Modem Ethernet para ADSL 8MB

loster

I'm cool cuz I Fold
É isso que diz no título, preciso de um modem Ethernet ADSL.

Já estive a procurar algumas coisas, mas preciso de uma ajudinha para encontrar um modem Ethernet.

Tenho preferência por Linksys: o modem não precisa de ter WiFi, não preciso mais do que uma porta RJ11 e basta uma ou duas portas RJ45.

Espero que me ajudem a escolher e um obrigado :).
 
Penso que se pedires ao Sapo um modem ethernet eles dão-to sem levantar muitas ondas, claro que não ficas com grande modem, mas pelo menos é de graça...
 
Já tinha pensado nisso, mas a fama dos modems da Sapo, sejam eles USB ou Ethernet não é lá muito boa, prefiro antes gastar dinheiro num bom e que me "sirva".
 
Como não sei se queres um modem ADSL ou ADSL2+, vou ter de te dar a lista completa. Felizmente não são assim tantos... lol

O mais barato que podes encontrar é o Alcatel que vem nos novos pacotes ADSL2+ do Sapo. Tecnicamente é um router de uma só porta, mas pode configurar-se pôr-se em modo bridge, e o IP é atribuído ao PC onde está ligado, e não ao modem propriamente dito. Salvo erro é a versão 516v6. Atenção que já ouvi dizer que o firmware deste modem tem embutidas funções de Traffic Shaping (nunca confirmei, e pareceu-me mais dificuldades de configuração que outra coisa). Pelo que já vi do interface web, é um pesadelo de configurar.

Pessoalmente uso 24h/dia um 300T da DLink em modo bridge, sem problemas nenhuns. A versão 320T já é compatível com ADSL2+, e se for parecida com a anterior não deve dar problemas. O meu 300T é temperamental no webserver, mas fora isso não tenho queixas. ~€60 pelo 320T

A Sitecom tem um ADSL2+, salvo erro o 213 (são vários, uns só ADSL, outros ADSL2+, outros para RDIS, a certa altura já não sei a quantas ando... lol). Já o vi à venda por ~€65

Se não me engana, a Netgear tem um parecido com o Sitecom, embora já não me lembre do modelo (a última vez que pesquisei isto foi há uns meses).

A Linksys tem dois modelos, um deles tamanho "trambolho" (tem o tamanho de um AP Wireless dos antigos da Linksys...), que foi descontinuado (ADSL2MUE) mas que ainda vai aparecendo à venda; e outro, com poucos meses de mercado, bem mais compacto, o AM200.

Salvo da Netgear, já vi todos à venda cá em Portugal, embora alguns sejam cíclicos (nomeadamente o Sitecom e o ADSL2MUE). O 300T foi descontinuado, já há muito poucos à venda; como a diferença de preço é mínima (€10), mais vale ir logo para o 320T. O AM200 ainda só vi em lojas on-line.

Espero que ajude.

Cumps.

Miguel


[EDIT] Convém lembrar que modems ADSL Ethernet dignos desse nome não têm funções de router, só podem ser ligados a UM PC ou um router separado, e nunca a um switch, se não é um convite a dar barracada na rede... Se é preciso ligar vários PCs à Net em simultâneo é preciso um router e um modem ADSL ou um router com modem ADSL incorporado... [/EDIT]
 
Última edição:
Quero um modem ADSL2+.

Seguindo o que o __Miguel_ disse, fui ver os modems que ele referiu, e não gostei dos preços, tirando o Linksys AM200, que foi o que gostei mais (preço). Como disse o modem vai ser só para um computador.

Agora digam-me, o Linksys AM200 é bom?
 
De todos os modems que indiquei só mesmo o 300T é que é ADSL, os restantes são todos ADSL2+.

Pessoalmente, nunca vi ou trabalhei com um AM200. No entanto, a Linksys é uma "filial" da Cisco, uma das maiores e melhores companhias de material de redes do mundo, por isso presumo que não seja mau. Aliás, não me espantaria nada que fosse uma versão reduzida do ADSL2MUE, que não era mau...

Cumps.

Miguel
 
Então para aquilo que quero, o AM200 é o ideal?

Diz-me só uma coisa, onde posso encomendar material Linksys em lojas on-line?
 
Então para aquilo que quero, o AM200 é o ideal?

Diz-me só uma coisa, onde posso encomendar material Linksys em lojas on-line?
Quanto à primeira pergunta, provavelmente sim. Convém confirmares que o podes pôr em modo bridge, para o IP externo ser atribuido directamente ao PC (dá menos confusões com firewalls), coisa que acho que dá para fazer. Fora isso, não deves ter problemas.

Quanto a lojas on-line que o vendam, só conheço uma, www.*****.pt, mas podes também procurar nos motores de busca de preços tugas, www.*****.pt e www.itcomponents.net.

Cumps.

Miguel
 
De todos os modems que indiquei só mesmo o 300T é que é ADSL, os restantes são todos ADSL2+.

Pessoalmente, nunca vi ou trabalhei com um AM200. No entanto, a Linksys é uma "filial" da Cisco, uma das maiores e melhores companhias de material de redes do mundo, por isso presumo que não seja mau. Aliás, não me espantaria nada que fosse uma versão reduzida do ADSL2MUE, que não era mau...

Cumps.

Miguel

O 300T dá ADSL2+ com update de firmware disponível no site da d-link ;)
 
O 300T dá ADSL2+ com update de firmware disponível no site da d-link ;)
Depende do modem que for, há versões diferentes do 300T. Externamente são iguais, mas têm diferenças no hardware interno. O meu, por exemplo, é um dos que não suporta o upgrade. Quase o transformei num tijolo a tentar fazer o upgrade...

Depois da experiência que tive, acho melhor mesmo dar os €10 a mais pelo 320T. A paz de espírito vale-os bem... :P

Cumps.

Miguel
 
O modem que neste momento o serviço sapo disponibiliza é o SpeedTouch 516v6 que na realidade é um modem/router mas apenas com uma porta eth, é adsl 2+.

É um bom modem.
 
Parece que acertei na referência, então hehe.

Não duvido que seja um bom modem. Aliás, é bastante completo, já tive oportunidade de ver isso no próprio manual on-line (para ajudar alguém com ele, infelizmente ainda não tenho nenhum). O problema é que, para configurar uma coisa tão simples como um port forwarding, que se faz em dois cliques noutro router qualquer, no 516v6 precisa de se ir a dois sítios completamente diferentes, e que pouco ou nada indicam que é o que se procura... Para transformar o router num modem em modo bridge também é um problema semelhante, precisei de "escarafunchar" metade do manual só para ficar a saber que a opção existia...

Foi só por isso que não o recomendei, acima dos outros. Pessoalmente, gosto de desafios, mas o 516v6 cria-os quando não há necessidade... :P

Btw, confirma-se o "problema" de o firmware ter TS embutido? Desde que me disseram isso fiquei na dúvida...

Cumps.

Miguel
 
Ts no 516v6??? Ou seja regras tipo QOS lá enfiadas? Eu acho q o modem nem permite isso por acaso nao li o manual todo mas creio q nao tenha isso. Nem nunca ouvi tal :|
 
Back
Topo