer-te um aviso de falta de memoria. Quando trabalhava em 3d para arquitetura com cenas nada de mais andávamos nos 8 -10 gigas utilizados.

O meu portatil tem 8 gigas e ando sempre a fazer truques tambem. O zbrush só me falta cuspir na cara.
Isto
 
Fel, nem 8 nem 80. Ou se tem 6 gigas de ram ou se tem uma render farm?...

Basta um shader com uma defuse de 4 k e um displacement de 4 k também e o mais certo é aparecer-te um aviso de falta de memoria. Quando trabalhava em 3d para arquitetura com cenas nada de mais andávamos nos 8 -10 gigas utilizados.

O meu portatil tem 8 gigas e ando sempre a fazer truques tambem. O zbrush só me falta cuspir na cara.
Há ram e ram. O que eu estou a dizer é que ram de alta performance de 8 gb chega para a maioria dos trabalhos. Além de que estas memorias têm larga folga para OC ainda se for preciso.

Quer dizer boa parte do pessoal que trabalhou no sintel e no mango project andou com 6gb, até 4gb e apenas alguns artistas com 12gb e 24gb quanto mais para trabalhos ditos "normais"

Até ja falaram em 48gb aí em cima..quer dizer parece que é só carregar a maquina porque tem capacidade para ser carregada, então sim, faz sentido uma render farm.

http://www.sintel.org/development/system-benchmarks/
http://mango.blender.org/production/studio-hardware/
 
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Há ram e ram. O que eu estou a dizer é que ram de alta performance de 8 gb chega para a maioria dos trabalhos. Além de que estas memorias têm larga folga para OC ainda se for preciso.

Quer dizer boa parte do pessoal que trabalhou no sintel e no mango project andou com 6gb, até 4gb e apenas alguns artistas com 12gb e 24gb quanto mais para trabalhos ditos "normais"

Até ja falaram em 48gb aí em cima..quer dizer parece que é só carregar a maquina porque tem capacidade para ser carregada, então sim, faz sentido uma render farm.

http://www.sintel.org/development/system-benchmarks/
http://mango.blender.org/production/studio-hardware/

E essa ram de alta performance. Compensa mais isso em 8gb ou 16gb normais? Porque tenho 16gb 1600mhz por mais 30€.
 
Também é verdade, que as memorias de alta são melhores. No entanto eu no trablho tinha memorias das xpto tambem.
Entretanto uma render farm é uma render farm, uma workstation é uma workstation. Se a workstation estoira de 5 em 5 minutos por falta de ram, ou o que for, a farm não vai ajudar em nada. Não é apenas uma questão de render. Como disse acima, um pc com pouca ram no max, ao ir buscar uma textura high res, o max provavelmente estoira.

Mas claro que tambem não é só encher o saco com ram.

Em relação ao Cintel resta saber o que é que faziam em que máquina, só modelação? Shaders? Renders só de grandes planos? Nem é tudo preto ou branco. Depende do que se faz. Se bem, que não é o melhor exemplo. O Sintel não é uma intro da Blur. http://www.youtube.com/watch?v=0jNT5cMwxw0

E um render de um bom trabalho de um exterior em 5k que pode ser considerado normal, pode levar uma máquina de joelhos mais depressa que um shot do sintel levaria.

E para quem vive (d)isto, o mais frustrante é estares limitado pela máquina, saberes que fazes melhor mas não podes.
 
se vais trabalhar com modelos com texturas grandes e 500k+ de poly´s tenta meter 12 ou 16GB, embora os 8 façam o trabalho mas não é a mesma coisa.

vai para RAM > CPU > SSD a gráfica desde que seja mid/high end a merd* é a mesma.
 
Também é verdade, que as memorias de alta são melhores. No entanto eu no trablho tinha memorias das xpto tambem.
Entretanto uma render farm é uma render farm, uma workstation é uma workstation. Se a workstation estoira de 5 em 5 minutos por falta de ram, ou o que for, a farm não vai ajudar em nada. Não é apenas uma questão de render. Como disse acima, um pc com pouca ram no max, ao ir buscar uma textura high res, o max provavelmente estoira.

Mas claro que tambem não é só encher o saco com ram.

Em relação ao Cintel resta saber o que é que faziam em que máquina, só modelação? Shaders? Renders só de grandes planos? Nem é tudo preto ou branco. Depende do que se faz. Se bem, que não é o melhor exemplo. O Sintel não é uma intro da Blur. http://www.youtube.com/watch?v=0jNT5cMwxw0

E um render de um bom trabalho de um exterior em 5k que pode ser considerado normal, pode levar uma máquina de joelhos mais depressa que um shot do sintel levaria.

E para quem vive (d)isto, o mais frustrante é estares limitado pela máquina, saberes que fazes melhor mas não podes.

Isto é o que se esta a passar comigo e o meu pc. È um e-escolas e ja me durou 3anos, mas chegou a altura em que ja mal consigo fazer algo com ele, cenas grandes, etc, porque ele começa a bloquear-me todo. E para fazer um render para previsualizar o cenário, mesmo com tudo no minimo, começam a ser seculos e acabo por desistir.

Não quero uma workstation, nem um farm render. Apenas um pc que me de para o curso tudo e para continuar a aprender porque falta-me muita coisa ainda. Modelação a sério (personagens, carros), texturização etc. E tambem um pc para lazer, jogos recentes no max uma vez na vida (ja que tenho essa oportunidade com a 7970m e como dizem que é quase indiferente AMD ou Nvidia) . Portanto quero um que de para ambos.
Não é nada muito profissional por enquanto, mas aspiro ser.
 
