1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Modem ou Cabo ? Ajudem pf

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por DurZa, 23 de Novembro de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 846)

1. DurZa

DurZa Power Member

Bem, o que se passa é o seguinte, eu e o meu melhor amigo somos vizinhos. Ambos temos internet e na nossa zona temos de ter telefone fixo para termos internet.

A ideia é, devido à nossa proximidade, eu deixar de ter internet poupando cerca de 45€ mensais (o meu telefone só serve mesmo como meio de obter internet, para mais nada) e eu aceder à internet dele, passando a dele a ser de 24mb.

Ele está a frequentar um curso de informática (básico, diga-se) e sugeriu a criação de uma ligação por cabo. Se a ligação fosse feita por cabo, partindo do principio que o cabo n ia ficar suspenso no ar e que teria de contornar as casas, eu apontaria para um valor MÁXIMO (penso que seja menos) de 90 metros. Ja tive a ver preços e ficar-me ia por 45€ os 90m, depois duas fichas RJ que custam mais umas cascas de alho e tá feito.

Todavia, o fim n fica lá mt bem, corre sempre o risco (ainda que improvavel de que alguem por acidente o corte e com o tempo vai-se desgastando... Além disso n sei se terei muita perda de sinal, etc :S

A outra sugestão passava por um Router... E na Media Market apresentaram-ma como melhor opção. Sugeriram-me um Router SMC 300mb (norma G ou lá como a mulher dsse :x) como sendo suficiente e o colega que estava cmg sugeriu-me tb uma antena que serviria para captar o sinal, sendo segundo ele a solução caso o sinal n fosse tao forte quanto eu desejasse... A distancia em linha recta... Eu aponto para 45/50 metros no máximo, sem barreiras físicas (apenas a minha casa, apesar de que o meu quarto fica perto da janela (o router ficaria junto a uma janela mesmo de frente para minha casa)). Com a antena e Router pagaria 90€, aprox.

Gostaria de saber as vossas opiniões, se acham que será necessário um router mais potente, se aquele chega, se a antena é precisa ou n, se a melhor solução seria o cabo UTP, etc, etc.

Btw, em principio irei mesmo testar o router pq posso faze-lo e caso n funcione devolvo-o e dão-me a guita pa traz.

AGUARDO RESPOSTAS MALTA, é mt importante :'$

2. amjpereira

amjpereira Folding Member

Wireless para essa distancia esquece, podes experimentar mas vai depender de varios factores.

Isto porque para teres uma ligação de jeito precisarias de uma antena direccional.

Por exemplo em dias de chuva e de nevoeiro nao vais apanhar sinal. A agua absorve a maior parte dos sinais RF.

Cabo neste caso será o melhor e de preferncia STP (Shielded Twisted Pair), sai mais caro mas parece-me a melhor soluçao.
    BTW a casa encontra-se ao lado da outra ou seria para passar por onde?
    É que se nao tiver uma ao lado da outra o gasto que vais ter com cabo STP é algo de significativo.

Podes sempre depois pensar comprar uma especie de "mangueira" de plastico por onde o cabo passe caso seja uma ao lado da outra de forma ao cabo resistir ás "tempestades".

Tens que ter tambem atenção a que nivel colocas a mangueira para nao haver o caso de se encher de agua.

Atenção isto é a minha opinião pessoal.

Claro que a medio prazo o custo nao vai compensar, e depois se de facto te encontras numa zona remota que apenas tem ADSL, possivelmente a velocidade que ira obter nao sera "suficiente" para os dois estarem a partilhar.

Cumprimentos.

Última edição: 23 de Novembro de 2008
  3. DurZa

DurZa Power Member

:S

Cada vez fico mais confuso :(

Na Media Market disseram-me que tinham modem's (mais caros, bastante mais) que tinham alcance até 500 metros =/

As casas n estão mesmo lado a lado, a minha esta ligeiramente mais atrás, mas em linha recta são cerca de 50 metros.

Se fosse por cabo o cabo iria contornar a casa dele e depois a minha, seriam cerca de 90 metros (no maximo...)

De certeza que um router smc 300mb (com as antenas viradas na diracção de minha casa (n sei se ajuda :x)) uma antena junto do meu pc (daquelas antenas portáteis que custam cerca de 30€) n funcionaria ? =/

E no caso do cabo n haveria mtas perdas de sinal ? =/

4. amjpereira

Faz o seguinte quando fores comprar o router pergunta la na ***** se te explicam o efeito da reflexão, refracção, delay spread e a chamada "Fresnel Zone" (acho que nao tem tradução para portugues) que é a zona á volta da VLoS(Visual line of sight ou linha visual daquilo que tu ves) e que tem que estar "livre" de interferencia seja de arvores, casas etc.

