Modelo conceptual... Urgente!

afvnr

Power Member
Preciso de ajuda para fazer um modelo conceptual, base dados um Pos-cafe.
Deixo a imagem com o que tenho mas nao faço a minima se esta bem normalizada.

Duvidas:
1- Eu tenho as tabelas tbl_categoria e a tbl_subcategorias relacionadas directamente á tabela tbl_produtos, mas a tabela tbl_categoria e a tabela tbl_subcategoria nao deveriam estar relacionadas entre elas?

2-A tabela tbl_login estao bem relacionadas? o a tabela tbl_infouser servirá para dar o historico de logins e logouts.


3 - A tabela tbl_login e a tabela tbl_produtos estao relacionadas de M para M ao passar para o modelo relacional irá gerar a tabela vendas. eu gostava de ter uma tabela venda_detalhes com informacao dos produtos e quantidade que foram vendidos em determinada venda, para inserir no neste modelo relaciono-a com a associaçao vendas?

Espero mesmo que me ajudem estou mesmo a precisar.

database.jpg
 
Olá,

1- Eu tenho as tabelas tbl_categoria e a tbl_subcategorias relacionadas directamente á tabela tbl_produtos, mas a tabela tbl_categoria e a tabela tbl_subcategoria nao deveriam estar relacionadas entre elas?


Eu acho que ficava melhor se ligasses a tabela Categoria à tabela Subcategoria (1-N) e a tabela Subcategoria à tabela Produto (1-N).


2-A tabela tbl_login estao bem relacionadas? o a tabela tbl_infouser servirá para dar o historico de logins e logouts.

Vais ter uma relação de 1-N entre a tabela Login e a InfoUser, porque para cada login vais ter uma série de registos históricos de entrada.

3 - A tabela tbl_login e a tabela tbl_produtos estao relacionadas de M para M ao passar para o modelo relacional irá gerar a tabela vendas. eu gostava de ter uma tabela venda_detalhes com informacao dos produtos e quantidade que foram vendidos em determinada venda, para inserir no neste modelo relaciono-a com a associaçao vendas?

Tu na prática quando crias uma relação de n - n vais ter uma tabela intermédia. Nesta tabela vais ter uma linha por cada produto vendido. O conjunto destes produtos dar-te-á a encomenda. Só tens de acrescentar a essa tabela a quantidade e o preço unitário a que estes foram vendidos.

Espero ter ajudado.
 
para a pergunta 1:


qual a diferença entre uma categoria e subcategoria ?

nenhuma


basicamente o que podes fazer é dizer que uma categoria tem várias categorias e uma categoria tem apenas uma categoria mae.

isto basicamente ficaria assim.

ddaad89e25.jpg


no final terias uma classe categoria que teria:

IDcategoria
descricao
IDcategoriaMae


esta é outra hipotese mais usual ;)


para a pergunta 2:

a resposta do colega anterior é a correcta.



para a pergunta 3:

a resposta do colega anterior é a correcta.

cumprimentos.
 
Última edição:
Back
Topo