Sinceramente, acho que vai uma tremenda confusão neste tópico, causada principalmente por quem não é da área (ou pelo menos, pelas dicas aparenta não ser) estar a dar opiniões sobre temas que não sabe.
Em primeiro lugar uma render farm nunca irá substituir a vossa estação de trabalho. Nem sequer é para isso que ela serve. Uma render farm serve para fazer renders de quantidades maciças de trabalho, normalmente animações ou super resoluções, mas como é óbvio para quem é da área, o vosso trabalho tem de ser feito na vossa estação de trabalho, computador, e só depois de muitos renders de teste é que enviam para a render farm. No caso das animações, estes testes têm de ter a qualidade igual ao final para se ter a certeza que não usar uma render farm, seja paga ou da empresa, e depois o resultado ter problemas porque não foi devidamente testado. Ora, se o vosso computador não tiver a Ram necessária para estes renders, também não é a ram da render farm que vos vai ajudar.
Em segundo lugar, 6 gb de RAM xpto nunca irão substituir 8, 10 ou 12 GB de ram mais lenta. Ela pode efectivamente ser mais rápida mas se a vossa cena precisar de 7GB de ram então irão ter um crash do Render ou o cálculo do CPU irá passar para menos de um décimo da velocidade para repartir a informação da pouca Ram. E mesmo, que 6GB cheguem para o render, a qualidade da ram não tem impacto nenhum na velocidade do render final. Outra vez, culpa da arquitectura do Vray e do Max, o tempo que a ram demora a processar a informação não tem expressão nenhuma com o tempo que o CPU ou o GPU demora a renderizar.
Em relação às gráficas, a gama profissional só tem impacto no manuseamento dos viewports, onde as gráficas mainstream ou de jogos, são efectivamente mais lentas. Nos renders propriamente ditos, as gráficas profissionais ou não têm impacto nenhum, se o render for feito pelo CPU (grande maioria dos renders de arquitectura e afins) ou são mesmo muito mais lentas. Aliás, grande parte das render farm nem gráfica tem. Poderá ter um dos slots mas apenas para o interface do operador. Se procurarem pela net, irão encontrar artigos e tópicos de foruns internacionais onde grandes gurus do 3D estão a comprar gráficas de jogos muito mais baratas que as profissionais precisamente porque estas são muitíssimo mais rápidas no "Cuda" render e custam uma fracção do preço. Isso, da gráfica profissional ser mais precisa nunca tinha ouvido falar, mas estou sempre a aprender. Infelizmente resolver e perceber artefactos e bugs nos renders é o pão do dia a dia para quem faz 3D mas nunca li ou encontrei nenhum que fosse problema da falta de precisão da gráfica ou ram.
Essa de mostrar filmes que usaram computadores mais lentos ou com menos ram como se isso demonstrasse o que quer que seja, nem vou discutir, porque teria de explicar as diferenças de workflows. E se já não sabem o porquê dessas diferenças, também não tem interesse estar aqui com offtopics do assunto principal.
Só para finalizar, assegurem-se que o Vray suporta render nas ATIs porque tenho quase a certeza que não suporta, mas aqui admito que possa estar desactualizado.
Quanto aos discos SSD, nos dias de hoje considero um "must", seja em que área for e no 3D idem.
Generalizando, para um computador para 3D, eu aconselho:
-um CPU rápido com hypertrading. Se previrem muitos trabalhos com renders demorados como animações, justifica ir para o Xeon pela superior qualidade de materiais que vos garante mais segurança contra danos. Não se esqueçam que o CPU irá passar milhares de horas sempre a 100%.
-Um cooler melhorzinho que o stock. Não precisa de ser nenhum XPTO para overclock.
-muita Ram (ao preço a que está, metam tudo o que couber, porque está ao preço da chuva),
-um dico SSD onde caiba pelo menos o sistema operativo, biblioteca de texturas e mais uns extras para os trabalhos decorrentes (120GB chegam e sobra)
-e uma gráfica de gama média Nvidia mas pelo menos com 2GB de ram. Para cálculo 3D não justifica gastar mais umas centenas de euros numa gráfica de topo.