Modelação 3D - Nvidia vs ATI/Radeon

Se fazes muitas simulações então 16GB é melhor. ECC para portáteis esquece, nem compensa num desktop. É apenas viável para áreas muito especificas.
 
Sinceramente, acho que vai uma tremenda confusão neste tópico, causada principalmente por quem não é da área (ou pelo menos, pelas dicas aparenta não ser) estar a dar opiniões sobre temas que não sabe.

Em primeiro lugar uma render farm nunca irá substituir a vossa estação de trabalho. Nem sequer é para isso que ela serve. Uma render farm serve para fazer renders de quantidades maciças de trabalho, normalmente animações ou super resoluções, mas como é óbvio para quem é da área, o vosso trabalho tem de ser feito na vossa estação de trabalho, computador, e só depois de muitos renders de teste é que enviam para a render farm. No caso das animações, estes testes têm de ter a qualidade igual ao final para se ter a certeza que não usar uma render farm, seja paga ou da empresa, e depois o resultado ter problemas porque não foi devidamente testado. Ora, se o vosso computador não tiver a Ram necessária para estes renders, também não é a ram da render farm que vos vai ajudar.

Em segundo lugar, 6 gb de RAM xpto nunca irão substituir 8, 10 ou 12 GB de ram mais lenta. Ela pode efectivamente ser mais rápida mas se a vossa cena precisar de 7GB de ram então irão ter um crash do Render ou o cálculo do CPU irá passar para menos de um décimo da velocidade para repartir a informação da pouca Ram. E mesmo, que 6GB cheguem para o render, a qualidade da ram não tem impacto nenhum na velocidade do render final. Outra vez, culpa da arquitectura do Vray e do Max, o tempo que a ram demora a processar a informação não tem expressão nenhuma com o tempo que o CPU ou o GPU demora a renderizar.

Em relação às gráficas, a gama profissional só tem impacto no manuseamento dos viewports, onde as gráficas mainstream ou de jogos, são efectivamente mais lentas. Nos renders propriamente ditos, as gráficas profissionais ou não têm impacto nenhum, se o render for feito pelo CPU (grande maioria dos renders de arquitectura e afins) ou são mesmo muito mais lentas. Aliás, grande parte das render farm nem gráfica tem. Poderá ter um dos slots mas apenas para o interface do operador. Se procurarem pela net, irão encontrar artigos e tópicos de foruns internacionais onde grandes gurus do 3D estão a comprar gráficas de jogos muito mais baratas que as profissionais precisamente porque estas são muitíssimo mais rápidas no "Cuda" render e custam uma fracção do preço. Isso, da gráfica profissional ser mais precisa nunca tinha ouvido falar, mas estou sempre a aprender. Infelizmente resolver e perceber artefactos e bugs nos renders é o pão do dia a dia para quem faz 3D mas nunca li ou encontrei nenhum que fosse problema da falta de precisão da gráfica ou ram.

Essa de mostrar filmes que usaram computadores mais lentos ou com menos ram como se isso demonstrasse o que quer que seja, nem vou discutir, porque teria de explicar as diferenças de workflows. E se já não sabem o porquê dessas diferenças, também não tem interesse estar aqui com offtopics do assunto principal.

Só para finalizar, assegurem-se que o Vray suporta render nas ATIs porque tenho quase a certeza que não suporta, mas aqui admito que possa estar desactualizado.

Quanto aos discos SSD, nos dias de hoje considero um "must", seja em que área for e no 3D idem.

