1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Modem Router (modo bridge) + Router wireless : Expert needed

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por PROD, 17 de Junho de 2006. (Respostas: 16; Visualizações: 2674)

  1. PROD

    PROD Power Member

    Já pesquisei nos fóruns pq sabia que havia uns tópicos parecidos, mas não consegui encontrar ninguém com o mesmo problema, logo aqui vai um post novo...

    Tenho o modem router da ONI (D-Link 302T) e recentemente comprei um router wireless da Linksys (WRT54GC). Tenho tudo a funcionar bem, excepto que não consigo aceder à página de configuração do modem (objectivo: ver SNR e atenuação).

    No modem:
    desliguei o DHCP
    IP: 192.168.1.2
    Modo Bridge

    No router wireless:
    defini PPoE (e inseri o login password do ADSL)
    IP: 192.168.1.1
    DHCP: 192.168.1.100 até 192.168.1.200

    Tenho tudo a funcionar bem no PC (cabled), no portátil (wireless), apenas não consigo aceder às páginas de configuração do modem (timeout). Não sei se isto é normal no modo "bridge", ou se existe algum truque para lá chegar.
    Usei o chat do suporte da Linksys, o gajo disse que deveria dar, mas... não está a dar...

    Não me interessa que seja o modem a fazer de router e o wireless só como acess point, porque este modem só tem uma porta RJ45, enquanto o wireless tem 4.

    Talvez funcione com ambos os routers activos em gamas de IP diferentes? Preferia só ter um a funcionar por simplicidade, mas se necessário...
     
  2. Tomekk

    Tomekk Power Member

    re:

    Isto é porque o modem, só estas a fazer o ppoe login com o router wireless, ou seja ele vai ficar apontar para os ip's da rede do teu ISP, e não do modem/router. Logo é impossivel teres acesso ao modem.

    1ª - Se queres aceder ao teu modem/router é meteres o teu router wireless a funcionar apenas como AP e teres o modem/router a fazer de getaway ( login ppoe, dhcp etc.. ).

    2 ª- Se não gostares desta ideia, só poderás render ao que sabemos, é ligares o pc directamente para aceder ao modem/router. ( Bom isto é algo que pode dar geito se tiveres duas placas de rede ou ter duas interfaces de rede ).


    3 ª - Para final solução que funcionaria (penso eu de que) era teres o lynksys a funcionar como getaway como tu tens agora. E ligares um cabo de rede do lynksys para o modem/router na porta WAN ( se tiver ) e permitir acesso WAN as configurações do modem....
    Assim modem ficava com um ip do getway da lynksys e já poderia ser acedido normalmente....
    PS: Eu não sei se isto é possivel com as webinterfaces dos firmware oficiais da dlink.
     
  3. PROD

    PROD Power Member

    Já tinha pensado, mas esta hipótese não dá jeito nenhum pq perco as 4 portas RJ45 do wireless e fico apenas com uma do modem router.

    Tenho duas placas de rede no PC, mas vejo dois problemas:
    1) teria que desligar o modem do wireless (o modem só tem uma porta RJ45, daí que a rede de casa ficaria toda "desligada")
    2) o PC liga a uma "tomada" ethernet, estando o modem (e wireless) num armário a uns metros de distância (aproveitei obras em casa para cablar tudo com Cat6 e ter um pequeno armário a servir de bastidor), pelo que é complicado ter ambas as placas a funcionar em paralelo. Mesmo que desse, o problema "1)" mantinha-se...

    Vamos lá a ver se percebi esta solução... Sempre tive o modem ligado directamente ao linksys na sua porta WAN. Não me lembro de ver hipótese de escolha no D-Link para acesso wan, mas até acredito que exista. No entanto, não significa que serviria para aceder de fora da minha rede (WAN do modem, sendo na prática a internet)? Para além disso, o modem em modo bridge não fica com IP público correcto? Como poderia aceder remotamente?
     
  4. ||Red_Evil||

    ||Red_Evil|| [email protected] Member

    qual é a marca do router?

    aqui na netcabo adsl nos tambem temos os 302T e com uns diversos routers nao funciona bem, então se forem linksys..... ui ui
     
  5. PROD

    PROD Power Member

    Linksys WRT54GC... mas funciona tudo bem excepto que não consigo aceder às páginas de config. do modem...
     
  6. Tomekk

    Tomekk Power Member

    re:

    Como tu disseste, isso é um modem router, penso que seja possível fazer isso...

    Ora bem deixa me explicar a minha 3ª Opcção:

    >>>|LinhaTelefonica|>>>>[Adsl:Router/modem]>>>>|Lan1:Ethernet|>>>[WAN:LynkSyS]>>>|Lan1:Ethernet|>>>[WAN:Modem/Router]

    Legendas (Apenas para tentar ajudar a perceber):
    >>> = Ligação.
    |Exemplo| = Descrição da ligação.
    [Exemplo] = Descrição do Hardware.

    Explicação:
    Basicamente é teres a ligação normal do modem/router com lynksys ( a que tu falas ), e este ultimo estar a funcionar como getway.
    Depois basta adicionar mais uma ligação do lynksys de novo para modem na porta WAN. Finalmente é só configura-lo de maneira a que deixe aceder as configurações através da WAN.