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Ram para mim é daquelas coisas que nunca é demais. Tenho 18 gigas de ram e já usei 99%...numa imagem que não era nd de especial, de 4k prai e a unica coisa que tinha puxada era hair and fur com mapas de disposição, em mr prim, com um shader arch sem texturas, para conseguir ter passes do fur e outra de transparecia do tip fade para trabalha-la sobre outro render de buffer.

E ilustração CG para print principalmente é muito mais "puxada" para a maquina que animação, devido as altas resolução e terem que ter mais detalhe(ou com menos "shotcuts") porque é so uma imagem que vai ser escrutinada pelo publico.

Para mim a velocidade da ram nem é importante, porque mais lento que ram de baixa latencia é não ter ram suficiente..."Error: not enough memory (please enter in panic mode LOL)"
 
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E essa ram de alta performance. Compensa mais isso em 8gb ou 16gb normais? Porque tenho 16gb 1600mhz por mais 30€.
depende se os programas que vais usar correm e são carregados diretamente na memoria. se forem, faz diferença,

Para blender tens vários serviços de computação distrubuida, e para outros softwares deve haver parecido.

Por isso, isto basicamente de poder de processamento acaba por ser uma não questão para projetos complexos na era da cloud. E fico sempre com a ideia de que o pessoal sobrecarrega as máquinas porque elas suportam, não porque não o possam fazer com metade dos recursos.


É que tanta preocupação em ter toneladas de ram e nenhuma em ter pouca mas ECC, também é interessante..

You really should be sure to get ECC ram otherwise you will vastly increase the amounts of artifacts in your rendering.

http://blenderartists.org/forum/sho...uted-Computing-for-Rendering-Blender-Projects
 
A minha opinião nisto é que apenas deves comprar RAM tendo como base os teus conhecimentos e o tipo de trabalho que fazes ou queres fazer. Podes ter muita RAM e não saber utilizá-la, tal como podes ter pouca e saber aproveitar o melhor dela. Hoje em dia já há formas de dar a volta ao limite da RAM, tanto através de proxies, como renders em passes, etc. Eu por exemplo tenho 12gb e já utilizei tudo, mas quando precisei de mais, apenas optimizei e pensei em formas de dar a volta, sendo as principais as que já referi. Obviamente que há situações que realmente não há volta a dar, mas são muito especificas. Sei de um gajo que tinha 96GB de RAM e utilizou tudo num único render. O que é que ele tinha para usar tanta RAM? Resolução gigante, texturas 4k, displacements gigantes e detalhados, EXRs, milhoes e milhoes de polys mesmo com proxies, etc. Mas lá está é um caso isolado e ele não tinha muita volta a dar. E pelo que li, não tens grande experiência em 3d, portanto na minha opinião 8 ou 12GB é mais que suficiente para o que pretendes, e acredita que é bastante já, e caso necessites mais, aprendes a optimizar as tuas scenes e renders, em vez de esbanjar mais dinheiro entretanto.
 
A minha opinião nisto é que apenas deves comprar RAM tendo como base os teus conhecimentos e o tipo de trabalho que fazes ou queres fazer. Podes ter muita RAM e não saber utilizá-la, tal como podes ter pouca e saber aproveitar o melhor dela. Hoje em dia já há formas de dar a volta ao limite da RAM, tanto através de proxies, como renders em passes, etc. Eu por exemplo tenho 12gb e já utilizei tudo, mas quando precisei de mais, apenas optimizei e pensei em formas de dar a volta, sendo as principais as que já referi. Obviamente que há situações que realmente não há volta a dar, mas são muito especificas. Sei de um gajo que tinha 96GB de RAM e utilizou tudo num único render. O que é que ele tinha para usar tanta RAM? Resolução gigante, texturas 4k, displacements gigantes e detalhados, EXRs, milhoes e milhoes de polys mesmo com proxies, etc. Mas lá está é um caso isolado e ele não tinha muita volta a dar. E pelo que li, não tens grande experiência em 3d, portanto na minha opinião 8 ou 12GB é mais que suficiente para o que pretendes, e acredita que é bastante já, e caso necessites mais, aprendes a optimizar as tuas scenes e renders, em vez de esbanjar mais dinheiro entretanto.
A coisas que acho que não vão lá com truques. Faço bues simulações com particulas. E posso usar a ram toda. Só não tenho muito treino em modelações complexas e texturização (que acho que vai pesar muito xD). O resto dou uns quantos toques.


depende se os programas que vais usar correm e são carregados diretamente na memoria. se forem, faz diferença,

Para blender tens vários serviços de computação distrubuida, e para outros softwares deve haver parecido.

Por isso, isto basicamente de poder de processamento acaba por ser uma não questão para projetos complexos na era da cloud. E fico sempre com a ideia de que o pessoal sobrecarrega as máquinas porque elas suportam, não porque não o possam fazer com metade dos recursos.


É que tanta preocupação em ter toneladas de ram e nenhuma em ter pouca mas ECC, também é interessante..



http://blenderartists.org/forum/sho...uted-Computing-for-Rendering-Blender-Projects

Na configuração do clevo que quero só la esta 8 ou 16gb mas posso pedir 12. Desde que mais tarde nao esteja limitado pela ram, tudo okay. Essa ECC ram é muito mais cara? Andei a ver e pouco encontro a venda para laptops.
 
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