Modem Netcabo - Router Adsl Wireless - Configurar HELP

bluei16_

Banido
Boas

Em casa de uns tios meus instalaram recentemente internet pela TvCabo. Usam um modem Thomson e pediram-me para configurar o router wireless (nTech ADSL-AR41A) para poderem distribuir a internet por dois pc's, um portátil e um de desktop

Em termos de cablagem fiz tudo correctamente, liguei o cabo coaxial ao Thomson, depois liguei um rj45 do Thomson ao nTech, que então iria distribuir o wireless pelos dois computadores

A minha complicação agora é mesmo na configuração interna do router, tive para lá a mexer em montes de coisas mas sem sucesso. Conseguia aceder ao router, depois andei para lá a mexer e já só conseguia aceder ao modem (mas sem internet)... só sei que passei várias horas já sem saber o que fazer, numa salganhada, que acabei por desistir. Também pesquisei bastantes coisas mas acabei por não me conseguir safar... li sobre modos brigde e não sei quê, bem que lá andei a mexer em coisas do género mas a maior parte das configurações nos menus eram diferentes do que eu lia e portanto fiquei neste estado

Se alguém que conhecesse o equipamento me pudesse dar um step by step (sreenshots era ouro sobre o azul) ficaria eternamente grato, até porque não posso andar a experimentar sempre que me postam uma resposta dado eu só lá ir esporadicamente

Muito obrigado

PS: a internet funciona sem problemas ao ligar o cabo directamente ao computador, portanto o problema é mesmo burrice minha na configuração
 
O router é 192.168.1.x
O modem é 192.168.100.1
__________________
Há uma coisa muito simples que podes fazer se for um router switch. Mudas o IP do router para 192.168.100.2 ou o do modem para 192.168.1.x, em que x é diferente no router e no switch. Inicialmente para testares é melhor desactivares o dhcp no router e no modem(caso haja no modem) ligas o modem ao router como se o modem fosse um computador… depois nas maquinas metes IPs automáticos. Se o router for 192.168.1.1 e o modem for 192.168.1.2 as maquinas podem ficar:
Maquina 1
IP 192.168.1.254 (IP diferente de todos os outros)
Mask 255.255.255.0
GW: 192.168.1.2 (sempre o IP do modem)
DNS1: 194.65.100.117
DNS2: 194.65.5.2

Maquina 2
Maquina 1
IP 192.168.1.253 (IP diferente de todos os outros)
Mask 255.255.255.0
GW: 192.168.1.2 (sempre o IP do modem)
DNS1: 194.65.100.117
DNS2: 194.65.5.2
Resumindo: o router e o modem tem de ficar nas mesma rede que tem de ser qq coisa do tipo 192.168.1.X e mas maquinas tb tem de ficar nesta gama. Agora o X é um numero entre 1 e 254 que varia de dispositivo para dispositivo. Ligas o modem á linha e do outro lado um cabo de rede ao router. E metes uma configuração de IPs nas maquinas iguais (menos o IP de cada uma) em que a gateway é o IP do Modem. E assim as maquinas já vão poder comunicar entre si.
Depois de isto estar tudo a funcionar. Tenta activar o DHCP no router e configura-lo correctamente para poderes usar IPS automáticos para n teres de la voltar um dia por ca
usa disso :P
Sse fizeres o que te disso, o router deixa de funcionar como router para passar a funcionar apenas como Switch, o que é um desperdício:P
 
Última edição:
Ah então o problema era isso da gama de endereços. Eu bem li sobre isso mas nem me lembrei nem tinha percebido muito bem o conceito. Não sei é se posso mudar assim o ip do router ou do modem... acho que no router só deixa os últimos 3 dígitos... mas vejo isso pessoalmente

Agora... não sei é como faço em termos de outras configurações internas. Não é preciso definir um modo específico para o router trabalhar? Tipo bridge e essas coisas

Pah o interesse aqui é só mesmo reencaminhar a internet por wireless... eles tão se pouco cagando para o resto. Para além disso não usam nenhumas aplicações exigentes em termos de configurações. É só browser e msn... siga a marinha

Obrigado pela ajuda, vou ver se me consigo desenvencilhar com as tuas dicas
 
Bem que podes te esforçar mas ja foi dito, o Modem da Netcabo recebe um IP 8* 21*, o 192.168.100 é so quando o coaxial nao esta ligado, e em routers ADSL nao resulta, pois nao tem porta WAN

Exprimenta, mas em nada vais conseguir... so com um router cabo...
 
Ok. Não estou a perceber qual é o problema do router não ter coaxial... não precisa. O coaxial ligo ao modem e ligo o modem ao router por rj45 como tinha dito no inicio
 
falei no Coaxial que é aquilo que esta desligado quando obtens o tal 192.168.100.x, porque quando esta ligado e o modem registado, o modem tem um IP Externo como 85 83 ou 212

Precisas de uma Porta WAN no router para distribuir o sinal... O cabo nesse modem, nao serve de Gateway...
A menos que tenhas um PC com duas placas de rede para distribuires o sinal
 
Mas o endereço externo é cagativo... o que interessa é que o interno seja definido como gateway.

Porta WAN não tenho no router. Bah... eu vou ver se a partir do que disseram dá, senão digo-lhes para comprarem outro equipamento

Obrigado Arrentela
 
Não conheço os modelos mas sei que alguns cable modems tem um IP interno (Modem Router). O que expliquei anteriormente já foi testado por mim há algum tempo (modem NetVisão), posso ter-me esquecido de algum passo, mas a ideia funciona se o modem tiver um ip interno. Porque o outro router so vai fazer de switch por isso n precisas de porta Wan.
 
Não conheço os modelos mas sei que alguns cable modems tem um IP interno (Modem Router)..
Esses dispositivos SÓ têm ip interno (chamado ip de RF) quando ainda não estão 'autorizados' no 'Headend' do ISP. Após o registo e o 'boot file' instalado o ip passa a publico.
O unico equipamento que faz fazia isso era os Elsa, mas esse são outra 'guerra'.
Tudo o que acima falas não vai funcionar. Os modems actuais não têm DHCP para fazer aquilo que falas.
 
Boas. Deu para mudar o IP do router para 192.168.100.2, assim tá tudo na mesma gama. Consigo aceder ao modem e ao router através do wireless e dantes só dava ao modem. Desactivei o DHCP no router. Não consigo ter net. Alguma ideia?
 
Back
Topo