Moderador de linguagem (corrijir herrus hortugràfýkus)

Moderador de escrita (corrector ortográfico). Concordam ou discordam? * Poll pública.


  • Total voters
    133
Status
Fechado a novas mensagens.
Eu acho que o melhor é não alterar os post's, já que isto vai alterar todo o sentido do post.

Se o post está "mal" escrito, então é porque a pessoa que o escreveu não teve qualquer cuidado e consideração com as pessoa que o vão ler, portanto, o cuidado e consideração que essa pessoa merece é nulo.

E também noto que quando alguém faz uma pergunta e escreve na "linguagem da moda" (o pitês) muitos dos membros nem se dão ao trabalho de responder e/ou ler a thread.
 
Os problemas dos correctores ortográficos são 1) não conhecem TODAS as palavras; 2) o utilizador é que tem de pedir uma correcção antes de post'ar, e de certeza que muitos não o farão...

Estou a ver que apesar de mais gente ter votado no Concordo do que na soma dos dois Discordo's, a opinião geral está em o staff moderador actual corrigir os erros, ou deixar o próprio utilizador os corrigir (mais ou menos como tem sido até hoje). Portanto, aparte do(s) moderador(es) só para a correcção, acham que alguém vai/pode corrigir os posts pitês'cos? Tipo, os próprios moderadores do sub-fórum em questão, podem corrigi-los?

O problema em pedir isto está em dar-lhes mais trabalho...
 
Bem..., corrector ortográfico? Também discordo mas é aceitável..., tal como alguém já referiu, se eu pretendo ser ajudado tenho de me saber explicar. Se uso um dialecto estranho..., azar o meu. Tão simples quanto isto!

Um corrector ortográfico não está preparado para pitêx, como tal não vai resolver esses casos "dramáticos", logo ferramenta desnecessária.

A opção dos moderadores..., ainda bem que já foi colocada de parte :P

Sinceramente não vejo problema aqui, pode ser um pensamento egoista, mas se eu quero ajuda tento escrever e expressar-me da forma mais correcta, se não o faço, azar o meu. O mesmo digo em relação aos titulos dostópicos que se vê frequentemente "[Ajuda] SOCORROOOOOOO" que são deveras esclarecedores..., estes raramente abro.

Sobre o "ordenado dos moderadores"..., é pá, poupem-me! Isso já é desnecessário referir aqui, todos sabemos que um moderador está no cargo que está de livre e espontânea vontade, ninguém pede a um moderador para fazer o trabalho de máquina nem ninguém pede horas extra! Felizmente o fórum está bem "equipado", vemos moderadores menos "presentes" em posts (mas acredito que presentes na moderação), já não é a primeira vez que se vê o reforço de moderadores em alguns quadros portanto não acho lógica a essa "boca" dos ordenados.

abraços, HecKel
 
1º - se não conhecem todas as palavras, não usem palavras que não conhecem... Felizmente ou infelizmente, o Português tem muitos e os mais variados sinónimos para muitas palavras!!

2º - O utilizador não tem que pedir uma correcção. Com o firefox (por exemplo), as palavras não reconhecidas são assinaladas como acontece no Word...

O meu melhor conselho é mesmo este. Se não sabem escrever, aprendam. Em vez de andarem a mandar mensagens de telemóvel e passear ou jogar na net, brinquem com o dicionário e com a enciclopédia!

Não é pelo post ser corrigido que as pessoas vão ter mais cuidado a escrever ou não! Isso depende da pessoa e se ela quer ou não escrever melhor!! Acredito ainda que muita gente passaria a desleixar-se cada vez mais por ter "as costas quentes"!

PS- Heckel, o corrector pode não corrigir automáticamente, mas avisa que a palavra está errada e dá algumas alternativas!! O corrector estaria ligado de origem para a malta nova se habituar mas sempre com a possibilidade de o poder desligar dentro de cada uma das contas ;)
 
Última edição:
Só concordo com a possibilidade de haver uma funcionalidade de corrector ortográfico, opcional.

Os moderadores não são escravos de ninguém para agora andarem a ter de corrigir erros ortográficos.

Penso até que a maneira de escrever dos utilizadores pode revelar um pouco da sua "personalidade" (sem qualquer tipo de sentido depreciativo) e ainda a maneira como encaram o fórum.
 
A desvantagem do corrector embutido no fórum (aceitável) está em o utilizador saber que está a escrever mal, mas mesmo assim decidir postar.

Realmente concordo com o SwimmerBoy... as pessoas deixariam de se preocupar com os erros porque sabem que eles seriam corrigidos. Mas ter uma mensagem no post a dizer "post editado pelo desleixo do utilizador", ninguém gosta de ver :D

Agora desviando-me um pouco, que acontece aos utilizadores que só postam em pitês ?
 
A desvantagem do corrector embutido no fórum (aceitável) está em o utilizador saber que está a escrever mal, mas mesmo assim decidir postar.

Realmente concordo com o SwimmerBoy... as pessoas deixariam de se preocupar com os erros porque sabem que eles seriam corrigidos. Mas ter uma mensagem no post a dizer "post editado pelo desleixo do utilizador", ninguém gosta de ver :D

Agora desviando-me um pouco, que acontece aos utilizadores que só postam em pitês ?

Eu acho que já deve ser mau suficiente ninguém sequer dar importância aos post's deles.
 
Toda a gente goza com eles e ninguém responde ao que dizem.
Costuma ser isso.

Sobre a ideia de haver um moderador de linguagem... epa completamente impraticavel.
 
