Modelização 3D de terreno...

AC DC

Power Member
Olá!!!

Este é o meu 1º tópico neste fórum. Agradeço bastante toda a ajuda que me possam fornecer.
Obrigado! :)

Tenho andado a efectuar pesquisas sobre este assunto, pois sei que existem modelos digitais 3D de Portugal Continental (o que inclui a minha zona :)), que são até utilizados em jogos de simulação de voo, etc, e necessitava de analizar qual a viabilidade/facilidade com a qual eu podería utilizar algo do género numa aplicação que pretendo executar...

Já percebi que há ficheiros de matrizes de dados que permitem a determinado software interpretar e transformar essa informação em modelos gráficos... Por esta via, teria que ainda criar as texturas no mesmo ou noutro software que fosse compatível com o formato de saída do primeiro... Depois há o problema da animação interactiva, do género do que se passa no Google Earth, por exemplo... Enfim...

Na minha pesquisa, descobri que a entidade em Portugal que poderá fornecer este tipo de material em "bruto" (ficheiros de dados) é o Instituto Geográfico do Exército, e muito, muito caro mesmo...

Bom... O motivo deste meu tópico aqui no fórum, primeiro, é saber se há alguém que me possa fornecer algumas luzes sobre este assunto (todo o processo), pois as que tenho, como se pode observar, estão muito apagadas... :-D

Alguém conhece alguma empresa que realize aplicações na área e que eu possa contactar?

O ideal era eu obter um modelo acabado (já com texturas, linhas de água, estradas, etc...) deste género, da região que pretendo, mas num formato em que me fosse possível a sua edição em determinado software, i.e., acrescentar nomes de locais que apareceríam no "mapa" conforme os "sobrevoássemos", eventualmente alguns links para outras páginas, etc...
Algo muito parecido com a interface do Google Earth mas baseado num mapa bem detalhado...

Alguém me pode ajudar!?

Obrigado mais uma vez...
 
Sinceramente, dúvido mesmo muito que alguma vez vás encontrar alguma coisa assim. O máximo que poderás encontrar é alguns mapas vectorizados, agora em 3D Detalhado? Não me cheira...
 
Hmmmmm!!!
Ok...
Vou dar um exemplo... Isto está feito para um jogo:

http://www.ptsim.com/pt/portugal/pt2k_sc.htm

Eu pretendía maior detalhe, mas não muito mais...
E tenho quase a certeza que existe alguma coisa por aí (ouvi falar mas não sei mais nada)...
Contactei o "site", mas fui logo informado que não fazíam a não ser para o jogo (formato)...
Só quero ter a certeza se é viável... Estou completamente às aranhas...

Obrigado!
 
Os bons dados pagam-se caro e feio...

mas para começares pode ver estes dois sites:
http://mapserver.gis.umn.edu/ ->que te permite ter um servidor para gerar gráficos! existem mais e alguns que trabalham com VRML que talvez te dê mais jeito para gerar dados a 3D! Mas como quando fiz esta pesquisa para um trabalho não precisava disso não tomei atenção a esse tipo de servidores!
http://postgis.refractions.net/ -> para teres uma base de dados espacial

normalmente os dados que se conseguem arranjar for free são dados em formato shapefile da ESRI.
http://www.vdstech.com/mapdata/europe.zip
este link é para os dados da Europa. São opensource mas apenas contém as fronteiras dos países, os seus nomes e pouco mais...

Aqui fica um exemplo:
europa.JPG



é tudo uma questão de dados!
Não interessa tanto se és um grande programador ou não...sem dados não há imagens!

Fica aqui outro exemplo, este com dados da PTInovação da cidade de Aveiro a correr no MapServer com o Chameleon a ler os dados do PostGIS e não directamente dos shapefiles tal como no exemplo anterior.
aveiro.JPG


vê-se perfeitamente que este segundo exemplo é já um pouco mais à frente, além do interface ser muito mais cuidado, também os dados são mais detalhados.




Este é um trabalho que estou actualmente a desenvolver e que deu uma grande pica para perceber todos os conceitos que estão por detrás deste tipo de servidores!
 
Olá!!!

Agradeço a ajuda até ao momento...

Efectivamente o que o dr_tuborg acaba por me indicar já é algo mais concreto, mas acho que devo "avançar" que se trata de uma aplicação Multimédia...

A dar-me a este trabalho todo para implementar este tipo de solução como menu de partida para o que seríam várias páginas com diversas informações sobre os locais, pensava poder eu mesmo criar a minha própria interface também em termos de interacção com o mapa...

Tería portanto que haver um software de suporte que manipulasse o modelo 3D através de comandos gerados pelo clique nos botões que eu criasse na minha interface...

Já estou a ver que é possível, mas complexo e caríssimo, pois também me parece que afinal não há "nada" feito deste género e tería que efectuar todo o trabalho de gerar o modelo 3D e depois editá-lo para incluir TUDO o que se vê...

Esperava mesmo que houvesse Empresas que trabalhassem na área com aplicações acabadas...
Assim acho que desisto desta solução (já tenho uma alternativa)...

Obrigado a todos...
 
Última edição:
Back
Topo