Modelo de contrato para websites

jpmartyns

Membro
Boas,

Estou a começar a fazer alguns trabalhos de websites como freelancer, e penso que seria necessário quando fechasse algum negócio com o cliente, fazer um contrato a especificar o trabalho, os valores, manutenção, atcualização etc.
Pelo que peço a vossa ajuda. Já tenho um modelo de briefing, agora falta-me um modelo de contrato, penso que quem trabalha desta forma deve fazer o tal contrato, então quem tiver algum modelo envia-me s.f.f. Obrigado!!!
 
Boas,

Estou a começar a fazer alguns trabalhos de websites como freelancer, e penso que seria necessário quando fechasse algum negócio com o cliente, fazer um contrato a especificar o trabalho, os valores, manutenção, atcualização etc.
Pelo que peço a vossa ajuda. Já tenho um modelo de briefing, agora falta-me um modelo de contrato, penso que quem trabalha desta forma deve fazer o tal contrato, então quem tiver algum modelo envia-me s.f.f. Obrigado!!!

Postem aqui que eu tb estou interessado.
 
boas pessoal! Também estaria interessado no mesmo. jpmartyns, já agora, poderias partilhar um pouco o modelo de briefing?

Abraços!
 
Modelo de briefing para website

boas pessoal! Também estaria interessado no mesmo. jpmartyns, já agora, poderias partilhar um pouco o modelo de briefing?

Abraços!

Ok. Estive a pesquisar vários modelos de briefing para websites e fui tirando de cada um aquilo que eu achei que seria interessante para os meus trabalhos, então segue o modelo de briefing:


BRIEFING



01. Qual o nome do site?


Estratégia

02. Quais são os principais objetivos do site? Informar? Vender? Dar suporte? ...?


03. O que você está oferecendo a seu público?


04. O que você quer que os usuários façam em seu site? E depois deles saírem?


05. Quais são as mensagens mais importantes que o site deve passar aos visitantes?



Descrição geral do site

06. Descreva o negócio/produto/empresa como se fosse uma pessoa. É sério? Jovem? Confiável? ...? Justifique.


07. Que recursos ele terá ( Sistema de publicação? Animações flash? Sistema de ecommerce? Nenhum recurso adicional? Outro sistema? Se sim, especifique. )


08. Quantas páginas o site deverá ter?


09. Quais são os pontos fortes e fracos do negócio/produto/empresa? Por quê?


10. Se possível, informe o nome e o website de seus principais concorrentes.



Público-Alvo

11. Quem é seu público principal? Descreva interesses, necessidades e o que mais souber a respeito.


12. Qual o conhecimento que eles tem de Internet? E o conhecimento técnico?


13. O que os visitantes devem fazer no site?


14. Com que freqüência você espera que eles visitem seu site? Por quanto tempo permanecerão em uma visita média?



Conteúdo


15. Qual são as secções e funcionalidades que precisam existir?


16. Quem será responsável pela geração do conteúdo original?


17. Em qual formato e processo o conteúdo será enviado para mim ? ( doc, cdr, jpg,? Outro formato? Será enviado por CD, Email ou FTP? )


18. Que informação do site mudará? Com que freqüência e com que abrangência?


Recursos

19. Você tem um servidor para seu site?


20. Você registou um nome de domínio para seu site?


A aparência e sensação gráfica

21. Tem em mente alguma aparência para o web site?


22. Você tem padrões existentes, como logotipos e cores, que devem ser incorporados?


23. O site parte de um site maior ou grupo de sites com padrões de design que precisam ser correspondidos?


24. Quais são alguns outros sites da web que você gosta? O que você gosta a respeito deles? Se possível, envie links de referência.


25. O que não pode haver no web site, em função dos concorrentes?
 
Muito fixe, vou ter uma reunião com um possivel cliente hoje e vou usar o teu breafing.

Está muito bem estruturado. obrigado por partilhares.
 
Contracto mesmo não precisas, parte do que queres já tens nesse briefing, as respostas que ele te der é o trabalho. Os valores e a manutenção ficam na factura.
 
De nada!!! Podes usar a vontade!!!

Também ando a tentar elaborar um modelo de contrato quando tiver alguma coisa partilho aqui.

Do que tenho pensado deverá ter isto:

- Identificação dos intervenientes
- Objecto do contrato ( O que irá ser feito, muito bem discriminado para depois não pedirem coisas que não estão orçamentadas, podes usar as respostas do breafing.)
- prazo de execusão
- Pagamentos, tipo 25~50% na adjudicação e o resto pago no final se a duração for curta, ou se a duração for mais longa 50% (adjudicação) +25% (meio) + 25% (entrega)

Manutenção:

- Valores do contrato de Manutenção,
- Periodicidade dos pagamentos
- Nº de Intervenções abrangidas de cada tipo
- Tipos de intervenção (muito bem especificada, não vá o cliente querer um site novo e querer pagar só o contrato de manutenção)

e Penso que seja só.
 