Isto pelo facto da agua absorver sinais RF(presente nas arvores) e com casas ao redor existe a chamada reflexão(sinal "bate" contra a parede e é devolvido/ redireccionado noutra direcção ou absorvido) e refracção que vai originar o chamada delay spread (aumentar o tempo de resposta entre equipamentos causando perda de sinal ou o vulgarmente chamado de lag)

Mas claro isto é o basico, mas se questionares grande parte deles vendedores comerciais podem nao saber destes factores, e a culpa nao e deles, nao tiveram formação nisso se calhar, contudo se apanhares alguem que saiba ainda melhor pode-te explicar o porque de nao se usarem router mas sim antenas para fazer a transmissão de sinal entre edificios.

Nao quer dizer que nao funcione, podes como disseste experimentar.

O cabo se for um STP até 100 metros senão estou em erro nao tem muita perda de dados.

Cumprimentos

5. DurZa

DurZa Power Member

Obrigado pelos esclarecimentos, és o único que tem tentado ajudar =/

Bem, só mais uma cena, eu e o meu amigo n temos conseguído ligar o meu pc ao dele através de cabo de rede :S Ja tentamos mudar as definições e bla bla bla, mas da sempre conexção limitada ou enixistente :S Por exemplo, jogar via LAN conseguimos, mas eu nunca consigo ter net :S

O que me preocupa se compramos o cabo e depois... :S

6. amjpereira

Qual o ISP?
    O cabo é cross-over ou usam atraves de um router/switch?Qual o equipamento?

Cumprimentos

7. DurZa

DurZa Power Member

Ligação do meu pc ao dele através de um cabo UTP, ligação directa, estando o pc dele ligado ao modem.

8. amjpereira

Para ligar dois PC's em rede tens que obrigatoriamente ter um dos seguintes elementos:

Ligação directa --> Cabo cross-over ou auto-crossover(função de algumas motherboards)
    Ligação "indirecta" --> Router ou switch sendo que se tiveres switch tens que configurar IP's manualmente ou ter um servidor DHCP.
    Ligação Wireless --> Rede Ad.hoc.

Cumprimentos

9. DurZa

DurZa Power Member

Como eu gostava de entender mais disto =X

No caso de eu comprar o cabo, duas fichas RJ45 nas extremidades... E depois um switch ligado ao modem dele para termos os 2 acesso à net, correcto ?

Mas o IP n muda a cada 24h ? :S Terei de lhe perguntar o IP todos os dias ? =/

Sendo assim o router (Caso funcione) afigura-se como melhor opção, né ? =/

10. Kraliv

Kraliv Power Member

Sim , acho que se aguenta na boa até aos 100mts :)

O ideal é eles passarem o cabo dentro de tubo flexível e evitar ao máximo que #corra" junto à rede eléctrica.

11. amjpereira

Se tiveres um router (cabo) eles tem servidor DHCP interno, que vai atribuir um IP ao teu PC, e é esse IP que te faz ter acesso a rede e á internet.

O ip publico é o modem/router que o recebe e depois "distribui" na rede interna que ele proprio cria.

Cumprimentos

12. DurZa

DurZa Power Member

Sabes-me dizer se eu usar o cabo uma forma de eu ter internet sempre que quiser ?

Um switch seria solução, n é ? Mas é preciso meter o IP manualmente tds os dias, né ? =/

Mais alguma possibilidade ? =/

Sim, mas no caso o meu amigo tem um modem e n o router, sendo assim teria de recorrer a um switch ?

Se sim, n se coloca o prob do IP ?

Ou existe alguma outra possibilidade ?

Obrigado a quem tem tentado ajudar =/

Última edição: 23 de Novembro de 2008
  13. amjpereira

Cabo cross-over com IP definido manualmente, enquanto nao mudares o IP tens acesso.
    Um router tem servidor DHCP e "automaticamente" ao conectar os pc's via UTP ou STP com a vulgar ficha RJ45 cria uma rede.

Cumprimentos

14. DurZa

DurZa Power Member

Mas Sr. Mod a PT n muda o IP automaticamente a cada 24h ? :S

15. amjpereira

A ip altera o IP, mas é renovado automaticamente pelo router, como tal e tendo em conta que o servidor DHCP cria uma rede interna, a rede em si entre PC's nunca é afectada.

Ás vezes pode acontecer o router "bloquear" num IP o que faz com que se tenha que reiniciar o equipamento, mas é raro isto acontecer.

E basta reiniciar o equipamento (demora o desligar e voltar a ligar cerca de 15seg) ficando depois com o acesso restablecido.

Uma coisa é o IP interno de rede outra é do acesso á internet.

Cumprimentos

16. DurZa

DurZa Power Member

Já tentei via router, não funcionou. Na entrada de minha casa apanha o máximo, passando para dentro de casa deixa de apanhar... Grrrr...

Agora, tenho a hipotese do cabo&Switch...

Digam-me umas coisas se puderem, qual é o preço de 1 switch ?

Switch=Hub ? Disseram-me q sim e vejo hubs a preços extremamente acessiveis.

Dêem uma help pf =/

Partilhar esta Página