Modem Adsl Dlink 302T Ligar a WRT 54GL

galinha

Power Member
Ola :

Ja dei voltas e mais voltas...

Tenho um Linksys WRT54 GL - Queria ligar um modem adsl ao router ....nao consigo.

Ligo o o dlink 302 t na porta de internet do WRT 54GL e nada ....

Que configuraçoes deve ter o Dlink ?

PPOE ou bridge mode ?
Como fiz o update ao firmaware ha algum seting especial que se deva configurar no modem ? Estou a usar sapo/telepac

No Router WRT54 gl ..o que devo fazer ?

Obrigado por toda a ajuda

Luis
 
Tenho exactamente esses dois equipamentos. Não tenho SAPO mas sim ONI, mas presumo que não faça diferença. Se houver alguma alteração a efectuar nas configurações específicas de ligação, devem existir threads por aí a dizer o que alterar.

A única alteração que fiz (não necessária para por tudo a funcionar) foi de instalar um novo firmware (http://www.thibor.co.uk/) no WRT54GL.

O Modem está em modo de bridge, DHCP off (faz sempre "apply"
a seguir a cada escolha, e mesmo assim cheguei a ter vezes que o modem não guardava as opções...)

O router wireless é que fica com os dados para a ligação PPoE, e tem o DHCP server ligado.

Isto deveria ser suficiente para teres tudo a funcionar. A única excepção é que não tens acesso aos menus de configuração do modem, que não te trazem nada de adicional excepto dizerem-te a que velocidade o modem está sincronizado, e os dados de SNR e atenuação da linha.

Como me interessa ter acesso a esses valores, consegui resolver o problema com o firmware to Thibor acima referido.

Este firmware é praticamente idêntico ao original da linksys mas tem algumas funções adicionais que dão muito jeito:
- definição do "power" de transmissão wireless (podendo ser consideravelmente aumentado comparativamente com o default)
- static DHCP
- capacidade de adicionar scripts
- diversos outros...

A instalação é muito fácil, já que é efectuada via browser, e guarda todos os settings já inseridos.

Depois de instalado, na área de "administração" / "management tens um botão para Firewall script.
Assumindo que estás a usar os IPs default (192.168.1.1 para o linksys, 192.168.10.1 para o D-Link), basta adicionar:

ifconfig vlan1:0 192.168.10.2 netmask 255.255.255.0
iptables -t nat -I POSTROUTING -o vlan1 -d 192.168.10.0/24 -j SNAT --to-source 192.168.10.2

Acede a 192.168.10.1 no browser e tens a área de administração do modem.

Depois avisa se funcionou.
 
Última edição:
Ola : Excelente !!! Este " O Modem está em modo de bridge, DHCP off (faz sempre "apply"
a seguir a cada escolha, e mesmo assim cheguei a ter vezes que o modem não guardava as opções...) " é o meu grande problema no momento....desligo e vai tudo a vida....mas finalmente alguem soube explicar.

Já agora o firmware que falas é melhor que o wrt ? é que precisava de mais potencia e neste aumnetar ou nao é igual....

Um abraço
Luia
 
Ola : Excelente !!! Este " O Modem está em modo de bridge, DHCP off (faz sempre "apply"
a seguir a cada escolha, e mesmo assim cheguei a ter vezes que o modem não guardava as opções...) " é o meu grande problema no momento....desligo e vai tudo a vida....mas finalmente alguem soube explicar.

Já agora o firmware que falas é melhor que o wrt ? é que precisava de mais potencia e neste aumnetar ou nao é igual....

Um abraço
Luia



O Firmware é idêntico ao original do WRT (tão parecido que a seguir ao upgrade ficas a pensar que ainda estás no original) mas tem funções adicionais. Uma delas é poderes aumentar a potência do sinal. Não convém ir logo para o máximo porque supostamente adiciona ruído, e provavelmente situa-se acima do limite legal para Portugal. Vai tentando em pequenos incrementos. No meu caso, e estou numa casa de 2 andares com o router dentro de um armário, o valor default chegou. Consigo andar com o laptop pela casa fora sem qq problema.

Já agora, relativamente à configuração do modem, outra coisa que notei é que através do wizard ele grava bem as opções escolhidas (só que o DHCP não é uma delas...)
 
Última edição:
Ola :

Tenho tudo com dizes...mas ainda nao funciona. O cabo liga no router na wan port nao é ?
Obrigado Luis,
No modem qual é o tipo de ligaçao ? bridge em ?
Tem que se por os dns no router ?

Obrigado...
 
Ola :

Tenho tudo com dizes...mas ainda nao funciona. O cabo liga no router na wan port nao é ?
Obrigado Luis,
No modem qual é o tipo de ligaçao ? bridge em ?
Tem que se por os dns no router ?

Obrigado...

Correcto. O cabo q sai do modem liga-se na porta wan.
No modem é bridge.
No router eu não tive que pôr nada de DNS. Duvido q tenhas q o fazer, mas no entanto procura se para o Sapo é necessário.
 
Back
Topo