Modem por cabo

Jotenko

Power Member
Boas! Tive há pouco a fazer troubleshooting numa vizinha minha. Na rede de uma vizinha minha :lol:

É assim, reparei que os modems da TVCABO podem ser acedidos pelo endereço IP privado o que me deixou um pouco confuso.

Um modem não é um router, ou seja não deveria ter capacidade de suportar endereçamento privado, isto é, o computador vai afinal com um endereço publico, ou vai ficar com algo do genero 192.168.1.1 tendo como gateway o modem, por ex 192.168.1.254?

Estou um pouco confuso
 
Privado? Tens a certeza k n era um modem router? se for assim pode ter um IP, que por defeito (depois de fazeres reset) fica 192.168.1.1. Depois tens de configurar o router para atribuir IPs. (DHCP)

Explica mellhor isso.

Cumpz
 
Eu tb tenho um modem da Tvcabo e já tinha estado nesse interface do modem, mas pelo menos no meu, não posso fazer lá nada é apenas uma ferramenta de diagnostico do modem como deves ter visto.
Para além disso o endereço do pc se te ligares directamente pelo modem vai ser sempre definido pelo isp neste caso a tvcabo, a não ser q tenhas um ip fixo configurado pela netcabo.
Outra coisa que tb pode explicar o facto da existência deste interface é a inexistência de username e password privados, a ligação é totalmente establecida pelo modem sem a necessidade de interferência, com o mac address de cada modem, tornando-o único para a rede de autenticação.
 
Eu tb tenho um modem da Tvcabo e já tinha estado nesse interface do modem, mas pelo menos no meu, não posso fazer lá nada é apenas uma ferramenta de diagnostico do modem como deves ter visto.
Para além disso o endereço do pc se te ligares directamente pelo modem vai ser sempre definido pelo isp neste caso a tvcabo, a não ser q tenhas um ip fixo configurado pela netcabo.
Outra coisa que tb pode explicar o facto da existência deste interface é a inexistência de username e password privados, a ligação é totalmente establecida pelo modem sem a necessidade de interferência, com o mac address de cada modem, tornando-o único para a rede de autenticação.

Nope.... alem do 192.168.X.X existe outra ainda... é questão de fazerem um snmpwalk ao vosso modem e verem.... a community é public
 
Não.. O ip da tua maquina ( e das k tens ligadas ao router) é atribuido por DHCP, logo tu decides em que "alcance" queres que as maquinas estejam. Ou entao podes por IP estatico (ideal pra VPN), mas isso tens d ver o ISP.. Sei k a Cabovisao atribui IP estatico, o que é mau (na minha opiniao).
Mas ao teres os 2 pcs na mesma rede atraves de um router, o IP que aparece a quem te vê, é so um. O do router, porisso é k knd sacas algo do rapidshare num pc, tens k esperar mesmo que queiras sacar do outro pc. Tens 2 pcs mas a internet só t vê como 1..
É um bocado confuso.. :P
 
Não.. O ip da tua maquina ( e das k tens ligadas ao router) é atribuido por DHCP, logo tu decides em que "alcance" queres que as maquinas estejam. Ou entao podes por IP estatico (ideal pra VPN), mas isso tens d ver o ISP.. Sei k a Cabovisao atribui IP estatico, o que é mau (na minha opiniao).
Mas ao teres os 2 pcs na mesma rede atraves de um router, o IP que aparece a quem te vê, é so um. O do router, porisso é k knd sacas algo do rapidshare num pc, tens k esperar mesmo que queiras sacar do outro pc. Tens 2 pcs mas a internet só t vê como 1..
É um bocado confuso.. :P

isso foi para mim? é q se foi... lamento mas tens MESMO um interface de gestão no teu modem da tvc... aka um backdoor...

ps: se tiveres lunix experimenta isto (tens que ter o net-snmp instalado)

snmpwalk -c public -v 1 192.168.100.1 | grep -i ipAdEntAddr

:)
 
Última edição:
O ip que o Xupetas refere (e bem) á chamado ip de RF, é da classe A. Esse ip existe por momentos enquanto o modem não recebe ip publico e tem de comunicar com o 'head-end' da rede interna. O ip de RF não desaparece de todo, não fica é visivel ao comum dos 'mortais'. É mais ou menos uma forma que o modem tem de comunicar na rede interna do ISP.
 
sempre lidei com routers da sapo, e agora apareceu me um modem a frente e fikei confuso.

a minha questão é: a porta ethernet do modem tem ou nao um endereço IP?

por exemplo, se queremos configurar um router, vamos a pagina de configuraçao dele (tipo 192.168.1.200) - ou seja, o nosso computador tem de tar na gama 192.168.1.x para configurarmos o router.

Mas, como se trata de um modem, nós vamos ficar com um IP publico, por. ex: 82.2.2.2 - ou seja, supondo que a pagina de configuraçao do modem é 192.168.1.200, torna-se impossivel acede-la!

então: COMO É POSSIVEL ACEDER A PAGINA DE CONFIGURAÇAO DO MODEM?
 
Última edição:
sempre lidei com routers da sapo, e agora apareceu me um modem a frente e fikei confuso.

a minha questão é: a porta ethernet do modem tem ou nao um endereço IP?

por exemplo, se queremos configurar um router, vamos a pagina de configuraçao dele (tipo 192.168.1.200) - ou seja, o nosso computador tem de tar na gama 192.168.1.x para configurarmos o router.

Mas, como se trata de um modem, nós vamos ficar com um IP publico, por. ex: 82.2.2.2 - ou seja, supondo que a pagina de configuraçao do modem é 192.168.1.200, torna-se impossivel acede-la!

então: COMO É POSSIVEL ACEDER A PAGINA DE CONFIGURAÇAO DO MODEM?

consegues sempre aceder a pagina 192.168.100.1 mesmo que estejas com ip publico... chama-se a isso dnat...
e não configuras nada... modens catv/docsis tem uma interface de diagnostico (a tal pagina) mas gestão so através do aprovisionamento da tvc ou do snmpwrite.
 
consegues sempre aceder a pagina 192.168.100.1 mesmo que estejas com ip publico... chama-se a isso dnat...
e não configuras nada... modens catv/docsis tem uma interface de diagnostico (a tal pagina) mas gestão so através do aprovisionamento da tvc ou do snmpwrite.

sim amigo, mas, quando estas ligado a net, e fizeres ipconfig, o teu IP é o público certo?
 
Back
Topo