Modem + Router

nram

Power Member
Boas...
Tenho um modem (speedtouch 516, v6) e um linksys (WRK54G), ou seja, estão interligados e ultimamente tenho-me andado a dar mal com ambos...
Tenho o speedtouch ligado ao router, e o
WRK54G é que distribui pela casa toda, mas ultimamente não têm funcionado como deve de ser, não sei o que se passa, faço configuração manual ou não, continuo com problemas, e depois lembra-se e começa a funcionar correctamente. Já não muito bem do que devo fazer.

Já ouvi falar muito mal de ambos os dispositivos, e pelo que me parece nem dá para fazer upgrade ao firmware.

WRK54G <- queria introduzir dd-wrt mas parece que não há firmware... quanto ao speedtouch nao sei... :\\

Alguma sugestão? (sem ser passar por comprar outros dispositivos)

PS: No windows ele ainda consegue fazer ligaçao direita, agora no linux nada.
 
Eu estive ainda agora a ver no manual e faz sim. Metes o wrk em pppoe e metes os dados do isp. No 516v6 metes em bridge e já está.

Fica o 516 a fazer de modem e o outro a fazer de router.
 
Eu estive ainda agora a ver no manual e faz sim. Metes o wrk em pppoe e metes os dados do isp. No 516v6 metes em bridge e já está.

Fica o 516 a fazer de modem e o outro a fazer de router.

Diz que não consegue fazer a ligação PPPoE...
Liguei o cabo de rede onde diz "internet" no router e mesmo assim não dá. Tentei também nos outros e acontece o mesmo... Preciso de LIGAR o DMZ ?

Uma questão á parte, com a ligação que tenho neste momento, o modem ligado à net, e o router distribui, embora com o DHCP apenas do modem.

No router se quiser fazer STATIC, o gateway é IP do MODEM e DNS também, certo?
É possível, fazer DHCP do router e desligar o do modem e funcionar correctamente?

Não gostando de redes, não percebo para que serve o gateway...
 
Quase todos os routers linksys permitem configurar por PPPoE.

Contudo o Speedtouch não permite colocar em bridge a não ser que seja um equipamento Vodafone.

Se não tem conhecimentos suficientes para fazer essa configuração o melhor será consultar um técnico de informática.

A solução passará por colocar ambos os equipamentos dentro da mesma gama de IP's desactivando o DHCP do Speedtouch ficando desta forma o Linksys a gerir a rede.

Isso ou então perde o amor a uns 50-100€ e adquire um bom modem router.

Depende claro do ISP, devido a questões de compatibilidade.

Cumprimentos
 
Quase todos os routers linksys permitem configurar por PPPoE.

Contudo o Speedtouch não permite colocar em bridge a não ser que seja um equipamento Vodafone.

Se não tem conhecimentos suficientes para fazer essa configuração o melhor será consultar um técnico de informática.

A solução passará por colocar ambos os equipamentos dentro da mesma gama de IP's desactivando o DHCP do Speedtouch ficando desta forma o Linksys a gerir a rede.

Isso ou então perde o amor a uns 50-100€ e adquire um bom modem router.

Depende claro do ISP, devido a questões de compatibilidade.

Cumprimentos

1º. o speedtouch dá para meter em modo bridge, porque eu já o tinha feito ontem, a menos que essa funcionalidade não esteja a ser aplicada por alguma razão! ... (ver prints).

2º. Ambos os dispositivos estão na mesma gama de IP's, mas por alguma razão em Linux anda a trocar-se todo, no windows está tudo correcto.

3º. Por pouco conhecimento de redes que eu tenha, acho que ainda sei algumas coisas para fazer uma configuração, e quando não sei venho questionar para alguém me orientar, não irá ser com um téc. Inf, que me vou orientar, por razões que nem sequer vou argumentar.
 
Quase todos os routers linksys permitem configurar por PPPoE.

Contudo o Speedtouch não permite colocar em bridge a não ser que seja um equipamento Vodafone.

Se não tem conhecimentos suficientes para fazer essa configuração o melhor será consultar um técnico de informática.

A solução passará por colocar ambos os equipamentos dentro da mesma gama de IP's desactivando o DHCP do Speedtouch ficando desta forma o Linksys a gerir a rede.

Isso ou então perde o amor a uns 50-100€ e adquire um bom modem router.

Depende claro do ISP, devido a questões de compatibilidade.

Cumprimentos


Eu tenho sapo e o meu speedtouch dá para meter em bridge.

Por não ter conhecimentos é k o user veio aqui perguntar.

Um bom modem router pode custar bem mais.
 
Altera a gama de ip's do linksys para 192.168.2.1 a ver se funciona. Esse router devia funcionar bem em pppoe com o speedtouch.


Bem, o que eu tinha d'antes:

Modem:
IP: 192.168.1.254
Mascara de subRed: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.254
DNS: 192.168.1.254
dHCP .... ligado...



IP ROUTER: 192.168.1.253
DHCP -> desligado.
Meto configuraçao por DHCP ou o seguinte:
IP: 192.168.1.253
Mascara de subRed: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.254
DNS: 192.168.1.254

Algo de errado?
 
Mete no router o ip 192.168.2.1. E no router recomendo o dhcp ligado. É bem melhor o linksys a fazer gestão de ip's do que o 516.
Experimenta fazer um reset, e configura de novo o linksys para fazer pppoe e vê se funciona, mas desliga o dhcp do modem.
 
Mete no router o ip 192.168.2.1. E no router recomendo o dhcp ligado. É bem melhor o linksys a fazer gestão de ip's do que o 516.
Experimenta fazer um reset, e configura de novo o linksys para fazer pppoe e vê se funciona, mas desliga o dhcp do modem.
Nada feito... Nao consegue ligar.
 
Bem, como nada do que disseram funcionou, eu tinha outro router, que o detestava que é o da NTECH... O que é certo é que deixei de ter problemas que tinha... Desde quedas de ligação, atribuição mal sucedida de IP no linux. Estão a funcionar ambos os routers. Agora era porreiro que o Linksys desse para por a repetidor, mas está complicado, não encontro nenhum firmware compativel com o modelo. Alguém sabe de algum?


Stats do router:
SapoADSL pppoe 85.243.xx.xx Connected 23hr 37min 37sec N/A

PS: Visto que o modem da sapo, não é todo um bom modem, posso por acaso pedir à sapo para me o trocar?
 
Última edição:
Back
Topo