1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Modem/Router/AcessPoint

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por jclacerda, 11 de Outubro de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 750)

1. jclacerda

jclacerda Power Member

Bom Dia a todos

Tenho em casa um router Aolynk DR814Q da CLix e gostava de troca-lo e tornar a minha ligação em casa um pouco mais segura ( acho que é este o termo )
    Mudar para um modem/Router com Firewall, por um Acess Point, etc
    Eu sou um pouco leigo nisto mas penso estar a utilizar termos correctos.
    Não é obrigatório ser WIRELESS porque a ficha do telefone é perto e penso que oWireless em relação à ligaçao directa à ficha, este é bastante melhor . Ou não?
    Se me disserem que Wireless é bom eu até ponho não me faz diferença,m desde que funcione.
    Agradecia algumas sugestões de equipamentos, se possivel, porque eu deste tipo de equipamentos estou um bocado fora, fala-se de mbps.ghz, larguras de banda e mais uma data de termos que eu deconheço........
    Dava preferencia a que não fosse assim ultra complicado de configurar.

Obrigado

Última edição: 11 de Outubro de 2007
  2. nickie

nickie Power Member

Que eu saiba o Aolynk DR814Q já tem firewall incorporada (tens de ver no router). Se não queres wireless, o problema da segurança não se coloca uma vez que não existe partilha de sinal. A não ser que consigam ligar um cabo directamente ao router sem tu saberes (vizinho :lol:) não tens problemas alguns. Podem conseguir roubar-te as passwords de acesso ao serviço, mas isso és tu quem tem que ter cuidado, ou então ligarem-se directamente à tua linha de telefone (2x:lol:). Logo, se comprares outro modem/router estás na mesma.
    Agora, se quiseres ter wireless tens que ter em atenção as configurações do sinal wireless.Nest caso, vê o primeiro sticky na secção wifi que tem lá as coisas explicadas (um pouco datadas em termos de encriptação,mas coisa pouca e podes alterar lendo os posts nessa secção).

3. jclacerda

jclacerda Power Member

A minha questão principal é a segurança.
    Pensei que fosse necessário, melhorar a nível de firewalls etc.
    Se me dizem que estou bem assim, bem prefiro não gastar dinheiro.
    Pensei que estes modems/ routers que vem com as operadores fossem assim simples e sem protecção.
    E quanto a wireless? Acham que vale a pena ? Eu não tenho nenhum portatil que necessite de rede sem fios em casa porque tem a net Kanguru ( portatil da empresa)..

Mudar para Wireless melhora laguma coisa ou nem por isso?

4. nickie

nickie Power Member

Em termos de segurança não muda absolutamente nada, muito pelo contrário: ou tens a rede bem configurada ou então estás vulnerável a intrusões. Mesmo com a rede wifi bem configurada, com os padrões de segurança máximos, pode ser encontrada alguma vulnerabilidade o que deixa em risco. Se não enviares sinal, não estás exposto a eventuais intrusões por via do wireless. Claro que estás sempre vulnerável às intrusões normais da net. Estive a ver as características desse modem/router e tem firewall incorporada. Vê se está activa e se não estiver activa-a. Aconselho-te a ver tb as definições da firewall porque pode acontecer que ele bloqueie alguma coisa que não queiras bloquear (já tive esse modem mas não me recordo o que fiz ou como era...). Eu agora tenho um speedtouch 780wl e aquilo tem fw mas é muito estranha: ou deixa passar todo o tráfego, ou só o tráfego outbound ou nenhum tráfego. Claro que está desligada, mas tenho um router wl500gp com a firewall activa e tenho firewall no meu computador via software (Kaspersky Internet Security).Mesmo que não tivesse o wl500gp com a firewall activa (e só está ligado por causa do print server), mesmo com a firewall do 780wl desligada não tinha problemas de maior por causa d firewall por software nos computadores.
    Se não precisas de wireless, não gastes dinheiro que não necessitas. Para além disso tenho a ideia que esse router é muito bom. Tenho numa outra casa um ST 536v6 e é pior que o Aolynk em termos de p2p (quando passei para a Tele2 o Aolynk deixou de funcionar pois não suporta o protocolo da Tele2, ou então eu sou um nabo e não o consegui conferir... julgo que necessita de uma actualização de firmware mas não tenho paciência nem tempo para configurar aquilo). Relativamente ao tráfego normal, não noto diferença. E o que tenho está desbloqueado pois já o usei no sapo. (qq dia começo a vender modems e routers, à colecção que tenho lá por casa!!!)

Fica bem.

Última edição: 11 de Outubro de 2007
  5. jclacerda

jclacerda Power Member

Esclarecidissimo.

Obrigado pela ajuda.

Cumps

Partilhar esta Página