    PS: Não sei se o modem/router em questão tem uma porta WAN, e se o firmware permite fazer tais configurações.
    PS2: Poderão haver outras soluções e bastante melhores que esta, mas as ideias que eu tive para resolver já as disse no meu primeiro post inicial.

    Também eu só estou a insistir com explicação desta solução porque me pareceu que não a entendes-te bem e claro porque foi a unica pela qual te interessaste já que as outras não são do teu interesse.
     
    Última edição: 18 de Junho de 2006
  7. PROD

    PROD Power Member

    Tomekk: Se bem percebi estás a assumir que o modem tem uma porta WAN, o que não é verdade. Tem uma porta RJ11 para a linha telefónica, e uma RJ45 para saída para a LAN...
     
  8. Tomekk

    Tomekk Power Member

    re:

    Correcto, dai eu ter metido o "PS", claro que depois de teres dado essa informação é impossível de por em prática a solução que eu tinha apresentado.
     
  9. Cardinal_pt

    Cardinal_pt Power Member

    bem, acho que aqui o problema está em utilizares o router para fazer a ligacao, assim nunca irás conseguir aceder ao modem (ultima sugestão seria colocar o teu computador na DMZ)

    de resto, n tentas-te por o modem a fazer a ligacao e o router a fazer só de router? assim tenho a certeza que daria, ou melhor, n existe nenhuma razao pra assim n dar
     
  10. vitor_daniel

    vitor_daniel Power Member

    boas

    faz como o Cardinal_pt diz, porque funciona.
    Eu tenho a minha rede a funcinar dessa maneira (modem-router a fazer a ligação e depois ligado por cabo ao router wireless na porta wan)

    ps: como é modem router em principio terás de desligar lhe a firewall ou fazer PortForward as portas que queres usar.

    boa sorte
     
  11. PROD

    PROD Power Member

    Quando preferi o modo bridge foi essencialmente por causa de ter todas as configurações apenas num aparelho, e para não ter que abrir portas em 2 routers cada vez que precisasse de port-forwarding. Não me lembrei de fazer o portforward a todas as portas no modem, e deixo de ter esse problema.
    Este fim de semana já experimento essa configuração. Obrigado.
     
  12. Uma outra ideia seria adicionar ao router uma entrada de routing estático, na qual seria inserido somente o ip do modem.

    Se porventura o ip do modem n foi mexido, então seria algo do género:
    Interface: Internet
    IP Modem: 192.168.10.1 (Isto é o ip que me veio de origem, alterem segundo o que vocês têm)
    Máscara da sub-rede: 255.255.255.0

    E mais nada... depois experimentem pingar o sacana do modem para ver se têm resposta.

    PS: O modem que estou a usar é um Linksys WRK54G (daqueles que vem com o kit wireless da netcabo... sempre deu para aproveitar... weeee)
     
    Última edição: 20 de Junho de 2006
  13. dawn_to_dusk_

    dawn_to_dusk_ Power Member

    eu tenho +/- o mesmo problema.

    meti o 302T em modo bridge e meti o router (ntech do contiente DSL/cable) a fazer o login do pppoe. nao consigo abrir a pagina do router, mas isso é normal (por estar em modo bridge), mas o que realmente me interessa e nao consigo é fazer port fowarding para certas aplicações s conectarem.

    alguem me consegue dizer 1 solução?

    cumps
     
  14. guilherme

    guilherme Power Member

    Mete o modem/router a fazer a ligação, e activa o dmz para o ip do router linksys, assim ja vais obter o q pretendes, e so vais precisar de fazer forward das portas no router, visto que o modem vai abrir todas as portas para o router e ai vai ser feita toda a gestao, eu no meu caso tenho um modem/router ligado em bridge para 1 router Asus Wl-500g Premium, e este é q estabelece a ligação em PPOE, n tendo posteriormente acesso, mas tb n vejo vantagens nisso, a partir do momento q estabeleceres o modem como bridge é como se este nem existisse, o router passa a ter 1 modem, entre aspas é claro, o modem deixa de ter funcionalidades, e este é o q te vai dar a melhor gestao de internet, espero ter ajudado,
    Deixa aqui o resultado final dos teus testes ;)
     
  15. guilherme

    guilherme Power Member

    Novidades?...
     
  16. PROD

    PROD Power Member

    Desde o meu post de há 2 meses, o meu router pifou e por acaso acabei por instalar outro ontem, desta vez um linksys WRT54GL.

    A tua sugestão faz sentido e provavelmente funciona, mas no meu caso não é possível porque o modem router da DLINK não tem port forwarding nem dá para definir uma DMZ (é o modem dos pacotes da ONI, e bem fraquinho a nível de funcionalidades extra pelos vistos).

    No entanto consegui resolver o meu problema com:
    - modem router em modo de bridge
    - router wireless WRT54GL com firmware novo do "HyperWRT - Thibor", que permite adicionar uma regra de routing, onde defini o IP do modem para a porta WAN.

    Desta forma tenho o router wireless a gerir o PPoE, mas mesmo assim consigo aceder via browser ao modem.

    Se alguém quiser detalhes mande mensagem.
     
    Última edição: 23 de Agosto de 2006
  17. PROD

    PROD Power Member

    Eu tentei fazer isso na página de gestão do WRT54GL mas não funcionou.
    Depois instalei o firmware do HyperWRT-Thibor, e pondo essa entrada de routing "à unha" ficou OK.
     
    Última edição: 23 de Agosto de 2006

Partilhar esta Página