1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Modelação 3D

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por covenant, 10 de Abril de 2006. (Respostas: 42; Visualizações: 4998)

1. covenant

covenant Power Member

Saudações,
    Gostaria de saber se existe aqui pelo forum pessoal que trabalh em 3D. Quero iniciar-me neste "mundo", mas sei que tnho muito que aprender.
    Entretanto, tou com uma grande dúvida. Tenho que me dedicar a um programa, mas não sei qual será o mais aconselhado para mim. 3DStudio, Maya ou Blender.
    Cheers

2. vsmn

vsmn Power Member

Pelo que tenho visto por aí penso que se usa mais Maya e 3D Studio Max.
    No entanto também já aqui tive uns tutorials de Cinema 4D e o programa também parece ser bom :)

3. Namick

Namick Power Member

boas covenant,tens o blender 3d e o bryce 5.5,o blender3d é free,borla,grátis,nao se paga :D
    o ficheiro é pequeno mas da pra fazer imensaaaa cena com ele.
    o bryce ja é a pagantes,mas na minha opnião melhor do que o bender,mas como é para começar a ter umas ideias de como criar algo,o blender sem duvida é melhor,a ultima versão ja é amigavel pra quem o usa pela primeira vez ate se torna bastante simples,e depois tambem existem imensas tutoriais para nos ilucidar.

4. Namick

Namick Power Member

5. covenant

covenant Power Member

Muito obrigado pelas respostas.
    Conheço bem o Bryce, desde a versão 3. Aliás, o meu projecto final de curso foi quase todo feito em Bryce + Poser e por fim Director. Mas tem bastantes limitações e pouca expansibilidade.
    O Blender é realmente muito bom. No forum do CGSociety ve-se trabalhos incriveis feitos em Blender, mas estou a ter imensos problemas com a minha placa gráfica do portatil (ATI x300).
    Ebooks e Tutoriais de Maya é mais complicado de arranjar, e realmente o Blender e o 3DStudio estão muito bem documentados.

6. greven

greven Folding Artist

Aqui no forum existem algumas pessoas a trabalhar em 3D.

Mas mais existem aqui:

http://forum.cgartdomain.com

Sou administrador do forum, qualquer dúvida, está à vontade. A comunidade 3D aí é bastante grande.

Pessoalmente gosto do Cinema4D pela sua simplicidade em relação ao 3DsMax por exemplo e dos seus módulos que são um show.

7. blastarr

blastarr Power Member

Esqueçam o Blender.
    É grátis, mas muito difícil e tem um interface pouco intuitivo para quem está a começar.

Eu recomendo o download da versão PLE (Personal Learning Edition) do Studiotools 12 ou do Maya 7, os quais trazem tutoriais em formato PDF, que ensinam passo-a-passo, de uma forma muito simples e "straightforward", a trabalhar em 3D.

O registo é gratuito, e de seguida recebem um email com link para o download directo:

- StudioTools 12 PLE: http://www.alias.com/glb/eng/forms/studio_ple_form.jsp

- Maya 7 PLE: http://www.alias.com/glb/eng/forms/maya_ple_form.jsp

Quem quiser saber mais sobre animação e movimento em especial, pode tentar a nova versão PLE do MotionBuilder: http://www.alias.com/glb/eng/forms/motionbuilder_ple_form.jsp

Finalmente, e eu não passo nunca sem isto, podem experimentar o Imagestudio (uma interface gráfica extremamente fácil de usar e poderosa, para o famoso Mental Ray), o qual está também disponível agora numa versão de teste de 30 dias, mas com todas as features:
    http://www.alias.com/glb/eng/forms/imagestudio_ple_form.jsp

8. ShadeX

ShadeX Power Member

Pois, o Blender é o novo POV. Técnicamente avançado, muita coisa boa e genuinamente inovadora, inutil para trabalhar, pelo menos em animação. Mas olha que o Maya/Studiotools tambem deixam muito a desejar para povo mais n00b. E diga-se que se vamos usar o Maya para fazer muita maravilha que se vê por ai, mais valia terem usado o POV :P Para iniciar, nada melhor que Lightwave :D É simples, semi intuitivo, e tem as features todas para os primeiros anos de trabalho. E muita gente fica mesmo por lá, saiba-se lá pq... Só quando começas a exigir bastante mais de ti e do pacote em si é que parece um cadito pobre e desconjuntado. E por essa altura, já te orientas á vontade num pacote maior...