Generalizando, para um computador para 3D, eu aconselho:
-um CPU rápido com hypertrading. Se previrem muitos trabalhos com renders demorados como animações, justifica ir para o Xeon pela superior qualidade de materiais que vos garante mais segurança contra danos. Não se esqueçam que o CPU irá passar milhares de horas sempre a 100%.
-Um cooler melhorzinho que o stock. Não precisa de ser nenhum XPTO para overclock.
-muita Ram (ao preço a que está, metam tudo o que couber, porque está ao preço da chuva),
-um dico SSD onde caiba pelo menos o sistema operativo, biblioteca de texturas e mais uns extras para os trabalhos decorrentes (120GB chegam e sobra)
-e uma gráfica de gama média Nvidia mas pelo menos com 2GB de ram. Para cálculo 3D não justifica gastar mais umas centenas de euros numa gráfica de topo.
 
Última edição:
Generalizando, para um computador para 3D, eu aconselho:
-um CPU rápido com hypertrading. Se previrem muitos trabalhos com renders demorados como animações, justifica ir para o Xeon pela superior qualidade de materiais que vos garante mais segurança contra danos. Não se esqueçam que o CPU irá passar milhares de horas sempre a 100%.
-Um cooler melhorzinho que o stock. Não precisa de ser nenhum XPTO para overclock.
-muita Ram (ao preço a que está, metam tudo o que couber, porque está ao preço da chuva),
-um dico SSD onde caiba pelo menos o sistema operativo, biblioteca de texturas e mais uns extras para os trabalhos decorrentes (120GB chegam e sobra)
-e uma gráfica de gama média Nvidia mas pelo menos com 2GB de ram. Para cálculo 3D não justifica gastar mais umas centenas de euros numa gráfica de topo.

Tem de ser portatil. Porque ando na universidade e tenho de andar com ele para a universidade, casa alugada, casa propria. Os processadores xeon são suportados pelos clevos?

O que tinha em mente era um i7 3630qm, 16gb ram, 120gb ssd samsung, 500 hdd 7200rpm, amd 7970m.

Ja vou dar uma vista de olhos quanto ao vray rt e as amd.
 
Os meus dois cêntimos:

Compra um pc fixo. Um portátil para 3D simplesmente não serve. Entendo que o queiras levar para a escola e assim, mas lá tens pc's para trabalhar. Melhores talvez que o portatilzito que irás comprar (Qual é a Uni?).
A casa é alugada, mas podes muito bem montar lá a tua torre máquinão.
Em ultimo lugar aviso-te, o segredo da modelagem 3D com sucesso não está em ter grandes máquinas... Está no organizar a tua cena, e iluminar propriamente e aplicar os materiais decentemente. Ajustar e jogar com as settings.... Eu com um dual core e uma grafica de 512 dedicados fui o melhor do curso ;)

A escolha é tua, mobilidade ou qualidade?
 
Os meus dois cêntimos:

Compra um pc fixo. Um portátil para 3D simplesmente não serve. Entendo que o queiras levar para a escola e assim, mas lá tens pc's para trabalhar. Melhores talvez que o portatilzito que irás comprar (Qual é a Uni?).
A casa é alugada, mas podes muito bem montar lá a tua torre máquinão.
Em ultimo lugar aviso-te, o segredo da modelagem 3D com sucesso não está em ter grandes máquinas... Está no organizar a tua cena, e iluminar propriamente e aplicar os materiais decentemente. Ajustar e jogar com as settings.... Eu com um dual core e uma grafica de 512 dedicados fui o melhor do curso ;)

A escolha é tua, mobilidade ou qualidade?
Noup pc fixo está fora de questão.

Ahahah pc's para trabalhar na universidade.. x'D ..sorry but no. São piores que o meu portatil e-escolas. Estou na UTAD.

"Em ultimo lugar aviso-te, o segredo da modelagem 3D com sucesso não está em ter grandes máquinas..."
Sendo assim um portatil deverá chegar-me :D. Já fiz coisas com o meu que muitos com melhores pc's não o fariam.

Tem de ser um intermédio dos 2. Mobilidade e qualidade. O meu portatil daqui a nada morre. E nao convem andar sem nenhum :)
 
o segredo da modelagem 3D com sucesso não está em ter grandes máquinas...

