Modem Router SMC

omn

Power Member
Boas tardes.

Acabei de comprar um modem router usado na net, atinge velocidades ate 11mbps, o que chega tendo em conta que tenho Oniduo, so quero poder dispensar os fios.

Só que agora para configurar aquilo tou a ter problemas pois não percebo nada! Ligo o modem, a rede telefonica, e com cabo de rede ao pc, mas a configurar nao percebo.

Se alguém me poder ajudar agradecia.

PS: tive de desligar o modem router, e fui pelo antigo cabo usb ligar a net para vir aki ao forum!
 
A página de config é 192.168.2.1 e a password por default acho que é smcadmin

Define um PC com ip estático (192.168.2.X) Sub mask(255.255.255.0) Gateway (192.168.2.1) para conseguires aceder à pagina dele

Mas o router é wireless? qual é o modelo??

Cumps
 
Boa noite.

Já fiz a configuração, um colega ajudou-me, tive ao telefone mas já dá. Agora queria era configurar a encriptação para que ninguem mais me aceda ao pc.


Tenho um SMC wireless adsl barricade (7404WBRA).

Só mais uma duvida. Tenho uma net lenta de 512kbps, por isso é que comprei este que da ate 11mbps, chega e sobra, só que os meus limites de trafego tambem nao sao muito altos, há maneira de desligar e ligar o modem/router automaticamente ou manualmente, ou o que ele gasta mesmo estando ligado sem que ninguem entre na net é pouco?

Já agora eu para ligar o modem tive que entrar nele com o cabo de rede e no status fazer connect, sempre que o desligar pela ficha por exemplo, tenho que o reconectar por ai ou ele já faz isso automaticamente?

Desculpem tal ignorancia, mas nesta cena de redes sou muito newbie!

Fiquem bem! e obrigado
 
Boas também tenho um router SMC e algures nas opções podemos escolher o idle time que é o tempo até desligar se não houver actividade.

No meu tenho definido em 10 minutos, assim se ninguém usar net durante 10 minutos ela desliga-se automaticamente.. e se alguém precisar (abre uma página por exemplo) ela volta a ligar-se automaticamente.. é tudo muito prático e automático

Em relação à protecção, desactiva o broadcast do SSID (mas aponta-o primeiro), usa WEP ou WPA (sendo o WPA mais seguro) e ainda se quiseres usa MAC Filter

Cumps
 
para ser sincero nao percebi a ultima frase.

há uma opção no proprio modem que é fazer o connect e disconect da net, na parte status se pusermos no endereço 192.168....etc, só que se eu fizer isso ele desliga e instantes depois volta a ligar sem eu mandar...
 
É porque tens algum programa a querer aceder à net (até pode ser o próprio browser) e ele volta a ligar automaticamente à net.. podes desligar o auto reconnect.. assim só quando vais a essa página penso eu

Cumps
 
pois nao tenho essa opção.

achas que deva fazer um upgrade de firmware?

por ultimo sse puderes explica-me isso da encriptação, ao menos já ficava mais descansado. já ninguem entrava mais na rede
 
Metes uma passphrase e depois metes a mesma passphrase nos PC's clientes, agora se isso tiver WPA em vez do WEP é melhor, porque o WPA é mais seguro

EDIT: Pelo que vi na net , acho que não suporta WPA e se tiveres uma actualização de firmware disponível convém sempre actualizar :)

Cumps
 
Última edição:
penso que era a opção "dial on demand" a mesma do auto-reconnect. eu prefiro ter estao opção desligada enquanto nao configurar uma segurança de rede compreendes?!
 
diz-me uma coisa, onde posso ver qual é a versao actual?

ja fui ao site e tirei uma tambem antiga, por isso nao sei se nao sera a mesma.

se me puderes ajudar, epa diz-me que faço os print screen's que quiseres.


obrigado!
 
Pois até teres isso completamente seguro é o melhor de facto ,não pensei nisso depois por uma questão de comodidade poderás ligar

Não me expliquei bem em cima nas outras opções, desligar o broadcast do SSID , significa desligar a transmissão do nome da tua rede wireless, as pessoas para se conectar precisam de saber o nome da rede.. e se o broadcast estiver desligado ele não aparece, o que impede o pessoal de conectar automaticamente à tua rede (embora penso eu haja formas de descobrir o nome.. mas fica mais seguro assim)

Como tu sabes o nome da rede, quando te conectas inseres o nome da rede e pronto, os "intrusos" têm que descobrir primeiro

Cada placa de rede/modem/router tem um número de série único que é o MAC address, podes filtrar no teu router (o MAC filter) e dizer que só a placa de rede com o address 01-01-02-AA-BB-CC (exemplo) é que pode conectar ao meu router.. quem não tiver um MAC address que não esteja naquela lista.. não entra (mais uma vez isto pode-se dar a volta.. mas a não ser que tenhas ácaros ai na redondezas deves estar seguro)

Cumps
 
Só tens que ver no teu PC cliente, abres uma linha de comandos e fazes ipconfig /all

Ou então escolhes a tua ligação, botão-direito e propriedades e onde diz utilizar ligando(nome da placa de rede) suspendes o rato em cima disso para te mostrar o MAC address

Cumps
 
Pode não ter essa opção.. como parece que é um bocadinho mais antigo (só é wireless B (11mbps) e não tem WPA) era mais seguro que tivesse :\

Cumps
 
Back
Topo