9. blastarr

blastarr Power Member

Se tu te registares e não conseguires completar os exercícios no PDF de treino, então é por falta de vontade apenas ;)
    Aquilo é facílimo e explica lá a papinha toda, passo a passo :)

10. ShadeX

ShadeX Power Member

Blastar, por mim não há nunca crise :) Quando comecei em gfx há muitos anos, nem manuais nem tutorials nem raio nenhum...

Dá uma olhada aqui. Aquela coisa linda ao principio era o OCP Art Studio. Tbm tinha este. Achas com sinceridade que as tapes do speccy da altura gravadas no CC qqrcoisa tinham manuais? E tutorials? ;)

Os comments era mais para quem nunca tenha tido experiência em primeira mão com bixo nenhum, pq esses sim convem começarem por algum sitio mais simples de apanhar.

11. blastarr

blastarr Power Member

Lol, isso trouxe-me de volta aos meus tempos de aprendizagem do Turtle e da linguagem Logo.
    Para fazer uma linha era preciso um comando de texto e depois esperar uns largos segundos até ficar desenhado no ecrã (e rezar para que chegasse como se queria) :D
    Agora aparecem em fundo branco numa janela, mas na altura corria do MS-DOS 3.3.

No Spectrum também cheguei a copiar uns programas de uns livros, como estava na moda na altura, para fazer mini-jogos e coisas do género.

Admito que o Cinema4D e os outros que referiram sejam mais fáceis para quem está por fora, mas eu habituei-me a tudo o que é Alias e aos seus interfaces (sim, são difíceis a princípio, i know..., mas aquilo foi criado originalmente para Irix, não era de esperar outra coisa), e agora vai custar-me quando a Autodesk der cabo daquilo tudo...:(

Última edição: 13 de Abril de 2006
  12. ShadeX

ShadeX Power Member

Whoopee, Turtle... Amstrads PC512 e PC640... Disquetes de 5 1/2... GEM e impressoras de 9 agulhas...

Whoops. Ja tava a meio de uma trip :D

13. s00n

s00n Power Member

14. sotavento

sotavento [email protected] Member

LOOOOOOOOOOOOOOL

Queres 3D ... trabalhas no programa que te derem para trabalhares. ;)

Se for para "brincar" usas o que te apetecer/gostares mais ...

Eu limito-me a usar maya, blender , 3dmax , gmax.

15. s00n

s00n Power Member

Pa... o covenant é que falou que quer aprender... não vai trabalhar para ninguém!

Por isso lhe disse para começar com aquele (e quem sabe acabar ;) ).

MAX RULA! :D

16. Punkas

Punkas I fold therefore I AM

nah, maya rula, já trabalho profissionalmente com maya à varios anos e sinceramente, se mudasse de software, só para Softimage XSI.

17. s00n

s00n Power Member

Pa cada um tem os seus gostos e manias. Sinceramente acho que max é mais userfriendly e tem muito mais support e documentação.

18. Punkas

Eu comecei com o 3dstudio ainda versão em DOS, dps passei pelo MAX, só dps é que fui para maya, e digo te, hj em dia meto o 3dstudio à frente e vejo me às aranhas com aquilo. É em tudo menos intuitivo que o maya, basta veres qual é o software de eleição nas grandes produtoras.

19. s00n

s00n Power Member

Pa acho que são as duas gigantes do software 3D.

Muitos modelos de jogos são feitos em max. Maya é mais para concept artists. Car modelling e assim. Tenho visto no 3dtotal.com e no threedy.com que assim é pelo menos.

20. Punkas

Partilhar esta Página