O segredo não é ter grandes máquinas, mas se já descobriste qual é o segredo, convem ter uma boa máquina, ou o segredo passa a ser o 4º segredo de fátima porque não consegues fazer porra nenhuma. Convem pelo menos a máquina acompanhar o nivel da pessoa. Se a pessoa faz modelos que bem podiam estar nas animações da Blizzard, trabalhar com uma máquina de calcular, nem o 6 ou 7º segredo de fátima o salva.
 
Dark Legend, o computador que apresentaste parece-me muito bom para 3D. A minha única ressalva é mesmo a questão da gráfica ATI. Por causa da tua dúvida, estive a dar uma vista de olhos nas últimas notícias do Vray e parece-me que ainda não suporta ATI para render pela gráfica por isso se isso for uma questão para ti, então pondera uma gráfica Nvidia.
O único senão com o portátil, para além da relação curto/performance ser muito superior às torres fixas, tem haver com a temperatura. Como é óbvio nunca terás o mesmo nível de refrigiração que consegues numa torre e visto que os renders podem demorar horas ou dias com o CPU a 100% tens sempre de contar com uma menor fiabilidade dos componentes a longo prazo.
Fora isso, esse computador que apresentaste já é uma grande máquina e dá seguramente para fazer 3D de grande qualidade e com poucas limitações.
 
Dark Legend, o computador que apresentaste parece-me muito bom para 3D. A minha única ressalva é mesmo a questão da gráfica ATI. Por causa da tua dúvida, estive a dar uma vista de olhos nas últimas notícias do Vray e parece-me que ainda não suporta ATI para render pela gráfica por isso se isso for uma questão para ti, então pondera uma gráfica Nvidia.
O único senão com o portátil, para além da relação curto/performance ser muito superior às torres fixas, tem haver com a temperatura. Como é óbvio nunca terás o mesmo nível de refrigiração que consegues numa torre e visto que os renders podem demorar horas ou dias com o CPU a 100% tens sempre de contar com uma menor fiabilidade dos componentes a longo prazo.
Fora isso, esse computador que apresentaste já é uma grande máquina e dá seguramente para fazer 3D de grande qualidade e com poucas limitações.

Pelo que andei a ver tambem o Vray RT não reconhece a AMD por problemas de drivers. Porque ele realmente usa OpenCL..e isso a AMD suporta. Mas vivo bem sem o vray rt. Desde que o viewport trabalhe sem muitos problemas.
O que me custa é a acelaração no physx que tinha a usar a nvidia :x (Pelo menos no meu computador a usar o physx vs havok vai uma diferença incrivel)

Sei que deverá aquecer. Eu ja tenho isso em conta, tenho uma base refrigeradora. Vou mantendo o olho nas temperaturas. Este portatil já levou temperaturas de 100ºC para cima e renders de 1 semana inteira e não sei como anda vivo após 4 anos de tortura.

Eu arranjava um fixo mas não posso mesmo..preciso da mobilidade que o portatil oferece. Mais tarde se realmente precisar do poder de um fixo..Penso nessa questão na altura.

Tenho medo é de ter problemas com compatibilidades com a AMD 7970m... Ja ali no subforum Portateis apresentam uns quantos problemas no photoshop e etc que me fazem ter um bocado o pé atrás. Porque não consigo nenhum feedback quanto ao 3Ds max e 7970m -.-

Mas ja devo ficar com um portatil bom para gaming e que me consiga tambem acompanhar com o 3D
 
O segredo não é ter grandes máquinas, mas se já descobriste qual é o segredo, convem ter uma boa máquina, ou o segredo passa a ser o 4º segredo de fátima porque não consegues fazer porra nenhuma. Convem pelo menos a máquina acompanhar o nivel da pessoa. Se a pessoa faz modelos que bem podiam estar nas animações da Blizzard, trabalhar com uma máquina de calcular, nem o 6 ou 7º segredo de fátima o salva.

