1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Modem, switch, router, ...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Noeljunior, 13 de Abril de 2006. (Respostas: 12; Visualizações: 1327)

1. Noeljunior

Noeljunior I fold therefore I AM

tenho o modem da netcabo por cabo ligado por ethernet directametne ao pc. vou mudar de casa e para onde vou vai haver mais que um pc e vou ter que ter netcabo adsl.
    conheço pessoas que têm routers. ligam cada pc a uma entrada/saída do router e ligam o modem à entrada/saída "Wan" e entao o router atribui um endereço de ip interno a cada máquina o que vai ser util para se ter net pelas máquinas todas. acontece que esses routers têm todos firewalls e essas cenas todas o que muitas das vezes é complicado para jogos e coisas assim. o meu objectivo é montar, com o minimo de paços possiveis, uma rede ethernet em cada com internet. como nao quer qualquer tipo de protecçao no hardware fora de cada pc, queria usar apenas um modem, provavelmente o oferecido pela netcabo, e ligá-lo a um switch. parece-me que um switch, pelo menos a maior parte deles, nao tem qualquer tipo de protecçao do genero de firewall, o que me dava bastante jeito. mas tb parece que nao é qualquer combinaçao de modem com switch que faz ter net pela rede interna. disseram que um modem capaz de atribuir endereços de ip internos (qq coisa relacionado com NAT) ligado a um switch fazia o que eu queria. estou correcto? se estou, o modem adsl que a netcabo dá tem essa caracteristica? tenho que ter cabos cruzados entre modem - switch - pc?
    postem
    cumps

2. Condez

Condez [email protected] Member

Existem modems Cabo que fazem de DHCP Server, mas isso de pouco ou nada te vai servir.

Não podes ligar o modem a um Switch mais os outros dois PC's, pois eles não vão conseguir comunicar.
    Os PC's precisam sempre de um Gateway para enviar frames para fora da rede.
    O switch não tem essa capacidade, pois funciona apenas na 2º camada do modelo OSI.

Vou-te dar duas soluções para o teu caso:

1º:
    Arranjas um Router (que tambem faz de Switch), nas lojas de informática encontras vários, e ligas o modem na porta WAN.
    Da mesma forma, ligas os PC's às portas de rede do Router.
    Testa a ligação, e se não tiveres internet, vais á pagina de configuração do Router e verifica se o DHCP Server está activo.

2º:
    Ligas o modem directamente a um dos PC's.
    Ligas outra placa de rede ao PC e com essa fazes ligação directa ao teu outro PC.
    Depois é so correres o wizard "Set up a home or small office network" e ficas com isso a funcionar.

Desta forma, para teres internet do 2º PC tens sempre de ter o 1º (que está conectado directamente ao modem) ligado.
    Mas evita gastares € na compra de um Router.
    A escolha é tua.

Quanto aos cabos:

Só usas crossover (cruzados) quando o equipamento que estás a interligar é igual, ex: Switch -> Switch; Router -> Router; PC -> PC.

Última edição: 14 de Abril de 2006
  3. Noeljunior

o meu problema é que a maior parte dos routers têm firewall. eu nunca tive nenhuma instalada nem anti virus e até agora (...) nunca me aconteceu nada derivado de virus ou qq outro tipo de coisas que a firewall "tapasse". quero poder jogar age of empires pela net e conheço várias pessoas que nao conseguem por terem um router. router sem firewall era o ideal ou entao um router que pudesse desligar 100% uma firewall. abrir portas nao chega...
    um modem capaz de me atribuir endereços de ip internos nao podia ser ligado a um switch? eu só quero ter net em todos os pcs, nada de partilhas de nada (ou talvez impressora).

4. Goldfinger_Guy

Goldfinger_Guy Power Member

O Modem fornecido por parte da netcabo no caso de ADSL faz também routeamento apesar de ter apenas uma porta Ethernet, para isso como tu disseste apenas tens de ligar um hub por exemplo mas de qualquer forma aconselho 1 router, como tu dizes e é verdade, fazem de firewall mas a realidade é que é tudo mais simples com um router e quanto ao problema que referiste,"certos programas e jogos" aquilo que tens de fazer é apenas abrir as portas e diga-se é bastante simples essa operação.

5. Noeljunior

é tão simples que encontro bastantes pessoas a dizerem que abrem mais que uma porta para o joao e nunca dá :S

6. Condez

Condez [email protected] Member

Não podes ligar um Modem a um Switch.
    Eles funcionam em diferentes camadas do modelo OSI.
    Outra razão é que necessitas que algum equipamento associe o endereço IP público para fazer de Gateway e os Switch não têm essa capacidade, apenas os Routers.

Se optares por um Router, só tens é que desactivar a firewall.
    Ou então permitires o acesso total aos PC's lá ligados.
    Nos Routers de hoje, isso é extremamente intuitivo.

E como sempre, se alguma coisa der errado, é porque não estás a fazer as coisas correctamente.
    Os PC têm sempre razão.

7. Noeljunior

e se for o modem a associar o ip publico (...)? continuo na minha :s andei em foruns e vi várias pessoas a queixarem-se que nao conseguiam jogar age of empires 2 pela net. se dá para desligar completamente ou suficientemente a firewall para se jogar age of empires 2 digam-me o que fazer e fico convencido a comprar um router. ou entao confimem-me a existencia de um router sem firewall.

8. bruncamps

bruncamps Power Member

Claro que dá! Eu uso varias aplicaçoes, jogos, etc, e as unicas portas que abri foram para o Bowlfish. Mesmo que precises de abrir portas, basta ires à pagina de configuraçao do router, adicionar a porta, o IP do PC que vai utilizar essa porta, e tá feito.

9. Noeljunior

experimentei umas 10 portas diferentes para o age of empires 2 num router. sei como a coisa funciona pq ja tenho abrido para a mula. ou as portas estavam mal ou algo se passa. so sei que para esse jogo nao sou o unico a queixar-me.

10. The_Professor

The_Professor Banido

Ainda não deste foi por isso..

11. Code_Red

Code_Red Banido

O Modem Adsl Dlink DSL 302T fornecido pela netcabo, funciona como router permite teres um swicth ou um Hub ligado e quem atribui os ip's aos pc's da Rede é o Modem. Não necessitas de comprar router se tiveres o Modem acima referido. Tens é de entrar na página interna do modem e Atribuir um range de ips da rede.

Boas Pascoas a todos,
    nesta pascoa comam mtas coelhinhas, em vez de amendoas que fazem mal aos dentes ;)

12. Noeljunior

para aquilo que faço no pc nenhum nenhum malware me chateou. é obvio que pode acontecer... mas nem com 20 firewall era impossivel e como faço sempre esterco no windows formato o disco com uma certa frequencia :P

foi exactamente isso que me disseram. fica mais barato.
    obrigado a todos
    cumps

13. Napalm_Death

Napalm_Death Power Member

desculpem lá o desenterranço, mas andava a procurar posts sobre este modem...
    mas afinal como é k o modem pode funcionar como router? é que eu vou comprar esse modem pra minha linha adsl, e vou tem um pc a fazer de router/firewall e n queria k o d-link tb fizesse routing.. sendo assim tenho de optar por outro?!

Partilhar esta Página