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"Modelação" 3D

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por HunterPT, 4 de Dezembro de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 1115)

  1. HunterPT

    HunterPT Power Member

    Boas preciso de ajuda aqui numa coisa, preciso de fazer um trabalho para a escola, o meu grupo escolheu o tema e tudo mais mas não é possível fazermos o que queremos em termos físicos pois ficava alem do budget, e como tal pensámos em fazer o que queríamos em meio virtual. Então passando a factos gostava de saber que programa é que devo usar para fazer o trabalho, já tive a ver e estou mais indeciso entre 2 o solidworks e o lightwave, caso fosse pelo solidworks faria algo mais simples em termos de mecânica como um robô destes http://www.msha.gov/sagomine/Borehole-Robot.jp, caso fosse para o lightwave seria fazer mais uma animação de um robô futurista. Mas preciso de saber qual é a curva de aprendizagem de cada 1 visto que temos poucos mais de 3 meses para fazer o mesmo. Podem também sugerir outros programas que achem fáceis de usar e que servem para fazer uma das duas coisas ou até mesmo algo parecido.
     
    Última edição: 4 de Dezembro de 2007
  2. nunot

    nunot [email protected] Member

    O nível de aprendizagem de qualquer programa 3D é muito alta, não é de um dia para o outro que fazem pós-produção, e muito menos animações.

    o meu favorito é o 3ds max, dá para fazer tudo, desde imagens a filmes animados com som e efeitos, mas para isso tinham de comprar livros e devorar-los para ter o projecto pronto a tempo.

    não deu para ver o robot, pois dá pagina invalida.

    exemplos do meu trabalho :
    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    A questão que coloco é :

    - podem usar os modelos existentes na net, ou tem de os criar?
    - podem usar as texturas existentes na net ou tem de criar?
    - tem de ter fundo, montanha, planície, planetas, enfim, algo que pareça mais real que fundo branco ou azul.
    - que base vocês tem destes programas?
    - quantos são e se já pensaram na distribuição de tarefas?

    e mais importante, o programa tem de ser grátis?
    se for, vocês estão feitos lol.
     
  3. HunterPT

    HunterPT Power Member

    Quanto ao link do que estava a pensar fazer caso fosse utilizar o solidworks seria
    algo deste género http://www.wired.com/news/images/full/wtc_robot_01_f.jpg presumo que este já consigas ver. Quanto ás perguntas 1 e 2 sim desde que claro não seja um rip off total de um trabalho já feito, não precisa de ter um fundo muito complexo ou seja um fundo de espaços abertos algo fechado como uma sala seria mais que suficiente. Bases destes programas nenhumas é por isso que quero saber que programas devo usar e qual a sua curva de aprendizagem pois reparei que alguns como o cinema 4D ou lá como aquilo se chama parecem mais simples de pegar. Somos 3 no inicio éramos 4 mas um saiu da escola e tal foi a razão por termos de desistir do projecto físico pois o total custo do projecto por quantos menos se dividir mais sobra para cada um como tal optámos por ir pela via "virtual", quanto à divisão de tarefas em si eu faço a parte mais puxada não só em termos de skills visto que tenho mais tempo livre como também de puxar mais pelo PC pois os PC's que eles tem são fracos para este tipo de trabalho. E não os programas podem ser pagos.
     
  4. nunot

    nunot [email protected] Member

    para que seja mais fácil e mais rápido aconselho algo como naves, é mais rápido e fácil de fazer filmes.

    começa no espaço com planetas, algumas descem ao planeta e desembarcam, ou batalhas no espaço .
    mas existem modelos para tudo um pouco, desde barcos, carros etc.... a escolha é grande.


    para o espaço e planetas, usa o 3ds max
    http://www.autodesk.com/3dsmax

    para criarem o terreno, usa o bryce.
    http://www.daz3d.com/i.x/software/bryce/

    para modelos humanos e animais, usa o Daz Studio "Poser 3D":
    http://www.daz3d.com/i.x/software/studio/-/?


    para os modelos 3d :
    http://www.3dlinks.com/objects_free.cfm
    http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=3ds+meshes&btnG=Pesquisar&meta=
    http://www.amazing3d.com/free/free.shtml
    http://www.trekmeshes.ch/
    http://www.3dcafe.com/
    http://www.3dlinks.com/

    para os modelos Bryce:
    http://www.daz3d.com/i.x/shop/catmain/-/?cat=5
    http://www.brycetech.com/links/models.html
    http://telias.free.fr/bryce_menu.html
    http://www.planit3d.com/source/meshes_files/meshes.html
    http://www.3dcafe.com/
    http://www.3dlinks.com/

    Daz Studio (Poser 3d) models:
    http://www.daz3d.com/i.x/shop/itemdetails/-/?item=4137
    http://www.poserworld.com/Home.aspx
    http://3dtrue.com/poser/free.html
    http://www.poserinitiative.com/forposercreators.html
    http://www.planit3d.com/


    não esquecer que no fim deverão fazer o acabamento com a introdução de sons no filme, para isso usa o adobe premier.
    http://www.adobe.com/br/products/premiere/

    para aprenderem, basta procurar pelos livros na bertrand.
    ou, na net "poser 3d tutorials" , "3ds max tutorials" , "bryce 3d tutorials".

    o nome usado para modelos é "mesh", para procurar modelos no google " 3ds meshes"

    espero ter ajudado
     
  5. HunterPT

    HunterPT Power Member

    Ajudaste bastante, obrigado de qualquer maneira o trabalho é sobre robótica ou pelo menos foi esse o tema que escolhemos logo vou ter mesmo de seguir por um robô, já estive a ver e parece-me que vou pegar num modelo humano e modificar o mesmo um pouco pode ser que funcione.
     

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