Claro, e dou-te razão.
Mas talvez não me expressei da melhor forma. O que queria dizer é que há por aí muito miudo que pensa que trabalha em 3D e faz uns bonecos e umas cenas, e que faz uns renders espectaculares. Mas isso é porque o papá lhes comprou o maior bicho de cáçculo que encontrou no mercado, e assim, mesmo que a cena deles esteja uma merd* o pc cálcula e tá a andar. Optimização e organização podem salvar muitas horas de espera ;)
 
O que queria dizer é que há por aí muito miudo que pensa que trabalha em 3D e faz uns bonecos e umas cenas, e que faz uns renders espectaculares. Mas isso é porque o papá lhes comprou o maior bicho de cáçculo que encontrou no mercado, e assim, mesmo que a cena deles esteja uma merd* o pc cálcula e tá a andar. Optimização e organização podem salvar muitas horas de espera ;)



Acho que o que querias dizer é que há muita gente iniciada em 3d que acha que precisa de um super pc, quando ainda não sabe o suficiente para usar todo o potencial dessa máquina....

Acho também que se deve respeitar o trabalho dos outros. Independentemente se terem menos conhecimentos, ou de terem pais ricos.
 
Acho que o que querias dizer é que há muita gente iniciada em 3d que acha que precisa de um super pc, quando ainda não sabe o suficiente para usar todo o potencial dessa máquina....

Acho também que se deve respeitar o trabalho dos outros. Independentemente se terem menos conhecimentos, ou de terem pais ricos.

Sim, percebeste-me.
Menos a tua ultima frase. Eu sou uma dessas pessoas ;) menos a parte dos pais ricos xD
 
Oh eu vou usar bem a maquina de certeza xD.
Eu sei que eh preciso optimizar as cenas e etc. Ja aprendi a fazer um pouco isso no meu actual pc por nao se aguentar muito

Vou passar disto:

T3200 dual core 2.0ghz -> i7 3630qm 2.4/3.4ghz
3gb ram -> 16gb
250gb hdd -> 500mb 7200rpm + 128gb ssd
9200m GE 256mb -> amd hd 7970m 2gb

(o coitado ja nao me acompanha de todo -.-)

Vai uma enorme diferença. :D

Basicamente só comprei um pc na minha vida (que morreu a uns anos), este foi de borla pelo e-escolas :D
 
Yah.. mesmo xD

Só me falta decidir entre um samsung 840 pro e o samsung 840, ambos 120gb.. a conjugar com um hdd 500gb 7200rpm para guardar a porcaria toda. Ou então 1tera mas 5400rpm. Simulações ocupam mesmo muito espaço :|

Qual a grande diferença entre o 840pro e 840. Ja andei a ver e pelo que reparei, o pto tem garantia de 5 anos e o 840 3 anos. E o pro escreve 2vezes mais rapido que o 840
 
Já vi que este topico já tens 3 aninhos mas entrei para um curso de Multimedia e Produção VideoJogos (3D Max, adobe's, visual.net) e estava a pensar em comprar um EliteBook 8570W ou um MSI GL62 6QF (Visto que tambem iria ser para Gaming) diferença de preços ainda é consideravel por isso que gostava de ter feedback de terçeiros.

Obrigado pelo vosso tempo.
:)
 
Já vi que este topico já tens 3 aninhos mas entrei para um curso de Multimedia e Produção VideoJogos (3D Max, adobe's, visual.net) e estava a pensar em comprar um EliteBook 8570W ou um MSI GL62 6QF (Visto que tambem iria ser para Gaming) diferença de preços ainda é consideravel por isso que gostava de ter feedback de terçeiros.

Obrigado pelo vosso tempo.
:)

Depende dos programas. Há programas 3D que nem gráfica usam. Ram é bastante importante e CPU. Se puderes arranja fixo para renders, pois é mais eficiente. Mas estás na zona errada. Aquisição de portáteis é a zona certa.
 
Última edição:
Back
Topo