Última edição:
Modelo de contrato

Cá estou com um modelo de contrato que encontrei em um site brasileiro, dei uma olhadela e pareceu-me muito bom, tive a alterar a moeda "€" e o local "Lisboa" mas precisa alterar as informações dos documentos como BI, NIF, já que lá está os documentos brasileiros e talvez fazer alguns ajustes que mais se adapte ao trabalho ou a questões que em Portugal é diferente. Mas a estrutura do contrato achei perfeita. Quem fizer todas as alterações cabíveis, pode depois postar aqui o modelo pronto para ser usado cá em Portugal. Segue então o modelo:


Contrato de Prestação de Serviços Profissionais

Pelo presente instrumento particular, ________________ CGC ______________ estabelecida _____________________________, e aqui denominada CONTRATADA e _______________________, CPF/CGC: ______________________, RG/IE: ________________, estabelecido a ______________________________, aqui denominado CONTRATANTE, têm entre si justo e contratado o seguinte:


I – DO OBJETO DO CONTRATO

O presente contrato tem como objeto a formulação do conjunto de páginas eletrônicas e gráficas, aqui denominado simplesmente por ”SITE” ou "WEB SITE", para uso exclusivo na Internet, com referências institucionais do CONTRATANTE, demonstrando os seus produtos, serviços e tecnologia. Também incluso a prestação de serviço referente a manutenção deste “SITE”.


II - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

A CONTRATADA se obriga a desenvolver o objeto deste contrato da maneira mais adequada e dinâmica, dando ênfase a marca e a qualidade dos produtos e serviços da CONTRATANTE.
Faz parte ainda os seguintes serviços a serem executados pela CONTRATADA:

- Elaboração do projeto gráfico e fluxo das informações;
- Programação das páginas em HTML;
- Programação dos bancos de dados necessários;
- Manutenção do “SITE” assim que as partes acharem necessário.


III - DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE

Ficará sobre responsabilidade da CONTRATANTE, a entrega de todo o material necessário para execução dos trabalhos, ora tais como:

- Fotos e imagens a serem adicionadas nas páginas;
- Textos descritivos;
- Logotipo.

O CONTRATANTE deverá efetuar corretamente os pagamentos à CONTRATADA, segundo item V.

IV - DA MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS

A CONTRATADA através da manutenção dos serviços, sendo Preventivo e/ou Corretivo, manterá o “SITE” em condições de navegabilidade, efetuando os necessários ajustes, configurações e reparos visuais.

1º. Somente os técnicos da CONTRATADA poderão executar serviços técnicos preventivos e ou corretivos, a que se refere esta cláusula.

2º. A manutenção dos serviços aqui contratados não incluem:

- Os serviços adicionais aos mencionados neste contrato;
- Elaboração e construção de bancos de dados extras;
- Produção de fotos;
- Produção de vídeos;
- Configuração de estação de usuário da Internet;
- Problemas apresentados nos equipamentos de comunicação, tais como modems e cabos de redes;
- Problemas apresentados em conseqüência da presença de vírus no equipamento;
- Problemas apresentados em conseqüência de software defeituosos, mal instalados ou mal configurados;
- Criação de novas páginas ou alterações de layout diferenciado para o “SITE” do CONTRATANTE;
- Problemas que não estão ligados diretamente à ___________________(nome da empresa contratada).

3º. A CONTRATADA se reserva no direito de inserir uma pequena imagem de aproximadamente 70x40 pixels na página principal da CONTRATANTE com a seguinte descrição: "Desenvolvido por".

4º. A CONTRATADA se compromete a cadastrar o "SITE" do CONTRATANTE nos principais "SITES" de busca nacionais e internacionais.


V - PREÇO E FORMA DE PAGAMENTO

Para os serviços de construção, manutenção e inclusão do “SITE”, objeto deste contrato, ora estipulado terá um custo no valor de:
- Construção: € ____________ sendo necessário um sinal de 50% para o início do trabalho

- Uma vez que a CONTRATADA cumpra todos os requisitos, o CONTRATANTE efetuará o pagamento do serviço prestado de construção do “SITE” da seguinte forma:
- (forma de pagamento)

- Manutenção: € ____________________, a serem pagos da seguinte forma:

- (forma de pagamento)

VI - DA RESCISÃO DO CONTRATO

O presente contrato poderá ser rescindido pelo CONTRATANTE, sem ônus algum, quando:
- A CONTRATADA não executar os serviços solicitados pelo CONTRATANTE, e que estejam de acordo com as cláusulas deste contrato.
- Quando a CONTRATADA descumprir alguma das cláusulas deste contrato.

O presente contrato poderá ser rescindido pela CONTRATADA, quando:

- O CONTRATANTE na hipótese de inadimplência das obrigações ora assumidas, devendo a parte inocente notificar a parte culpada à sanar sua falha no prazo de 30 dias, após isso, não sanada a dívida, a CONTRATADA não efetuará qualquer tipo de trabalho para o CONTRATANTE.

VII - PRAZO DE VIGÊNCIA DO PRESENTE CONTRATO

Com exceção dos serviços de implantação do sistema o presente contrato vigorará por prazo determinado de 1 (um) ano, podendo ser renovado posteriormente.

E, por assim estarem justos e contratados, firmam o presente contrato em duas vias de igual teor e forma,


Lisboa, ____ de ________ de _____.




CONTRATADA CONTRATANTE
 
Back
Topo