Sou da opinião de eventualmente ser implementado um corrector ortográfico no forum, agora um moderador para andar a corrigir post's? Penso que não faz sentido os moderadores têm como função principal como o nome indica "moderar" que possam corrigir determinados erros optimo, melhor agora existir um moderador com essa função? 8o
(Também devido a envergadura do forum era um trabalho algo complicado, assim sendo o meu voto seria para um sistema de corrector ortográfico).
cump's.
 
Entendido :) Neste segundo, 52.17% concordou, mas percebo o que me querem dizer com impraticável... apenas achava que podia existir alguém que pudesse ver o fórum como um membro, e corrigir (ou avisar o utilizador sobre) erros. É que se um utilizador qualquer disser a outro "tens um erro aqui e ali e tal" o outro responde com "E quem és tu para me dizer isso?". Neste fórum ainda não vi isso, mas já me aconteceu. Sim, reportei-o e ele foi suspenso (para voltar a seguir). Foi no tal fórum de VB onde eu passava tanto tempo xD
 
Era bom que houvesse alguém que corrigisse os erros, mas deve ser um trabalho muito chato e cansativo.

Põe-se nas regras de utilização do fórum que é obrigatório o uso de lingua portuguesa.
Quem não o fizer conta como infracção. Mais agora com o novo sistema de sanções.

Se for a primeira vez avisa-se, á segunda fica sem assinatura a por ai fora como está no novo sistema de sanções.

Mas isto para os k's x's e pitex, não para um erro ortográfico normal que acontece por engano.

Que acham.
 
Era bom que houvesse alguém que corrigisse os erros, mas deve ser um trabalho muito chato e cansativo.

Põe-se nas regras de utilização do fórum que é obrigatório o uso de lingua portuguesa.
Quem não o fizer conta como infracção. Mais agora com o novo sistema de sanções.

Se for a primeira vez avisa-se, á segunda fica sem assinatura a por ai fora como está no novo sistema de sanções.

Mas isto para os k's x's e pitex, não para um erro ortográfico normal que acontece por engano.

Que acham.

:beerchug::beerchug: Completamente de acordo!
 
Discordo completamente.
Acho que quem escreve os posts tem o dever de os escrever bem, senão ou é avisado por um mod, ou leva sanções: incluindo o post apagado em casos extremos.

Pá, em si, acho que não ha capacidade de ter uma pessoa a corrigir cada erro que aparece, pois são postos centenas de posts diáriamente na techzone, e ningúem, voluntáriamente, faria isso, pois alem de ser desgastante, ainda tem o problema de poder estar a alterar a opinião de alguém involuntáriamente e depois arrecadar com consequências...

Não, não. Acho que, por exemplo, escrever "A Tz rulla pq é fixe" é aceitável, mas "A Tz rulla pq éh fix" já é uma abuso... E nesses casos, devia de haver um método específico de alertar o user que postou...

Sou contra este tipo de acções de "deixa cá corrigir-lhe o post" porque pode-se estar de alguma forma a alterar o sentido do post, e sendo um fórum um lugar de discussão, cada um tem a sua opinião, e cada post vale o que vale, e alterar o seu significado (mesmo que involuntáriamente) pode gerar confusão.
Por mais boa que seja a ideia, acho que um mod a corrigir o que é escrito é ridiculo.

Já alguém pode ter escrito isto, mas confessso que ainda não li a thread toda, e decidi dize-lo pelas minhas palavras.

Cumps
 
Eu quando fui moderador de outro fórum corrigia sempre os erros das outras pessoas, mas era um fórum de pequenas dimensões e portanto era exequível. Neste parece-me demasiado complicado...
 
Discordo completamente.
Acho que quem escreve os posts tem o dever de os escrever bem, senão ou é avisado por um mod, ou leva sanções: incluindo o post apagado em casos extremos.

Pá, em si, acho que não ha capacidade de ter uma pessoa a corrigir cada erro que aparece, pois são postos centenas de posts diáriamente na techzone, e ningúem, voluntáriamente, faria isso, pois alem de ser desgastante, ainda tem o problema de poder estar a alterar a opinião de alguém involuntáriamente e depois arrecadar com consequências...

Não, não. Acho que, por exemplo, escrever "A Tz rulla pq é fixe" é aceitável, mas "A Tz rulla pq éh fix" já é uma abuso... E nesses casos, devia de haver um método específico de alertar o user que postou...

Sou contra este tipo de acções de "deixa cá corrigir-lhe o post" porque pode-se estar de alguma forma a alterar o sentido do post, e sendo um fórum um lugar de discussão, cada um tem a sua opinião, e cada post vale o que vale, e alterar o seu significado (mesmo que involuntáriamente) pode gerar confusão.
Por mais boa que seja a ideia, acho que um mod a corrigir o que é escrito é ridiculo.

Já alguém pode ter escrito isto, mas confessso que ainda não li a thread toda, e decidi dize-lo pelas minhas palavras.

Cumps

Foi basicamente o que eu disse. :)
 
axo k n vale a pena fazerem isso...

eu tb ja pensei em fazer isso num forum, passdo meia duzia de dias desisti pq eram tts os erros que :(....
mas vcs é k sabem...
 
Epá a pessoa ou se faz entender ou então está lixada porque costuma ser ignorada.Não sejam tão picuinhas,ignorem e pronto. :rolleyes:
Mas pronto, ser arranjarem um escravo para fazer isso é la com ele.
 
Boas,

Relativamente à sugestão de poder existir uma ou mais pessoas para corrigir erros ortográficos ou de sintaxe, além de ser inexequível na Techzone devido à quantidade de posts/dia, não me parece adequado na medida em que a responsabilidade de escrever correctamente deve recair sobre o utilizador que coloca a mensagem e não sobre um moderador.

O corrector ortográfico é uma sugestão que iremos avaliar.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo