Modelação 3D

covenant

Power Member
Saudações,
Gostaria de saber se existe aqui pelo forum pessoal que trabalh em 3D. Quero iniciar-me neste "mundo", mas sei que tnho muito que aprender.
Entretanto, tou com uma grande dúvida. Tenho que me dedicar a um programa, mas não sei qual será o mais aconselhado para mim. 3DStudio, Maya ou Blender.
Cheers
 
Pelo que tenho visto por aí penso que se usa mais Maya e 3D Studio Max.
No entanto também já aqui tive uns tutorials de Cinema 4D e o programa também parece ser bom :)
 
boas covenant,tens o blender 3d e o bryce 5.5,o blender3d é free,borla,grátis,nao se paga :D
o ficheiro é pequeno mas da pra fazer imensaaaa cena com ele.
o bryce ja é a pagantes,mas na minha opnião melhor do que o bender,mas como é para começar a ter umas ideias de como criar algo,o blender sem duvida é melhor,a ultima versão ja é amigavel pra quem o usa pela primeira vez ate se torna bastante simples,e depois tambem existem imensas tutoriais para nos ilucidar.
 
Muito obrigado pelas respostas.
Conheço bem o Bryce, desde a versão 3. Aliás, o meu projecto final de curso foi quase todo feito em Bryce + Poser e por fim Director. Mas tem bastantes limitações e pouca expansibilidade.
O Blender é realmente muito bom. No forum do CGSociety ve-se trabalhos incriveis feitos em Blender, mas estou a ter imensos problemas com a minha placa gráfica do portatil (ATI x300).
Ebooks e Tutoriais de Maya é mais complicado de arranjar, e realmente o Blender e o 3DStudio estão muito bem documentados.
 
Aqui no forum existem algumas pessoas a trabalhar em 3D.

Mas mais existem aqui:

http://forum.cgartdomain.com

Sou administrador do forum, qualquer dúvida, está à vontade. A comunidade 3D aí é bastante grande.

Pessoalmente gosto do Cinema4D pela sua simplicidade em relação ao 3DsMax por exemplo e dos seus módulos que são um show.
 
Esqueçam o Blender.
É grátis, mas muito difícil e tem um interface pouco intuitivo para quem está a começar.



Eu recomendo o download da versão PLE (Personal Learning Edition) do Studiotools 12 ou do Maya 7, os quais trazem tutoriais em formato PDF, que ensinam passo-a-passo, de uma forma muito simples e "straightforward", a trabalhar em 3D.

O registo é gratuito, e de seguida recebem um email com link para o download directo:




- StudioTools 12 PLE: http://www.alias.com/glb/eng/forms/studio_ple_form.jsp

- Maya 7 PLE: http://www.alias.com/glb/eng/forms/maya_ple_form.jsp



Quem quiser saber mais sobre animação e movimento em especial, pode tentar a nova versão PLE do MotionBuilder: http://www.alias.com/glb/eng/forms/motionbuilder_ple_form.jsp


Finalmente, e eu não passo nunca sem isto, podem experimentar o Imagestudio (uma interface gráfica extremamente fácil de usar e poderosa, para o famoso Mental Ray), o qual está também disponível agora numa versão de teste de 30 dias, mas com todas as features:
http://www.alias.com/glb/eng/forms/imagestudio_ple_form.jsp
 
Pois, o Blender é o novo POV. Técnicamente avançado, muita coisa boa e genuinamente inovadora, inutil para trabalhar, pelo menos em animação. Mas olha que o Maya/Studiotools tambem deixam muito a desejar para povo mais n00b. E diga-se que se vamos usar o Maya para fazer muita maravilha que se vê por ai, mais valia terem usado o POV :P Para iniciar, nada melhor que Lightwave :D É simples, semi intuitivo, e tem as features todas para os primeiros anos de trabalho. E muita gente fica mesmo por lá, saiba-se lá pq... Só quando começas a exigir bastante mais de ti e do pacote em si é que parece um cadito pobre e desconjuntado. E por essa altura, já te orientas á vontade num pacote maior...
 
ShadeX disse:
Pois, o Blender é o novo POV. Técnicamente avançado, muita coisa boa e genuinamente inovadora, inutil para trabalhar, pelo menos em animação. Mas olha que o Maya/Studiotools tambem deixam muito a desejar para povo mais n00b. E diga-se que se vamos usar o Maya para fazer muita maravilha que se vê por ai, mais valia terem usado o POV :P Para iniciar, nada melhor que Lightwave :D É simples, semi intuitivo, e tem as features todas para os primeiros anos de trabalho. E muita gente fica mesmo por lá, saiba-se lá pq... Só quando começas a exigir bastante mais de ti e do pacote em si é que parece um cadito pobre e desconjuntado. E por essa altura, já te orientas á vontade num pacote maior...

Se tu te registares e não conseguires completar os exercícios no PDF de treino, então é por falta de vontade apenas ;)
Aquilo é facílimo e explica lá a papinha toda, passo a passo :)
 
Blastar, por mim não há nunca crise :) Quando comecei em gfx há muitos anos, nem manuais nem tutorials nem raio nenhum...

Dá uma olhada aqui. Aquela coisa linda ao principio era o OCP Art Studio. Tbm tinha este. Achas com sinceridade que as tapes do speccy da altura gravadas no CC qqrcoisa tinham manuais? E tutorials? ;)

Os comments era mais para quem nunca tenha tido experiência em primeira mão com bixo nenhum, pq esses sim convem começarem por algum sitio mais simples de apanhar.
 
ShadeX disse:
Blastar, por mim não há nunca crise :) Quando comecei em gfx há muitos anos, nem manuais nem tutorials nem raio nenhum...

Dá uma olhada aqui. Aquela coisa linda ao principio era o OCP Art Studio. Tbm tinha este. Achas com sinceridade que as tapes do speccy da altura gravadas no CC qqrcoisa tinham manuais? E tutorials? ;)

Os comments era mais para quem nunca tenha tido experiência em primeira mão com bixo nenhum, pq esses sim convem começarem por algum sitio mais simples de apanhar.

Lol, isso trouxe-me de volta aos meus tempos de aprendizagem do Turtle e da linguagem Logo.
Para fazer uma linha era preciso um comando de texto e depois esperar uns largos segundos até ficar desenhado no ecrã (e rezar para que chegasse como se queria) :D
Agora aparecem em fundo branco numa janela, mas na altura corria do MS-DOS 3.3.

No Spectrum também cheguei a copiar uns programas de uns livros, como estava na moda na altura, para fazer mini-jogos e coisas do género.

Admito que o Cinema4D e os outros que referiram sejam mais fáceis para quem está por fora, mas eu habituei-me a tudo o que é Alias e aos seus interfaces (sim, são difíceis a princípio, i know..., mas aquilo foi criado originalmente para Irix, não era de esperar outra coisa), e agora vai custar-me quando a Autodesk der cabo daquilo tudo...:(
 
Última edição:
Whoopee, Turtle... Amstrads PC512 e PC640... Disquetes de 5 1/2... GEM e impressoras de 9 agulhas...

Whoops. Ja tava a meio de uma trip :D
 
nah, maya rula, já trabalho profissionalmente com maya à varios anos e sinceramente, se mudasse de software, só para Softimage XSI.
 
Pa cada um tem os seus gostos e manias. Sinceramente acho que max é mais userfriendly e tem muito mais support e documentação.
 
Eu comecei com o 3dstudio ainda versão em DOS, dps passei pelo MAX, só dps é que fui para maya, e digo te, hj em dia meto o 3dstudio à frente e vejo me às aranhas com aquilo. É em tudo menos intuitivo que o maya, basta veres qual é o software de eleição nas grandes produtoras.
 
Pa acho que são as duas gigantes do software 3D.

Muitos modelos de jogos são feitos em max. Maya é mais para concept artists. Car modelling e assim. Tenho visto no 3dtotal.com e no threedy.com que assim é pelo menos.
 
Back
Topo